No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Cadastros > Empresas > Consistências

F070ECN - Parâmetros e consistências da empresa

Para garantir a correta geração de informações para o Bloco K, conforme orientações do guia prático, configure nessa tela as consistências e bloqueios que devem ser efetuadas pelo sistema em algumas rotinas de cadastros, notas fiscais, estoques e produção. Desta forma, os dados integrados na Gestão de Tributos são gerados com maior assertividade, evitando inconsistências na validação e nos dados apresentados ao fisco.

Por padrão, os campos estão preenchidos com S - Sim, indicando que as ações dos campos são realizadas. Dessa forma, somente quando os campos estão definidos como N - Não é que as consistências e bloqueios são realizadas.

Notas

As consistências e bloqueios somente são realizadas quando o sistema está parametrizado para a geração do bloco K. Caso contrário, elas não são aplicadas.

As consistências e bloqueios também não são aplicadas quando houver duplicação de um cadastro em que já existe algum tipo de inconsistência.

Cadastros

Componente igual ao produto produzido
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, web service e função de programador a consistência é feita:

Telas: Composição Produto/Serviço de forma simplificada (F075CSM), Modelo/Combinação - troca de Componentes/Subprodutos (F705TRC) e Baixa de Componentes do Estoque (F900BAC).

Web service: com.senior.g5.co.mpr.eng.modelo.ComponenteModelo.

Função de programador: AdicionaComponenteModelo.

Não é permitida a inclusão do componente/subproduto no modelo, caso ele estiver ligado ao cadastro do componente/subproduto. Nesse caso, uma mensagem é apresentada avisando ao usuário que o produto/serviço não pode ser componente/subproduto do próprio modelo.

Dados modelo alteráveis
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, Ação SID e função de programador a consistência é feita:

Telas: Cadastro de Produtos (F075GFP), Cadastro de Produtos (F075PRO) e Liga Modelo X Produto/Serviço (F700GMP).

Ação SID:SID.Pro.Gravar.

Função de programador: CriaNovoProduto.

Ao associar um modelo no cadastro do produto/serviço, não é permitida essa ligação se o modelo já estiver incluso nos componentes/subprodutos. Nesse caso, uma mensagem é apresentada avisando ao usuário que o produto/serviço não pode ser componente/subproduto do próprio modelo.

Alteração no modelo da ficha técnica
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, web services e funções de programador a consistência é feita:

Telas: (F700CMC),, Composição Produto/Serviço de forma simplificada (F075CSM), Modelo (Fórmulas) (F700FML), Modelo/Combinação - troca de Componentes/Subprodutos (F705TRC) e Liga Modelo X Produto/Serviço (F700GMP).

Web services:com.senior.g5.co.mpr.eng.modelo.ComponenteModelo, com.senior.g5.co.mpr.eng.modelo.Modelo, com.senior.g5.co.mpr.eng.modelo.ConsumoComponente e com.senior.g5.co.mpr.eng.modelo.DerivacaoModelo.

Funções de programador: ExcluiSeqModelo, AdicionaComponenteModelo e AdicionaConsumoComponente.

Ao tentar realizar alguma alteração em um modelo que está ligado em produtos/serviços ativos que estão sendo utilizados em alguma ordem de produção, esta ação não é possível. Nesse caso, uma mensagem é apresentada ao usuário informando que não é possível alterar o modelo que possui ordem de produção relacionada. Com a execução do componente substituto, ele pode ser alterado, incluído ou excluído a qualquer momento.

Operações internas e externas
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e funções de programador as consistências são feitas:

(.

Funções de programador: AdicionaEstagioRoteiro, AdicionaOperacaoRoteiro e AdicionaOperacaoManualRoteiro.

Não é permitida a inclusão de sequências operacionais com estágio dos tipos internoe externo ou centro recursos dos tipos interno e externo no mesmo roteiro. Nesse caso, uma mensagem é exibida ao usuário informando que não é possível incluir sequências operacionais internas e externas no mesmo roteiro.

Telas: Inclusão de Seq. de Roteiro na O.P/O.S. (F900ISO) e Manutenção OP/OS (F900MOP)..

Ação SID:SID.Prd.IncluirOperacaoOP.

Função de programador:IncluirOperacaoOP.

Não é permitida a inclusão de sequências operacionais com estágio dos tipos interno e externo na mesma ordem de produção. Nesse caso, uma mensagem é exibida ao usuário informando que não é possível incluir sequências operacionais internas e externas no mesmo roteiro.

