No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Formas de Contabilização > Cadastro > Variáveis Utilizadas para regras em Forma de Contabilização

Variáveis Utilizadas para regras em Forma de Contabilização

As formas de contabilização permitem criar regras de acordo com a necessidade do cliente. Nestas regras são definidas funções que recebem parâmetros, e nestas funções são tratadas as necessidades.

Esta função pode ser chamada de qualquer lugar das formas de contabilização. A função acima recebe um parâmetro numérico e de acordo com o número recebido, a regra busca a conta reduzida que está definida nas Contas Padrões do Gestão Empresarial | ERP (tabela E042CPD).

Regras Parciais
Uma regra parcial somente está relacionada à sequência da forma de contabilização. Uma regra parcial somente pode ser executada na sequência em que a forma de contabilização está no momento.

Como manipular dados com uma Regra Parcial
Tomamos como exemplo, uma forma de contabilização para o Contas a Receber. Imagine que o usuário possui uma situação específica onde ele gostaria de informar uma conta reduzida de acordo com o Tipo de Título (E301Mcr.CodTpt).

Antes de continuar, é interessante que o usuário conheça as variáveis que ele poderá manipular numa regra parcial. Observe a tabela abaixo:

Detalhes e exemplos de Regras Parciais
Número sequência da Forma: é a sequência da forma de contabilização que está na tela.
Para cada variável, esta sequência muda. Imagine que você está na sequência 12. A variável da Conta a Débito será VCtaDeb12.

Considerações aos Complementos:
Os complementos podem ser manipulados se existir um histórico padrão que exija um complemento. Como o Gestão Empresarial | ERP permite informar históricos padrões com mais de um complemento, um parâmetro pode ser "alfa", outro pode ser "numérico" e assim por diante.

Como exemplo podemos utilizar o Histórico Padrão que está na tela acima: Ref NF *ALF de *ALF
Neste caso, as variáveis disponíveis são: vCplBas11S e vCplBas12S.

Outro Exemplo: Ref NF *NUM do Cliente *ALF.
Neste caso, as variáveis disponíveis são: vCplBas11 e vCplBas12S.

Observação

As datas são tratadas como números.

Continuando o exemplo do tipo de título, de acordo com a tela acima, o usuário pode fazer uma regra parcial para atender sua necessidade. Supondo que sabe-se que há a necessidade de alterar a conta débito. Conclui-se então que a variável a ser manipulada é a VCtaDeb2.

Este artigo ajudou você?