No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Custos X ICMS

A Gestão de Custos possui uma particularidade referente ao ICMS com o objetivo de atender a portaria CAT83/2009 do Estado de São Paulo - 01/2010. Esta particularidade disponibilizará informações às Gestões de Suprimentos e Controladoria.

Processos

Nas telas de geração de consumo real de materiais ao custo médio histórico e na de geração do custo ajustado multiníveis é possível visualizar o valor de "ICMS" das requisições de componentes. O ICMS será mantido até o custo ajustado, possibilitando consultar para cada produto acabado ou em elaboração, o respectivo valor de ICMS agregado.
Esta visualização apenas estará disponível quando na tela F070FES, na página "Estoques 2", o campo "Filial calcula ICMS" estiver igual a "S" (Sim) ou na tela F070EMP o campo Custos por filial estiver igual a "S" (Sim), e o tipo de processamento do custo ajustado dos produtos for do tipo "O" (Ordem de Produção).

Com isso na tela F631CRM (Geração do Consumo Real de Materiais) habilitará a coluna "ICMS" na grade "Consumo" e nesta exibirá o valor de ICMS oriundo da tela de movimentos de estoque F210MVP.

Na tela F632AMN (Geração do Custo Ajustado Multiníveis), em ambas as grids da tela habilitará os campos "Valor ICMS Acabados" e "Valor ICMS Em Processo", com objetivo de fornecer ao final do período o valor de ICMS correspondente a cada Produto/O.P produzida no período, ou em elaboração ao final do período.

No cálculo do custo ajustado multiníveis por OP, os valores de ICMS atribuído aos produtos são calculados de maneira acumulativa, levando em consideração o valor e quantidade movimentada nos estoques. Uma maneira de verificar esses valores, pode ser através da tela F212CME, onde na coluna "Vlr ICMS" fica registrado o valor de ICMS de cada movimento de estoque.

Exemplo: na tela F212CME têm-se a saída de três materiais para determinada OP, com os seguintes valores de ICMS: 0,25 + 0,38 + 1,32 = 1,95.
Considerando que a quantidade de produtos acabados tenha sido 2 unidades, na tela F632AMN será apresentado o valor de ICMS de R$0,97 que é obtido através da divisão do valor de ICMS acumulado na ordem de produção pela quantidade acabada, ou seja, R$1,95 divido por 2.

Caso na tela F212CME a coluna "Vlr ICMS" estiver zerada, então pega-se o valor da coluna "Preço Méd. ICMS" e multiplica-se pela coluna "Qtde Mov".

Após calculado o valor do custo ajustado, este ficará disponível na tabela "E210MED.CUSICM" e poderá ser utilizado para outras finalidades, como por exemplo cálculos de impostos ou fechamentos de estoques.

Importante: esta atualização na tabela "E210MED.CUSICM" apenas será realizada caso o parâmetro "Filial calcula ICMS" estiver igual a "S" (Sim). Este campo é parametrizado na tela F070FES.
A atualização do "PRECUS" na tabela "E210MED" será realizada quando pelo menos um dos campos "Custos Filial" ou "Filial calcula ICMS" estiverem igual a "S" (Sim). O campo Custos Filial é parametrizado nas telas F070EMP.

Os valores dos produtos intermediários também são calculados e ficam gravados na tabela "E632VIN" (Cont. Custos - Variação de Intermediários), no campo VLRICM (Valor do ICMS).

Para que a atualização não ocorra nesta tabela "E210MED", ambos os campos citados deverão estar como "N" (Não), com isto, a atualização do custo dos produtos será como já ocorre atualmente, ou seja, realizada apenas na tela F075PRO, página "Derivações", no campo Valor/Data/Hora Preço Custo.

Este artigo ajudou você?