Múltiplas operações externas
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e funções de programador as consistências são feitas:

.

Funções de programador: AdicionaEstagioRoteiro, AdicionaOperacaoRoteiro e AdicionaOperacaoManualRoteiro.

Não é permitida a inclusão de mais de uma sequência operacional com estágios do tipo externo ou o centro de recurso com o tipo externo em um mesmo roteiro. Nesse caso, uma mensagem é exibida ao usuário informando que não é possível incluir sequências operacionais externas no mesmo roteiro.

Porém, é aceita a inclusão quando for para a mesma sequência operacional como uma nova opção, e que também possua o estágio do tipo externo ou o centro de recurso do tipo externo.

Telas:Inclusão de Seq. de Roteiro na O.P/O.S. (F900ISO) e Manutenção OP/OS (F900MOP).

Ação SID:SID.Prd.IncluirOperacaoOP.

Função de programador: IncluirOperacaoOP.

Não é permitida a inclusão de mais de uma sequência operacional com estágio de tipo externo ou o centro de recurso com o tipo externo em uma mesma ordem de produção. Nesse caso, uma mensagem é exibida ao usuário informando que não é possível incluir sequências operacionais externas na mesma ordem de produção.

Porém, é aceita a inclusão quando for para a mesma sequência operacional como uma nova opção, e que também possua o estágio do tipo externo ou o centro de recurso do tipo externo.

Data validade componente modelo
Com este campo definido como N - Não, no web service e função de programador o bloqueio é feito:

(F700CMC).

Web service:com.senior.g5.co.mpr.eng.modelo.ComponenteModelo.

Função de programador: CriaNovoModelo

A digitação dos campos referentes às Data validade inicial e Data validade final fica bloqueada ao usuário.

Baixa agrupada na OP habilitada
Com este campo definido como N - Não, na seguinte tela e função de programador o bloqueio é feito:

Tela: Origem de Produto (F083ORI).

Função de programador: BaixarComponentes

O campo O.P/O.S Baixa Agrupada Componentes, da guia Chão de Fábrica, fica bloqueado para edição e ao realizar um novo cadastro este campo é inicializado com o valor Não.

Classificação fiscal de produto opcional
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e função de programador a consistência é feita:

Telas: Cadastro de Produtos (F075PRO), Cadastro de Produtos (F075GFP), Parâmetros Fiscais (F075PFF), Cadastro de Famílias (F012FAM) e Origem de Produto (F083ORI).

Ação SID:SID.Pro.Gravar.

Função de programador: CriaNovoProduto.

Quando o campo Tipo de produto para impostos, da tela Cadastro de Produtos (F075PRO), estiver definido com os tipos 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 - Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação ou 7 – Subproduto, é obrigatório informar a classificação fiscal do produto.

Modelo produto alterável
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas a consistência é feita:

Telas: Cadastro de Produtos (F075PRO), Cadastro de Produtos (F075GFP), Composição Produto/Serviço de forma simplificada (F075CSM) e Ligação Modelo X Produto/Serviço (F700GMP). Não é possível trocar o modelo de um produto/serviço, caso ele já possua uma ordem de produção relacionada.

Estoque negativo depósito
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas e função de programador a consistência é feita:

Telas: Depósitos (F205DEP), Ligação Produtos(s) ao Depósito (F210LPD) e Ligação de Produtos X Depósitos (F210EST).

Função de programador: CriarEstoque.

O campo Aceita estoque negativo fica bloqueado para uso.

Filial produção diferente estágios
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas e funções de programador as consistências são feitas:

.

Funções de programador: CriaNovoRoteiro e AdicionaEstagioRoteiro.

Não é possível cadastrar um roteiro com a filial de produção do estágio diferente entre os estágios do roteiro.
Telas: Inclusão de Seq. de Roteiro na O.P/O.S (F900ISO) e Manutenção OP/OS (F900MOP).

Função de programador: GerarOP.

Função de programador: GerarOP

Não é permitida criação de uma ordem de produção com a filial de produção do estágio diferente entre os estágios da ordem de produção.

Lote técnico do roteiro alterável
Com este campo definido como N - Não, na função de programador a consistência é feita:

(F710CRP).

Função de programador: CriaNovoRoteiro.

Quando o Tipo de produto for P - Produzido, na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), e o produto já possuir uma ordem de produção relacionada, não é possível alterar o campo Lote Técnico no roteiro.

