No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Análise de Impacto do Bloco K

Para as divergências encontradas através do Robô do Bloco K segue a lista de consistências realizadas e suas devidas ações de correção.

Sequência

Consistência

Ação

Observações

001 Verificar se a empresa/filial está configurada como indústria, atacadista ou equivalente. Essa configuração será necessária para geração do bloco K. Acessar a tela Cadastros > Filiais > Cadastro e verificar o campo “Tipo de Empresa”, que deve estar preenchido com 1 – Indústria, 3 - Distribuidor ou 6 – Indústria/Transporte.  
002 Verificar/apresentar os produtos (ativos) e dos tipos Produzidos e Comprados que estão sem classificação fiscal informada no seu cadastro. Essa verificação ocorrerá somente para os produtos em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 - Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação ou 7 - Subproduto. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e preencher a “Classificação Fiscal” correspondente ao produto, caso o “Tipo Produto para Impostos” for 1 – Mercadorias, 2 – Matérias-primas, 3 – Produtos intermediários, 4 – Materiais de embalagem, 5 – Produtos manufaturados, 6 – Em fabricação ou 7 – Subproduto.  
003 Verificar/apresentar os produtos (ativos) e dos tipos Produzidos e Comprados que estão sem descrição normal ou com uma descrição normal genérica no seu cadastro (Ex.: Diversos, Outros, Geral, Não especificado, Mercadoria para revenda). Essa verificação ocorrerá somente para os produtos em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 - Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar a “Descrição” do produto, que deve indicar precisamente o mesmo, quando o “Tipo Produto para Impostos” for 1 – Mercadorias, 2 – Matérias-primas, 3 – Produtos intermediários, 4 – Materiais de embalagem, 5 – Produtos manufaturados, 6 – Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos.  
004 Verificar/apresentar os produtos produzidos (ativos) e dos tipos Produzidos e Comprados que não possuem modelo associado no seu cadastro. Serão verificados todos os produtos em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 5 - Produtos manufaturados ou 6 - Em fabricação. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar o “Modelo” do produto, que deve estar preenchido quando o “Tipo Produto para Impostos” for 5 – Produtos manufaturados ou 6 – Em fabricação.  
005 Verificar/apresentar os produtos KIT (ativos) e do tipo Produzido em que o campo "Tipo de produto para impostos" não está definido como 5 - Produtos manufaturados ou 6 - Em fabricação. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual para que quando o “Produto Kit” estiver definido como S – Sim, o campo “Tipo Produto para Impostos” esteja definido como 5 – Produtos manufaturados ou 6 – Em fabricação.  
006 Verificar/apresentar as ordens de produção, cujos produtos que serão produzidos por elas não possuem modelo associado no seu cadastro. As ordens de produção serão filtradas conforme a data de geração e o período informado para o diagnóstico do ambiente. As OPs canceladas não serão consideradas. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar o “Modelo” do produto, que deve estar preenchido quando o “Tipo Produto para Impostos” for 5 – Produtos manufaturados ou 6 – Em fabricação.  
007 Alertar quais identificadores de regras GER-Gerais (ativos) não são aconselháveis utilizar quando houver a necessidade de gerar o bloco K. A utilização desses identificadores poderá causar divergências na integração da produção e estoque, refletindo na geração do arquivo. Acessar a tela Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Identificador de Regras e desabilitar os identificadores de regras elencados na validação.  
008 Verificar/apresentar quais ordens de produção possuem produtos produzidos, que no seu cadastro o campo "Tipo produto para impostos" não está definido como 5 - Produto manufaturados ou 6 - Em fabricação. As OPs canceladas não serão consideradas. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e preencher o “Tipo Produto para Impostos” com 5 – Produtos manufaturados ou 6 – Em fabricação.  
010 Verificar/apresentar as notas fiscais de retorno industrialização (tipo 4) que não possuem vínculo com a nota fiscal de remessa de industrialização. Não serão consideradas as notas fiscais canceladas. Reavaliar o processo de industrialização em terceiros, para que notas fiscais de remessa estejam sempre vinculadas a uma ou mais notas fiscais de retorno de industrialização.  
011 Verificar/apresentar os produtos produzidos retornados (deram entrada no estoque) através das notas fiscais de retorno de industrialização (tipo 4), em que no cadastro do produto o campo "Tipo produto para impostos" não está definido como 5 - Produto manufaturados ou 6 - Em fabricação. Não serão consideradas as notas fiscais canceladas. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e preencher o campo “Tipo Produto para Impostos” com a opção 5 – Produtos manufaturados ou 6 – Em fabricação.  
