No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Componentes (O.P./O.S.) > Baixa Normal (Saída Estoque)

F900BAC - Baixa de Componentes do Estoque

Essa tela executa a baixa dos componentes das ordens de produção/serviço, ocasionando a saída do estoque. Há duas situações possíveis que dependem do parâmetro de origem Abate Estq. Disponív.?, conforme abaixo:

Quando essa tela for aberta a partir de qualquer outra tela do sistema, nas telas de apontamento de produção serão listados todos os componentes com baixa manual da OP. Inclusive serão listados os componentes que não estão pendentes para baixar.

Observação

Se o sistema estiver parametrizado para a geração do bloco K, algumas consistências e bloqueios podem ser realizados nessa tela, garantindo a geração correta do arquivo conforme o guia prático. Confira esstas consistências na tela Parâmetros e consistências da empresa (F070ECN).

Importante

O identificador de regras GER-900EADLE01 pode causar problemas de performance na Baixa de Componentes do Estoque (F900BAC), pois o sistema tenta abater a reserva dos lotes de estoque da tabela E900DLS e, não encontrando, busca na E210MVP, ocasionando lentidão. Para contornar isso, desative o GER-900EADLE01 e ative o GER-210EADLE01. Com isso, o sistema primeiro considera se há reserva na E900DLS e, não encontrando, busca as informações na E210DLS.

Material não conforme

Na baixa de componentes da OP é possível informar o quanto de material não pode ser utilizado através do campo Qtd. Mat. Não Conf.. Essa quantidade é somada a quantidade utilizada para se obter a quantidade a ser baixada do estoque. Para haver reaproveitamento desse componente, é necessário que o campo Produto reaproveitado esteja definido com Sim no Cadastro do Produto (F075PRO). Quando a baixa do componente acontece por esta tela, a quantidade do componente sai do estoque, juntamente com a quantidade que estava conforme, e dá entrada no estoque utilizado para o produto reaproveitado cadastrado para o componente.

Para estornar o componente, a tela Estorno de Componentes que Sobram (F900ECS) deve ser utilizada. Ao informar uma quantidade de material não conforme a retornar do componente, ela dá entrada em estoque juntamente com a quantidade a retornar e sai do estoque usando o produto reaproveitado cadastrado para o componente.

É necessário que a unidade de medida de estoque do componente da OP e do seu produto reaproveitado sejam iguais.

Campos do cabeçalho

Estágio
Código do estágio do produto/serviço.

Data
Data do dia da baixa do componente do estoque (saída do estoque). Os componentes com controle por lotes que possuem controle de validade serão filtrados conforme data informada. Serão carregados na grade Lotes já existentes no estoque todos os lotes que possuírem a data de validade superior a data informada.

Comp.
Código do componente a ser movimentado da ordem (saída do estoque).

Trans.
Ao informar a origem, este campo é sugerido conforme a transação informada para cada origem do componente (ver parâmetro Trans.Saída Est.p/Prod. no cadastro da Origem). Desta forma é possível ter, por exemplo, transações distintas para componentes Produzidos e para Comprados - onde para este último poderia existir o rateio. Se a transação da origem estiver zerada assume a transação informada no cadastro da Filial. Se não for informada a origem, assume a transação informada no cadastro da Filial.

Embora seja possível utilizar o identificador de regras CHA-909DDTMF01 para sugerir a transação, quando a opção Apenas Transferência estiver marcada, é necessário que o campo de transação não esteja nulo, ou seja, a transação deve ser informada manualmente.
A transação de transferência, de acordo com as informações acima, somente será informada na tela caso a opção Apenas Transferência for utilizada (estiver marcada).

Observação

Se o identificador CHA-900SDPBC01 estiver ativo e tiver a expressão CADA_COMPONENTE no campo Descrição no cadastro do identificador, assume a transação declarada na regra do identificador.

Depósito
Código do depósito a ser baixado o componente. Este campo tem a função de sugerir na grade o depósito escolhido para todos os componentes, não filtrando os componentes que não estão ligados a este depósito.

Importante

Não é possível informar depósitos controlados pelo WMS WIS nesse campo.

Deriv.Compon.
Código da derivação do componente a ser movimentado da ordem (saída do estoque).

