Roteiro para configuração do OAuth2
Siga o passo a passo abaixo para configurar o modo OAuth2 de autenticação da Microsoft e do Google no Gestão Empresarial | ERP.
O que deve ser feito?
- Abra o Central de Configurações Senior, presente na pasta de instalação do Gestão Empresarial | ERP;
- Acesse a tela de configuração de e-mail na Central de Configurações Senior, acessada através do caminho Conexões de rede > Envio de e-mail;
- Selecione a opção Habilitar envio de e-mail;
- No campo Servidor SMTP, informe as seguintes informações:
- Servidor SMTP: smtp.office365.com
- Porta: 587
- Informe o endereço que será utilizado para envio de mensagens no campo Endereço do usuário origem das mensagens;
- Marque a caixa de seleção Utilizar autenticação OAuth2 e clique na opção Office365;
- Ao clicar no botão Office365, será solicitada a autenticação na conta Microsoft. Ao usuário, será necessário que dê a permissão para o envio de e-mail com a conta do usuário;
- Após essas configurações, o envio de e-mail pelo aplicativos Senior estará configurado para o usuário cadastrado da Central de Configurações Senior;
- É obrigatório que as caixas de seleção Utilizar SSL e Usar STARTTL estejam assinaladas para que o recurso funcione corretamente.
- Abra o Central de Configurações Senior, presente na pasta de instalação do Gestão Empresarial | ERP;
- Acesse a tela de configuração de e-mail na Central de Configurações Senior, acessada através do caminho Conexões de rede > Envio de e-mail;
- Selecione a opção Habilitar envio de e-mail;
- No campo Servidor SMTP, informe as seguintes informações:
- Servidor SMTP: smtp.gmail.com
- Porta: 587
- Informe o endereço que será utilizado para envio de mensagens no campo Endereço do usuário origem das mensagens;
- Marque a caixa de seleção Utilizar autenticação OAuth2 e clique na opção Gmail;
- Ao clicar no botão Gmail, abrirá o navegador padrão com a página de autenticação do provedor;
- Selecione ou acesse a conta informada anteriormente;
- Confirme as permissões solicitadas;
- É obrigatório que as caixas de seleção Utilizar SSL e Usar STARTTL estejam assinaladas para que o recurso funcione corretamente.
Importante
- Utilizando essa forma de autenticação não será possível alterar o endereço do remetente. Sendo assim, todos os e-mails serão enviados usando o endereço informado na Central de Configurações Senior;
- Para mais informações sobre configuração de envio de e-mail, acesse a documentação presente no manual da Tecnologia e a base de conhecimento.
- A partir de junho de 2024, a autenticação básica deixou de funcionar para o Office365, conforme informação da própria Microsoft.