012 Verificar/apresentar os produtos produzidos retornados (deram entrada no estoque) através das notas fiscais de retorno de industrialização (tipo 4) e que estão informados na nota fiscal de remessa de industrialização (tipo 3). Não serão consideradas as notas fiscais canceladas. Reavaliar o processo de industrialização em terceiros para que o produto a ser produzido com o retorno da industrialização não seja enviado na nota fiscal de remessa para industrialização.  
013 Verificar/apresentar as notas fiscais de remessa de industrialização (tipo 3), em que ainda não houve o retorno total dos componentes e que não possuem saldo de estoque consignado para eles. Não serão consideradas as notas fiscais canceladas. Acessar Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas para que a transação de remessa para industrialização possua uma integração com a transação de estoque consignado a cliente.  
014 Verificar/apresentar os produtos (ativos) em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 - Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação, 7 - Subproduto ou 11 – Outros insumos e que saldo de estoque atual está negativo. Acessar a tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro e averiguar o parâmetro “Aceita Estoque Negativo” para que esteja definido como S – Sim.  
015 Verificar/apresentar os produtos (ativos) em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 - Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação, 7 – Subproduto, 11 – Outros Insumos e que não possuem inicialização do saldo de estoque (poderá ser zero). Executar o processo disponível em Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização de Saldos Mensais para todos os produtos cujo campo “Tipo Produto para Impostos” está definido como 1 – Mercadorias, 2 – Matérias-primas, 3 – Produtos intermediários, 4 – Materiais de embalagem, 5 – Produtos manufaturados, 6 – Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos.  
016 Verificar/apresentar as notas fiscais de remessa de industrialização (tipo 3) que não movimentaram estoque dos itens/componentes da nota. Não serão consideradas as notas fiscais canceladas. Acessar Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas para que a transação de remessa para industrialização possua uma integração com a transação de estoque.  
017 Verificar/apresentar os produtos (ativos) que não possuem definição (00 - Não classificado) no seu cadastro para o campo "Tipo Produto para Impostos". Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar o campo “Tipo Produto para Impostos” para que ele possua um valor válido.  
019 Verificar/apresentar as ordens de produção que possuem entrada no estoque do produto produzido antes das saídas de estoque dos componentes consumidos. Não serão consideradas OPs canceladas. Reavaliar o processo de consumo e apontamentos na ordem de produção para que os componentes sejam baixados do estoque antes da conclusão do produto produzido. Para o robô executar essa regra dentro de um tempo adequado, será necessária a criação de um índice na tabela E210MVP, com os campos CODEMP, FILDEP, ORIORP e NUMDOC.
020 Verificar/apresentar os produtos (ativos) produzidos, em que o campo "Tipo Produto para Impostos" não está definido como 5 - Produto Manufaturado, 6 - Em fabricação ou 7 - Subproduto. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e preencher o campo “Tipo Produto para Impostos” com a opção 5 – Produtos manufaturados, 6 – Em fabricação ou 7 - Subproduto.  
021 Verificar/apresentar os produtos (ativos) comprados, em o campo "Tipo Produto para Impostos" não está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias, 3 – Produtos Intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 8 – Material de Uso e Consumo, 9 – Ativo Imobilizado ou 11 - Outros insumos. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e preencher o campo “Tipo Produto para Impostos” com a opção 1 – Mercadorias, 2 – Matérias-primas, 4 – Materiais de embalagem, 8 – Material de Uso e Consumo, 9 – Ativo Imobilizado ou 11 – Outros insumos.  
022 Verificar/apresentar os produtos que estão ligados a um depósito e que aceitam estoque negativo. Acessar a tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro e averiguar o parâmetro “Aceita Estoque Negativo” para que esteja definido como N – Não.  
023 Verificar/apresentar os componentes utilizados nas ordens produção e que não estão informados no modelo do produto produzido pela OP. Não serão consideradas OPs canceladas. Acessar a tela de Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (modelo) > Composição Produto/Serviço, localizando o modelo associado ao produto produzido e adicionar os componentes faltantes ao modelo da ficha técnica.

