F075PRO - Cadastro de Produtos
Esta tela permite o cadastro de produtos de forma individualizada.
Importante
Não serão aceitos caracteres especiais na geração de novos códigos, salvo os caracteres hífen (-), ponto (.), barra (/) e espaço em branco, embora não seja aconselhável seu uso.
Caso seja informado algum caractere inválido, o sistema exibirá a mensagem A utilização de caracteres especiais (vírgula, aspas, apóstrofo, percentual, etc) não é recomendada na codificação, pois pode causar problemas em campos do tipo abrangência e/ou consultas ao banco de dados. Verifique o código e remova os caracteres especiais, travando o processo.
O Gestão Empresarial PME | GO UP é pré-configurado com o identificador de regras GER_075USMPI01 ativo na base de dados. Esse identificador trata a questão da geração do código multiusuário, mas gera essa situação de perda de códigos quando o usuário inicia o cadastro e acaba cancelando sem gravar o produto na base de dados.
Na documentação do identificador de regras GER_075USMPI01 há mais informações sobre o comportamento dele no Gestão Empresarial PME | GO UP e quando é utilizado.
- Número de Dias de Precedência
- Rotina de múltiplos volumes
- Duplicação automática de produto/serviço para outras empresas
- Curso online
- Geração automática do DUN-14
Somente no cadastro de Produtos Agrupados é possível gerar codificação com sequenciador de código automático.
Codificação do produto utilizando dígito verificador: durante o cadastro de novos códigos, não é permitido informar caracteres especiais, como aspas (). O sistema considera como caracteres válidos os números de 0 (zero) a 9 (nove) e o alfabeto de A a Z. Somente será permitido o cadastro de ponto (.) e hífen (-). Esses serão exceção de cadastro de caracteres especiais, porém, não é recomendável o uso dos mesmos.
O cadastro de produtos é por Empresa, ou seja, o produto somente estará disponível na Empresa ativa. Consistência entre produto e derivações:
- Ao ligar uma derivação ao produto se ela for adicionada como Ativa o produto caso esteja inativo será ativado automaticamente
- Ao desligar/excluir todas as derivações do produto ele será inativado automaticamente
- Ao inativar todas as derivações ligadas ao produto o mesmo será inativado automaticamente
- Ao ativar uma derivação caso o produto esteja inativo será necessário ativá-lo manualmente
- Ao inativar um produto, todas as derivações ficarão inativas
- Todas as alterações feitas no produto ou derivação serão respectivamente gravadas nas tabelas E075VPR (Cadastros - Produtos - Alteração de Produtos) ao alterar um produto e E075VDR (Cadastros - Produtos - Alteração de Derivações) ao alterar uma derivação
Observação
Se o sistema estiver parametrizado para a geração do Bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela para garantir a geração correta das informações do arquivo. Confira essas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).
Produto
No que se refere a codificação de produtos, devem ser
tomados alguns cuidados na codificação. Não é
aconselhável utilizar alguns caracteres na formação dos
códigos, por exemplo aspas (A), apóstrofo (A;),
percentual (A%), espaços (A A) e pontos (A.A). Esses caracteres provocam erro de sintaxe
nos SQLs executados, prejudicando o funcionamento normal
das rotinas.
Observação
Quando o campo Usa Produto X Fornecedor estiver como S, ao alterar determinados campos da tela a mensagem Produto usa ligação Fornecedor X Produto. Deseja atualizar este parâmetro fiscal nas Ligações? é exibida. O parâmetro global ExiAtuFis permite configurar outras opções de exibição:
- P - Perguntar: a mensagem sempre será exibida, questionando o usuário qual ação será tomada (Valor Padrão do Parâmetro)
- S - Sim: a mensagem não será exibida e será automaticamente selecionada a opção Sim
- N - Não: a mensagem não será exibida e será automaticamente selecionada a opção Não
Descrição
Descrição usual do produto.
Família
Código da família do produto.
Observação
Alguns campos do cadastro do produto são herdados da família como sugestão, sendo que alguns destes podem ser modificados.
Modelo Fabril
Possui cinco modelos fabris que estabelecem padrões de funcionamento distintos em relação à forma de produção de um produto de acordo com a opção selecionada. Opções:
- Preparação: controla os estágios ou operações de preparação e fabricação;
- Fabricação: controla apenas o estágio ou operação de fabricação;
- Acabamento: controla os estágios ou operações de fabricação e acabamento;
- Completo: controla os três estágios existentes: preparação, fabricação e acabamento;
- Terceirização: controla os estágios ou operações de terceirização.
Observação
Se o tipo de origem for diferente de Produzido, este campo fica desabilitado e em branco.
Complemento
Descrição complementar do produto.
Descrição p/ Nota Fiscal
Descrição do produto para impressão na nota fiscal.
O conteúdo desde campo é utilizado apenas para impressão de
Notas Fiscais em formulário contínuo. Para a geração de NF-e,
por padrão, é utilizado o campo
Descrição para gerar da descrição do produto no arquivo XML.
Unidade Medida (Estoque)
Unidade de medida do produto para estoque.
Observação
Para produtos do tipo Comprados e Passagem Direta é possível que a unidade de medida de estoque do produto seja diferente da família, desde que no cadastro da Origem, o campo Altera Unidade de Medida de Compra/Direto, estiver definido como S (sim).
2ª Unidade Medida
Código da 2ª unidade de medida. Utilizada para componentes na ficha técnica para produtos produzidos.
3ª Unidade Medida
Código da unidade de medida. Unidade de medida alternativa disponível para outras aplicações, por exemplo nas rotinas que envolvem Balança. Este campo é utilizado nas rotinas de Agronegócio para a entrada e algumas saídas de produto via balança (por exemplo, a tela F115CST), sendo obrigatório a parametrização.
Utiliza Decimais Cadastro Unidade Medida
Defina se o produto utiliza a quantidade de casas decimais da unidade de medida (F015MED) para arredondamento de valores no momento da integração de produção e estoque (F660ISP).
