No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

F669CFT - SPED FCONT

Através desta tela, SPED FCONT, são apresentados os lançamentos da contabilidade societária que foram efetuados, utilizando os novos critérios introduzidos pela Lei 11.638/07, pelos artigos 37 e 38 da Lei 11.941/09. Em relação a estes lançamentos contábeis, a empresa deve efetuar os lançamentos utilizando os métodos e critérios contábeis aplicáveis à legislação tributária. As diferenças apuradas entre as duas metodologias compõem o ajuste específico a ser efetuado no Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR).

Conforme a IN RFB 967/09 (com a redação dada pela IN RFB 970/09) as empresas obrigadas a apresentar do FCONT, as pessoas jurídicas que, cumulativamente:

  1. tributadas pelo lucro real;
  2. optado pelo Regime Tributário de Transição (IN RFB 949/09);
  3. existam lançamentos com base em critérios diferentes entre a legislação societária e fiscal.

Para mais informações sobre a legislação IN RFB 967/09, acesse o sitio da Receita Federal. Este aplicativo permite a geração e manutenção de todas as informações do FCONT.

Campos

Filial
Informar a filial, ela deve compor o agrupamento de filiais.

Agrup. Filiais
Informar um agrupamento de filiais.

Período
Informar o período inicial e final, no formato Dia/Mês/Ano.

Versão do PVA
Informar a versão.

Processos

Parametrizações iniciais para a geração do SPED FCONT.

Geração por centro de custos

Dúvidas gerais

Para mais informações sobre o SPED FCONT, confira as documentações disponíveis em SPED - Documentação por Processo.

Para efetuar a geração dos registros é necessário informar a filial (ou abrangência) e o período. Os registros são gerados de acordo com os blocos selecionados, basta marcá-los na estrutura "IN 949". A estrutura dos registros da "IN 949" é agrupada por hierarquia. Deste modo, ao selecionar um registro mestre, os registros complementares a esse também são selecionados. Caso deseje que não sejam gerados, eles devem ser desmarcados. A estrutura hierárquica dos registros facilita o conhecimento do usuário de quais registros dependem uns dos outros para a geração.

Ao efetuar o processamento da IN 949 e gerar o arquivo com a extensão "TXT", caso for marcado qualquer registro do grupo, são gerados os registros obrigatórios. Os registros obrigatórios de abertura e encerramento são gerados automaticamente ao selecionar qualquer registro.

Observação

Por ser um arquivo eletrônico com vasta quantidade de informações, a sua geração deve ocorrer em uma estação Gestão Empresarial | ERP, pois não permite a execução em ambientes Middleware Senior.

O arquivo gerado deve ser salvo em um diretório na máquina local do seu processamento, se a geração deste ocorrer em qualquer lugar que não seja na máquina local, pode ocasionar congestionamento em razão da grande quantidade de informações geradas. A estrutura dos registros é feita da seguinte forma:

Leiaute dos registros da IN 949

Observações

  1. Registro obrigatório, exceto para as pessoas jurídicas que utilizam o plano de contas regulamentado pela SUSEP (campo 02 - QUALI_PJ  - do registro M020 = "00"), que não deverão apresentar esse registro.
  2. Registro obrigatório se existe o I200;
  3. Este registro será gerado automaticamente pelo Programa Gerador de Escrituração (PVA) do FCONT.

Registro I051

O "Registro I051" indica qual é o Modelo de Plano de Contas Referencial que é utilizado na geração do arquivo.

Modelo de Plano Referencial
Modelo de Plano Referencial (F043MPC) a qual está relacionado (F043RMP) à empresa.
Este registro é facultativo para todos os tipos de escrituração e não é necessário realizar a mudança de planos da empresa, somente o relacionamento do modelo de plano da empresa com o modelo de plano referencial. Estes são disponibilizados pelo órgão emissor, e o modelo publicado pela SRF pode ser importado pelos arquivos disponibilizados pelo ERP:

Modelo de Plano C.Custo
Modelo de plano de centro de custos que está relacionado ao plano referencial.
Este registro está habilitado quando o campo Gerar Centro de Custos da tela F669SEC estiver marcado.

