No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > Obrigações Fiscais e Contábeis > SPED ECD e SPED ECF - Relacionamento entre Planos de Conta

SPED ECD e SPED ECF com relacionamento do Plano de Contas x Plano de Contas Referencial por Atividades

Este processo possui o objetivo de atender a necessidade de empresas que possuem atividades gerais e rurais e ainda relacionam uma conta contábil com duas contas do plano de contas referencial.

Exemplo: Conta Contábil 60.400 - Telefone 100,00
Plano da empresa 60.400 - 100%
Plano referencial 61.900 - 10% - Atividade geral
Plano referencial 71.900 - 90% - Atividade rural

Importante

As seguintes aplicações são impactadas por este processo:

Passo a passo para utilização da funcionalidade

  1. Para habilitar esta funcionalidade o campo Controle de contas geral e rural individual, na tela Parâmetros da Empresa para Contabilidade (F070ECT), deverá estar definido com valor N-Não;
  2. Acessar a tela Percentual relacionamento do plano de contas (RFB) por atividade (F043PPC) e efetuar o cadastramento dos percentuais das atividades Rural e Geral;
  3. Acessar a tela Relacionamento entre Modelos de Plano (F043RMP) e efetuar o relacionamento do modelo de plano da empresa com o modelo de plano referencial, separando as atividades nesse relacionamento.
 

Possíveis cenários e comportamento das telas

Tela Relacionamento entre Modelos de Plano (F043RMP)
Por meio do campo Tipo da Conta (habilitado somente nesse cenário), é possível indicar se o relacionamento da conta é feito com uma conta de atividade G-Geral, R-Rural ou A-Ambos.

Visões Contábeis
Quando consultar uma visão contábil que utiliza o modelo de plano referencial que possua relacionamento com os tipos G-Geral e R-Rural, será aplicado o percentual sobre a conta contábil da empresa conforme cadastrado na tela Percentual relacionamento do plano de contas (RFB) por atividade (F043PPC).

Apuração IRPJ e CSLL

  1. Lançamento parte A com reflexo na parte B utilizando contas contábeis: abrir a tela F664LPA, acessar a guia Conta Contábil > Empresa e efetuar um lançamento com a conta da empresa informando a origem que deseja. Após isso, o sistema considerará a linha da tabela dinâmica e verificará para qual atividade essa linha pertence (Geral/Rural). Definida a atividade, verificará se essa conta possui relacionamento com o modelo de plano referencial utilizado pela visão contábil da apuração. Se houver, e o tipo da conta do relacionamento for diferente de A-Ambos, o sistema aplicará o percentual da atividade cadastrada na tela F043PPC. Caso contrário, aplicará 100% do valor da conta.
  2. Lançamento parte A com reflexo na parte B utilizando Aglutinador: abrir a tela F664LPA, acessar a guia Conta Contábil > Aglutinação Contábil e efetuar um lançamento com um aglutinador que possui dentro de sua composição contas do modelo de plano utilizado pela visão contábil da apuração. Após isso, o sistema considerará a linha da tabela dinâmica e verificará para qual atividade essa linha pertence (Geral/Rural). Definida a atividade, verificará se essa conta possui relacionamento com o modelo de plano referencial utilizado pela visão contábil da apuração. Se houver, e o tipo da conta do relacionamento for diferente de A-Ambos, o sistema aplicará o percentual da atividade cadastrada na tela F043PPC. Caso contrário, aplicará 100% do valor da conta.
  3. Lançamento parte A com reflexo na parte B utilizando Modelo de Plano Referencial: abrir a tela F664LPA, acessar a guia Conta Contábil > Modelo de Plano Referencial e efetuar um lançamento com a conta do modelo de plano referencial informando a origem que deseja. Após isso, o sistema considerará a linha da tabela dinâmica e verificará para qual atividade essa linha pertence (Geral/Rural). Definida a atividade, verificará se essa conta possui relacionamento com o modelo de plano referencial utilizado pela visão contábil da apuração. Se houver, e o tipo da conta do relacionamento for diferente de A-Ambos, o sistema aplicará o percentual da atividade cadastrada na tela F043PPC. Caso contrário, aplicará 100% do valor da conta.
  4. Lançamento parte A com reflexo na parte B com contas contábeis manuais utilizando o botão Localizar Lançamentos: abrir a tela F664LPA, acessar a guia Conta Contábil > Empresa, botão Localizar Lançamentos. Na tela F650CLC, exportar os lançamentos selecionados para a grade Lançamentos Contábeis. Antes de mostrar os valores dos lançamentos, o sistema considerará a linha da tabela dinâmica e verificará para qual atividade essa linha pertence (Geral/Rural). Definida a atividade, verificará se essa conta possui relacionamento com o modelo de plano referencial utilizado pela visão contábil da apuração. Se houver, e o tipo da conta do relacionamento for diferente de A-Ambos, o sistema aplicará percentual da atividade cadastrada na tela F043PPC, Caso contrário, aplicará 100% do valor da conta. Após isso, o sistema somará os valores dos lançamentos, e atribuirá esse valor para o registro pai na guia Empresa > Contas Contábeis.
  5. Lançamento manuais na tabela dinâmica M300/M350 utilizando fórmulas: primeira opção: acessar a tela F661EDF e no campo Fórmula informar a fórmula Saldo (Conta, "Tipo conta", "Tipo Retorno") para retornar o valor da conta conforme o Tipo Retorno, e o percentual desse valor conforme o Tipo Conta. Segunda opção: acessar a tela F661EDF e no campo Fórmula informar a fórmula Saldo (Classificação, "Tipo conta", "Tipo Retorno") para retornar o valor da conta através de sua classificação conforme o Tipo Retorno, e o percentual desse valor conforme o Tipo Conta.

Este artigo ajudou você?