Tipo Produto
Indicativo de tipo de produto.
Classe Produto
Classe do produto. Indica como o produto será tratado comercialmente ou contabilmente na empresa, servindo para filtro em algumas rotinas do sistema:
- de Estoque: produtos que terão controle de estoques
- de Passagem Direta: permite efetuar compras, mas não controla estoque, sua entrada na empresa tem destino ligado a um centro de custos. Se a transação utilizada na entrada tiver integração com estoques, automaticamente o sistema fará uma saída por requisição. Isto é, ficará registrada a entrada e saída do produto, pois este não é mantido em estoques. Este produto não é disponibilizado para vendas
- imobilizado: para eventuais necessidades de cadastro dos bens da empresa como produto
- outros para os produtos que não se encaixam nas demais classes.Uma vez cadastrado implementado para que o atributo Classe do Produto não possa ser alterado quando o produto possuir algum movimento de estoque,
requisição, solicitação de compra ou ordem de compra. Ao alterar a classe do produto será exibido uma mensagem nas seguintes situações:
- De passagem direta para qualquer outra classe
- De qualquer outra classe para passagem direta
- De qualquer outra classe para imobilizado
- Outros
Origem Produto
Código da origem do produto.Alguns campos da origem são sugeridos para o produto, sendo que alguns destes poderão podem ser alterados.
Máscara Derivação
Máscara da derivação padrão do produto.
Observação
A máscara da derivação do produto está relacionada com a família e é sugerida a partir de Cadastros > Produtos > Famílias não sendo possível definir uma máscara de derivação no produto diferente da máscara definida na família.
Modelo
Código do modelo para o produto fabricado ou de montagem. Este código é preenchido ao executar a ligação modelo x produto, no módulo engenharia de produto. Não permite alteração.
Roteiro
Código do roteiro de produção para produto fabricado. Este campo só é informado se o indicativo Lig. Rot. ao Produto possuir valor S (sim). Não permite alteração.
Qtde Múltipla
Quantidade múltipla para cálculo da geração de ordem de produção/compra. Quando o campo Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitado for diferente de N (Normal), esse campo não ficará habilitado.
Observação
Quando a empresa fizer uso da gestão de contabilidade, conforme indicação no cadastro da empresa (F070EMP), será consistido o preenchimento das contas contábeis e financeiras conforme segue:
- Será obrigatório informar a conta de receita quando produto tiver indicação que pode ser vendido, não for do tipo Montagem e não for da classe Imobilizado
- Será obrigatório informar a conta de despesa quando produto tiver indicação que pode ser comprado ou requisitado, não for do tipo Montagem e não for da classe Imobilizado
- Será obrigatório informar a conta de estoque/imobilizado quando produto tiver indicação que pode ser comprado ou requisitado, não for do tipo Montagem e não for da classe Imobilizado
- Será obrigatório informar a conta de custo direto quando o produto tiver indicação que pode ser comprado ou requisitado, não for do tipo Montagem e não for da classe Imobilizado
- Será obrigatório informar a conta de custo indireto quando produto tiver indicação que pode ser comprado ou requisitado e não for da classe Imobilizado
A principal diferença entre as contas Receita X Receita padrão é que uma é contábil e a outra financeira, (o mesmo vale para as contas de despesa), ou seja, os campos Conta de receita e Conta de despesa serão preenchidos com contas contábeis e serão utilizados na contabilização, já os campos Conta de receita padrão e Conta de despesa padrão serão preenchidos com contas financeiras e serão utilizados no plano financeiro, lançamentos de rateios etc.
As contas contábeis serão exigidas quando a empresa utilizar a contabilidade no Gestão Empresarial PME | GO UP (Módulo Contabilidade = S, no cadastro da empresa)
- Conta receita: será usada nas formas de contabilização de vendas, por exemplo. Onde a forma já está programada para buscar a informação deste campo
- Conta despesa: será usada nas formas de contabilização de compras/estoque, por exemplo. Normalmente a informação desta conta será buscada quando o centro de custos for dos tipos 3,4 ou 5
- Conta de estoque/ imobilizado: é uma conta do ativo e será usada em formas de contabilização de compras, vendas e estoques quando movimentar estoque do produto
- Conta de custo direto: será usada nas formas de contabilização de compras/estoque, por exemplo. Será buscada quando o tipo do centro de custos for direto
- Conta de despesa custo indireto: será usada nas formas de contabilização de compras/estoque, por exemplo. Será buscada quando o tipo do centro de custos for indireto
Qtde. Mínima
Quantidade mínima de unidades do produto permitido por ordem de produção/compra.
Na geração das ordens de produção o sistema sempre obedecerá a quantidade mínima do produto definida neste campo, ou seja, mesmo que um pedido ou geração manual de OP tenha necessidade menor que o valor definido neste campo, o sistema irá gerar a quantidade aqui informada.
Quando o campo Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitado for diferente de N (Normal), esse campo não ficará habilitado.
Qtde. Máxima
Quantidade máxima para uma ordem de produção/compra. Ao gerar ordens de produção ou de compras para este produto e a quantidade for superior a esta quantidade, o sistema gera uma nova ordem. Quando o campo Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitado for diferente de N (Normal), esse campo não ficará habilitado.
Observação
Esse processo somente acontecerá para geração de O.Ps via pedido.
Tipo produto para impostos
Permite ao usuário informar o tipo dos produtos para impostos. Para este campo estão disponíveis os seguintes valores:
- 0 - Não Classificado
- 1 - Mercadorias
- 2 - Matérias - primas
- 3 - Produtos intermediários
- 4 - Materiais de embalagem
- 5 - Produtos manufaturados
- 6 - Em Fabricação
- 7 - Subproduto
- 8 - Material de Uso e Consumo
- 9 - Ativo Imobilizado
- 10 - Serviços
- 11 - Outros Insumos
- 99 - Outras
Observação
Quando um produto possui o tipo de produto para impostos diferente, dependendo da filial onde é produzido, a tela Parâmetros por Filial (F075FPI) deve ser utilizada.
