F083ORI - Origem de Produto
Processo
Nessa tela determinam-se os níveis que compõem a estrutura de um produto ou serviço, ou seja, um produto ou serviço produzido final, poderá ser composto por produtos, serviços intermediários ou produtos montagem e assim sucessivamente.
Cria-se esta hierarquia corretamente pelo número do nível (um produto/serviço sempre está associado à uma Origem). Portanto, para compor uma estrutura de produto/serviço multinível (tipo de produto produzido e montagem), o nível mais baixo sempre poderá ser componente de um mais alto (esta regra serve para tipo de produtos produzido, comprado, montagem). Além disto é necessário definir criteriosamente as origens dos produtos/serviços.
Cada campo informado deverá ser avaliado quando o tipo de produto/serviço for Produzido, pois este recebe uma série de parâmetros onde determinará a forma de funcionamento das aplicações nos módulos.
No que se refere a codificação das origens, devem ser tomados alguns cuidados na codificação ou seja, não é aconselhável utilizar alguns caracteres na formação dos códigos.
Aspas dupla ("A"), aspas simples ('A'), percentual (A%), espaços (A A) e pontos (A.A).
Os caracteres acima citados, provocam erro de sintaxe nos SQLs executados prejudicando o funcionamento normal das rotinas.
Observação
Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizadas nessa tela, garantindo a correta geração de informações do arquivo, conforme guia prático. Confira estas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).
Campos
Número Nível
Campo numérico que visa criar uma hierarquia entre os produtos da empresa. A Origem de
número maior pode ter como componente em sua estrutura (ficha técnica) qualquer produto
de origem com menor número de nível.
Tipo de Produto
Indicativo de tipo de produto.
- "P - Produzido": É permitido a este tipo ter estrutura (ficha técnica), gerar ordens de produção, pedidos de venda e movimento de estoque.
- "C - Comprado": É permitido a este tipo gerar pedidos de venda, ser componente de um produzido, gerar ordens de compra e movimentos de estoque.
- "M - Montagem": É um suposto produto, que se agrega ao produto final, possui estrutura, mas não movimenta estoque. Os componentes do produto montagem podem ser comprados ou fabricados, e movimentam o estoque. O produto montagem não pode ter consumo frequencial.
- "D - Passagem Direta": Permite gerar ordens de compra, mas não movimenta estoque, sua entrada na empresa tem destino ligado a um centro de custos.
- "S - Serviço": Mão de obra que compra de terceiros ou vende para terceiros. Pode gerar ordem de compra ou faturamento.
Serviço Produzido
Quando o tipo de produto for Serviço, esse campo ficará habilitado para que
o usuário escolha se o serviço será produzido ou não. Ao optar por S(sim),
esse serviço será tratado da mesma maneira como um produto
produzido. Poderá ser gerado pedido para o serviço, modelo, roteiro, fazer
explosão de necessidades, gerar e movimentar OP, etc. Saiba mais sobre o conceito de serviço produzindo, acessando o artigo sobre este assunto.
Os campos O.P. Movimento Operações, O.P. Movimento Operador e O.P. gera por Produto/Derivação receberão o valor igual a "S - Sim", e não poderão ser alterados.
Observação
Ao inserir uma origem do tipo "P - Produzido", ela será automaticamente inserida na tabela de Seleção de Produtos Padrão - GO UP (F627TSP). Caso a origem seja excluída ou tenha seu tipo alterado, ela será excluída da tabela.
Modelo Fabril
Possui cinco modelos fabris que estabelecem padrões de funcionamento distintos em relação à forma de produção de um produto de acordo com a opção selecionada. Opções:
- Preparação: Controla os estágios ou operações de preparação e fabricação;
- Fabricação: Controla apenas o estágio ou operação de fabricação;
- Acabamento: Controla os estágios ou operações de fabricação e acabamento;
- Completo: Controla os três estágios existentes: preparação, fabricação e acabamento;
- Terceirização: Controla os estágios ou operações de terceirização.
Observação
Se o tipo de origem for diferente de "P - Produzido" este campo fica desabilitado e em branco.
