Faturamento
O faturamento é um dos principais processos de qualquer empresa e os indicadores relacionados a esta área são importantes para garantir a saúde financeira do seu negócio.
O relatório Faturamento do Analytics ERP possibilita a visualização e exportação fácil e rápida de dados chave do dia a dia. Evolução do faturamento mensal, comparativo YoY, top cliente, produtos e representantes são algumas das informações disponíveis neste relatório.
Widgets disponíveis
Descrição: Exibe o faturamento total ano anterior.
Detalhamento: Corresponde ao valor acumulado das notas fiscais emitidas no ano anterior ao ano da data de extração dos dados. O valor é calculado a partir do valor líquido dos itens de produto (E140IPV.VlrLiq) e de serviço (E140ISV.VlrLiq) de notas fiscais emitidas, descontando-se o valor correspondente a quantidade devolvida através da fórmula: (ValorLiquidoItem= (ValorLiq / QtdeFaturada) * (QtdeFaturada –QtdeDevolvida). São consideradas no cálculo notas fiscais com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv= 2) e com situação do documento eletrônico “3 -Autorizado” (E140IDE.SitDoe= 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). Os valores são apresentados de forma agrupada por empresa e filial.
Descrição: Exibe o faturamento total ano base.
Detalhamento: Corresponde ao valor acumulado das notas fiscais emitidas no ano corrente até a data de extração dos dados. O valor é calculado a partir do valor líquido dos itens de produto (E140IPV.VlrLiq) e de serviço (E140ISV.VlrLiq) de notas fiscais emitidas descontando-se o valor correspondente a quantidade devolvida através da fórmula:(ValorLiquidoItem = (ValorLiq / QtdeFaturada) * (QtdeFaturada –QtdeDevolvida)). São consideradas no cálculo notas fiscais com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv= 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado”(E140IDE.SitDoe= 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). Os valores são apresentados de forma agrupada por empresa e filial.
Descrição: Exibe o % da variação do faturamento total aplicando comparativo ano anterior x ano base até a data atual.
Detalhamento: Representa o percentual da variação do valor total de faturamento do ano corrente em relação ao valor total do faturamento no ano anterior para cada empresa e filial.
Descrição: Exibe o faturamento mensal do ano base aplicando comparativo YoY com ano anterior.
Detalhamento: Faturamento mensal no ano corrente até a data de extração dos dados. Os valores são apresentados através do somatório do valor líquido dos itens de notas fiscais de vendas de produtos (E140IPV.VlrLiq) e de serviços (E140ISV.VlrLiq) emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor líquido do item corresponde a quantidade faturada (E140IPV.QtdFat) descontando-se o valor referente a quantidade devolvida (E140IPV.QtdDev) do item.Os valores são apresentados mês a mês para cada empresa e filial.
Descrição: Exibe a variação do faturamento mensal aplicando YoY com base ano atual x ano anterior.
Detalhamento: Corresponde ao valor total de faturamento mês a mês no ano corrente e o valor total de faturamento no mês correspondente no ano anterior. Os valores são apresentados mês a mês para cada empresa e filial.
Descrição: Exibe a quantidade total de vendas do ano anterior.
Detalhamento: Quantidade de notas fiscais emitidas no ano anterior ao ano da data de extração dos dados. São consideradas no cálculo da quantidade de vendas efetuadas as notas fiscais emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). A quantidade de vendas é apresentada de forma agrupada por empresa e filial.
Descrição: Exibe a quantidade total de vendas no ano base.
Detalhamento: Quantidade de notas fiscais emitidas no ano corrente até a data de extração dos dados. São consideradas no cálculo da quantidade de vendas efetuadas as notas fiscais emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). A quantidade de vendas é apresentada de forma agrupada por empresa e filial.
Descrição: Exibe o ticket médio geral ano base.
Detalhamento: Corresponde ao valor médio das notas fiscais emitidas no ano corrente até a data de extração dos dados. O valor do ticket médio corresponde ao valor acumulado das notas fiscais pela quantidade notas fiscais emitidas. Ticket médio = Faturamento acumulado / Quantidade de vendas. São consideradas no cálculo as notas fiscais emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor do ticket médio é apresentado de forma agrupada por empresa e filial.