Agrup. Estoques
Código do agrupamento de materiais/produtos para estoques.
Agrup. Comercial
Código do agrupamento de materiais/produtos para compras ou vendas.
Agrup. Fiscal
Código de agrupamento de materiais/produtos para fiscal.
Classificação Fiscal
Código interno de classificação fiscal do produto.
Neste campo é possível apenas informar classificações fiscais de
níveis analíticos (com 8 caracteres numéricos XX.XX.XXXX).
Observação
Quando o parâmetro global ExiAtuFis estiver definido como P - Perguntar ou S - Sim e o campo Indica ligação produto no fornecedor for S - Sim, será alterada a Classificação Fiscal na ligação Produto x Fornecedor e a % IPI será atualizado conforme percentual da classificação.
Importante
O parâmetro global ExiAtuCes pode ser utilizado para definir se a mensagem Sugerir o especificador substituição tributária conforme a classificação fiscal? deve ser apresentada ou não. Por padrão, o valor do parâmetro é P-Perguntar. Caso queira que a mensagem não seja apresentada, o parâmetro global deve ser alterado para N-Não. Nesse caso, o Especificador substituição tributária não será atualizado em relação à classificação fiscal informada no cadastro do produto.
Origem fiscal da mercadoria
Permite informar a origem fiscal da mercadoria. Ao criar novos produtos, o valor é herdado da família (atribuído o valor existente no primeiro dígito do campo Situação Tributária), caso não exista valor informado na família, este campo é preenchido com o valor igual a zero.
Situação Tributária
Código de situação tributária do produto.
% IPI
Percentual de IPI é aplicar no produto.
Observação
Esse percentual será sugerido na entrada de um pedido ou na emissão de nota fiscal de venda. Para notas de compras será sugerido o IPI da classificação fiscal ou então da ligação produto x fornecedor.
Recupera IPI
Indicativo se o produto recupera IPI.
Tem ICMS
Indicativo se o produto tem ou não ICMS.
Código ICMS Especial
Código do ICMS especial.
Código Redução Impostos
Código da redução de impostos.
Código ICMS Substituído
Código do ICMS substituído.
Código Substituição COFINS
Código da substituição tributária do COFINS.
Código Substituição PIS
Código da substituição tributária do PIS.
Recupera ICMS
Indicativo se o produto recupera ICMS.
Recupera PIS
Indicativo se o produto recupera PIS.
Recupera COFINS
Indicativo se o produto recupera COFINS.
% IRRF Empresa Pública
Percentual do IRRF para empresa pública ou equiparada do produto.
Código fiscal federal
Código fiscal federal.
Código fiscal estadual
Código fiscal estadual.
Código fiscal municipal
Código fiscal municipal.
Tributa PIS
Indicativo se o produto tributa PIS.
Tributa COFINS
Indicativo se o produto tributa COFINS.
Código Tabela Tributação PIS
Seleção de tabelas de preços com aplicações 3 (Cálculo por Quantidade (Vendas)), 4 (Cálculo por Quantidade (Compras)) e 5 (Cálculo por Quantidade (Ambas)).
Código Tabela Tributação PIS Importação
Código da tabela de preço para o cálculo do PIS importação por unidade de medida.
Código Tabela Tributação COFINS
Seleção de tabelas de preços com aplicações 3 (Cálculo por Quantidade (Vendas)), 4 (Cálculo por Quantidade (Compras)) e
5 (Cálculo por Quantidade (Ambas)).
Código Tabela Tributação COFINS Importação
Código da tabela de preço para o cálculo do COFINS importação por unidade de medida.
Código Tabela Tributação IPI
Seleção de tabelas de preços com aplicações 3 (Cálculo por Quantidade (Vendas)), 4 (Cálculo por Quantidade (Compras)) e 5 (Cálculo por Quantidade (Ambas)).
Código Tabela tributação ICMS Monofásico
Código da tabela de tributação do ICMS Monofásico.
Observação
As tabelas de preço de PIS/COFINS e IPI informadas no cadastro do produto/serviço permitem que o Gestão Empresarial | ERP calcule estes impostos utilizando base de cálculo por quantidade e alíquota em valor.
A tabela informada deve pertencer a uma aplicação de cálculo por quantidade (3, 4 ou 5) e deve conter a respectiva alíquota em valor para o produto/serviço. Essa tabela será verificada no cálculo de notas fiscais de entrada, ordens de compra, notas fiscais de saída e pedidos.
Sit. Trib. PIS Vendas
Código da situação tributária de PIS Vendas. Se for informado um valor no campo Sit. Trib. PIS Vendas no cadastro de na família, este valor será
sugerido neste campo automaticamente.
Sit. Trib. COFINS Vendas
Código da situação tributária de COFINS Vendas. Se for informado um valor no campo Sit. Trib. COFINS Vendas no cadastro de na família, este valor será
sugerido neste campo automaticamente.
Sit. Trib. IPI Vendas
Código da situação tributária de IPI Vendas. Se for informado um valor no campo Sit. Trib. IPI Vendas no cadastro de na família, este valor será
sugerido neste campo automaticamente.
Código de enquadramento
Código do enquadramento legal do IPI.
Produto Misto
Indicativo se o produto é produzido, mas também pode ser comprado. Neste campo, não será permitido alterar o parâmetro S (sim) para
N (não), se já existir uma nota fiscal de saída ou de entrada para o produto.
Pode Ser Requisitado
Indicativo se o produto pode ser requisitado (movimento de estoque).
Pode Ser Vendido
Indicativo se o produto pode ser vendido/faturado.
Pode Ser Comprado
Indica se o produto pode ser comprado.
Usa Produto X Fornecedor
Indicativo se ligação produto X fornecedor é utilizada para obter parâmetros fiscais.
É indicado que os produtos que serão ligados ao fornecedor através da tela F403FPR, tenham este campo definido igual a "S - Sim" em bases que utilizam o processo de geração do grupo fiscal de entrada para integração.
