No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Manutenção do comando para carga das informações na geração do registro

O cadastro de declarações tem o objetivo de facilitar a manutenção de informações para um arquivo eletrônico, com ele é possível montar ou modificar a busca de informações para tabelas de usuários, além de aplicar alterações nas informações apresentadas em cada linha dos arquivos eletrônicos.

Entendendo o funcionamento do cadastro de declarações

Pontos de intervenção

Regra
Por meio de uma regra associada ao registro, o usuário pode aplicar duas formas de manutenções no registro. A primeira funcionalidade é a alterar o comando SQL padrão da rotina utilizado para a geração do registro. A segunda funcionalidade é permitir uma manutenção dos conteúdos de cada campo presente no respectivo registro.

Forma de Busca de Dados
Através da forma de busca de dados é possível alterar o comando SQL padrão da rotina utilizado para geração do registro. Para isso, é necessário criar uma forma de busca de dados e associá-la ao registro desejado para alteração do comando. Vale ressaltar que as configurações de uma forma de busca de dados devem obedecer as regras de geração de cada registro.

SQL Usuário
Através deste campo é possível informar um comando SQL para alterar o SQL padrão da rotina para geração do registro, porém a sua programação é manual baseada na documentação de geração de cada registro.

Regra geral de nomenclatura de variáveis no cadastro de declaração

Todas as variáveis utilizadas nas regras do cadastro de declaração têm a seguinte estrutura:

Variáveis Globais

MóduloNCodEmp:<> Esta variável não retorna valor, ela contém o código da empresa na geração do cadastro de declarações. Por exemplo: IMPNCodEmp.

 <Módulo>NCodFil: Esta variável não retorna valor, ela contém o código da filial na geração do cadastro de declarações. Por exemplo: IMPNCodFil.

 <Módulo>DDatIni: Esta variável não retorna valor, ela contém a data inicial para a geração das informação do cadastro de declarações. Por exemplo: IMPDDatIni.

 <Módulo>DDatFim: Esta variável não retorna valor, ela contém a data final para a geração das informação do cadastro de declarações. Por exemplo: IMPDDatFim.

 <Módulo>AEveReg: Esta variável não retorna valor, ela informa as constantes SQL (quando a regra estiver sendo executada para alterar o comando SQL padrão da rotina) e REGISTRO (quando a regra estiver sendo executada para alterar os conteúdos dos campos do registro correspondente). Por exemplo: IMPAEveReg.

Alteração do comando SQL padrão via regra

Um registro de uma declaração permite a alteração do seu comando SQL padrão da rotina para suprir a necessidade de localização de informações em tabelas de usuário, campos de usuário, informações oriundas de outras tabelas não definidas no padrão, campos de outras tabelas, alterações em campos com registros dependentes (gerações de registros de cadastros a partir de movimentos), entre outras situações. Para isso, é necessário toda a definição do comando SQL do respectivo registro na regra.

Para alterar o comando SQL padrão da rotina do registro utilizando uma regra associada ao registro através do campo Regra da tela F049REG existem as seguintes variáveis para controle:

MóduloAREG:<> Esta variável não retorna valor, ela indica o código do registro que está sendo executado pela gera neste momento;

MóduloAPRMSQL:<> Parâmetro adicional do registro. Utilizado para identificar o processo em que o SQL será utilizado. Dentro de um mesmo registro podem existir mais de um comando SQL para sua montagem. Esta variável não retorna valor;

MóduloACMDSQL:<> Variável que receberá o texto com o comando SQL para ser interpretado e executado pelo registro correspondente.

Importante

Na geração de um arquivo que possui acesso ao cadastro de declaração, há a opção Gerar Log dos SQL executados, quando assinalado este campo é gerado. Este log será gerado na pasta "Log" da instalação do ERP Senior. 