Roteiro produto alterável
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e função de programador a consistência é feita:

Telas: Cadastro de Produtos (F075PRO) e Cadastro de Produtos (F075GFP).

Ação SID:SID.Pro.Gravar.

Função de programador: CriaNovoProduto

Quando o Tipo de produto for P - Produzido, na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), e o produto já possuir um roteiro relacionado e uma ordem de produção relacionada, não é possível trocar o roteiro.

Produto manufaturado impostos não produzidos
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e função de programador a consistência é feita:

Telas: Cadastro de Produto (F075PRO), Cadastro de Produtos (F075GFP), Parâmetros Fiscais (F075PFF), Cadastro de Famílias (F012FAM) e Origem de Produto (F083ORI).

Ação SID:SID.Pro.Gravar.

Função de programador: CriaNovoProduto.

Quando o campo Tipo de produto para impostos, da tela Cadastro de Produtos (F075PRO), estiver definido com os tipos 5 - Produtos manufaturados ou 6 - Em fabricação é obrigatório que o Tipo de produto seja P - Produzido.

Tipo estágio alterável
Com este campo definido como N - Não, na seguinte tela a consistência é feita:

Tela:Cadastro de Estágio de Produção (F093ETG). Não é permitida a alteração do tipo do estágio de interno para externo ou vice-versa, após a inclusão da operação no roteiro.

Produção

OP produzir antes de baixar componentes
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e função de programador a consistência é feita:

Telas: Movimentos de OP/OS (início e fim), Movimentação por Operações e Apontamentos de Defeitos (F900GOO), Inclusão de movimentos de O.Ps/O.Ss por Operador (p/ correção) em Operações já finalizadas (F909IOP), Movimentação de O.Ps/O.Ss e apontamento de Anomalias (Código de Barras) (F916COL), Movimentos de O.P (automáticos/agrupados por O.P) (F909MOA), Baixa de O.P e apontamentos de Defeitos (F900BOP), Acerto de Movimentos de O.Ps/O.Ss (F909AOP), Apontamento por contagem individual via Código de Barras (F909CIB) e Retorno de serviços de Terceiros (F900RET).

Ação SID: PRD.APONTAROPS.

Função de Programador: ApontarOPs

Ao realizar o apontamento de entrada no estoque de um produto produzido, é necessário que a ordem de produção já possua alguma baixa de no mínimo um componente.

Quando o parâmetro Apresentar produção agrupada Bloco K estiver preenchido com Sim no Cadastro do Produto (F075PRO), esta consistência não é feita.

OP produzir após integrada ao SPED como finalizada
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ação SID e função de programador a consistência é feita:

Telas: Inclusão de movimentos de O.Ps/O.Ss por Operador (p/ correção) em Operações já finalizadas (F909IOP), Acerto de Movimentos de O.Ps/O.Ss (F909AOP) e Acerto de remessa/retorno de Serviço para Terceiros (F900MRR).

Ação SID: SID.Prd.ApontarOPS.

Função de programador:ApontarOPs

Não é possivel realizar o apontamento de entrada ou estorno no estoque de um produto produzido, caso já tenha ocorrido a integração da ordem de produção finalizada com as tabelas intermediárias do bloco K.

OP produzir ou baixar em depósito de outra filial
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, ações SID e funções de programador as consistências são feitas:

Telas: Movimentos de OP/OS (início e fim) (F909MIF), Inclusão de movimentos de O.Ps/O.Ss por Operador (p/ correção) em Operações já finalizadas (F909IOP), Movimentação de O.Ps/O.Ss e apontamento de Anomalias (Código de Barras) , Movimentação por Operador (com Operações) e apontamento de Defeitos (F900MOP), Baixa de O.P/O.S por Operador (com Operações) e apontamentos de Defeitos (F900BOO), Movimentos de O.P (automáticos/agrupados por O.P) (F909MOA), Baixa de O.P e apontamento de Defeitos (F900BOP), Acerto de Movimentos de O.Ps/O.Ss (F909AOP), Apontamento por contagem individual via Código de Barras (F909CIB), Acerto de remessa/retorno de Serviço para Terceiros (F900MRR) e Retorno de serviços de Terceiros (F900RET).

Ação SID: SID.Prd.ApontarOPS.

Função de programador:ApontarOPs.

