Tratamento de Formas de Vendas
O controle de formas de venda consiste em especificar para cada cliente, através de seu histórico financeiro, quais as formas de pagamento, condições de pagamento e transações que podem ser utilizadas em seus pedidos. Para isso deve ser efetuadas as seguintes configurações:
Em Cadastro > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas e Faturamento (F070FVE), o campo Utiliza Forma de Vendas, da guia Vendas 2, que indica se a filial utiliza ou não o controle de formas de venda. Se for definido 'S' (sim), o próximo passo será criar as 'hierarquias' nas condições de pagamento, formas de pagamento e transações.
Para criar essas hierarquias foram disponibilizados os campos Hierarquia Forma de Venda e Libera Decrescente nas novas telas localizadas em:
- Cadastros > Transações > Hierarquias
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Hierarquias
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Formas de Pagamento > Hierarquias
As três telas funcionam basicamente da mesma forma. Ao <Mostrar> o sistema apresenta os dados selecionados obedecendo as seguintes regras :
- Transações: serão listadas na tela as transações da empresa ativa e dos módulos 'Pedido', 'Pedido Orçamento', 'Pedido Troca' e 'Pedido Bonificação'.
- Condição de Pagamento: serão listadas na tela as condições de pagamento da empresa ativa, cuja aplicação seja 'Vendas' ou 'Ambos' e que estejam ativas.
- Formas de Pagamento: serão listadas na tela as formas de pagamento da empresa ativa.
Nestas telas deverão ser informados os campos hierarquia de Forma de Venda e Libera Decrescente, conforme explicação abaixo.
O campo Hierarquia Forma de Venda indica uma sequência para transações, condições de pagamento e forma de pagamento que representa como cada um desses itens pode ser liberado para o cliente.
Formas de Pagamento
Código | Descrição | Hierarquia |
A | Dinheiro | 01.06 |
B | Ticket | 02.06 |
C | Cheque Terceiros | 03.06 |
D | Cheque Próprio | 04.06 |
E | Cobrança Bancária | 05.06 |
F | Boleto Bancário | 06.06 |
Condição de Pagamento
Código | Descrição | Hierarquia |
AA | Á Vista | 01.04 |
BB | 60 Dias | 03.04 |
CC | 30/60 Dias | 02.04 |
DD | 120 Dias | 04.04 |
Transação
Código | Descrição | Hierarquia |
90100 | Venda Normal | 04.04 |
90101 | Bonificação | 01.04 |
90102 | Troca | 02.04 |
90103 | Empréstimo | 03.04 |
Os campos hierarquia sempre deverão ser informados no seguinte formato:
99.99 - dois dígitos numéricos que indicam o nível do registro seguidos de um ponto e seguido de mais dois dígitos numéricos que indicam o último nível (total de registros). O total de registros é mostrado no rodapé de cada tela para facilitar o controle do usuário.
Em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro (F085CAD), guia Definições ou em Cadastro - Clientes - Definições/Histórico foram incluído os campos:
- Forma Venda Transação: esse campo indica em qual nível o cliente está em relação a Transação.
- Forma Venda Cond. Pagto: esse campo indica em qual nível o cliente está em relação as Condições de Pagamento.
- Forma Venda Forma Pagto: esse campo indica em qual nível o cliente está em relação as Formas de Pagamento.
Esses campos também deverão ser informados no formato:
99.99 - dois dígitos numéricos que indicam o nível do registro seguidos de um ponto e seguido de mais dois dígitos numéricos que indicam o último nível (total de registros).
Na entrada de pedidos ao informar o código do cliente o sistema irá verificar qual o nível de condição de pagamento que está liberada para ele, com isso o sistema fará um filtro permitindo que o usuário apenas informe uma condição de pagamento cujo nível seja menor ou igual ao informado no cadastro de clientes. O mesmo para transação e formas de pagamento.
Existe ainda nos cadastro de transações, condição de pagamento e forma de pagamento o campo Libera Decrescente. Se este campo estiver definido com 'S' o sistema deverá liberar os registros cujo nível seja igual ou menor que o informado no cadastro do cliente, se o campo estiver com 'N' o sistema deverá liberar apenas o registro cujo nível seja igual ao informado no cadastro do cliente. Se no cadastro de filiais vendas o campo Utiliza Forma de Vendas estiver com 'N' não deverá ser feita nenhuma consistência nos pedidos.
Por enquanto as consistências nos pedidos foram feitas apenas nas telas de Distribuição:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedidos Televendas > Simplificado (F129PED)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Pedidos Televendas > Via últimos faturamentos (F129UFP)