No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Mercado > Validação da existência da Ligação Produto x Cliente

Validação da existência da Ligação Produto x Cliente

Características: Quando o parâmetro Exige Ligação Cliente/Produto do Cadastro do Cliente está igual a “S - Simˮ, o sistema executa a validação da ligação entre Produto e Cliente da seguinte forma:

No total, o sistema pode executar até 8 consultas na base de dados, buscando uma ligação entre Produto e Cliente. Ele executa a consulta partindo das ligações mais específicas (com a maior parte dos parâmetros preenchidos) em detrimento das ligações genéricas (com alguns parâmetros sem valor).

Quando o sistema encontra a primeira ligação entre Produto e Cliente em uma das 8 consultas, as consultas restantes não são executadas, uma vez que já é garantida a existência da ligação.

Abaixo estão todas as buscas executadas, em ordem, quando o parâmetro estiver igual a “S - Sim”.

1. Primeiro cenário: Cenário com Derivação

1.1 Cadastro da ligação específica

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer X
SigUfs SC
CodTns 5102

No cenário apresentado, o sistema possui uma ligação com a chave completa.
O Item de Produto precisa ter exatamente os mesmos valores da ligação para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.
Este é o registro mais específico possível.

1.2 Cadastro da ligação sem a Transação

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer X
SigUfs SC
CodTns Vazio

Nesse cenário, o sistema possui uma ligação sem a Transação.
O Item de Produto pode ter qualquer Transação, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.

1.3 Cadastro da ligação sem o Estado da Filial

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer X
SigUfs Vazio
CodTns 5102

Nesse cenário, o sistema possui uma ligação sem o Estado da Filial.
O Item de Produto pode ter qualquer Estado da Filial, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.

1.4 Cadastro da ligação sem o Estado da Filial e sem a Transação

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer X
SigUfs Vazio
CodTns Vazio

Nesse cenário, o sistema possui uma ligação sem a Transação e sem o Estado da Filial.
O Item de Produto pode ter qualquer Estado da Filial e qualquer Transação, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.

2. Segundo cenário: Cenário sem Derivação

2.1 Cadastro da ligação sem Derivação

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer Vazio
SigUfs SC
CodTns 5102

No cenário apresentado, o sistema possui uma ligação sem a Derivação.
O Item de Produto pode ter qualquer Derivação, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.

2.2 Cadastro da ligação sem a Derivação e sem a Transação

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer Vazio
SigUfs SC
CodTns Vazio

Nesse cenário, o sistema possui uma ligação sem a Derivação e sem a Transação.
O Item de Produto pode ter qualquer Derivação e qualquer Transação, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.

2.3 Cadastro da ligação sem a Derivação e sem o Estado da Filial

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer Vazio
SigUfs Vazio
CodTns 5102

Nesse cenário, o sistema possui uma ligação sem a Derivação e sem o Estado da Filial.
O Item de Produto pode ter qualquer Derivação e qualquer Estado da Filial, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.

2.4 Cadastro da ligação sem a Derivação, sem Estado da Filial e sem a Transação

CodEmp 1
CodPro 1101
CodCli 1
CodDer Vazio
SigUfs Vazio
CodTns Vazio

Nesse cenário, o sistema possui uma ligação sem a Derivação, Estado da Filial e Transação.
O Item de Produto pode ter qualquer Derivação, Estado da Filial e Transação, desde que atenda aos outros requisitos, para indicar que o Produto está vinculado ao Cliente.
Esse é o cenário mais genérico possível.

Este artigo ajudou você?