Depósito Padrão
Poderá ser informado depósitos tanto do tipo "P - Produzido" quanto do tipo
"C - Comprado", sendo que quando o depósito é do tipo "C - Comprado" e o campo
Considera p/ cálculo necessidades da tela F210EST, estiver como "N - Não", ao fazer a
explosão de necessidades aparecerá no log uma mensagem: "Verifique: O depósito
padrão XXXX do produto ZZZZ derivação não avalia
estoque disponível, verifique parâmetro na tabela E210EST."
O depósito padrão das origens é sempre o do almoxarifado definido para a filial produção, ou seja, 1-200. Isto se aplica apenas para produtos produzidos.
Controla p/ Série?
Indicativo de controle por número de série.
Controla p/ Lote?
Indicativo de controle por lote. Os componentes de entrada (subproduto) que tem controle de lote, permitem definir o lote para este subproduto através do identificador de regra EST-210LOTE01.
Observação
Para produtos comprados, o lote do fornecedor que vier na nota fiscal deve ser informado para ser registrado no sistema.
Controle Validade?
Indicativo da forma de controle de validade de lotes.
- "L - Livre": o usuário ficará livre para informar ou não a data de validade.
- "O - Obriga Informação": o usuário ficará obrigado a informar a data de validade.
- "D - Desativação Campo": o campo ficará desativado na tela.
Importante
Só é consistida essa informação quando estiver sendo processado um movimento de entrada, tanto manual quanto de uma nota fiscal de entrada.
Tipo Produto para Impostos
Permite ao usuário informar um código do tipo dos produtos para imposto. Para
esse campo, estão disponíveis os seguintes valores:
- "0 - Não Classificado"
- "1 - Mercadorias"
- "2 - Matérias - primas"
- "3 - Produtos intermediários"
- "4 - Materiais de embalagem"
- "5 - Produtos manufaturados"
- "6 - Em Fabricação"
- "7 - Subproduto"
- "8 - Material de Uso e Consumo"
- "9 - Ativo Imobilizado"
- "10 - Serviços"
- "11 - Outros Insumos"
- "99 - Outras"
Esse campo será inicializado com "0 - Não Classificado" para todas as origens cadastradas via Correct. Caso haja a alteração do campo na origem, todas as famílias e todos os produtos pertencentes à origem terão o valor desse campo alterado em suas respectivas tabelas e também para o novo valor do campo na origem. Lembrando que esse campo fica habilitado para edição independentemente do valor definido no campo Tipo Produto.
Máscara Série/Lote 1-4
Código da máscara para as partes do código da série/lote. Aqui são definidas quais as máscaras que irão compor o código dos lotes
ou os números de série dos produtos. O sistema permite que os lotes ou
séries das origens possam ter até 4 máscaras, desde que a soma da
quantidade de posições de cada máscara que compõem o lote/série
não ultrapasse o número máximo de 50 posições.
As máscaras de lote/série são cadastradas por meio da tela
F084MSL.
Lote Padrão
Será o lote padrão utilizado para movimentações de produtos controlados por lote que ainda não possui o lote oficial definido. Se trata de um lote transitório e para esse não são feitas consistências de saldo.
Observações
- Depois que o lote padrão for utilizado para movimentações, se houver alguma alteração nele, as tabelas a seguir também serão modificadas para preservar a integridade das informações. Dessa forma, o conceito de que o lote padrão sempre será um lote padrão é mantido, independentemente de como ele é denominado na origem.Tabelas
PCP - Quantidades Entrada, Vencimento, Lote, Série (E814DLS);
PCP - Quantidades Entrada, Vencimento, Lote, Série (E815DLS);
O.P./O.S. - Quantidades Entrada, Vencimento, Lote, Série (E900DLS);
Estoques - Produtos por Depósito, Data Entrada/Validade, Lote e Série (E210DLS).
- Para origens que possuem o campo Tipo de Produto definido como "M - Montados" ou "S - Serviços", o campo Lote Padrão não ficará habilitado.
Ficha técnica na geração do SPED Fiscal
Este campo somente estará habilitando quando o tipo de produto da origem for Produzido. Ele pode ser preenchido com as opções "P - Padrão" e "R - Real". Essas opções determinam a forma de geração do registro 0210 - Consumo específico padronizado, do SPED Fiscal. Quando este campo não estiver preenchido, o sistema assume como opção a ficha técnica padrão.