Ao realizar o apontamento de entrada no estoque de um produto produzido, é necessário que o depósito seja sempre o da filial de produção do último estágio da ordem de produção.
Telas: Inclusão (e baixa) de Componentes na O.P/O.S (F900ICO), Movimentos de OP/OS (início e fim) (F909MIF), Inclusão de movimentos de O.Ps/O.Ss por Operador (p/ correção) em Operações já finalizadas (F909IOP), Programa diário de Produção por capacidade de Recursos (Operador) (F909PDP), Baixa de O.P/O.S por Operador (com Operações) e apontamentos de Defeitos (F900BOO), Movimentos de O.P (automáticos/agrupados por O.P) (F909MOA), Baixa de O.P e apontamento de Defeitos (F900BOP), Movimentação de Estágios e apontamentos de Defeitos (F900GMV), Baixa de Componentes do Estoque (F900BAC), Movimentações de Produtos pendentes para baixa Componentes (F900CPB) e Retorno de serviços de Terceiros (F900RET).

Ação SID: SID.Prd.BaixarComponentes.

Função de programador: BaixarComponentes.

Ao realizar a baixa do estoque dos componentes da ordem de produção, é necessário que o depósito seja sempre o da filial de produção do estágio.

Estorno componente OP data diferente baixa
Quando for S indica que permite estornar o componente da OP em data diferente da data da baixa do componente, ou seja, ao realizar o estorno, não critica se a quantidade estornada (entrada) é maior que a quantidade movimentada (saída), na data da baixa do componente.

Quando for N indica que deve estornar o componente da OP na mesma data da baixa do componente, neste caso, critica se a quantidade estornada (entrada) é maior que a quantidade movimentada (saída) na data da baixa do componente. Quando informado N, no cadastro de todas as origens da empresa, o campo Estorna Componentes Automaticamente é atualizado para Não.

Estorno produção OP data diferente entrada
Quando for S indica que permite estornar o produto da OP em data diferente da data de entrada da produção no estoque, ou seja, ao realizar o estorno, não critica se a quantidade estornada (saída) é maior que a quantidade movimentada (entrada) na data de entrada no estoque.

Quando for N indica que deve estornar o produto da OP na mesma data que entrou a produção no estoque, neste caso, critica se a quantidade estornada (saída) é maior que a quantidade movimentada (entrada) na data de entrada no estoque.

Cancelamento de OP SPED
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas e funções de programador a consistência é feita:

Telas: Cancelamento de O.Ps/O.Ss agrupado (F920COA), Cancelamento O.P/O.S (F900CAN), Cancelamento da Produção (necessidade de Produção e O.P/O.S em aberto) (F920CPP) e Cancelamento de Plano de Produção e Compra para necessidades já explodidas (F813CNE).

Funções de programador: CancelarOP e CancelarProducao.

Não é permitido o cancelamento de uma ordem de produção que possui registro de apontamento nas tabelas intermediárias do bloco K.

Permitir Forçar Fim em OPs
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas e função de programador a consistência é feita:

Telas: Forçar fim do Estágio/Operação (F900FFO), Movimentos de OP/OS (início e fim) (F909MIF), Movimentos de OP (automáticos/agrupados por OP) (F909MOA), Baixa de OP e apontamento de Defeitos (F900BOP) e Baixa de OP/OS por Operador (com operações) e apontamento de Defeitos (F900BOO).

Função de programador: ApontarOPs.

Não é possível forçar o fim das ordens de produção que não possuem apontamento (entrada no estoque do produto produzido).

O funcionamento desta consistência funciona da seguinte maneira:

  • Quando a OP não possuir quantidade apontada, a opção de Forçar Fim não fica disponível;

Quando a opção de Forçar Fim estiver selecionada:

  • O período do estoque do último apontamento de produção deve estar aberto, pois quando estiver fechado, uma mensagem é exibida informando que não é possível forçar o fim da OP;
  • A data do último apontamento de produção da OP é utilizada como data da finalização;
  • Quando o parâmetro Apresentar produção agrupada Bloco K, do cadastro do produto, estiver preenchido com Sim:
    • A data de baixa dos componentes da OP deve estar dentro do período de estoque do último apontamento de produção;
    • Se alguma data de baixa de componentes da OP não estiver dentro do período de estoque do último apontamento de produção, uma mensagem é exibida informando que não é possível forçar o fim da OP;
  • Quando o parâmetro Apresentar produção agrupada Bloco K, do cadastro do produto, estiver preenchido com Não:
    • A data de baixa dos componentes da OP não pode ser maior que a data do último apontamento;
    • Se a data de baixa dos componentes for superior a data do último apontamento da OP, uma mensagem é exibida, informando que não é possível forçar o fim da OP.

