No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Parametrizações iniciais para geração do SPED FCONT

Para que o arquivo do SPED FCONT seja gerado corretamente, é necessário ficar atento às informações abaixo.

FCONT

  1. As filiais informadas devem estar habilitadas para contabilidade e devem possuir o indicativo que geram SPED ECD. Para isto, é preciso acessar a tela F070FCT; na página "Parâmetros SPED", o campo Filial Gera SPED ECD deverá ser preenchido com a opção "S"(Sim);
  2. Para utilização do plano de contas referencial é necessário realizar o cadastro deste plano como um modelo de plano na tela F043MPC. O modelo de plano de contas referencial deve possuir a indicação "Modelo Referencial" igual a "S"(sim) e, no campo Código Inst. Referencial, o código da instituição responsável pelo plano (Ex:10 - Secretaria da Receita Federal). O modelo de plano referencial será utilizado para geração do registro "I051".

Observação

Na pasta da instalação do sistema (.../Modelos/PlanosReferenciais), há um arquivo denominado "Plano_SRF_FCont.txt", onde pode ser importado através do leiaute "SAIM024" (Importação Plano de Contas). Lembrando que após a importação os campos de "Modelo Referencial" e "Código Inst.Referencial" devem ser parametrizados.

  1. Para a geração do registro do FCONT com a utilização do plano de contas referencial NÃO existe a necessidade de realizar o processo de mudança de modelo de plano. Este relacionamento deve ser feito na tela F043RMP. Desta forma, os registros que necessitam de informações referentes ao plano de contas referencial utilizam deste relacionamento para a busca das informações no plano da empresa.
    Para a geração dos centros de custos no arquivo do SPED, é necessário realizar o relacionamento do modelo de plano da empresa, modelo de centro de custos e o modelo de plano referencial.
  2. Para geração do registro de apresentação do relacionamento entre os modelos de planos de contas da empresa e referencial (registro "I051"), o relacionamento deve ser realizado para as contas analíticas do modelo da empresa. O saldo das contas sintéticas do modelo de plano referencial serão apresentados refletindo o relacionamento realizado para as suas analíticas.
  3. Sugere-se que o arquivo gerado, seja salvo em um diretório na máquina local do seu processamento. Se a geração deste ocorrer em qualquer lugar que não seja na máquina local, pode ocasionar congestionamento em razão da grande quantidade de informações geradas.

Lançamentos

Os registros "I200" e "I250" referem-se aos lançamentos contábeis e suas partidas. Para o Gestão Empresarial | ERP, os lançamentos são os lotes contábeis e suas partidas os lançamentos relacionados a eles. Conforme definição do SPED, a soma dos valores apresentados para débito e crédito nas partidas (total de débito e crédito dos lançamentos) devem ser iguais ao valor indicado no lançamento (valor total do lote).

No arquivo serão apresentados os lotes cujos valores a débito e a crédito sejam os mesmos. Para os lançamentos de lotes que possuem diferença entre o total a débito e a crédito e, para os lançamentos sem lotes será somado todos os lançamentos do lote das filiais informadas no filtro, verificando se o Total a Débito é igual ao a Crédito, caso contrario serão agrupados conforme a periodicidade definida na tela de entrada.

Este artigo ajudou você?