Ato cooperado
Este campo define se a origem do produto caracteriza movimentos de Ato Cooperado. O preenchimento padrão deste campo é "S - Sim". Para que a operação (nota fiscais de saída ou entrada) seja considerada como Ato Cooperado, é necessário também, que o fornecedor seja um cooperado ativo (F085COP) e que o campo Ato cooperado esteja preenchido com Sim, nas seguintes telas:
- Cadastro de Produtos (F075PRO)
- Cadastro de Famílias (F012FAM)
- Agrupamento de produtos - produção (F013AGP)
- Ligação entre Fornecedor e Produto (F403FPR)
Este campo pode ser visualizado apenas com a proprietária de Agronegócio (ECCC).
Atenção
Os processos ECCC (Controle do Cooperado) e/ou SRPR (Controle do Produtor), bem como o parâmetro -e:agro, não estão mais disponíveis a partir da utilização do sistema no licenciamento por área. Para atendimento das rotinas específicas do Agronegócio, estão disponíveis os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS), onde o sistema passa a exigir apenas a existência da liberação das áreas de Mercado e Suprimentos (ou Backoffice, que libera as duas áreas).
- Para informações sobre licenciamento no Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação da tela Definição da Cópia (F000IPR)
- Para informações sobre os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, acesse a documentação da tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS)
Campos
Utiliza Tempo Frequencial
Utiliza tempo Frequencial nos Roteiros de Fabricação.
Permite Incorporação OP
Indica se as O.Ps da origem permitem ou não a incorporação de produtos.
Observação
Este campo pode ser alterado para permitir incorporação, apenas se a origem for de produto produzido, movimentar O.P. por operador, não movimentar O.P. em grade e não permitir mais de um produto/derivação por O.P.. Uma vez permitida, só poderá ser alterado para "N - Não" se não houver nenhuma família desta origem permitindo a incorporação.
Componente de OS Cobrado
Indica se os componentes da ordem de serviço são, por padrão, cobrados ou não do cliente.
Este valor é usado quando definindo o modelo (F700CMC)
ou incluindo componentes na Ordem de Serviço (F900ICO
e F900BAC).
Observação
Este campo somente pode ser alterado se a Origem permitir Cobrança de Componentes, para isso a Origem precisa ser de Serviço Produzido.
Campos
Gera Necessidades Produção Agrupada
Indica se gera a necessidade de produção de forma agrupada:
- "S - Sim": agrupa as necessidades de produtos pertencentes à esta origem e de seus componentes, a necessidade não irá possuir rastreabilidade com o pedido;
- "N - Não": não agrupa as necessidades (mantém a rastreabilidade com o pedido).
Este campo somente será habilitado caso o parâmetro anterior Nec. Produção Aberta por Pedido for "S - Sim", pois se for "N - Não", a origem pai e todas as origens filhas teriam as suas necessidades agrupadas.
Assim, quando o parâmetro anterior Nec. Produção Aberta por Pedido for igual a "S - Sim", a origem pai e todas as suas origens filhas terão rastreabilidade com o pedido, mas caso alguma dessas origens filha desejar agrupar as necessidades (e de seus filhos, consequentemente), então o parâmetro Gera Necessidades Produção Agrupada da origem filha, deverá ser igual a "S - Sim".
Este parâmetro, Gera Necessidades Produção Agrupada, permite definir se um produto produzido pode ter ou não, suas necessidades (e de seus filhos) agrupadas quando da explosão normal de necessidades e assim, determinar em qual nível da estrutura não deseja mais a rastreabilidade com o pedido.
Origem Pai: 100 - Fogão
- Necessidade Produção Aberta por Filial = "S - Sim"
- Necessidade Produção Aberta por Pedido = "S - Sim"
- Gera Necessidades Produção Agrupada = "N - Não"
Origem Filha: 120 - Gabinete Metal
- Necessidade Produção Aberta por Filial = "N - Não"
- Necessidade Produção Aberta por Pedido = "N - Não"
- Gera Necessidades Produção Agrupada = "S - Sim"
Nesta situação, os produtos da origem pai 100 - Fogão irão ter necessidade gerada com rastreabilidade do pedido. Já os produtos da origem filha 120 - Gabinete Metal não irão ter necessidade gerada com rastreabilidade do pedido.
