No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > F661IA5 > Geração do Cálculo do Imposto ISS

Geração do Cálculo do Imposto ISS

Você pode indicar como será a apuração dos impostos tipo "5 - ISS" e "11 - IRRF" por meio das opções "S - Sim" (data de prestação de serviço) ou "N - Não" (data de emissão da nota fiscal) do campo Filtrar exec. serviço na tela F055PPF.

Na apuração do cálculo do imposto ISS serão demonstrados os valores creditados através das notas fiscais de saída, quando o parâmetro da transação das notas "E001TNS.VENISS" for igual a "-"(Subtrair), atribuindo a descrição: Deduc. Imposto Retido no Período - NF. Saída ao campo Outros Créditos e os valores que foram debitados através das notas fiscais de saída referente a somatória do campo Valor do ISS dos movimentos das notas fiscais de saída e Redução Z do período.

Quando na grade Serviços ignorados na apuração do imposto da tela F055PPF forem cadastrados serviços baseados na LLC 116/03, o sistema irá ignorá-los ao compor o total do imposto devido do período. Tal mudança exige que o sistema passe a tomar como base o Valor do ISS dos itens das notas fiscais (seja para composição do ISS Retido lançado como crédito ou para o ISS Devido).

Já quando não possuir serviços cadastrados na grade Serviços ignorados na apuração, o sistema irá tomar como base o Valor do ISS das notas fiscais (seja para composição do ISS Retido lançado como crédito ou para o ISS Devido).

Observação

Para os cupons fiscais, o sistema não irá aplicar nenhum filtro baseado nos serviços cadastrados na grade Serviços ignorados na apuração do imposto existente na tela F055PPF.

As notas fiscais de saída serão consideradas quando o módulo de transação for igual a VES e nos movimentos de Redução Z houver valores de ISS. Movimentos de Redução Z cancelados não serão considerados. As notas fiscais de entrada e saída para serem consideradas na apuração precisam estar integradas no módulo de Impostos. No botão Origem da tela de Resumo de Apuração do Imposto (F661IA5) é acessada a tela F661ORI, onde são demonstrados todos os movimentos de saída que foram considerados na apuração.

Os valores dos campos Outros Créditos, Outros Débitos, Estorno Débitos, Estorno Créditos e Ressarcimento Cred. da tela de Resumo de Apuração do Imposto (F661IA5), poderão ser preenchidos manualmente.

O cálculo do ISS é baseado no total dos créditos menos o total dos débitos, sendo que, quando esse cálculo gera um resultado credor o valor não é gerado em nenhum campo. Quando o resultado é devedor, o valor é gerado no campo Imposto a Recolher.

Para gravar a apuração do cálculo é preciso clicar no botão Processar. A apuração é gravada e com isso, ao sair da tela e acessar novamente no mesmo período, os valores da última apuração serão demonstrados.

O processo de apuração poderá ser refeito quantas vezes forem necessárias.

Este artigo ajudou você?