No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Imobiliárias > Locações/Intermediações

F661OIM - Locações/Intermediações

Nesta tela são realizados os lançamentos por filial dos pagamentos relativos às operações de locação/sublocação e intermediação de venda realizados no ano, discriminados mensalmente por rendimento bruto, valor da comissão e imposto retido na fonte, quando houver. Os lançamentos cadastrados nesta tela são apresentados na Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB). Consulte aqui o leiaute de geração da DIMOB.

Nota

Esta tela é exibida apenas quando o tipo de empresa (campo Tipo Empresa da tela Cadastro de Filiais (F070FCA)) da filial for 10 - Atividade Imobiliária.

Campos

Empresa
Código da empresa do lançamento.

Filial
Código da filial do lançamento. Esse campo serve como filtro para consultar lançamentos realizados ou como filtro na inclusão de novos lançamentos.

Data Lançamento
Intervalo de datas para localizar os lançamentos cadastrados no período, ou seja, esse campo serve como filtro para consultar lançamentos realizados.

Número Contrato
Número do contrato para localizar lançamentos de um contrato específico, ou seja, serve como filtro para consultar lançamentos realizados.

Tipo Operação
Tipo de operação do lançamento. Esse campo serve como filtro para consultar lançamentos realizados.

Editar Lançamentos
Indica se os lançamentos exibidos na grade podem ser editados. Quando este campo estiver marcado como Não, as informações da grade são bloqueadas para edição.

Quando o campo estiver preenchido com Não é possível realizar a inclusão de novos lançamentos, porém não é possível editar os lançamentos já incluídos.

Esse parâmetro possui o intuito de evitar que o usuário edite algum lançamento indevido enquanto realizada a inclusão de novos lançamentos.

Grade Locações/Intermediações

Filial
Código da filial do lançamento.

Número Lançamento
Número de identificação do lançamento. Por padrão, o sistema sugere um número sequencial que pode ser alterado se necessário.

Data Lançamento
Data do pagamento.

Tipo Operação
Tipo da operação do lançamento: 1 - Locação ou 2 - Intermediação.

Unidade Imobiliária
Código da unidade imobiliária cadastrada na tela Cadastro de Unidades Imobiliárias (F056IMO).

Data Contrato
Data de fechamento do contrato.

Número Contrato
Número de identificação do documento que formaliza a locação.

Forn.
Código de identificação do fornecedor.

Observação

Quando informado o código do fornecedor o sistema busca automaticamente seu CPF/CNPJ e nome. Quando não for informado o código do fornecedor os campos CNPJ/CPF e nome devem ser informados manualmente.

CNPJ/CPF Fornecedor
Exibe o número do documento do fornecedor informado.

Nome Fornecedor
Exibe o nome do fornecedor informado.

Cliente
Código de identificação do cliente.

Observação

Quando informado o código do cliente o sistema busca automaticamente seu CPF/CNPJ e nome. Quando não for informado o código do cliente os campos CNPJ/CPF e nome devem ser informados manualmente pelo usuário.

CNPJ/CPF Cliente
Exibe o número do documento do cliente informado.

Nome Cliente
Exibe o nome do cliente informado.

Valor Rendimento/Venda
Quando o tipo da operação do lançamento for 1 - Locação deve ser informado o valor do rendimento bruto. O rendimento bruto é valor pago mensalmente pelo locatário ao locador sem nenhuma dedução. Preencher com o valor pago no mês.
E quando o tipo da operação do lançamento for 2 - Intermediação deve ser informado o valor da venda, ou seja, o valor efetivamente contratado entre as partes, inclusive comissão, se houver.

Valor Comissão
Quando o tipo da operação do lançamento for 1 - Locação deve ser informado o valor pago no mês pelo locador à imobiliária, a título de comissão/taxa, conforme estabelecido em contrato. E quando for 2 - Intermediação deve-se informar o valor percebido a título de comissão/taxa pela imobiliária, ainda que a pessoa jurídica não o tenha integralmente recebido no ano.

Valor Imposto Retido
Valor do imposto retido, quando o locatário for pessoa jurídica e o valor do rendimento bruto (aluguel) estiver sujeito à retenção na fonte. Esta informação é utilizada para fins de DIMOB. Esse campo não deve ser preenchido nas operações que sejam 2 - Intermediação.

Este artigo ajudou você?