F660ISP - Fichas Técnicas Real e Padrão
As fichas técnicas definem as composições dos produtos produzidos com seus componentes e quantidades. Existem dois tipos de fichas técnicas: a padrão, que contempla o modelo de produção do produto pré-cadastrado com seus consumos e quantidades e, a ficha técnica real, que é montada automaticamente pelo sistema com base no consumo real de componentes e quantidades no mês da geração do SPED Fiscal.
A ficha técnica real só é possível de ser gerada a partir de ordens de produções finalizadas no período, pois com a quantidade de componentes baixados em um período não dá para ter certeza para quantas unidades do produto final serão destinadas, assim como, a produção deste produto também pode demandar novos componentes que não irão condizer com a ficha técnica efetiva desta produção.
A rotina de uma ordem de produção em andamento no período não terá ficha técnica real, apenas a ficha técnica padrão. Para tanto, nesta rotina o aconselhável é utilizar a ficha técnica padrão com a utilização da estrutura equivalente (substituta) para indicar a qual componente da ficha técnica está previsto.
Nota
Para a geração do arquivo, somente um tipo de ficha técnica será exportado. O tipo deve ser cadastrado na tela de Cadastro de Produtos (F075PRO), campo Ficha técnica na geração do SPED Fiscal.
Para integrar a ficha técnica em tributos, a rotina é gerada com o tipo de produto para impostos igual "05 (no SPED 04 - Produto Acabado)" ou "06 (no SPED 03 - Produto em Processo)". Este indicativo está no cadastro do produto.
Somente serão integradas fichas técnicas de produtos parametrizados com o Tipo de Produção T - Produção Tradicional.
A ficha técnica somente será gerada se houver alguma movimentação na ordem de produção deste produto ou alguma movimentação de estoques no período da integração.
Na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), o campo Ficha técnica na geração do SPED Fiscal somente estará habilitado quando o produto for do tipo produzido.
O campo Ficha técnica na geração do SPED Fiscal pode ser preenchido com as opções "P - Padrão" e "R - Real". Essas opções determinam a forma de geração do registro 0210 - Consumo específico padronizado, do SPED Fiscal. Quando esse campo não estiver preenchido, o sistema assume como opção a ficha técnica padrão. Quando já existir essa informação no cadastro da família (F012FAM), ela será herdada para o produto se for uma inclusão.
A rotina de integração da ficha técnica atende as obrigações fiscais do SPED Fiscal e Inovar Auto.
Quando o modelo de um produto possui um componente montado, ele não é listado como componente da ficha técnica padrão do SPED Fiscal, sendo seus itens listado no seu lugar.
Importante
Quando o componente montado de um modelo possuir tipo de quantidade diferente de "proporcional" ou o item desse componente tiver tipo de quantidade diferente de "proporcional", a quantidade gerada na ficha técnica padrão sempre será 1.
Arredondamento de quantidade/valores
O sistema utiliza o seguinte critério para arredondar valores/quantidades rateadas:
- Quando o campo Utiliza Decimais da tela Cadastro de Famílias (F012FAM) está preenchido com "Sim", o arredondamento considera o número de casas decimais informado no campo Quantidade Decimais Estoque;
- Se o campo Utiliza Decimais Cadastro Unidade Medida da tela Cadastro de Produtos (F075PRO) estiver preenchido com "Não", o arredondamento considera o número de casas decimais informado no cadastro de unidade de medidas (F015MED);
- Se o campo Utiliza Decimais Cadastro Unidade Medida da tela Cadastro de Produtos (F075PRO) estiver preenchido com "Sim", o arredondamento considera o número de casas decimais descrito no leiaute do SPED Fiscal, de acordo com o registro relacionado.
Observação
Será sempre utilizado o menor valor válido quando a aplicação do arredondamento tiver as casas decimais definidas e um dos itens acima resultar em zero na quantidade utilizada do componente.
- Se estiver configurado para ser 0 casas decimais: o menor valor válido será 1;
- Se estiver configurado para ser 1 casa decimal: o menor valor válido será 0,1;
- Se estiver configurado para ser 2 casas decimais: o menor valor válido será 0,01;
- Se estiver configurado para ser 3 casas decimais: o menor valor válido será 0,001;
- Se estiver configurado para ser 4 casas decimais: o menor valor válido será 0,0001;
- Se estiver configurado para ser 5 casas decimais: o menor valor válido será 0,00001;
- Se estiver configurado para ser 6 casas decimais: o menor valor válido será 0,000001.
