No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 23 - Remessa Cobrança Escritural

Processo automático 23 - Remessa Cobrança Escritural

A finalidade desta rotina é automatizar:

O processamento da remessa é feito por empresa, filial e portador e, para cada um deles, será executado o processo de remessa de forma distinta (gerando um novo número de remessa/arquivo).

Processos

Tipo de Processo no Gestão Empresarial | ERP: 23 - Remessa completa da cobrança Escritural - (Sugestão + Remessa)
Tipo Processo Automático: 4 (Processos).

O funcionamento é o mesmo como realizado pelas telas citadas acima, inclusive as regras (conforme ocorre com a opção 5 - Sugeridos (filtro Mostrar)  da tela  F310OPC acessada através do botão Seleção da tela F310PRB (seleção da remessa), porém sem interação do usuário e para múltiplos portadores).

Existem alguns campos de preenchimento obrigatório e outros de preenchimento opcional. Dependendo do processo que se deseja executar, ambos devem ser informados como parâmetro no campo Parâmetros do Processo.

Na rotina, antes de efetivamente executar a remessa, são feitos alguns pré-carregamentos. Nestes pré-carregamentos (portador, histórico, dentre outros) são informados como filtro a empresa e filial logada e não o que consta como parâmetro no processo agendado.

Os campos que devem informados no campo Parâmetros da Rotina, na guia Rotina da tela de Cadastro de Processo Automático (F000AGE) são:

Importante

Os campos e seus respectivos valores não deverão conter espaços. Exemplo: CodEmp=2.

Importante

Usando os parâmetros CODEMP_PARAMETRIZAÇÃO e CODFIL_PARAMETRIZAÇÃO, o usuário define a empresa e filial de onde serão obtidos os parâmetros de processamento da remessa (independente da empresa e filial dos registros sendo processados). Esses novos parâmetros permitem a rotina funcionar semelhante à tela F310PRB, onde o processamento de todos os registros é feito utilizando os parâmetros da filial logada, mesmo que os registros sejam de outra filial. Esse comportamento é compreensível, levando em conta que nem todas as empresas e filiais podem estar parametrizadas para o processamento da remessa, visto que é uma parametrização opcional nas filiais.

Os parâmetros CODEMP_PARAMETRIZACAO e CODFIL_PARAMETRIZACAO são dependentes um do outro. Assim, quando um deles for informado e o outro não, será gerada uma mensagem no arquivo de log informando o parâmetro que não foi informado e o processamento do processo será finalizado com erro.

Observação

Para que funcione o envio de e-mail com o arquivo de remessa anexo, é necessário realizar a parametrização na Central de Configurações Senior, no item Conexões de rede, subitem Envio de e-mail, configurando e habilitando o envio de e-mail; caso contrário, o parâmetro não funcionará.

Observação

Quando este parâmetro não for informado, o sistema busca o caminho informado no cadastro de portador, campo Diretório Arquivos Remessa da telaF039POR.

Importante

Este parâmetro NOMARQ sofreu alteração! Anteriormente, era possível manipular através dele, também o nome e a extensão do arquivo, agora não é mais possível. E se for informado um nome de arquivo no parâmetro NOMARQ, será apresentada a mensagem de erro: Informe no parâmetro NOMARQ o caminho válido onde o arquivo será gravado, sem informar nome de arquivo.

O nome do arquivo da remessa será gerado automaticamente pelo agendador e será formado pelo portador, empresa, filial e número da remessa, possuindo a extensão padrão REM. Porém, tanto o nome como a extensão do arquivo podem ser manipuladas através do identificador de regras CRE-310PRBAR01 ativo e com regra cadastrada (utilizando a variável VSArqRem).

Independente de onde o sistema busque o caminho, se pelo parâmetro NOMARQ ou pelo campo Diretório Arquivos Remessa da telaF039POR, o tratamento para o nome e extensão do arquivo é o mesmo.

Observação

Ao utilizar os camposESCOLHE_DATA_EMISSAO e ESCOLHE_DATA_VENCIMENTO, com a opção DATA_REGRA, as quatro variáveis devem estar mencionadas conforme exemplo acima.

MÓDULO IDENTIFICADOR
CRE 301EMAIL01
CRE 310PRBAR01
CRE 310PRBAI01

Este artigo ajudou você?