No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Integrações com outros sistemas > Web services > Teste de funcionamento via depuração

Teste de funcionamento de web service via depuração

Ao acessar um sistema Senior utilizando o modo -mcdebug, esta tela é apresentada.

Importante

O parâmetro MCDebug deve ser utilizado apenas para fins de testes e depuração de web services. Não deve ser utilizado para operações do dia a dia dos sistemas, pois não é otimizado para esse fim e sua usabilidade pode ser complexa para usuários não especialistas.

Não é recomendável seu uso sem o conhecimento dos dados de entrada do web service e dos processos que serão executados. Fazer uso deste recurso sem o conhecimento adequado pode ocasionar em perda de dados na base do sistema e inconsistências de ambiente.

Esta tela tem a finalidade de realizar testes de funcionamento de web services publicados para cada produto, de acordo com as permissões existentes na proprietária de cada cliente.

A listagem apresenta o nome de cada web service, e é possível realizar a busca deles, até mesmo com as expressões regulares * ou ? para facilitar.

Eventualmente, os web services podem conter portas versiondas, quando essa situação ocorrer, é necessário tomar o cuidado para selecionar a versão adequada para realização do teste. Para visualizar as versões disponíveis da porta, clique no botão . Será apresentada uma lista com todas as versões existentes.

Também é possível acessar esse conteúdo ao clicar duas vezes sobre um web service, ou selecioná-lo e clicar no botão de execução .

Ao clicar sobre a versão escolhida, será exibida a tela com os parâmetros correspondentes à porta e web service. Cada web service irá apresentar informações diferentes de acordo com os parâmetros que possui, entretanto, todos eles apresentação o cabeçalho para selecionar e configuração das seguintes opções:

Botões

Carregar XML
Possibilita carregar um arquivo XML com os parâmetros a serem utilizados para a execução da requisição ao web service. Esta opção deve ser utilizada quando for necessário carregar um arquivo XML salvo através da opção Salvar entrada / XML.

Parâmetros / XML
Possibilita visualizar todos os parâmetros digitados na grade da aba Entrada de Dados da Nota Fiscal no formato de arquivo XML.

Salvar entrada / XML
Possibilita salvar um arquivo XML com todas as informações digitadas na grade da aba “Entrada de Dados da Nota Fiscal”. Esta opção é útil para, por exemplo, com necessita-se efetuar vários testes com os mesmos parâmetros.

Salvar resposta / XML
Possibilita salvar um arquivo XML com todas as informações retornadas pelo Web Service da requisição solicitada. Basicamente, é o resultado da solicitação efetuada ao web service (registrado na aba “Saída de dados da nota fiscal”).

Modo de execução

Os parâmetros adicionais, que são iguais a todos os web services dependendo do modo de execução selecionado, podem ser visualizados na documentação, ao clicar sobre o botão Ajuda de um web service selecionado na tela do Editor de web services.

Execução do teste

Quando o teste é executado com sucesso, o campo Tipo Retorno é preenchido com “1” (processado com sucesso) e o campo Mensagem Retorno é preenchido com a mensagem “Processamento efetuado com sucesso.”. Isso indicará que a requisição foi recebida e processada pelo Middleware Senior com sucesso.

É possível verificar os dados retornados pelo web service da requisição enviada ao Middleware Senior.

Este artigo ajudou você?