Ficha Técnica Padrão
Mensalmente, apenas uma ficha técnica padrão é gerada para cada produto produzido e, os componentes do produto são identificados pelo modelo do produto produzido definido na engenharia de produção. Este é o processo realizado pelo sistema para identificar as fichas técnicas padrão para a geração do bloco K:
- São selecionadas todas as movimentações de estoque dos produtos produzidos integrados, utilizando como filtro a empresa, filial e data da movimentação do produto conforme período de apuração informado;
- São selecionados todos os apontamentos de produção dos produtos produzidos integrados, utilizando como filtro a empresa, filial, quantidade de apontamento igual a zero e data de apontamento do produto conforme período de apuração informado;
- Após a seleção de todos os registros de movimentações de estoques dos produtos produzidos, os registros são agrupados por: empresa, filial, produto/derivação produzidos e mês/ano da movimentação. Apenas é registrada uma ficha técnica padrão para o produto/derivação no mês;
- São obtidos os meses de fechamento das fichas técnicas, conforme o período informado. Caso o período abranger dois ou mais meses, uma ficha técnica padrão é gerada para cada mês/ano do período.
ExemplosPeríodo de apuração: 01/01/2014 até 31/01/2014.
- Ficha técnica: 01/2014.
Período de apuração: 01/01/2014 até 25/02/2014.
- Ficha técnica: 01/2014;
- Ficha técnica: 02/2014.
Período de apuração: 01/01/2014 até 28/02/2014.
- Ficha técnica: 01/2014;
- Ficha técnica: 02/2014.
Período de apuração: 01/01/2014 até 15/03/2014
- Ficha técnica: 01/2014;
- Ficha técnica: 02/2014;
- Ficha técnica: 03/2014.
- Todos os registros das fichas técnicas são excluídos, como também seus respectivos componentes e também a ligação com apontamentos da produção. Neste caso, somente são excluídas fichas técnicas encontradas no período informado;
- Os dados gerais das fichas técnicas padrão para cada mês identificado são registrados com as informações: empresa, filial, produto/derivação produzido e data da ficha técnica;
- É efetuada a ligação entre os apontamentos de produção selecionados no período de apuração e o registro dos dados gerais da ficha técnica padrão. Dessa forma, haverá o rastreamento entre as fichas técnicas padrão e os apontamentos já apurados;
- No cadastro do produto produzido (F075PRO), é obtido o Modelo de produção do produto;
- Nos dados gerais do modelo (F700CMC) associado ao produto produzido, é verificado se a derivação do produto está vinculada ao produto. A busca do modelo é por empresa;
- Todos os componentes do modelo associado ao produto produzido são obtidos, considerando as seguintes regras:
- somente componentes em que o tipo de produto for diferente de serviço;
- apenas componentes que no modelo estão definidos como "Saída" (F700CMC) ;
- somente os componentes que não são equivalentes.
- A quantidade bruta utilizada e o percentual de perda são aqueles definidos nos campos Qtde. Util. Bruta e % Perda, respectivamente, da grade Consumos do Componente/Subproduto, na tela de Modelos (F700CMC);
- As informações a seguir são registradas para os componentes utilizados no processo de industrialização do produto acabado: empresa, filial, ficha técnica (produto acabado), componente/derivação e quantidade utilizada.
Ficha Técnica Real
A ficha técnica real do produto produzido contempla os apontamentos de produção, identificando de quais produtos deve ser gerada a ficha técnica. Mensalmente, penas uma ficha técnica real é gerada para cada produto produzido e, os componentes do produto são identificados pelo apontamento do consumos dos componentes. Este processo é realizado pelo sistema para identificar as fichas técnicas reais para a geração do bloco K:
- O mês/ano da ficha técnica real é identificado conforme o período de apuração informado. Quando informado um período de apuração que abrange dois ou mais meses, uma ficha técnica real é gerada para cada mês/ano do período.
ExemplosPeríodo de apuração: 01/01/2014 até 31/01/2014.
- Ficha técnica: 01/2014.
Período de apuração: 04/01/2014 até 25/02/2014.
- Ficha técnica: 01/2014;
- Ficha técnica: 02/2014.
Período de apuração 10/01/2014 até 28/02/2014.
- Ficha técnica: 01/2014;
- Ficha técnica: 02/2014.
Período de apuração 01/01/2014 até 15/03/2014.
- Ficha técnica: 01/2014;
- Ficha técnica: 02/2014;
- Ficha técnica: 03/2014.
- Com base no mês/ano da ficha técnica identificada, a ligação entre a ficha técnica real e os apontamentos da produção é removida e os componentes são excluídos definitivamente;
- Para a apuração da ficha técnica real sempre será considerado o dia 1º para a data inicial, independente do dia informado na apuração, ou seja, se for informado o dia 03/10/2014, por exemplo, é considerada a data 01/10/2014;
- São selecionados todos os apontamentos dos produtos produzidos registrados por empresa e filial, considerando os filtros:
- Quando a produção for própria:
- Somente ordem de produção/documento que está com a data de finalização preenchida e a data de finalização da OP é menor ou igual a data final do período;
- A data do apontamento de produção deve estar dentro do período de apuração;
- A quantidade de produto produzido deve ser maior que zero.
- Quando a produção for em terceiros:
- A data do reconhecimento da produção deve estar dentro do período de apuração.
- Quando a produção for produtos kit:
- A data de emissão da nota fiscal de saída deve estar dentro do período da apuração.
