No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F301CCC - Conciliação Cartões

O arquivo de retorno da operadora de cartões pode conter registros onde o do tipo de ocorrência é igual a "B-Baixa", "N-Baixa sem tesouraria", "C-Crédito", "T-Tarifa". Para serem processados, esses tipos de ocorrências devem estar previamente cadastrados para a operadora na tela F066OPE (página Ocorrências).
Quando os títulos estiverem com o tipo "B-Baixa", estes serão baixados e feita a movimentação na tesouraria. Quando for "N-Baixa sem tesouraria" o título é baixado, porém não é movimentado na tesouraria.
Para registros do tipo "C-Crédito", é feito apenas um lançamento de crédito na conta interna que foi definida na tela F066OPE. Quando "T-Tarifa" será feito um movimento de débito na conta interna.
Para realizar as movimentações, as transações referente a cartão devem estar previamente cadastradas na tela F070FRE (aba Receber2).

O processo de conciliação de cartões pode ser feito pelo processamento de "Resumo de Vendas" ou "Conciliação de Crédito. Essa opção é um processo a mais na conciliação. O resumo de vendas será utilizado apenas para gravar o número do posto de venda que gerou o resumo de vendas (NUMPVC) e o próprio número do resumo de venda da operadora do cartão (NUMRVC).

Para conciliação de títulos gerados contra as operadoras que utilizam resumo de vendas, deve ser utilizada a opção "Conciliação de Crédito" na Operação da tela, sempre após a utilização da opção Resumo de vendas (desta forma o posto de venda e o resumo de venda já estarão gravados no título), a busca pelo título será feita através dos campos da grade "Núm. Ponto Venda Cartão" e "Núm. Resumo venda Cartão".

Campos disponíveis para importação de arquivos para conciliação.

Campos disponíveis para utilização da função AlteraCampoRetornoCC (Manipulação dos valores via regra).

Campos

Operadora
Indica o código da operadora de cartão. Quando informado, serão carregadas as parametrizações da operadora definidas na tela F066OPE.

Operação
Indica se a operação de Conciliação será processada pelo resumo de vendas (Deverá estar parametrizado na operadora) ou por conciliação de crédito. Pelo Resumo de Vendas apenas são atualizados dois campos no título (E301TCR), já na Conciliação de crédito são baixados os títulos e gerados as outras movimentações.

Nome Arquivo
Indica qual o arquivo será carregado na tela. O caminho pode ser definido na tela F066OPE.

Agrupar movimentos
Ao marcar esse campo, os lançamentos na tesouraria serão agrupados de acordo com a data do movimento e o tipo do movimento (Débito ou Crédito). Esse agrupamento será realizado em registros cujo tipo de ocorrência seja "B" - Baixa, "T" - Tarifas ou "C" - Créditos."

Botões

Mostrar
Ao selecionar o arquivo de retorno, o sistema irá carregar e consistir as informações. Ao consisti-las, o sistema irá buscar o título pelas chaves padrões, ou pelas chaves do cartão. Caso não encontrar, colocará o registro na grade "Retorno - Com erro".
Na falta do código da ocorrência (CODOCR) ou do tipo de ocorrência (TIPOPP) no arquivo, será sugerido o tipo "B-Baixa", porém deve existir parametrizado um código de ocorrência na operadora do tipo "B-Baixa".
Outras consistências também serão feitas, por exemplo verificar se o título já foi baixado. Caso já estiver baixado, este será carregado na grade "Retorno - Com erro".
O valor da tarifa que vier com o título será considerado, caso não houver, será buscado da tela F066OPE (aba Taxa), conforme o número da parcela. Se houver um valor na tarifa e esse é diferente do parametrizado, o sistema irá gerar uma observação para o título em questão.
Foi disponibilizada a função AlteraCampoRetornoCC que tem como objetivo permitir alterar alguns campos no momento que são carregados os registros na tela para a conciliação.

O campo Natureza Gasto é apresentado na grade "Retorno - Sem Erros" quando o tipo de ocorrência for "C" (Crédito) ou "T" (Tarifa).
Esse campo é carregado a partir da transação cadastrada nos parâmetros da filial para o contas a receber (F070FRE) Guia "Receber 2" nos campos Transação Crédito Cartão e Transação Débito Cartão.
Para os demais tipos de ocorrência, o campo da natureza de gasto, é carregado diretamente do título.

Processar
Ao processar os registros, o sistema irá chamar a tela de baixa F301BMA para realizar as baixas por recebimento ou abatimento, gerar movimentos referente as tarifas vinculadas nos títulos, tarifas avulsas e créditos avulsos. Se ao processar, não houver títulos, apenas tarifas e créditos, o sistema irá processar os movimentos na tela F301CCC.

Ao processar a baixa dos títulos, o sistema aceita uma diferença de R$0,01 centavo. Em caso de diferença de 0,01 centavo, este valor será atribuído a Outros descontos, no caso do valor recebido ser menor que o valor em aberto, ou para Outros acréscimos no caso do valor recebido ser maior.

Notas

A data do pagamento para cada baixa será a respectiva data de movimento. Para baixas por recebimento a conta interna padrão de baixa será a conta interna cadastrada na operadora informada, porém a mesma poderá ser alterada no leiaute de retorno da conciliação através da função AlteraCampoRetornoCC.

Na tela F301BMA, somente irão aparecer os títulos a serem baixados, as tarifas avulsas não serão apresentadas. Ao processar na tela F301BMA, o sistema irá gerar as baixas e os movimentos das tarifas dos títulos e tarifas avulsas, como também os créditos, de forma agrupada ou não (conforme os identificadores da tela).

RESUMOS DE VENDAS

Os resumos de vendas disponibilizados pelas operadoras possuem comportamentos diferenciados. Abaixo listamos um breve descritivo do funcionamento do resumo de venda em cada operadora.

CONCILIAÇÃO DE CRÉDITO

Na conciliação de crédito, as operadoras que trabalham com resumo de vendas podem enviar os dados referentes à baixa dos títulos de maneira agrupada ou de maneira analítica, da mesma forma que no resumo de vendas.

O processo de conciliação de crédito faz a leitura dos arquivos, localiza os títulos e realiza as baixas dos mesmos, movimentando ou não as contas internas, conforme o tipo de movimentação.

As operadoras trabalham de maneira distinta também no envio das informações, de forma que são necessárias informações específicas conforme o leiaute de cada operadora.

Pode-se realizar a busca de títulos pelo Tid (NSU das operações e-commerce), que deve ser tratado conforme a operadora no momento do retorno do resumo. Esse número retorna no arquivo pelas adquirentes.

ANTECIPAÇÃO DE CRÉDITO

Para processar a antecipação de recebíveis, deve-se utilizar a opção de conciliação de crédito. No leiaute da respectiva operadora, deve-se identificar que se trata de uma antecipação (variável ANTCRE). Isso fará com que o sistema rateie o valor da taxa de antecipação (que deve ser atribuído à variável DSCNEG) entre os títulos participantes.

Se todos esses itens abaixo forem verdadeiros, então o valor de Outros Descontos será rateado proporcionalmente entre os títulos apresentados na grade (entre o mesmo ponto e número do resumo de venda), e de acordo com o valor do título:

Importante:

Este artigo ajudou você?