Soma ICMS/PIS/COFINS ao valor líquido importação
Indicativo se deve ser somado o valor do ICMS, PIS e COFINS a recuperar no valor líquido das notas fiscais de importação e ordens de compra.
Calcula Desconto Suframa
Indicativo deve ser calculado o desconto Suframa para o produto nas entradas.
% SENAR/SENAT
Percentual do imposto SENAR/SENAT do produto a ser descontado em notas fiscais de saída.Veja mais detalhes na documentação de processos do Senar.
% Funrural
Percentual do imposto funrural do produto a ser descontado em notas fiscais de saída. Veja mais detalhes na documentação de processo do Funrural.
Observações
- O % Funrural já considera o valor do Gilrat em sua porcentagem
- O % Funrural não pode ser inferior ao % GILRAT
% GILRAT
Percentual de Gilrat que compõe a alíquota de Funrural.
Controle Validade
Indicativo da forma de controle da data de validade nos estoques.
Situação
Indicativo de situação do produto. Quando na família do produto, o campo Situação está como I (inativo), todos os produtos/derivações da família.
Identificação Produto
Identificação rápida do produto. Campo informativo da tela, sem qualquer consistência em outras rotinas do sistema.
Quantidade a ser Aferida
Indicativo da quantidade do produto a ser pesada para aferição (amostra). Este valor servirá como base para o cálculo do peso médio das peças na conversão realizada através da aferição.
Peso Bruto
Peso bruto do produto. Ao informar ou alterar algum valor nesse campo, o mesmo será sugerido na derivação do produto.
Peso Líquido
Peso líquido do produto. Ao informar ou alterar algum valor nesse campo, o mesmo será sugerido na derivação do produto.
Toler. Peso
Tolerância do peso líquido do produto/derivação. Ao informar ou alterar algum valor nesse campo, o mesmo será sugerido na derivação do produto.
Volume
Volume do produto. Ao informar ou alterar algum valor nesse campo, o mesmo será sugerido na derivação do produto.
Enquadramento de Produto Específico
Indicativo do enquadramento de produto específico (meramente informativo para NF-e).
Controla valor individual da Série?
Define se a valorização dos estoques será controlada por série, a opção deste campo somente poderá ser alterado caso as séries do produto não possuam estoque. Para mais informações consulte a documentação
Fechamento dos Estoques - Detalhes.
Classe Cons. Energia/Gás
Indicativo da classe de consumo de energia elétrica ou gás.
Classe Fornec. Água
Indicativo da classe de fornecimento de água.
Tipo de ligação
Indicativo sobre o tipo de ligação elétrica.
Cod. do grupo de tensão
Indicativo a qual grupo de tensão está enquadrado.
Regime Tributário
Este campo tem as seguintes opções:
- C - Regime cumulativo
- U - Regime não cumulativo
- N - Nenhum
Estas opções influenciam nos tipos de impostos:
- 41 - PIS Não Cumulativo (SPED)
- 42 - COFINS Não Cumulativo (SPED)
- 43 - PIS Cumulativo (SPED)
- 44 - COFINS Cumulativo (SPED)
- Além da apuração do faturamento na Gestão de Tributos
Exige Montagem?
Define se o produto cadastrado exige serviço de montagem. Campo exclusivo de Varejo. Essa informação é integrada com o Cadastro de Produtos no Retaguarda. Valores possíveis: Não, Sim e Obrigatório. Quando obrigatório, significa que o cliente não poderá levar o produto sem que a montagem seja de responsabilidade da loja.
Exige Entrega?
Define se o produto cadastrado exige serviço de entrega. Campo exclusivo de Varejo. Essa informação é integrada com o Cadastro de Produtos no Retaguarda. Valores possíveis: Não, Sim e Obrigatório. Quando obrigatório, significa que o cliente não poderá levar o produto sem que a entrega seja de responsabilidade da loja.
Agr. Garantia Estendida
Código do agrupamento de garantia estendida. Indica a qual agrupamento de garantia o produto pertence. Essa informação é alimentada no cadastro de produtos e é utilizada para relacionar com a tabela de preços para identificar quais os valores de garantia estendida poderão ser oferecidos para esse produtos.
Base Cálculo Crédito
Permite definir a natureza da base de cálculo do crédito de maneira customizada para os itens de produto.
Zera estoque
saída balança
Tem a finalidade de
informar se o produto pode ter, ou não, seu estoque zerado no
momento de um faturamento realizado por uma saída via balança, quando possuir
a terceira unidade de medida.
% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em cotações, contratos, ordens de compras, pedidos, pré-faturas e notas fiscais de entrada e saída.
Ficha técnica na geração do SPED Fiscal
Este campo somente estará habilitando quando o produto for do tipo Produzido. Ele pode ser preenchido com as opções P - Padrão e R - Real, que determinam a forma de geração do registro 0210 - Consumo específico padronizado, do SPED Fiscal.
Quando este campo não estiver preenchido, o sistema assume como opção a ficha técnica padrão. Quando já existir essa informação no cadastro da família (F012FAM), ela será herdada para o produto se for uma inclusão.
Apresentar produção agrupada bloco K
Defina neste campo se as ordens de produção devem ser apresentadas de forma agrupada na apuração do bloco K, realizada na tela Produção e Estoque (F660ISP).
Tabela de presunção IRPJ
Informar o código da tabela de presunção IRPJ, no qual foi feito o cadastro na tela F055TPR.
Tabela de presunção CSLL
Informar o código da tabela de presunção CSLL, no qual foi feito o cadastro na tela F055TPR.
Especificador situação tributária
Código especificador da situação tributária. No cadastro de um produto novo, será sugerido o CEST informado na tela Classificações Fiscais (F022CLF). Ele tem como objetivo estabelecer a sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens passíveis de sujeição aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS.
