No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
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F099UVE - Parâmetros de Usuário para Vendas

Esta tela faz o cadastro dos parâmetros de usuários para as movimentações de saída, pedidos e notas fiscais.

Guia Vendas

Alterar Rateio Vendas
Indicativo se o usuário tem permissão ou não, para alterar os rateios do Vendas. Caso o usuário não tenha permissão, mesmo que a forma de rateio seja "1" (com confirmação) ou "3" (rateio manual), a tela de rateio não será exibida para este usuário.

Observação

Para efetuar rateios, é necessário cadastrar os modelos de planos financeiro ou contábil e centro de custos.

Alterar Número Última Nota
Indicativo se o usuário pode alterar o número da última nota gerada.

Aceitar Pedido e NF Saída s/Tabela Preço
Indicativo se o usuário pode aceitar pedido e nota fiscal de saída sem tabela de preço.

Alterar Preço Pedido/NF
Indicativo se o usuário terá permissão de alterar o preço unitário carregado de uma tabela de preços. Quando o item for digitado sem tabela de preços, este parâmetro não será verificado e portanto o preço poderá ser alterado mesmo que este indicativo diga o contrário.

Alterar Desconto Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar os descontos dos pedidos ou notas fiscais de saída.

Alterar Perc. Oferta Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o percentual de oferta dos pedidos ou notas fiscais de saída.

Alterar IPI Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o IPI dos pedidos ou notas fiscais de saída.

Alterar ICMS Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o ICMS dos pedidos e notas fiscais de saída.

Alterar Comissão Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar a comissão dos pedidos e notas fiscais de saída.

Alterar ISS Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o ISS dos pedidos e notas fiscais de saída.

Alterar IRRF Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o IRRF dos pedidos e notas fiscais.

Alterar INSS Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o INSS dos pedidos e notas fiscais.

Alterar Funrural Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o Funrural dos pedidos e notas fiscais.

Alterar Tabela Preço Cliente
Indicativo se o usuário pode alterar a tabela de preço do cliente.

Alterar Situação Cliente
Indicativo se o usuário pode alterar a situação do cliente.

Alterar Situação Representante
Indicativo se o usuário pode alterar a situação do representante.

Liberar Pedido
Indicativo se o usuário pode liberar pedido.

Alterar Situação Pedido
Indicativo se o usuário pode alterar a situação do pedido. No fechamento do pedido, há uma mudança de situação de "9" (não fechado) para "1" (aberto total) ou "5" (cancelado), caso sejam rotinas de programação de entrega ou não há quantidade nos itens do pedido, ou para "3" (suspenso) se existir o identificador "VEN-120SUSPE01" e então, nessa mudança de situação, se o indicativo estiver informando que não pode alterar a situação do pedido, o fechamento será bloqueado e será exibida a mensagem informando que o usuário não tem permissão para fechar o pedido devido a não poder alterar a situação.

Este conceito segue o mesmo padrão da rotina de nota fiscal de saída, onde o usuário não tem permissão de fechar a nota se não tiver permissão de alterar a situação da mesma. A alteração afeta todas as rotinas de pedido que permitam fechar (Telas e ERP SID ou ERP WEB). Em algumas rotinas de geração automática de pedido que permitem que o usuário escolha se irá fechar o pedido no processamento, estas opções ficarão desabilitadas.

Alterar Situação NF Saída
Indicativo se o usuário pode alterar a situação da nota fiscal de saída.

Cancela NF Saída
Indicativo que corresponde a permissão do usuário para o cancelamento de notas fiscais de saída.
No campo possuir "S" (sim), deverá permitir cancelar as notas fiscais de saída nas telas onde é possível e caso o campo possuir "N" (não), não deverá permitir o cancelamento das notas fiscais.

Reabilita NF Saída Emitida:
Indicativo de que o usuário tem permissão para reabilitar notas fiscais emitidas. Caso o identificador de regras "VEN-140REABI01" estiver cadastrado e ativo, e a regra do identificador permitir que este usuário reabilite notas fiscais, o identificador prevalecerá sobre este parâmetro.

Alterar Situação Contrato de Venda
Indicativo se o usuário pode alterar a situação do contrato de venda.