Contorno para que seja possível forçar o fim da OP nessas situações:

  1. Aponte alguma quantidade de produto produzido na OP, para que haja entrada em estoque;
  2. Estorne os componentes da OP já baixados, caso não houver entrada do produto produzido no estoque. Faça isso pela tela Estorno de componentes que sobram (F900ECS);
  3. Cancele a OP através das telas Cancelamento OP/OS (F900CAN), Cancelamento de OPs/OSs agrupado (F920COA) e Cancelamento da Produção (F920CPP).

Incorporação do mesmo produto na OP

Com este campo definido como N - Não, na seguinte tela a consistência é feita:

Tela: Incorporação (F900ICP).

Esta consistência indica que não é permitido incorporar um produto em uma ordem de produção com o mesmo código do produto produzido. Neste caso:

  • Na tela Incorporação (F900ICP) não é possível informar um produto com o mesmo código do produto produzido na ordem de produção;
    • Ao informar o mesmo código do produto produzido, uma mensagem é exibida, informando que não é possível realizar a incorporação;
  • Para realizar o procedimento de incorporação, é necessário efetuar um movimento de estoque de transferência da quantidade a ser incorporada para um novo produto. Desta forma, este produto será utilizado como componente da ordem de produção. A transferência pode ser realizada pela tela Transferência de Produtos (F210TPA).

Cancelamento de OP com componentes baixados

Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas e funções de programador a consistência é feita:

Telas: Cancelamento OP/OS (F900CAN), Cancelamento de OPs/OSs agrupado (F920COA) e Cancelamento da Produção (F920CPP).

Funções de programador:CancelarOP e CancelarProducao.

Esta consistência indica que ao cancelar uma OP é necessário efetuar o estorno dos componentes já baixados, quando não houver entrada no estoque de produtos produzidos. O procedimento do estorno deve ser realizado na tela Estorno de componentes que sobram (F900ECS).

Ao cancelar a ordem produção através das telas Cancelamento OP/OS (F900CAN), Cancelamento de OPs/OSs agrupado (F920COA) e Cancelamento da Produção (F920CPP), caso houver baixas de componentes, porém, sem entrada de um produto produzido no estoque, uma mensagem é exibida, questionando a necessidade de estornar os componentes. Quando esse questionamento é respondido com Sim, o estorno dos componentes acontece. Ao responder com Não, o estorno não é realizado, porém, não é possível cancelar a ordem de produção.

Quando a necessidade de produção possuir alguma OP relacionada com baixas de componentes, porém, sem produto produzido, uma mensagem é exibida, também informando a necessidade do estorno dos componentes.

O mesmo ocorre no uso das funções de programador.

Estoque

Reabrir estoque mesmo integrado ao SPED
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas a consistência é feita:

Telas: Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF) e Períodos da Filial para Lançamentos (F070MPF).

Somente é possível reabrir um período de estoque quando não existirem apontamentos no período em que foram realizados, através da integração da produção e estoque com as tabelas intermediárias.

Reabrir estoque com CAT83/09 fechada
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas a consistência é feita:

Telas: Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF) e Períodos da Filial para Lançamentos (F070MPF).

Somente é possível reabrir um período de estoque se os fechamentos dos períodos da CAT83 estiverem abertos a partir deste período.

Transferência produtos qualquer tipo
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas, web services e ação SID a consistência é feita:

Telas: Transferências de Produtos (F210TPA), Fracionamento de Produtos (F210FPR) e Troca de Produtos nas Embalagens (F210TPE).

Web services: com.senior.g5.co.mcm.cpr.pesagemviabalancacontrato.GerarMovimentoEstoque e com.senior.g5.co.mcm.est.estoques.MovimentarEstoque

Ação SID: SID.Est.Movimentar.

É possível realizar transferências de estoques entre produtos somente nas seguintes situações:

  • Transferência entre um produto comprado para um produto comprado;
  • Transferência entre um produto comprado e um produto produzido;
  • Transferência entre um produto produzido e um produto comprado.

Notas fiscais

NF remessa não ligada a retorno
Com este campo definido como N - Não, nas seguintes telas e web services a consistência é feita:

Telas: Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE) e Nota Fiscal de Entrada de Retorno de Componentes enviados para Industrialização (F440NRI).

Web services: com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal.GravarNotasFiscaisSaida e com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal.GravarNotasFiscaisEntrada.

As notas fiscais de retorno de industrialização devem estar associadas as suas respectivas notas fiscais de remessa.

Este artigo ajudou você?