Agrupa Itens Pedido
Somente para produtos tipo "P - Produzido". Permite agrupar produtos iguais do
mesmo pedido, desconsiderando dados de entrega ou de qualquer ordem. Para isso, não pode
considerar o campo de Necessidade Produção Aberta por Pedido.
- "S - Sim": agrupa itens do mesmo pedido.
- "N - Não": não agrupa itens do mesmo pedido.
Abate Estoque Disponível
Somente para os produtos "P - Produzidos". Permite, durante o cálculo de necessidades (Explosão), fazer a reserva automática e
abater a quantidade necessária do estoque disponível tanto para o produto acabado como
para seus componentes de, no mínimo, 1 nível inferior (intermediários produzidos e/ou
comprados), atualizando o saldo disponível em estoque.
O.P./O.S. Gera c/ Múlt. Pedidos/Períodos
Permite que mais de um pedido ou itens do mesmo pedido em períodos
diferentes, possam ser agrupados numa mesma O.P./O.S.
- "S - Sim": permite gerar OP/OS de forma agrupada para vários pedidos e/ou períodos pela guia Detalhado da tela F910GPR, gerando sempre registros na tabela E900POP.
Mesmo que esteja parametrizado para agrupar, o sistema irá quebrar a OP quando na origem o campo OP Gera Por Produto/Derivação for igual a S; - "N - Não": não permite gerar OP/OS para vários pedidos e/ou períodos.
O.P. Gera Por Produto/Derivação?
Campo somente válido para produtos tipo P Produzido. Permite ou não que derivações de um produto façam parte da mesma ordem de produção.
- "S - Sim": para gerar ordem de produção para cada derivação;
- "N - Não": nesse caso todas as derivações de um produto que tenham o mesmo roteiro, serão agrupadas em uma ordem de produção.
Gera O.P./O.S.
Indica se o produto/serviço gera Ordem de Produção/Serviço.
Observação
Somente será levado em consideração quando for criado uma origem nova.
Campos
O.P./O.S. Controla c/ Guias Produto?
Somente para produtos do tipo "P - Produzido" em movimentações por estágio
ou operações. Permite gerar guias de produção dentro da OP/OS (Ordem de Produção/Serviço).
- "S - Sim": permite controlar a produção através das guias de OPs/OSs.
- "N - Não": não permite controlar a produção com guias.
Observação
Este campo estará desabilitado se o Tipo de Produto, da guia Dados Gerais estiver preenchido com "S - Serviço".
Momento da Baixa de Componentes
Informe o momento em que a baixa de componentes deve ser realizada nas ordens de produção:
- "I – Início OP";
- " F – Final da OP";
- "E – Início do estágio";
- "G – Final do estágio";
- "N – Não obriga baixar componentes (só avisa)".
Observação
A opção I - Início OP é selecionada automaticamente quando o campo Modelo Fabril, da guia Dados Gerais, está preenchido com "T - Terceirização". Desta forma, este campo fica desabilitado.
Forma da Baixa de Componentes
Defina a forma como a baixa dos componentes da ordem de produção será feita: "A – Automática" ou "M – Manual".
Importante
Os campos, Momento da Baixa de Componentes e Forma da Baixa de Componentes, apenas são utilizados para produtos do tipo "P - Produzido" e são de preenchimento obrigatório. Eles substituem o campo O.P./O.S. Tipo Baixa Componente, que foi removido desta tela. Porém, mesmo não aparecendo na tela, ele continua sendo atualizado em todas as tabelas do sistemas em que está, conforme o preenchimento dos novos campos, pois ainda é utilizado em rotinas de baixas de componentes (Ações SID, Funções de programador e Identificadores de regras).
Sempre que o Momento da Baixa de Componentes for "N – Não" obriga baixar componentes (só avisa), a Forma da Baixa de Componentes será sugerida como "M – Manual".
Após preencher o campo Momento da Baixa de Componentes ele não pode ser alterado se houver OPs pendentes.