Manutenção do Registro via Regra

Para realizar a manutenção do registro padrão criado pelo ERP Senior, deve-se criar uma regra associada ao registro através do campo Regra da tela F049REG . As variáveis disponibilizadas para a regra possuem o conteúdo que será gravado no registro padrão. Para alterá-lo basta atualizar as variáveis disponíveis na regra. Como padrão, todas as variáveis que são carregadas para a regra são atualizadas no retorno do processamento.

Para a manutenção de campos, não é necessária a inclusão de todo o comando SQL padrão da rotina na regra, deve-se apenas utilizar a variável que sofre a alteração, podendo ser aplicados recursos da LSP Senior como: Cursores, listas dinâmicas, SQL_criar, funções de programadores, entre outros recursos disponíveis na criação de regras.

A nomenclatura das variáveis dos campos de um registro do cadastro de declaração segue a regra geral de nomenclatura de variáveis, onde o nome da variável é o conteúdo do campo Nome do Campo informado na tela F049DRE.

Para cadastro de declarações que possui uma estrutura do arquivo em forma hierárquica/níveis, é possível acessar qualquer valor dos campos dos níveis anteriores ao registro que está sendo gerado no momento da regra.

A estrutura de nomenclatura destas variáveis de níveis anteriores é:

Inclusão do comando SQL a um registro que não possui padrão ERP Senior

Na documentação do sistema existem registros que possuem o cadastro de declaração associado a uma observação que não há uma comando padrão do ERP Senior, porém este comando pode ser facilmente parametrizado, com a inclusão de um comando SQL obedecendo à nomenclatura dos campos de retorno para o registro e os filtros dinâmicos possíveis para a geração do registro.

Abaixo há um exemplo de registro que apresenta apenas a documentação para parametrização do comando SQL para a sua geração:

REGISTRO M230: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE DEFERIMENTO
CAMPO DESCRIÇÃO TIPO TAM DEC RETORNO REGRA
01 REG Texto fixo contendo "M230" C 004* - Fixo 'M230'.
02 CNPJ CNPJ da pessoa jurídica de direito público, empresa pública, sociedade de economia mista ou suas subsidiárias. N 014* - CGCPAR
03 VL_VEND Valor Total das vendas no período N - 02 VLRVEN
04 VL_NAO_RECEB Valor Total não recebido no período N - 02 VLRNRE
05 VL_CONT_DIF Valor da Contribuição diferida no período N - 02 VLRCOD
06 VL_CRED_DIF Valor do Crédito diferido no período N - 02 VLRCRD
07 COD_CRED Código de Tipo de Crédito diferido no período, conforme a Tabela 4.3.6. C 003* - TIPCRE

Observação

Tipo Numérico - CGCPAR, VLRVEN, VLRVEN, VLRCOD, VLRCRD
Tipo Alfanumérico - TIPCRE
Filtros - {CODEMP}, {DATAPI}

Neste caso é necessário especificar um SQL para o registro para que seja definida uma regra e vinculá-la a geração do registro no cadastro de declaração./p>

A regra utilizará a variável IMPACMDSQL (que é do tipo alfanumérica) e esta deve receber o novo SQL, este comando deve obrigatoriamente seguir o que este descrito no Ajuda do sistema para aquele registro específico.

Deverá existir no SQL definido os campos abaixo, caso um deles não esteja definido um ACCESS VIOLATION é gerado. Os retornos do SQL são: CGCPAR, VLRVEN, VLRNRE, VLRCOD, VLRCRD e TIPCRE. Os filtros deste SQL são: {CODEMP} e {DATAPI}

Logo, o comando poderá ser:

Exemplos de regras

Observação

Os exemplos abaixo são maneiras de como manipular o SQL para atender a customização. O SQL padrão poderá mudar de acordo com a versão, desta forma é necessário sempre buscar o SQL atualizado na tela de geração do SPED, na opção Gerar log dos SQL executados. O Gestão Empresarial PME | GO UP não tem acesso às regras.

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