Liberar NF Saída
Indicativo se o usuário pode liberar nota fiscal de saída.

Alterar Dados Gerais NF
Indicativo se o usuário pode alterar dados gerais da nota fiscal de saída.

Alterar Senha Representante
Indicativo se o usuário pode alterar a senha do representante.

Alterar Representante Pedido/NF
Indicativo se o usuário pode alterar o representante do pedido e da nota fiscal de saída.

Alterar Transação Pedido
Indicativo se o usuário pode alterar a transação do pedido.

Alterar Categoria Cliente
Indicativo se o usuário pode alterar a categoria do cliente do pedido.

Forma de Pagamento Obrigatória
Indicativo se o usuário é obrigado a informar a forma de pagamento.

Portador Obrigatório
Indicativo se o usuário é obrigado a informar o portador.

Alterar Peso/Quantidade Informada Controle
Indicativo se o usuário pode alterar o peso/quantidade informada nas telas de controle de entrada e saída.

Fatura acima Quantidade Pedida
Indicativo se o usuário pode faturar uma quantidade pedida acima da quantidade pedida no item de pedido.

Aprovar Pedido Vendas
Indicativo se o usuário pode aprovar o pedido pela área de Vendas (Bloqueio por áreas).

Aprovar Pedido Financeiro
Indicativo se o usuário pode aprovar o pedido pela área de Financeiro (Bloqueio por áreas).

Aprovar Pedido Compras
Indicativo se o usuário pode aprovar o pedido pela área de Compras (Bloqueio por áreas).

Aprovar Pedido Produção
Indicativo se o usuário pode aprovar o pedido pela área de Produção (Bloqueio por áreas).

Aprovar Pedido Impostos
Indicativo se o usuário pode aprovar o pedido pela área de Impostos (Bloqueio por áreas).

Observação

Os campos de aprovação somente estão disponíveis se nos parâmetros da filial (F070FVE) for indicado o bloqueio do pedido por área.

Emitir NF sem Pedido
Indicativo se o usuário pode emitir notas fiscais de saída sem pedido.

Alterar Filial Produção
Indicativo se o usuário pode alterar a filial de produção do pedido.

Alterar Canal Distribuição
Indicativo se o usuário pode alterar a filial de produção do pedido.

Saltar Competência no Contrato de Venda
Indicativo se o usuário pode saltar competências no contrato de venda.

Modalidade Usuário na Gestão de Distribuição
Informar qual a atividade que o usuário exerce na empresa para a utilização na Gestão de Distribuição.

Altera tabela preço no Pedido
Indicativo se o usuário pode alterar a tabela de preço nos itens do pedido. Para usuários já existentes ou novos a serem incluídos, o valor padrão para o campo é "S - Sim". A não permissão de edição dos campos no comercial é apenas efetiva quando for atribuído o valor "N - Não". Qualquer outro valor será considerado como permissão igual a "S - Sim".

A aplicação desta permissão é feita da seguinte forma estando o parâmetro como "N - Não": o usuário não poderá editar o campo Tabela de Preço nas rotinas do Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos. Isto significa que o valor sugerido para esse campo, seja nas inclusões de novos itens, ou pela busca de dados pré-definidos (a duplicação de pedido busca de outro pedido, a geração de pedido via nota fiscal de compra herda da ordem de compra), não poderá ser alterado. Mesmo que não seja sugerido nenhum valor para o campo, o mesmo ficará inacessível para edição pelo usuário, salvo algumas rotinas que necessitam obrigatoriamente a informação da tabela de preço como informação básica e não são sugeridos valores para esses campos.

Observação

Quando um destes parâmetros estiver como "N", e o parâmetro "Aceitar Pedido e NF Saída sem Tabela Preço" estiver como sim e, nas rotinas de pedidos e notas não existir alguma sugestão para o campo Tabela de preço, o usuário não irá conseguir incluir algum registros nos itens da nota fiscal de saída ou do pedido, pois essa combinação de situações são conflitantes.
Os campos de tabela de preço para os itens de produto e serviço nessas rotinas são desabilitados.