Para mais detalhes, acesse o artigo sobre baixa de componentes.
O.P./O.S. Baixa Componente no Ato?
Indica se a baixa de componentes é feita no ato da movimentação da OP/OS ou
agendada por este processo. Ao preencher este campo com Não, apenas os componentes que são baixados de forma automática são afetados. Os componentes baixados pela tela Baixa de Componentes do Estoque (F900BAC) são sempre de forma manual.
Tem Comp. Entrada Estoque
Indica se o modelo ligado ao produto da origem pode ter componentes de entrada de
estoque. Se igual "S - Sim", habilita o campo Entrada/Saída na tela
Modelo (Composição do Produto/Serviço) (F700CMC).
Observação
No campo OP/OS Tipo Baixa Componente deve ser selecionado apenas o tipo baixa automática no final do estágio(G) e baixa automática no final da O.P./O.S.(F) e o campo OP/OS Baixa Componente no Ato deverá estar como "S - Sim".
Baixa componentes pela estrutura(modelo)
- "S - Sim": irá baixar os componentes pela estrutura do modelo.
- "N - Não": a baixa será proporcional a quantidade que será movimentada no produto da OP/OS.
Observação
Quando os campos OP Gera Por Produto/Derivação (guia PCP) e OP Pode Incluir Produto? (guia chão de fábrica) estiverem definidos como "S - Sim" e "N - Não" respectivamente, e sofrerem alguma inserção ou alteração será exibida uma mensagem de confirmação.
A resposta da mensagem definirá uma mudança neste campo, onde ao responder Sim irá alterar para S e então, continuar a gravação. Caso responder Não, a gravação é realizada com valor original sem alterações para este campo.
Finalização Estágio/Operação
Serve para indicar como será feita a finalização da
operação/estágio/OP ao movimentá-la, ou seja, indica se ao movimentar
uma Ordem Produção ou Ordem de Serviço, a finalização da
operação/estágio destas será feita automaticamente quando a quantidade
realizada atingir a prevista (conforme funcionamento atual), ou se a
finalização será feita manualmente.
São permitidos os valores:
- "A - Automático": é o comportamento onde quando a quantidade realizada atinge a prevista, há o fechamento da operação/estágio/OP.
- "M - Manual": é o comportamento onde a operação/estágio/OP já é finalizada ao ser forçado o seu fim (pela tela F900FFO, ou nos apontamentos, nas telas que tem a opção de forçar fim).
Para o valor desse campo poder ser diferente de "A - Automático":
- A movimentação de OP deve poder ser parcial (MovPar = S).
- A movimentação de OP não pode ser em grade (MopGrd = N).
- Não pode utilizar a tabela de contagem individual (UtiTci = N).
- Não pode ser serviço de manutenção (InsSmt = N).
Tratamento quando este campo tiver valor de "A- Automático":
- F909MIF: para finalizar uma operação intermediária, é necessário usar a tela F900FFO, já na última operação da OP, pode ser finalizada ao processar na própria F909MIF, bastando informar "S" no campo Forçar Fim OP/OS.
- 900MPO: não permite forçar a finalização de operação, logo para finalizar uma operação deve-se usar esta tela.
- F909AOP: quando é diminuída a quantidade realizada de uma OP (através da diminuição das quantidades de apontamentos) caso a quantidade fique abaixo do previsto, a OP é automaticamente reaberta.
Trans.Saída Est.p/Prod.
Código da
transação de saída do estoque que será
sugerida nas telas que utilizam esta função. Este parâmetro existe também a nível de
Filial.
Estorna Componente Automaticamente
Indicativo se estorna componentes e/ou subprodutos automaticamente usados na fabricação,
ao realizar estorno através da tela F909AOP. Esse parâmetro terá efeito apenas em origens que
definam produtos do tipo produzido
Se para produzir 1000 peças de determinado produto consumi apenas 500 de uma matéria prima ou componente, quando o parâmetro Estorna Componentes Automaticamente estiver definido igual a S, o sistema estorna a quantidade produzida e também estornar automaticamente a matéria prima consumida na produção nas devidas proporções ao que se indica na engenharia de produto (composição).Neste caso o sistema estorna 500 peças para cada matéria prima ou componente utilizado.