- Quando a produção for própria:
ExemploSe no mês 10/2014 há os seguintes apontamentos:
- Ordem de produção/documento 1: apontamento de 10 peças do produto A;
- Ordem de produção/documento 5: apontamento de 5 peças do produto A (está sem data de finalização preenchida);
- Ordem de produção/documento 7: apontamento de 20 peças do produto A.
Apenas as ordens de produção/documentos 1 e 7 atendem os filtros acima e são apuradas.
- O produto/derivação produzido e apurado deve possuir somente uma ficha técnica por mês/ano e por empresa e filial;
- Os dados gerais da ficha técnica real são registrados: empresa e filial, produto/derivação produzido e data da ficha técnica identificada;
- A ligação entre os apontamentos de produção e o registro dos dados gerais da ficha técnica real é realizada conforme empresa, filial, produto/derivação produzido e data do apontamento de produção ou reconhecimento da produção. Desta maneira há um rastreamento entre as fichas técnicas e os apontamentos de produção;
- Para cada produto produzido apurado que possui uma ficha técnica real para o mês/ano são selecionadas todas as ordens de produção/documentos ligados a essa ficha técnica;
- Para cada ordem de produção/documento selecionado serão buscados todos os seus apontamentos de produção, independentemente do mês. Ou seja, se no mês 10/2014, por exemplo, existe um apontamento de produção (atendendo os filtros de seleção) todos os outros lançamentos dessa ordem de produção/documentos serão encontrados e somados à quantidade total produzida;
- A quantidade total produzida em cada ordem de produção/documento é somada, gerando um total de produção do produto;
ExemploFica técnica do Produto A.
Ordem de produção/documento: 145.
- Apontamento 01/08/2014 - 15 peças Produto A;
- Apontamento 15/09/2014 - 10 peças produto A;
- Apontamento 10/10/2014 - 5 peças Produto A (finalização da ordem de produção/documento ou data do reconhecimento da produção).
Ordem de produção/documento: 157.
- Apontamento 20/09/2014 - 10 peças Produto A;
- Apontamento 25/09/2014 - 15 peças Produto A;
- Apontamento 06/10/2014 - 10 peças produto A (finalização da ordem de produção/documento ou data do reconhecimento da produção).
Ordem de produção/documento: 158.
- Apontamento 25/10/2014 - 5 peças Produto A.
São somadas as quantidades totais apontadas nas ordens de produção/documentos 145 e 157 (estão finalizados no caso da produção própria), porém a quantidade da ordem de produção/documento 158 não é somada (não houve a finalização no caso da produção própria). Desta maneira o total produzido, independente da ordem/documento, será 65 peças na apuração do mês 10/2014.
- Para cada ordem de produção/documento selecionado são buscados todos os apontamentos de consumo de componentes, independentemente do mês. Ou seja, se no mês 10/2014, por exemplo, existir um apontamento de produção com a data de finalização preenchida (caso da produção própria), todos os outros lançamentos dessa ordem de produção/documentos serão encontrados e somados à quantidade total consumida de cada componente;
- O componente substituído sempre é utilizado para seleção dos componentes, mesmo quando existir um componente substituto informado;
- A quantidade consumida do componente em cada ordem de produção/documento é somada, gerando um total do consumo de cada componente de todas as ordens de produção/componentes;
ExemploFica técnica do Produto A.
Ordem de produção/documento: 145.
- Consumo em 01/08/2014: 15 peças do componente A e 30 peças do componente B;
- Consumo em 01/08/2014: 10 peças do componente A e 20 peças do componente B;
- Consumo em 01/08/2014: 5 peças do componente A e 10 peças do componente B (logo após esse consumo a ordem de produção/documento foi finalizada).
Ordem de produção/documento: 157.
- Consumo em 20/09/2014: 10 peças do componente A e 20 peças do componente B;
- Consumo em 25/09/2014: 15 peças do componente A e 30 peças do componente B;
- Consumo em 06/10/2014: 10 peças do componente A e 20 peças do componente B (logo após esse consumo a ordem de produção/documento foi finalizada).
Ordem de produção/documento: 158.
- Consumo em 25/10/2014: 5 peças do componente A e 10 peças do componente B.
As quantidades totais apontadas das ordens de produção/documentos 145 e 157 serão somadas (estão finalizadas no caso da produção própria), porém as quantidades da ordem de produção/documento 158 (não houve a finalização no caso da produção própria). Desta maneira, o total consumido do componente A será 65 e do componente B 130, independente da ordem de produção/documento, na apuração do mês 10/2014.
- A quantidade necessária de cada componente para produzir um produto acabado é calculada da seguinte forma: Quantidade utilizada do componente = (quantidade total consumida do componente / quantidade total produzida do produto acabado);
- O arredondamento das casas decimais da quantidade utilizada de cada componente considera a quantidade de casas decimais definida no leiaute do SPED Fiscal, que neste caso é seis;
- O percentual de perda utilizado é aquele definido no campo % Perda da grade Consumos do Componente/Subproduto, na tela de Modelos (F700CMC);
- As informações a seguir são registradas para cada componente do produto produzido: ficha técnica real, empresa, componente/derivação e quantidade utilizada.