Quantidade para o Componente
Permite informar a quantidade total do componente selecionado e essa quantidade ser redistribuída proporcionalmente para todas as OPs/OSs selecionadas na grade, atualizando o campo Qtde a Utilizar. O campo de Qtde para o Componente somente será considerado quando for selecionado apenas 1 componente para mais de uma OP/OS.

Guia Componentes

Ped.
Mostra o número do pedido.

Compon. Cobrado
Indica, quando em componentes de Ordem de Serviço, se o componente deve ou não ser cobrado do cliente. Este campo somente pode ser alterado quando for um componente novo (inserido manualmente na grade) e se a origem da Ordem de Produção for de serviço produzido, gerar necessidade por pedido e não agrupar itens de pedido. Quando configurado como sim, ao processar sua baixa, será inserido no pedido para futuro faturamento.

Somente é efetivo quando a Ordem de Produção for de serviço produzido e o serviço estiver associado a um item de pedido (rastreamento total). Além disso, o cliente utilizado no pedido deverá possuir uma tabela de vendas parametrizada na tela de definições de clientes (campo Tabela Preço Padrão), e nesta tabela os componentes deverão estar cadastrados.

2ª U.M.
Mostra a segunda unidade de medida do componente.

Qtde 2ª U.M.
Permite informar a quantidade a ser baixada de acordo com a 2ª U.M. do componente. Ao informar algum valor neste campo, este será convertido automaticamente para a 1ª U.M., sugerindo o valor convertido na coluna Qtde a Utilizar. Ao informar um valor na coluna Qtde a Utilizar, caso o componente possua 2ª U.M. este converterá a quantidade para a 2ª U.M., jogando o valor convertido na coluna Qtde 2ª U.M..

Observação

Não será feita nenhuma consistência de casas decimais na coluna Qtde 2ª U.M., pois esta coluna só serve para auxiliar no cálculo da quantidade a ser baixada.

Sel.
Seleciona o item para processar.

Depósito
Indica o depósito a ser baixado os componentes.

Qtde à Utilizar
Quantidade do componente a ser utilizado pelas OPs/OSs. É sugerida a quantidade igual a Qtde Prevista, porém pode ser alterada para mais ou menos.

Lote
Lote do componente, obrigatório quando o parâmetro de Origem Controla p/ Lote = Sim.

Série
Número de Série

Qtd. Mat. Não Conf.
Ao informar um valor neste campo, também é feita a baixa desta quantidade do estoque, ou seja, é adicionada esta quantidade ao movimento de saída de estoque. Já se houver um produto reaproveitado informado no cadastro de produto, é feita a entrada deste no estoque após o seu consumo na baixa (dois movimentos de estoque).

Segue abaixo exemplo ao realizar a baixa de componentes.

Qtd. Mat. Não Conf. (Realizado)
Somente leitura. Indica a quantidade do componente apontada anteriormente como material não conforme.

Observação

A informação da quantidade de material não conforme é parcial, sendo somada com as quantidades já realizadas.
Exemplo: Primeiramente é feita uma baixa de 10 unidades de um componente, informando 2 como material não conforme, e em um segundo momento feita nova baixa deste componente com 5 unidades, informando 1 como material não conforme, ao final terão sido baixadas 15 unidades, sendo que 3 delas são de material não conforme.

C. Custos
Centro Custos. É sugerido aquele cadastrado na grade Sequências de Componente do Modelo, porém pode ser alterado.

Qtde Prevista
Quantidade Prevista, conforme cálculo baseado no Modelo.

Qtde Estoque
Quantidade de itens de componente existentes no estoque.

Qtde Res. Estq.
Quantidade de itens de componente reservada do estoque.

Qtde Separ. Depós.
Quantidade Separada no Depósito para a OP/OS, através da rotina de Separação.

Observação

Se a quantidade baixada for menor que a quantidade separada, a separada será descontada. Se a quantidade baixada considerar toda a quantidade separada até o momento (sem considerar o previsto a separar), o sistema considerará que a separação dos componentes foi realizada. 

Qtd. Refugo
Permite somar a quantidade refugada do componente.

Observação

A informação da quantidade refugada é parcial, sendo sempre somada às quantidades baixadas de um componente informadas anteriormente.

Qtd. Refugo (Realizado)
Campo apenas informativo.

Qtde Já Movt.
Quantidade de componentes já movimentados pela OP/OS.

Situação
Situação do componente em relação a solicitação, reserva e baixa do depósito.