Ficha CAT 83/09
Informe neste campo para qual ficha da CAT 83/09 o produto será integrado (F665ICA), conforme parametrizações do seu código de lançamento. As opções disponíveis são:
- Ficha 1A: Controle de materiais
- Ficha 1B: Controle de terceirização
- Ficha 1C: Controle de energia elétrica
- Ficha 1D: Controle de telecomunicações
- Ficha 3A: Controle de produtos acabados
- Ficha 3B: Controle de mercadorias de revenda
- Ficha 5B: Controle de perdas e sobras (reaproveitamento)
Observação
Este campo não é de preenchimento obrigatório.
Produto Sob Encomenda
Permite informar se o produto é Sob Encomenda, com as opções de Sim e Não.
Quando integrado com o sistema de
Gestão de Lojas
, será exibido nas telas de Consultas e Cadastros de Produtos.
Código do Dispositivo Fiscal
Código do dispositivo cadastrado na tela F051DIS.
Cor do produto
Indicativo da cor do produto
Voltagem do Produto
Indicativo da voltagem do produto.
Derivação do produto
Indicativo da derivação do produto. Na inserção de uma nova derivação, este campo deve ser sugerido com o valor contido no campo Voltagem do Produto.
Ato cooperado
Este campo define se o produto caracteriza movimentos de Ato Cooperado. O preenchimento padrão deste campo é Sim.
Para que a operação (nota fiscais de saída ou entrada) seja considerada como Ato Cooperado, é necessário também, que o fornecedor seja um cooperado ativo (F085COP) e que o campo Ato cooperado esteja preenchido com Sim, nas seguintes telas:
- Cadastro de Famílias (F012FAM)
- Origem de produtos (F083ORI)
- Agrupamento de produtos - produção (F013AGP)
- Ligação entre Fornecedor e Produto (F403FPR)
Este campo pode ser visualizado apenas com a proprietária de Agronegócio (ECCC).
Atenção
Os processos ECCC (Controle do Cooperado) e/ou SRPR (Controle do Produtor), bem como o parâmetro -e:agro, não estão mais disponíveis a partir da utilização do sistema no licenciamento por área. Para atendimento das rotinas específicas do Agronegócio, estão disponíveis os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS), onde o sistema passa a exigir apenas a existência da liberação das áreas de Mercado e Suprimentos (ou Backoffice, que libera as duas áreas).
- Para informações sobre licenciamento no Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação da tela Definição da Cópia (F000IPR)
- Para informações sobre os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, acesse a documentação da tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS)
Sujeito internação na ZFM
Identifica se está sujeito ao processo de internação na Zona Franca de Manaus.
Tipo Produto DCI
Identifica o tipo de produto para a Declaração de Controle de Internação.
Identificador Multiplicadores
Informe o código da tabela de multiplicadores para associação aos produtos adquiridos pelo contribuinte, conforme cadastrado na tela Tabela de Multiplicadores para ICMS na Entrada Nacional do Amazonas (F660MIA).
Calcula Cofins Importação
Indicativo se o produto Calcula COFINS importação a recuperar em nota fiscal de entrada e ordens de compra.
Calcula PIS Importação
Indicativo se o produto Calcula PIS importação a recuperar em nota fiscal de entrada e ordens de compra.
Possui Admissão temporária de tributos
Este campo define se o produto permite o cálculo diferenciado dos impostos contemplados pela Admissão temporária.
- Caso o produto tenha suspensão total, os impostos IPI, PIS, COFINS, Importação e CIDE não são calculados na nota fiscal, mesmo se todos os demais parâmetros do ERP estiverem parametrizados para calcular
- Caso o produto possua suspensão parcial, defina os percentuais e o tempo de permanência. Veja como ocorre o cálculo no manual de processos de Admissão temporária
% Desc. ICMS imp.
Este campo, quando preenchido, indica o percentual do valor do ICMS que deve ser incluído no valor total da nota fiscal. Desta forma, ao emitir a nota fiscal de importação o cálculo do valor do ICMS a ser incorporado no total é calculado na nota, mas somente é somado no momento da geração do XML. Isto porque a Portaria CAT 108/2013 do Estado de São Paulo determina a dispensa de um percentual do valor do ICMS, que apesar de não compor o valor financeiro da nota fiscal, deve compor o valor total.
- Base de ICMS: R$ 10.000,00
- Valor normal da operação: 10.000,00 * 18% = R$ 1.800,00
- Valor do ICMS pago, conforme o benefício: 1.800,00 * 0,90 = R$ 1.620,00
Na interpretação do fisco de São Paulo, de acordo com a Portaria, o valor total da nota fiscal deve compor o valor do ICMS normal da operação, ou seja, o valor de R$ 11.800,00 e não o valor pago efetivamente (R$ 11.620,00), pois isso gera uma diferença de R$ 180,00.
Utilizando este exemplo, o cálculo é feito da seguinte forma no sistema:
- Valor do ICMS sem desconto = R$ 1.620,00 / ((100 - 10)/100) = R$ 1.800,00
- Valor do ICMS a ser somado = R$ 1.800,00 - R$ 1.620,00 = R$ 180,00
Código ICMS Antecipação
Esse campo permite informar o código do ICMS Antecipação.
Código de produto da ANP
Indicativo do código do combustível da ANP.
Descrição Produto na ANP
Descrição do produto conforme a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), de acordo com o Sistema de Informações de Movimentação de Produtos - SIMP.
Tipo de Combustível
Informe o tipo de combustível. Exemplo: 1 - Biodiesel B100.
Produto Misturado
Informe o código do produto misturado.
Índice de Mistura
Informe o índice de mistura do produto.
Gerar grupo Repasse ICMS ST na NF-e
Indicativo se o produto deve gerar o grupo ICMS ST no arquivo .XML da NF-e. Esse parâmetro é habilitado apenas se o campo Código de produto da ANP estiver preenchido. Se o parâmetro estiver configurado como Sim e o produto for vendido em operação com CST 60, ao invés de gerar o grupo ICMS60 no arquivo XML da NF-e, é gerado o grupo ICMSST.
