No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial PME | GO UP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Sugestão do Código da Situação Tributária de IPI, PIS e COFINS

Durante o lançamento de um item na nota fiscal de saída (produto ou serviço), a sugestão dos códigos de situação tributária dos impostos IPI, PIS e COFINS ocorrerá na seguinte ordem:

  1. Se o campo de código de situação tributária correspondente da transação estiver preenchido, será utilizado no lançamento do item;
  2. Se o campo de código de situação tributária correspondente da transação estiver em branco, será utilizado no lançamento do item, o código cadastrado para o produto ou serviço;
  3. Se o campo de código de situação tributária correspondente da transação estiver em branco e também no cadastro do produto ou serviço, este código será mantido em branco para os impostos de PIS e COFINS no item da nota fiscal. Já para o IPI, se no cadastro do produto ou serviço existir a classificação fiscal tributária, ela será utilizada para o código da situação tributária do item.

No caso da nota fiscal de saída:

Caso houver identificador de regra cadastrado, ele permanecerá com sua funcionalidade após a sugestão pelo sistema.

Este artigo ajudou você?