 Registro I200

"Registro I200" e "Registro I250" são referentes aos lançamentos contábeis e suas partidas. Para o Gestão Empresarial | ERP, os lançamentos são os lotes contábeis (F640LOT) e suas partidas os lançamentos relacionados a eles (F640LCL).

Conforme definição do SPED, a soma dos valores apresentados para débito e crédito nas partidas (total de débito e crédito dos lançamentos) devem ser iguais ao valor indicado no lançamento (valor total do lote).

Para os lançamentos contábeis que não possuem lote ou que apresentam uma data diferente do lote contábil, no processamento do FCONT, é realizado um agrupamento conforme periodicidade definida na Guia deste registro.

Os lotes podem ser apresentados de forma "Padrão" ou "Lote Diário".

Desconsiderar histórico padrão dos lançamentos
Quando esta opção está marcada, o registro "I075" e o campo COD_HISTPAD do registro "I255" não são gerados no arquivo.

Forma de apresentação dos lotes
Esta opção define como os lotes são apresentados no registro.

Para lançamentos sem lote
Define qual o tipo de agrupamento é feito para a geração do arquivo, para os lançamentos que não possuem lotes: "Agrupar Diariamente" ou "Agrupar Mensalmente".

Guia Lançamentos N/X
São lançamentos efetuados na escrituração comercial, que não devem ser considerados para fins de apuração do resultado com base na legislação vigente em 31/12/2007. Ou seja, os lançamentos que existem na escrituração comercial, mas que devem ser expurgados para remover os reflexos das alterações introduzidas pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, e pelos artigos. 37 e 38 da Lei nº 11.941, de 2009, que modifiquem o critério de reconhecimento de receitas, custos e despesas computadas na escrituração contábil para apuração do lucro líquido do exercício definido no art. 191 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

Guia Lançamentos F
São lançamentos que não foram efetuados na escrituração comercial, mas que devem ser incluídos para fins de apuração do resultado, com base na legislação vigente em 31/12/2007.

Guia Lançamentos TR
São os lançamentos de transferência da diferença entre os saldos fiscais e societários, no caso de implantação de um novo plano de contas. Neste caso, o saldo societário da conta contábil do plano de contas extinto é considerado como transferido por meio de um lançamento contábil para a(s) nova(s) conta(s) contábil(eis). Este lançamento tipo "TR" refere-se apenas a transferência da parcela do saldo fiscal que não foi transferida pelo lançamento contábil. Ou seja, transfere-se apenas a diferença entre o saldo fiscal e societário.

Guia Lançamentos TF
Transferência de saldo fiscal para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem.

Guia Lançamentos TS
Transferência de saldo societário para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem.

Guia Lançamentos EF
São os lançamentos de encerramento fiscal para ajuste do saldo fiscal sobre o saldo societário.

Guia Lançamentos IF
São os lançamentos para alteração do saldo inicial fiscal, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.

Guia Lançamentos IS
São os lançamentos para alteração do saldo inicial societário, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.

Botão Dias c/ Diferença
Apresenta a tela F650DDF, exibindo os dias com diferença referente a filial (ou abrangência) e ao período informado no filtro do Sped FCONT.

Botão Carregar Lctos
Ao clicar no botão,é exibida a tela de consultas de lançamentos, onde os lançamentos contábeis ou fiscais são selecionados para a exportação do FCONT, feitos pelo usuário de acordo com a Guia em foco ("N - Lançamentos Normais" ou "F - Lançamentos Fiscais"). Após identificar os lançamentos na tela F650CLC, deve-se clicar no botão de rodapé "Exportar FCONT". Desta forma os lançamentos selecionados são transferidos para a grade em foco.

Observação

Os botões acionados efetuam apenas as suas ações mediante a Guia selecionada, NÃO sendo aplicada na outra.

Botão Recarregar Lctos
Tem como finalidade recarregar as informações dos lançamentos e remover da grade selecionada os lançamentos não marcados para geração.

Botão Resumo (X)
Exibe a tela F650CTO.

Botão Aplicar Indicador
Indica qual é o tipo dos lançamentos selecionados na grade.