% Gás Natural Nacional
Percentual de Gás Natural Nacional (GLGNn) para o produto GLP.
% GLP derivado do petróleo
Percentual do Gás Liquefeito de Petróleo derivado do petróleo no produto GLP.
% Gás Natural Importado
Percentual de Gás Natural Importado (GLGNi) para o produto GLP.
Valor de partida
Valor de partida do produto GLP. Deve ser informado o valor por quilograma sem ICMS.
Observação
O produto GLP possui código ANP igual a 210203001.
Classificação Convênio ICMS
Código da classificação do convênio ICMS 115/2013. O valor informado neste campo é gerado no campo 14 - Código de classificação do item do registro I - Itens do relatório Convênio ICMS 115/2003 (CIAE052).
Tipo de utilização
Tipo de utilização do convênio. O valor informado neste campo é gerado no campo 4 - Fase ou tipo de Utilização do registro I - Itens quando for uma nota fiscal do tipo 21 ou 22. E caso seja uma nota fiscal do tipo 06 – Energia Elétrica gera informação do campo Tipo de ligação.
Origem do código GTIN
Indica a origem de busca dos códigos GTIN (cEAN e cEANTrib) na geração dos documentos eletrônicos. Para mais informações, consulte a documentação do GTIN.
Tipo do GTIN
Indica qual o formato do GTIN que será usado na sua apresentação nos documentos fiscais:
- GTIN8
- GTIN12
- GTIN13
- GTIN14
Ex.: Tipo de GTIN = GTIN8. O GTIN será apresentado com o tamanho 8 nos documentos fiscais. Caso seu tamanho seja menor que 8, ele será preenchido com zeros à esquerda.
Tributação por Vlr. Min. Unidade Medida
Indica se o valor de imposto calculado por percentual deve ser comparado com o valor parametrizado para o item na tabela de tributação por quantidade cadastrada. Quando o campo estiver parametrizado como S - Sim, caso o valor calculado seja inferior ao cadastrado na tabela de tributação, será utilizado o valor cadastrado, ou seja, passará a tributar por quantidade, e não mais por percentual.
Produto Consignado
Indica se o produto cadastrado é consignado ou não.
Tipo de produção
Serve para indicar o tipo de produção e possui as opções C-Produção Conjunta e T-Produção Tradicional.
A produção conjunta é a produção de mais de 1 produto resultante do consumo de 1 ou mais componentes, onde não é possível apontar o consumo dos insumos diretos para os produtos resultantes. Por não ser possível precisar quais insumos e suas respectivas quantidades para a composição de um determinado produto, esse tipo de produção não requer a apresentação da sua ficha técnica (Registro 0210).
Esse tipo de produção é apresentado nos registros K290, K291 e K292, no caso de produção conjunta interna, ou nos registros K300, K301 e K302, no caso de produção conjunta em terceiros.
O sistema irá identificar a produção conjunta por meio da engenharia com componentes de entrada dos tipos 5 ou 6. A rotina da tela F660GDG deverá ser feita para que o campo seja alimentado com o tipo C. Caso tenha algum produto que não seja desse tipo, deverá ser incluída a necessidade por meio da tela F075PRO.
A produção tradicional se enquadra no caso de produtos que são produzidos com base na composição de 1 ou mais componentes. Ex.: produtos originados a partir de montagens, fórmulas, receitas etc., além de se ter a noção exata do que será produzido.
Esse tipo de produção exige que os componentes voltados para a criação do produto estejam indicados previamente na sua ficha técnica (Registro 0210). Ele é apresentado nos registros K230 e K235, no caso de produção interna, ou nos registros K250 e K255, no caso de produção em terceiros.
Natureza Rendimentos
Classificação da natureza de rendimento do produto. Irá buscar as informações na tela Natureza de Rendimentos (F055NRE).
Tipo de Resíduo Produzido
Tem por finalidade o preenchimento do campo 19 do registro 1391 do SPED Fiscal.
Art. 119 do RICMS/2017
Está relacionado à geração da ADRC-ST. Identifica se uma NCM tem relação com o art. 119 do RICMS/2017 do estado do Paraná. Sempre que o conteúdo do campo for alterado na Classificação Fiscal, todos os produtos que possuem a mesma Classificação Fiscal serão alterados.
Cla. Categoria
Indica a classificação da categoria a qual o produto está vinculado.
Percentual do Diferimento de ICMS relativo ao FCP
Percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido para o cálculo do valor do diferimento de ICMS relativo ao FCP nos processos de vendas, faturamento, compras e recebimento. Este campo não tem preenchimento obrigatório.
Unidade de Medida para Etiqueta
Campo destinado ao preenchimento da unidade de medida para impressão de etiquetas no
Gestão de Supermercados
.
Fator de Conversão para Etiqueta
Campo destinado ao preenchimento do fator de conversão para impressão de etiquetas no
Gestão de Supermercados
.
Observação
O campo Cla. Categoria só ficará visível nesta tela quando o usuário possuir proprietária de Gestão de Supermercados .
Considerar no I-Simp
Indique se o produto deve ou não ser exportado no I-Simp.
Dispensa coleta (I-Simp)
Indica se o produto é dispensado de coleta.
Derivações
Esta atividade trata as características dos produtos por Derivações. Ver Regra para Consumo de Componentes.
Descrição
Descrição da derivação no componente da máscara.
Descrição Complementar
Descrição da derivação do produto.
