No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Custos - Tratamento para Produtos com estorno na quantidade de entradas no estoque

Processos

Ao selecionar as entradas de estoque via produção no período, o sistema verifica se existe transação de estorno parametrizada na transação padrão de entrada no estoque via produção. Embora não seja recomendado usar estorno de produção acabada, se existir, o sistema informará através de uma crítica que foram realizados movimentos de estorno de estoque no período informado com a origem e transação do produto, no intuito de alertar para a situação e considerar como quantidade finalizada da OP a quantidade que deu entrada no estoque no período menos a que foi estornada no mesmo período.

Importante

Para fins de contabilização dos custos é recomendado utilizar OPs de reprocesso quando se deseja retrabalhar alguma unidade da OP que já estava finalizada independente do motivo, pois as OPs de reprocesso possibilitam uma análise estatística de tempo despendido com retrabalhos. Utilizar-se do recurso dos estornos de produção acabada pode deixar a clareza desses procedimentos comprometida, uma vez que não é transparente que este tempo foi gasto para a finalidade de retrabalhar, por exemplo.

O recurso de estornar quantidades acabadas foi inicialmente criado no Gestão Empresarial | ERP para se fazer acertos de lançamentos de estoque realizados em tempo equivocado via produção. Quanto à contabilização de custos em OPs que tiveram estorno de produção acabada, o fato de descontar das quantidades de entradas do estoque a quantidade estornada no período não causa problemas, mas é importante lembrar que o impacto dos valores desses movimentos de estorno de estoque influenciam na contabilização, seja no período atual quanto nos períodos seguintes, pois esses estornos e finalizações podem estar contemplados em mais de um período contábil, caso cada um dos movimentos de fim ou estorno tenha sido realizado em períodos contábeis diferentes. Sendo assim, quando o estorno é feito ainda no mesmo período em que a OP foi finalizada, o valor volta a ser considerado como "Em processo" ao final do período. Não existe tratamento para casos onde uma OP termina dentro de um período já contabilizado e é reaberta num período posterior. Para evitar que uma OP já finalizada em determinado período volte a ficar em andamento futuramente, em função de um estorno, recomenda-se a utilização dos controles de períodos, conforme os parâmetros na tela (F630TPC).

Se eventualmente houver uma tentativa de fazer um estorno de uma OP de um período já fechado, o sistema não permitirá, pois o estorno alteraria o movimento de fim daquela OP na data em que ele tinha sido realizado, ou seja, na data de um período já fechado. Verificar tela.

Na tela "Contabilidade de Custos - Consulta Resumo (Padrão X Real)", acessada através do botão Resumo, no item onde é exibido o valor de Entradas no Estoque, este valor deve conferir com o valor das entradas de estoque via transação padrão de entrada menos as saídas por estorno de produção acabada.

Na tela "Custos - Consulta comparativa de composição do valor de entrada no estoque" acessada através do botão Resumo e posteriormente do botão Dif. Ent. Est., é possível conferir entrada e estornos analiticamente.

Este artigo ajudou você?