Quando o produto da Ordem de Produção possuir componentes do tipo "Montagem" na sua composição, o sistema apresentará uma crítica, indicando divergência entre os componentes existentes na Ordem de Produção e os componentes existentes na composição/modelo. Isso ocorrerá, pois na geração da Ordem de Produção, o sistema leva os componentes dos produtos montagem para a ordem de produção.

Nestas condições, caberá uma análise manual para identificar se os componentes listados no Robô estão cadastrados adequadamente na composição do produto, seja no produto montagem ou na composição do próprio produto da Ordem de Produção.

024 Verificar/apresentar as ordens de produção em que a baixa dos componentes ocorreu fora do período de início e fim da OP. Não serão consideradas OPs canceladas. Reavaliar o processo de consumo dos componentes na ordem de produção para que a baixa do estoque ocorra dentro do período de execução. Para o robô executar essa regra dentro de um tempo adequado, será necessária a criação de um índice na tabela E210MVP, com os campos CODEMP, FILDEP, ORIORP e NUMDOC.
025 Verificar/apresentar as ordens de produção em que a entrada do produto produzido no estoque ocorreu fora do período de início e fim da OP. Não serão consideradas OPs canceladas. Reavaliar o processo de apontamento dos produtos produzidos na ordem de produção para que a conclusão do produto produzido ocorra dentro do período de execução. Para o robô executar essa regra dentro de um tempo adequado, será necessária a criação de um índice na tabela E210MVP, com os campos CODEMP, FILDEP, ORIORP e NUMDOC.
026 Verificar/apresentar os roteiros (ativos) de todas as operações que são externas, mas que possuem mais de um estágio ou mais de uma operação cadastrada. Reavaliar os roteiros de produção externa para que possuam apenas um estágio e uma operação externa.  
027 Verificar/apresentar as ordens de produção em que todas as operações são externas, mas que possuem mais de um estágio ou mais de uma operação cadastrada. Reavaliar as ordens de produção externas para que possuam apenas um estágio e uma operação externa.  
028 Verificar/apresentar os produtos (ativos) e com o tipo de produto Comprado ou Produzido que estão sem a descrição da nota fiscal ou com uma descrição fiscal genérica no seu cadastro (Ex: Diversos, Outros, Geral, Não especificado, Mercadoria para revenda). Essa verificação ocorrerá somente para os produtos em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 - Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar a “Descrição p/ Nota Fiscal” do produto, que deve indicar precisamente o mesmo, quando o “Tipo Produto para Impostos” for 1 – Mercadorias, 2 – Matérias-primas, 3 – Produtos intermediários, 4 – Materiais de embalagem, 5 – Produtos manufaturados, 6 – Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos.  
030 Verificar/apresentar as transações de compras utilizadas nas notas fiscais de retorno de industrialização, que em seus cadastros não possuem integração com uma transação de estoque. Acessar a tela Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Ordem de compra / NF Entrada / Fatura para que a transação de retorno de industrialização possua (deve possuir) uma integração com a transação de estoque consignado a cliente.  
031 Verificar/apresentar as transações de estoque que não movimentam estoque consignado e que estão integradas com as transações de compras utilizadas nas notas fiscais de retorno de industrialização. Acessar a tela Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Ordem de compra / NF Entrada / Fatura para que a transação de retorno de industrialização possua (deve possuir) uma integração com a transação de estoque consignado a cliente.  
032 Verificar/apresentar as transações de vendas utilizadas nas notas fiscais de remessa de industrialização, que em seus cadastros não possuem integração com uma transação de estoque. Acessar Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas para que a transação de remessa para industrialização possua (deve possuir) uma integração com a transação de estoque consignado a cliente.  
033 Verificar/apresentar as transações de estoque que não movimentam estoque consignado, e que estão integradas com as transações de vendas utilizadas nas notas fiscais de remessa de industrialização. Acessar Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas para que a transação de remessa para industrialização possua (deve possuir) uma integração com a transação de estoque consignado a cliente.  
034 Verificar/apresentar as ordens de produção em que o produto produzido é componente dele mesmo. Não serão consideradas OPs canceladas. Reavaliar as ordens de produção para que o componente deste documento não seja o produto produzido. Utilizar o processo de transferência entre produtos (Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências).  
035 Verificar/apresentar as origens que estão configuradas para permitir baixa agrupada de componentes. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Origens > Cadastro e alterar o parâmetro “O.P./O/S. Baixa Agrupada Componente?” para N – Não.  
036 Verificar/apresentar quais transferências entre produtos estão incorretas para a apuração do bloco K. Os movimentos de transferências não permitidos no bloco K são de N (vários produtos) para N (vários produtos) produtos. Reavaliar o processo de transferência entre produtos (Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências) para que as movimentações não sejam de N para N.  
038 Verificar/apresentar as ordens de produção sem filial de produção informada nos estágios. Reavaliar o processo de ordens de produção para que todos os documentos possuam a filial de produção informada.  