Existem outras duas situações onde o tratamento é aplicado:

Importante

Possibilidades de sugestões automáticas da tabela de preço que não verificam a permissão, no pedido:

  1. Quando é sugerida das definições do cliente;
  2. Quando é sugerida do identificador de regra VEN-120ALTPR01;
  3. Quando não há código de produto ou código de serviço na grade correspondente (possível só com pedido de orçamento), removendo as sugestões automaticamente;
  4. A Importação de pedidos não critica a permissão;
  5. A geração automática de pedidos por outras rotinas obedecem à sugestão feita pelas rotinas geradoras, independentemente do parâmetro.

Altera tabela preço na Nota Fiscal de Saída
Para os usuários já existentes ou os novos a serem incluídos o valor padrão para o campos é "S". A não permissão de edição dos campos no comercial é apenas efetiva quando for atribuído o valor "N - Não". Qualquer outro valor será considerado como permissão igual a "S - Sim".

A aplicação desta permissão é feita da seguinte forma estando o parâmetro como "N - Não", o usuário não poderá editar o campo Tabela de Preço nas rotinas do "Notas Fiscais de Saída". Isto significa que o valor sugerido para esse campo, seja nas inclusões de novos itens, ou pela busca de dados pré-definidos (exemplo: a nota busca do pedido, a geração de pedido via nota fiscal de compra herda da ordem de compra), não poderá ser alterado. Mesmo que não seja sugerido nenhum valor para o campo, o mesmo ficará inacessível para edição pelo usuário, salvo algumas rotinas que necessitam obrigatoriamente a informação da tabela de preço como informação básica e não são sugeridos valores para esses campos.

Observação

Quando um destes parâmetros estiver como "N", e o parâmetro "Aceitar Pedido e NF Saída sem Tabela Preço" estiver como sim e, nas rotinas de notas não existir alguma sugestão para o campo Tabela de preço, o usuário não irá conseguir incluir algum registros nos itens da nota fiscal de saída ou do pedido, pois essa combinação de situações são conflitantes.
Os campos de tabela de preço para os itens de produto e serviço nessas rotinas são desabilitados.

Existem outras duas situações onde o tratamento é aplicado:

Diretório Arquivo NF-e
Informar o caminho do diretório onde ficará armazenado o arquivo de exportação da nota fiscal eletrônica. O caminho informado nesse campo é utilizado na geração do Manifesto Eletrônico de Documentos e na Nota Fiscal Eletrônica.

Diretório Arquivo NFS-e
Informar o caminho do diretório onde ficará armazenado o arquivo de exportação da nota fiscal eletrônica de serviço.

Alterar Índice Reajuste Contrato Venda
Indicativo se o usuário pode alterar o índice de reajuste do contrato.

Aprova Sol. Orçamento
Indicativo se o usuário tem permissão para aprovar uma solicitação de orçamento.

Cancelar Ped/OC ao cancelar/excluir a Pré-Fatura
O valor padrão deste campo será vazio, ou seja, caso este campo estiver sem valor, o sistema irá considerar como se o mesmo tenha o valor 'N'. Este campo tem por finalidade permitir ao usuário cancelar itens de pedido e itens de ordem de compra que estiverem ligados ao item da pré-fatura. Este campo poderá receber os seguintes valores:

Altera Situação Pedido Previsão
Tem por objetivo indicar se o usuário pode ou não gerar/alterar a situação do pedido previsão. Este parâmetro tem valor padrão "S" ("Sim") para o campo.

Alterar Data Início Faturamento Contrato
Sua finalidade é permitir ao usuário alterar a data de início de faturamento nos contratos de venda quando possuir parcelas processadas. Os valores permitidos para este campo são:

Altera Sit Trib. Vendas
Indicativo se o usuário pode alterar a situação tributária na Gestão de Vendas.

Cancelar NF-e Exp.
Tem a finalidade de permitir o cancelamento de Notas Fiscais de Saída com série tipo 6 - Nota Fiscal Eletrônica e 8 - Nota Fiscal Eletrônica de Serviço, que já estejam com o prazo de solicitação de cancelamento expirado, ou seja permite cancelar NF-e que tenham recebido o retorno da SEFAZ a mais de 168 horas. Os valores permitidos para este campo são:

Sol. Dir. Gravação de Arq. no Middleware
Com a função de definir se para o usuário em questão deve ser solicitado um diretório de gravação em estação local ou não, na emissão de uma NF-e.