Lote Destino
Campo disponível apenas, quando no cadastro da origem da OP (F083ORI) o campo Controla p/ Lote estiver igual a "S - Sim". Este lote destino será gravado no movimento de saída de estoque do componente, buscando identificar o lote do produto da OP no qual o componente foi utilizado.

Para componentes com controle de série
Ao marcar algum componente na grade Componentes Previstos para as O.Ps./O.Ss., será aberta a tela Distribuição de Séries para Componentes de O.Ps./O.Ss.(F900SCO) para definir quais séries serão utilizadas. Nessa tela haverá uma linha para cada unidade do componente definido na coluna Qtde a utilizar e na coluna Qtd. Mat. Não Conf. caso informado, ou seja, se a quantidade total for 10 (dez), a tela será aberta com 10 (dez) linhas.

Por padrão será sugerido as séries que estiverem disponíveis, ordenadas pelo número, sendo possível alterar de acordo com sua necessidade. Após clicar no botão OK, caso tenha informado a série apenas para uma parte das unidades, a coluna Qtde a Utilizar será atualizada com a quantidade que possuir uma série associada, exceto se for informado também quantidade não conforme, neste caso não irá atualizar a coluna Qtde a Utilizar.

Por exemplo, se a quantidade a utilizar for de 10 unidades, mas na tela Distribuição de Séries para Componentes de O.Ps./O.Ss. (F900SCO) for informado apenas 5 séries, ao voltar para a tela, a coluna Qtde a Utilizar passará a ter o valor 5. Ao clicar no botão Marcar, a distribuição das séries será feita automaticamente. Isto também acontecerá se o depósito for alterado ou a quantidade a utilizar de algum registro for marcada.

Guia Subprodutos

Permite movimentar os subprodutos que darão entrada no estoque. Para mostrar os subprodutos, o parâmetro Baixar Prop. Qtde Produzida deve estar marcado no cabeçalho da tela. É possível inserir novos subprodutos não previstos para a OP/OS. Ao acessar o botão Mostrar será realizada listagem dos registros, esta informações são buscadas da tabela OP/OS - Subproduto (E900SPR).

Ao processar os dados será realizado o movimento de entrada do subproduto no estoque e irá alterar a quantidade realizada na tabela E900SPR. Esses subprodutos baixados e/ou inseridos podem ser visualizados na tela de consulta F901ACP aba Subprodutos.

Observação

Quando essa tela for aberta a partir de outra tela do sistema, por exemplo, telas de apontamento de produção:

Qtd.Prev.
Quantidade de componentes previstos pela OP/OS.

Botões

Dist. Séries
Apenas ficará habilitado se a origem do produto tiver controle por série. Ao clicar neste, abrirá a tela Produção > Distribuição de Séries(F900SCO) permitindo visualizar/alterar a distribuição de séries existentes. Ao processar, será efetuado um movimento de saída de estoque para o componente, sendo que todas as séries informadas serão associadas a este movimento na tabela E210DLS (Estoques - Produtos por Depósito, Data/Validade, Lote e Série).

Manip. (Regra)
Executa o identificador de regras CHA-900BACMC01, possibilitando manipular os componentes apresentados na grade Componentes Previstos para as O.Ps./O.Ss.. Este botão estará disponível apenas quando o identificador estiver ativo e com regra associada.

Campos do rodapé

Qtd. Incorporada
Este campo é apenas de leitura e apresenta a quantidade de produto incorporada na OP, a qual é usada para somar na quantidade prevista, ao informar o valor do campo Qtde a Produzir (a quantidade prevista não considera a quantidade incorporada, porém a quantidade já produzida considera).

No rodapé da tela existe o botão Estoque(s) para consultar todos os depósitos do componente listado e escolher de qual será baixado. Ver Reserva e Abatimento do estoque.

Identificadores de regras

Módulo Código
CHA 900CQCOP02
CHA 900CMPEN01
CHA 900BACMC01
CHA 900DLUBC01
CHA 900DSCBC01
CHA 900VBQTC01
CHA 900SCCBC01
CHA 900CQCOP01
CHA 900SDPBC01
CHA 900BACST01
CHA 900BCCDE01
CHA 900NPTBC01
CHA 900SDRNC01
CHA 900STRNC01
CHA 900VCSLE01
CHA 900MFUBC01
GER 900EADLE01
PRD 000INTCB01

Este artigo ajudou você?