Data Validade
Este campo é utilizado para inserir um prazo máximo de validade para a derivação do produto. O formato de preenchimento é DD/MM/AAAA. O sistema utiliza a data de validade informada nesse campo nas seguintes rotinas:
- Na tela de pedidos (F120GPD), quando existe uma data de validade na derivação do produto, ela será validada ao inserir o item no pedido. A validação realizada pelo sistema é feita com base na data de entrada do item, ou seja, a data de validade informada na derivação do produto precisa ser maior do que a data de entrada do item. Caso não seja, o sistema retornará a mensagem: “Data entrega maior que validade do produto/derivação
- No módulo de custos, a data da validade é utilizada como filtro através do botão Seleção (telas F621GCP, F621GPP e F621GPV). O usuário define a data de validade para a qual ele deseja validação e o sistema compara com o que foi preenchido no campo Data Validade da derivação do produto. Tendo a data de validade informada no filtro, o sistema lista na tela produtos cuja data de validade for maior ou igual à data informada na seleção
- Na tela de Modelo (Composição do Produto/Serviço) (F700CMC), o sistema também valida a data de validade na inclusão do componente. Neste caso, a data de validade do componente tem que ser maior ou igual à data previamente cadastrada no sistema
Código Barras EAN13
Código de barras EAN formado de 13 caracteres numéricos.
Cor do produto
Indicativo da cor do produto.
Código de Barras Livre
Código de barras livre, utilizado para a composição do código de barras para a leitura de múltiplos volumes. O campo deve ser preenchido com até 26 caracteres, pois é formado por trinta caracteres. Porém, os quatro últimos dígitos ficam reservados para o controle de volumes a serem lidos.
Observação
Quando o Gestão Empresarial | ERP está integrado com o WMS WIS , todo novo produto cadastrado precisa possuir um código de barras (no campo Código Barras EAN13 ou Código de Barras Livre , ou ainda na tela F075BAR - Código de Barras). Do contrário, a seguinte mensagem é exibida ao salvar: Existem registros incoerentes para integração com WMS. Deseja visualizar o arquivo de Log?.
Dias Rep./Prec. Paral.
O valor deste campo será sugerido pela família.
Quando o produto for comprado, este campo indicará a quantidade de dias necessários para reposição dos estoques do produto.
Quando o produto for produzido, indicará o Número de Dias de Precedência ao início de produção do Componente (Consulte a documentação sobre o conceito de Número de dias de precedência para saber mais sobre esse processo).
Observação
Este campo não deverá ser informado quando o produto for acabado.
Código Fiscal e Descrição Fiscal
Estes campos são atualizados e montados pelo sistema de acordo com a parametrização existente no cadastro de parâmetros fiscais (F070EPF).
Observação
O código ou a descrição fiscal permite alteração desde que no cadastro de parâmetros fiscais, o campo Alterar Código/Descrição Fiscal esteja como Sim.
Caso o usuário alterar alguma informação no cadastro do produto, o sistema já atualiza o código/descrição fiscal de acordo com a parametrização de montagem existente no cadastro de parâmetros fiscais.
Para o sistema não sobrepor o código/descrição fiscal, necessário ativar o identificador de regra GER-075CACDF01, assim o usuário pode confirmar se atualiza o código/descrição fiscal da derivação com o código/descrição montado pelo sistema.
Se optar por Não, permanecerá o código e a descrição fiscal que consta na derivação.
Consumo de energia elétrica em Kwh
Este campo é de preenchimento opcional e nele deve ser informado o consumo em Kwh (Quilowatt-hora), conforme laudo técnico. O Kwh informado no cadastro do produto é utilizado no cálculo de rateio do consumo de energia elétrica por produto, quando a natureza de gastos de energia elétrica não estiver informada na tela Parâmetros CAT 83/09 (F665PAT).
Número registro ANVISA
Informe o número de registro dos medicamentos e matérias-primas farmacêuticas.
Produção em Escala Relevante
Informe se o produto é produzido em escala relevante ou não. Os produtos produzidos em escala não relevante cuja NCM esteja relacionada no Anexo XXVII do Convênio 52/2017 devem ser preenchidas com o valor N - Produzido em Escala Não Relevante. Para mais informações, consulte a documentação do Indicador de Escala Relevante.
GTIN Unid. Trib.
Informe o código de barras do produto que representa a menor unidade tributável, e que será utilizado como código GTIN tributável na geração dos documentos eletrônicos. Para mais informações consulte a documentação do GTIN.
Especificador substituição tributária
Informe o Código especificador da substituição tributária (CEST) da derivação.
No momento da inclusão de um novo registro ao passar o foco pelos campos citados o sistema irá realizar a sugestão de valores com base no cadastro de famílias (F012FAM).
Validação durante o cadastro de Produto
Ocorre depois que o Gestão Empresarial | ERP estiver integrado com o Gestão de Armazenagem | WMS. Do contrário, o ERP exibe um alerta, pois a falta do código de barras geraria inconsistências no WMS.
Tipo Conversão Unidade Medida 2
Tipo de conversão da 1ª unidade de medida de estoque para a 2ª unidade de medida do produto/derivação.
Valor Conversão Unidade Medida 2
Valor de conversão da 1ª unidade de medida de estoque para a 2ª unidade de medida do produto/
derivação.Quando informada é utilizada na ficha técnica do produto (modelo).
Origem do Preço de Custo
Indica a origem da formação do preço de custo do produto/derivação. As opções disponíveis são:
- D – Digitado
- F – Formação de preço: definido através da tela Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Custo Padrão > Atualiza Custo no cadastro de Produtos (F621ACP)
- C – Contabilidade de custos
- E – Contabilidade de custos
- R – Produção a custo real
- A – Sobre o preço de venda
Valor/Data Preço Médio
Preço médio orientativo (o preço médio real é calculado pelo fechamento. Data base do preço médio.
Valor/Data Preço última Entrada
Preço da última entrada. Data base do preço da última entrada.
Valor/Data Preço Reposição
Preço de reposição.Data base do preço de reposição.
Dias Cálculo Validade Lote
Quantidade de dias para o cálculo da validade do lote de fabricação.
Custos Salários e Ordenados
Custos gastos com salários e ordenados para a fabricação de uma unidade do produto.
Custos Encargos Sociais e Trabalhistas
Custos gastos com encargos sociais e trabalhistas para fabricação de uma unidade do produto.
Número Registro DCR-e
Número do registro DCR-e.
Peso Bruto
Peso bruto do produto.
Peso Líquido
Peso líquido do produto.
