No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Custos - Fechamento de períodos de lançamento

Conceito      

Os processos da Contabilidade de Custos exigem que as gestões de origem das informações estejam fechados para lançamentos, uma vez que esses processos sejam oficiais:

Serão feitas consistências quando a contabilidade de custos estiver usando as tabelas oficiais, parametrizadas em Contabilidade de Custos/Tabelas de Parâmetros, pois enquanto forem simulações, não é possível bloquear as movimentações nas diversas gestões do ERP.

Contabilidade de Custos e Produção

O processo de geração de Saldos por Estágio, que é o processo da Contabilidade de Custos que busca as movimentações da O.P. na produção, caso seja feito com uma tabela oficial de um período, ou seja, parametrizada na Tela de Parâmetros Gerais da Contabilidade de Custos, irá fazer o fechamento do período para a produção. Portanto, uma vez gerados os Saldos por Estágio nos Custos de forma oficial, não poderá mais ser movimentado nada na produção com data anterior ao período fechado, a menos que sejam "liberadas" as informações na Contabilidade de Custos, cancelando um fechamento de período da produção.

Portanto, em todos os pontos do ERP onde haja movimentos de O.Ps, será feita uma consistência para verificar se a Contabilidade de Custos já utilizou informações desse período e se já fechou o período, impedindo a movimentação caso a data da movimentação esteja em um período já fechado.

Na área de Manufatura, mesmo estando conectado a uma determinada filial, é possível movimentar OP's de outras filiais, não sendo necessário verificar se a conectada está liberada para efetuar movimentos em determinado período. Então, se a área de Custos estiver habilitada para trabalhar por filial, o controle de fechamento para movimentos na manufatura não será realizado.

Contabilidade de Custos e Contabilidade

Para garantir a integridade das informações geradas pela Contabilidade de Custos e rastreabilidade das mesmas, a Contabilidade de Custos ao fazer seu processamento oficial, buscando os lançamentos contábeis (rateios) irá verificar se os lançamentos que quer buscar estão em um período fechado da gestão Contábil. Se não estiverem, não deixará continuar o processo a menos que o período Contábil seja Fechado.

E a gestão Contábil, por sua vez, antes de deixar reabrir novamente um período já fechado, irá verificar se existe alguma informação oficial já processada para o período na Contabilidade de Custos. Se existe, não vai deixar abrir a menos que na gestão de Custos sejam dado o "aval" para que isso seja feito.

Dessa forma, caso as informações dos lançamentos contábeis já estejam sendo utilizadas oficialmente na Contabilidade de Custos, só será permitido reabrir o período de lançamentos contábeis caso a Contabilidade de Custos "abra mão" dessa informações estando consciente de que deverá reprocessar as informações do período, após a Contabilidade feche novamente o período.

Contabilidade de Custos e Estoques

Para garantir a integridade das informações geradas pela Contabilidade de Custos e rastreabilidade das mesmas, a Contabilidade de Custos ao fazer seu processamento oficial, buscando os lançamentos de movimentação de estoques irá verificar se os lançamentos que quer buscar estão em um período fechado da gestão de Estoques (período fechado quer dizer que não pode mais haver movimentos de estoques neste período). Se não estiverem, não deixará continuar o processo a menos que o período de Estoques seja Fechado.

E a gestão de Estoques, por sua vez, antes de deixar reabrir novamente um período já fechado, irá verificar se existe alguma informação oficial já processada para o período na Contabilidade de Custos. Se existe, não vai deixar abrir a menos que na gestão de Custos sejam dado o "aval" para que isso seja feito.

Contabilidade de Custos e Vendas

Para garantir a integridade das informações geradas pela Contabilidade de Custos e rastreabilidade das mesmas, a Contabilidade de Custos ao fazer seu processamento oficial, buscando os lançamentos NFs de vendas e irá verificar se os lançamentos que quer buscar estão em um período fechado da gestão de Vendas. Se não estiverem, não deixará continuar o processo a menos que o período de Vendas seja Fechado.

Entende-se que uma vez um período fechado não pode mais haver qualquer lançamento de Itens de NF de venda neste período.

E a gestão de Vendas, por sua vez, antes de deixar reabrir novamente um período já fechado, irá verificar se existe alguma informação oficial já processada para o período na Contabilidade de Custos. Se existe, não vai deixar abrir a menos que na gestão de Custos sejam dado o "aval" para que isso seja feito.

Dessa forma, caso as informações dos lançamentos de vendas já estejam sendo utilizadas oficialmente na Contabilidade de Custos, só será permitido reabrir o período de vendas caso a Contabilidade de Custos "abra mão" dessa informações estando consciente de que deverá reprocessar as informações do período, após o Vendas feche novamente o período.

Contabilidade de Custos e Compras

Para garantir a integridade das informações geradas pela Contabilidade de Custos e rastreabilidade das mesmas, a Contabilidade de Custos ao fazer seu processamento oficial de avaliação de estoques sobre a Matéria Prima (processo no qual são avaliados os produtos em processo pelo seu custo de aquisição, o qual é originário das Notas Fiscais de Compra ou Ordens de Compra) irá verificar se os lançamentos que quer buscar estão em um período fechado da gestão de Compras. Se não estiverem, não deixará continuar o processo a menos que o período de Compras seja Fechado.

Entende-se que uma vez um período fechado não pode mais haver qualquer lançamento de Itens de NF de compra neste período.

E a gestão de Compras, por sua vez, antes de deixar reabrir novamente um período já fechado, irá verificar se existe alguma informação oficial já processada para o período na Contabilidade de Custos. Se existe, não vai deixar abrir a menos que na gestão de Custos sejam dado o "aval" para que isso seja feito.

Dessa forma, caso as informações dos lançamentos de compras já estejam sendo utilizadas oficialmente na Contabilidade de Custos, só será permitido reabrir o período de vendas caso a Contabilidade de Custos "abra mão" dessa informações estando consciente de que deverá reprocessar as informações do período, após o Compras novamente o período.

Este artigo ajudou você?