Quando houver muitos lançamentos contábeis informados na grade, após clicar neste botão para aplicar o indicador, pode-se clicar no botão Limpar Lçtos. para forçar o sistema a buscar os lançamentos no banco de dados ao processar o SPED FCONT. Ou seja, os lançamentos contábeis serão buscados do banco de dados com base nos indicadores de lançamentos aplicados em cada grade.
Caso os lançamentos contábeis sejam mantidos na tela, o sistema irá permanecer com o comportamento atual, ou seja, irá utilizar os lançamentos existentes nas grades.

Grade Saldos
A grade contém os saldos das contas contábeis baseadas nos lançamentos informados nas grades "N - Lançamentos Normais" e "F - Lançamentos Fiscais". Também há a possibilidade de realizar a manutenção dos seus valores atualizando automaticamente os saldos finais e os valores nas periodicidades posteriores.

Botão Recalcular Saldos
Realiza o recálculo dos saldos dos lançamentos.

Registro J930

O "Registro J930" refere-se à identificação dos signatários (assinantes) da escrituração. É obrigatória a assinatura de no mínimo um contador e um representante legal como signatários da escrituração contábil, de acordo com a tabela externa de qualificação do assinante.

Código Descrição 1 Descrição 2
203 Diretor  
204 Conselheiro de Administração  
205 Administrador  
206 Administrador do Grupo  
207 Administrador de Sociedade Filiada  
220 Administrador Judicial - Pessoa Física  
222 Administrador Judicial - Pessoa Jurídica - Profissional Responsável  
223 Administrador Judicial / Gestor  
226 Gestor Judicial  
309 Procurador  
312 Inventariante  
313 Liquidante  
315 Interventor  
801 Empresário  
900 Contador Contabilista
999 Outros  

Nome do Signatário
Nome do assinante da escrituração.

CPF
CPF do assinante da escrituração.

Qualificação
Qualificação do assinante, conforme tabela do Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC.

CRC
Número de inscrição do contabilista no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Botão Contador Filiais
Busca as informações dos contadores cadastrados das filiais informadas na abrangência e insere na grade.

Registro M020

Este registro é destinado à qualificação da Pessoa Jurídica, visando identificar o órgão que gerencia o seu plano de contas referencial (a ser utilizado no registro I051).

Qualificação Pessoa Jurídica
Código da qualificação da pessoa jurídica.

Tipo de escrituração
Código do tipo de escrituração da pessoa jurídica.

Núm. do recibo da escrituração anterior a ser retificada
Número do recibo da escrituração anterior a ser retificada. É utilizado quando o tipo de escrituração for igual a "1".

Registro M030

Este registro é destinado à identificação dos períodos de apuração contidos no FCONT.

Período Apuração
Indica o período da apuração de impostos.

Cta. Ctb. Red.
Conta contábil para busca da apuração do período selecionado.

Aglutinação
Código da aglutinação para busca da apuração do período selecionado.

Valor do lucro líquido
Valor do lucro líquido do período informado. Pode ser informado manualmente ou calculado com base nos campos Cta. Ctb. Red. ou Aglutinação.

Indicador do resultado do período

Indica o resultado do período.

Botão Calcular
Calcula o valor do lucro líquido de cada período com base na informação dos campos Cta. Ctb. Red. ou Aglutinação.

Campos

Filial
Código ou abrangência das filiais que devem constar na geração do arquivo.

Filial (is) de Geração
Exibe o código da (s) filial(is) que é gerada no arquivo, conforme informado no campo Filial (+).

Período
Período em que o arquivo é gerado.

Versão do PVA
Indica para qual versão o arquivo é gerado.
Quando selecionada a opção "Superior 2.0", se os registros "I350" e "I355" estiverem selecionados, são gerados e o registro "I155" passa a gerar todo o saldo contábil existente no período e não apenas para os lançamentos selecionados.
A versão "Superior a 2.0" atende ao Ato Declaratório Executivo Cofis nº 49, do dia 06/04/2010, dispondo sobre as normas operacionais para entrega do Fcont, para os fatos geradores ocorridos a partir de 01/01/2009.

Botões

Processar
Ao clicar no botão, é aberta a janela para informar o nome do arquivo. Após a confirmação, a rotina realiza o processamento das informações inserindo-as no arquivo e salvando no diretório informado.

Seleção
Abre a tela F669SEC.

Este artigo ajudou você?