Volume
Volume do produto. Em centímetros cúbicos.
% Perda
Percentual de perda do produto (estocagem, defeituosos, imperfeitos). Ao informar algum valor nesse campo, o total mencionado será adicionado ao total de
peças geradas no pedido, em forma de percentual.
Se esse campo tiver o valor 10 e gerar um pedido com 100 unidades, na tela de explosão de necessidades (F813GNE), o campo % Perda será preenchido com o mesmo valor mencionado na tela de cadastro de produto (conforme o exemplo: 10), e o campo Qtde Perda receberá 10, ou seja, 100 unidades * 10% (100*0,10 = 10). Assim a explosão do pedido de 100 unidades será feita na realidade com 110 unidades, devido a perda mencionada.
Quantidade Perda Fixa
Quantidade de perda fixa do produto que será considerado para a explosão de necessidades e geração de OPs.
Observação
O total mencionado neste campo será adicionado ao total de peças geradas no pedido.
Se este campo estiver com o valor 10 e gerar um pedido com 100 unidades, a O.P. será gerada com um total de 110 unidades.
Curva ABC
Curva ABC (informar A, B ou C) através da classificação da curva de quantidades em estoque.
Código do Plano de Inspeção
Código do plano de inspeções que serão efetuadas no produto.
Serviço Movimentado pelo Produto
Código do serviço ligado ao produto para geração de nota fiscal de serviços que necessitam de movimentação de estoques. Ao fechar uma nota fiscal de entrada será gerado o movimento de estoques considerando os valores e quantidades do item de serviço. No item de produto da nota
fiscal de entrada será gravado o número da seq. do item de serviço gerado pelo Produto.
Não será possível alterar informações desse produto, nem excluí-lo, devendo qualquer alteração ser feita na pasta Serviços, inclusive a exclusão. Ao fechar a nota fiscal de entrada, o movimento de estoque será gerado considerando os valores e quantidades do item de Serviço. O produto terá seus valores zerados, ficando a nota fiscal de entrada com os valores referentes ao Serviço.
Controle Validade
Consiste em todo o
Gestão Empresarial | ERP
se a data de validade de um determinado lote deve ser informada ou não. O ERP só permite esta informação, quando
estiver sendo processado um movimento de entrada, tanto manual quanto de uma Nota Fiscal de Entrada.
- L - Livre: o usuário ficará livre para informar ou não a data de validade;
- O - Obriga: o usuário ficará obrigado a informar a data de validade
- D - Desativa: o campo ficará desativado na tela
Qtde Múltipla
Quantidade múltipla para cálculo da geração de ordem de produção/compra.
Observação
- Este campo somente ficará habilitado para produtos produzidos e com origens que geram OP por produto/derivação (ver em Cadastros > Produtos > Origens, o campo O.P.gera por Produto/Derivação deverá estar como S (Sim)
- Esse processo somente acontecerá para geração de OPs via pedido
Qtde. Mínima
Quantidade mínima de unidades do produto permitido por ordem de produção/compra.
- Na geração das ordens de produção o sistema sempre obedecerá a quantidade mínima do produto definida neste campo, ou seja, mesmo que um pedido ou geração manual de OP tenha necessidade menor que o valor definido neste campo, o sistema irá gerar a quantidade aqui informada
- Quando o campo Produto 2ª, 3ª Qualidade ou Reaproveitado for diferente de N (Normal), esse campo não ficará habilitado
- Para origens que geram OP por produto/derivação, é possível estabelecer quantidade mínima, múltipla e máxima na derivação do produto. Ao gerar uma OP, o sistema busca esta informação primeiro na tabela de derivações, caso não encontre nada, busca na tabela de produtos
Observação
- Este campo somente ficará habilitado para produtos produzidos e com origens que geram OP por produto/derivação (ver em Cadastros > Produtos > Origens, o campo O.P.gera por Produto/Derivação deverá estar como S (Sim)
- Este processo somente acontecerá para geração de OPs via pedido
Qtde. Máxima
Quantidade máxima de unidades da derivação do produto para uma ordem de produção/compra.
Observação
- Este campo somente ficará habilitado para produtos produzidos e com origens que geram OP por produto/derivação (ver em Cadastros > Produtos > Origens, o campo O.P. gera por Produto/Derivação deverá estar como S (Sim)
- Este processo somente acontecerá para geração de OPs via pedido
Situação
Situação da derivação do produto (A Ativo ou I Inativo).
Código Fiscal
Para serviços: O código fiscal será gerado com o código do serviço (E080SER.CODSER)
Descrição Fiscal
Para serviços: A descrição fiscal será gerada com a descrição do serviço (E080SER.DESSER)
Indicativo Volume
Indica se o produto é controlado no sistema como sendo
um volume.
Ver produto volume.
Mot. Isenção Anvisa
Motivo de isenção do registro Anvisa. Essa informação é gerada no campo xMotivoIsencao do Grupo K no arquivo XML de NF-e/NFC-e.
Descrição Livre
Somente poderá ser alterada a descrição se a característica não tiver componentes.
Observação
Este campo somente é gravado na ligação da característica com produto/derivação, quando essa característica não possui componente. Isso porque, quando o componente não possui uma máscara de derivação, o sistema permite que no momento de realizar a ligação da característica ao produto/derivação o usuário possa informar uma descrição livre que ficará registrada na ligação.
No caso da característica com componentes, a descrição livre inserida na característica é da característica, não da ligação dela com o produto/derivação, por este motivo não é enviada para a ligação do produto/derivação com a característica.
Históricos
Refere-se aos textos informativos e ou detalhes técnicos relativos a fatos e observações de necessidade a fazer histórico que podem ser por derivação e
sequência de produto. Este histórico é livre.
Parâmetros globais
Nome | Descrição |
---|---|
SugPisCof | Quando alterado a classificação fiscal de um produto, o parâmetro define se deve ser sugerido a recuperação e tributação do PIS e COFINS de acordo com a classificação fiscal alterada. |