No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Simulação de Transferências entre Contas Internas

Consiste em criar determinado cenário, apontando valores previstos a receber, pagar, resgatar, aplicar e transferir, permitindo ao gerente financeiro analisar cenários futuros. Ainda, é possível realizar as transferências informadas no cenário da simulação por meio do botão PROCESSAR da tela F607TRF.

Parâmetros necessários

Para realizar transferências entre contas internas através da tela F607TRF, é necessário antes informar as transações da filial na tesouraria, para serem utilizadas nesta tela. É necessário cadastrar uma transação de débito e outra transação de crédito na tela F070FCX, através dos campos Transação Débito por Transferência entre Contas e Transação Crédito por Transferência entre Contas, conforme a figura 1:

Fig.01: Definição das transações para transferências entre contas internas.

A figura 01 apresenta a tela F070FCX, acessada pelo menu "Cadastros > Filiais > Tesouraria".

Caso algum desses campos não estejam preenchidos, não será possível realizar a transferência entre contas internas via simulação. Sendo apresentadas as mensagens da figura 02 e figura 03:

Fig.02: Ausência de transação padrão de crédito.

A mensagem apresentada na figura 02 ocorre quando não informada a transação de crédito por transferência entre contas na tela F070FCX.


Fig.03: Ausência de transação padrão de débito.

A mensagem apresentada na figura 03 ocorre quando não informada a transação de débito por transferência entre contas na tela F070FCX.

Utilizando as telas de simulação de transferências

Primeiramente, deve-se definir as contas envolvidas na simulação de transferências através da tela F607PTR. Esta tela disponibiliza alguns campos de filtro para as contas internas. Veja a figura 04:

Fig.04: Tela para filtro de contas internas para simulação de transferências.

A figura 04 apresenta a tela F607PTR. Nesta tela define-se os filtros para seleção de contas para a simulação de transferências. Ainda, define-se a data para apresentação do saldo da conta interna e a data das transferências, caso efetivadas. Esta tela possibilita a consulta de uma simulação já realizada, informando no campo Simulação o número de uma simulação já existente e clicando no botão Mostrar.
Ainda, pode-se excluir uma transferência através do botão EXCLUIR. Neste caso, pode-se excluir somente simulações cuja transferências não foram efetivadas.

Ao clicar no botão Processar da tela F607PTR, são geradas as contas selecionadas e os seus saldos na tela F607TRF.
É possível editar os campos Previsão Receber, Previsão Pagar, Previsão Resgate e Previsão Aplicação através da tela F607TRA, acessada pelo botão ANALÍTICO da tela F607TRF.
Para definir valores de transferências entre contas internas, na tela F607TRF deve-se posicionar o cursor no campo Transferências Saídas, na linha da conta de origem da transferência, conta na qual acontecerá o débito, e acessar a tela F607TRA, através do botão TRANSFERÊNCIA.
Na tela F607TRA, deve-se definir a conta destino da transferência mais o valor que será transferido. Processando este registro, na tela F607TRF, são atualizados os saldos das contas envolvidas na simulação de transferência. Após este registro, o usuário pode visualizar os saldos das contas com a provável transferência. Caso seja interessante, pode processar a tela gerando as transferências digitadas. Assim sucedendo, é apresentada a mensagem da figura 05:

Fig.05: Mensagem apresentada ao processar as simulações de transferência.

A mensagem da figura 05 é apresentada ao processar uma simulação de transferência entre contas internas. Optando por "Sim", as transferências são realizadas, atualizando o saldo das contas internas. Conforme a parametrização do sistema, é possível enviar para pagamento eletrônico as transações realizadas via a tela F510PRM.

A simulação de transferências também pode ser feita entre contas internas de empresas diferentes daquela ativa, porém, essas simulações não podem ser efetivadas via botão PROCESSAR da tela F607TRF. Quando houver alguma simulação entre contas internas de empresas diferentes daquela ativa, a processar o cenário da simulação será apresentada a mensagem da figura 06:

Fig.06: Mensagem apresentada ao processar simulações de empresas diferentes daquela ativa.

A mensagem da figura 06 é apresentada ao processar uma simulação com transferências de empresas diferentes daquela ativa.

É possível realizar transferências apenas entre contas da filial ativa(ativa). Não é possível realizar transferências entre contas de diferentes empresas e entre contas de empresas que não seja a ativa(ativa).

Após processada, esta simulação de transferência não poderá ser excluída.

Caso a transferência realizada tenha que ser estornada, deve-se estorná-la através da tela F600ELC.

Este artigo ajudou você?