Descrição: Exibe os Top 20 produtos do ano base.
Detalhamento: Corresponde ao valor médio das notas fiscais emitidas no ano corrente até a data de extração dos dados para cada item de produto ou serviço. O valor do ticket médio corresponde ao valor acumulado das notas fiscais pela quantidade notas fiscais emitidas para cada item de produto ou serviço. Ticket médio = Faturamento acumulado / Quantidade de vendas. São consideradas no cálculo as notas fiscais emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor do ticket médio é apresentado por item de nota fiscal de forma agrupada para cada empresa e filial. São apresentados os 20 itens com maior ticket médio.
Descrição: Exibe a quantidade de clientes distintos associados aos faturamentos no mês.
Detalhamento: Corresponde à quantidade mensal de clientes atendidos por notas fiscais de vendas emitidas no ano corrente até a data de extração dos dados. São consideradas notas fiscais válidas as emitidas no período citado com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). Os valores são apresentados de forma agrupada por empresa e filial.
Descrição: Exibe os top 20 clientes em relação a faturamento.
Detalhamento: Faturamento por cliente no ano corrente até a data de extração dos dados. Os valores são apresentados através do somatório do valor líquido dos itens de notas fiscais de vendas de produtos (E140IPV.VlrLiq) e de serviços(E140ISV.VlrLiq) emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor líquido do item corresponde a quantidade faturada (E140IPV.QtdFat) descontando-se o valor referente a quantidade devolvida (E140IPV.QtdDev) do item.Os valores são apresentados de forma acumuladas por cliente para cada empresa e filial. São apresentados os valores dos vinte clientes com maior faturamento.
Descrição: Exibe os top 20 representantes em relação a faturamento.
Detalhamento: Faturamento por representante no ano corrente até a data de extração dos dados. Os valores são apresentados através do somatório do valor líquido dos itens de notas fiscais de vendas de produtos (E140IPV.VlrLiq) e de serviços(E140ISV.VlrLiq) emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8])e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor líquido do item corresponde a quantidade faturada (E140IPV.QtdFat) descontando-se o valor referente a quantidade devolvida (E140IPV.QtdDev) do item. Os valores são apresentados de forma acumuladas por representante para cada empresa e filial. São apresentados os valores dos vinte representantes com maior faturamento.
Descrição: Exibe o faturamento total do ano base por UF.
Detalhamento: Faturamento por Unidade da Federação (UF) no ano corrente até a data de extração dos dados. Os valores são apresentados através do somatório do valor líquido dos itens de notas fiscais de vendas de produtos (E140IPV.VlrLiq) e de serviços(E140ISV.VlrLiq) emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor líquido do item corresponde a quantidade faturada (E140IPV.QtdFat) descontando-se o valor referente a quantidade devolvida (E140IPV.QtdDev) do item. Os valores são apresentados agrupados por UF para cada empresa e filial.
Descrição: Exibe o faturamento total do ano base por município.
Detalhamento: Faturamento por Município no ano corrente até a data de extração dos dados. Os valores são apresentados através do somatório do valor líquido dos itens de notas fiscais de vendas de produtos (E140IPV.VlrLiq) e de serviços(E140ISV.VlrLiq) emitidas no período com situação “2 - Fechada” (E140NFV.SitNfv = 2) e com situação do documento eletrônico “3 - Autorizado” (E140IDE.SitDoe = 3). São consideradas também notas fiscais fechadas e não emitidas por dispositivo eletrônico (E020SNF.DisAut <> [6, 7, 8]) e cuja transação do item de produto (E140IPV.TnsPro) ou serviço (E140ISV.TnsSer) seja definida para considerar a nota fiscal de saída como faturamento (E001TNS.VenFat = “S”). O valor líquido do item corresponde a quantidade faturada (E140IPV.QtdFat) descontando-se o valor referente a quantidade devolvida (E140IPV.QtdDev) do item. Os valores são apresentados agrupados por município e UF para cada empresa e filial. São apresentados os cem municípios com maior faturamento.
Importante
Todos os filtros de data levam em conta a data de emissão das notas fiscais de venda (E140NFV.DATEMI) e são apresentados para cada empresa e filial cadastrada.