Alterar Períodos de Crédito do Convênio
Indicativo se o usuário pode alterar os períodos de crédito do convenio na rotina "F069cnv", valor padrão para o campo é "N".

Indicativo se manipula req. na carga
Indicativo para liberar os botões Liberar Carga e Gerar Req. na tela "F135MPF - Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Manter cargas > Manutenção".

Alterar controle avalista
Indica para liberar o controle de avalista.

Alterar Pend. Montagem
Indica se o usuário altera as pendências de montagem nas vendas.

Categorizar Cliente para Crédito
Indica para liberar o crédito para o cliente.

Permite auditar cargas
Indica se o usuário pode realizar auditoria de cargas pelas rotinas de manutenção e conferência de cargas.

Registrar observações de cancelamento do pedido, Registrar observações de liberação do pedido e Registrar observações de reabilitação do pedido
Estes campos podem ser preenchidos com as seguintes opções: O - Obrigatório, P - Opcional ou N - Não se aplica.

Permite cancelar pedidos e Permite reabilitar pedidos
Indica se o usuário pode cancelar ou reabilitar pedidos.

Importante

Estes campos são exportados para a funcionalidade Pedidos Bloqueados do aplicativo móvel do Gestão Empresarial | ERP pelo web service com.senior.g5.co.ger.cad.usuario@obterParametrosVendas. Ou seja, estes campos são utilizados somente no aplicativo e não possuem funcionalidades para o sistema.

Guia Vendas 2

Permite alterar transação já utilizada
Quando este parâmetro estiver configurado com o valor Sim, é possível alterar alguns parâmetros das transações de vendas que já foram utilizadas em pedidos, notas fiscais e etc. Quando estiver configurado com Não, alguns parâmetros da transação de vendas são desabilitados para alteração quando a transação já foi utilizada. Os parâmetros da transação de vendas são alterados na tela Transações de vendas (F001TVE).

Permite controlar prorrogação de suspensão de ICMS
Concede permissão ao usuário para o controle dos eventos de prorrogação de suspensão de ICMS.

Guia Transporte

Diretório Arquivo CT-e
Diretório onde é gravado o arquivo de exportação do CT-e.

Diretório Arquivo MDF-e
Diretório onde é gravado o arquivo de exportação do MDF-e.

Observação

Ao incluir o evento "110117 - Confirmação do Serviço de Transporte no MDF"-e pelo Controle de Eventos da Manifestação do Destinatário (F440MDE), o diretório será usado para salvar o .XML do evento. Isto se ele estiver preenchido e o sistema configurado para salvar arquivos em disco.

Reabilita Romaneio de Acerto
Indicativo se o usuário pode reabilitar o romaneio de acerto.

Inclui NF No Romaneio de Acerto

Indicativo se o usuário pode incluir notas fiscais no romaneio de acerto.

Exclui NF no Romaneio de Acerto
Indicativo se o usuário pode excluir notas fiscais no romaneio de acerto.

Alterar Situação Embarque
Indica se o usuário pode alterar a situação do estoque.

Alterar Pend. Embarque
Indica se o usuário altera as pendências de embarque nas vendas.

Guia Trans. Bloqueadas

Transação Bloqueada
Defina as transações de saída bloqueadas para o usuário.

Guia Documentos Eletrônicos

Diretório Usuário Boleto NF-e
Diretório do usuário para a geração dos boletos da nota fiscal eletrônica.

Diretório Usuário Boleto NFS-e
Diretório do usuário para a geração dos boletos da nota fiscal de serviço eletrônica.

Diretório Usuário Boleto CT-e
Diretório do usuário para a geração dos boletos do conhecimento de transporte.

Importante

Para mais informações sobre a geração de boletos e envio do arquivo como anexo no e-mail de emissão do documento, consulte a documentação do eDocs.

Guia Parâmetro por Filial

Filial
Código da filial que serão aplicadas as configurações.

Aprovar pedido na filial
Indica se o usuário pode aprovar pedido para esta filial.

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