039 Verificar/apresentar os modelos (ativos) que possuem componentes com data de validade. Acessar a tela de Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (modelo) > Composição Produto/Serviço para que os componentes não possuam data de validade.  
040 Verificar/alertar quais origens movimentam ordens de produção somente por estágios. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Origens > Cadastro e alterar o parâmetro “O.P./O/S. Movimento p/ Operações?” para S – Sim.  
041 Alertar quais identificadores de regras PCP-Planejamento e Controle Produção (ativos) não são aconselháveis utilizar quando houver a necessidade de gerar o bloco K. A utilização desses identificadores poderá causar divergências na integração da produção e estoque, refletindo na geração do arquivo do Bloco K. Acessar a tela Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Identificador de Regras e desabilitar os identificadores de regras elencados na validação.  
042 Alertar quais identificadores de regras CHA-Chão de fábrica (ativos) não são aconselháveis utilizar quando houver a necessidade de gerar o bloco K. A utilização desses identificadores poderá causar divergências na integração da produção e estoque, refletindo na geração do arquivo do Bloco K. Acessar a tela Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Identificador de Regras e desabilitar os identificadores de regras elencados na validação.  
043 Alertar quais identificadores de regras EST-Estoques (ativos) não são aconselháveis utilizar quando houver a necessidade de gerar o bloco K. A utilização desses identificadores poderá causar divergências na integração da produção e estoque, refletindo na geração do arquivo do Bloco K. Acessar a tela Cadastros > Identificadores e Parâmetros > Identificador de Regras e desabilitar os identificadores de regras elencados na validação.  
045 Verificar/apresentar os produtos de 2ª qualidade (ativos) que não são utilizados por nenhum produto normal (ativo). Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar os cadastros de produtos para inclusão do “Produto 2ª Qualidade”.  
046 Verificar/apresentar os produtos de 3ª qualidade (ativos) que não são utilizados por nenhum produto normal (ativo). Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar os cadastros de produtos para inclusão do “Produto 3ª Qualidade”.  
047 Verificar/apresentar os produtos de reaproveitamento (ativos) que não são utilizados por nenhum produto normal (ativo). Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual e revisar os cadastros de produtos para inclusão do “Produto Reaproveitamento”.  
048 Verificar/apresentar quais modelos (ativos) possuem componentes em que o campo "Tipo Produto para Impostos" não está definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 – Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos. Acessar a tela de Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (modelo) > Composição Produto/Serviço e alterar o componente para que ele tenha o campo “Tipo Produto para Impostos” definido como 1 - Mercadorias, 2 - Matérias-primas, 3 – Produtos intermediários, 4 - Materiais de embalagem, 5 - Produtos manufaturados, 6 - Em fabricação, 7 – Subproduto ou 11 – Outros Insumos.  
049 Verificar/apresentar as movimentações de estoque que não estão atreladas as movimentações de transferência entre produtos, notas fiscais e ordens de produção. Reavaliar as movimentações de estoque para identificar o consumo e produção de produtos desvinculados das movimentações de OPs ou de notas fiscais de compra ou venda.  
050 Verificar/apresentar os produtos (ativos) em que o campo "Tipo Produto para Impostos" de seus cadastrados está definido como 5 - Produto Manufaturado ou 6 - Em fabricação e que estão informados como componentes no seu próprio modelo. Acessar a tela de Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (modelo) > Composição Produto/Serviço e trocar o componente referente ao produto que está associado ao modelo.  
051 Verificar/apresentar os roteiros que possuem operações internas e externas. Reavaliar os roteiros para que tenham apenas operações internas ou apenas uma operação externa.  
052 Verificar/alertar quais notas fiscais de retorno de industrialização possuem mais de um produto produzido (com códigos diferentes, pois quando houver derivações diferentes não será alertado). Não serão consideradas notas fiscais canceladas. Reavaliar o processo para que uma nota fiscal de retorno de industrialização não possua dois ou mais produtos produzidos. Caso contrário, os consumos dos componentes serão rateados proporcionalmente entre os produtos produzidos.  
053 Verificar/apresentar as ordens de produção que possuem mais de uma filial de produção diferente nos estágios. Reavaliar o processo de ordens de produção para que todos os documentos possuam a filial de produção informada e que ela seja utilizada em todos os estágios.  
054 Verificar/apresentar as classificações fiscais maiores que oito caracteres e que são utilizadas pelos produtos (ativos) dos tipos Comprados e Produzidos. Acessar a tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Classificações Fiscais > Individual e adequar a “Classificação Fiscal” conforme indicado na NCM do respectivo grupo.  
055 Verificar/apresentar as transferências/produtos em que não existe conversão do movimento de entrada para o movimento de saída. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medidas > Individual e inserir a conversão da unidade de medida do produto de destino para a(s) unidade(s) de medida(s) do(s) produto(s) de origem.  
056 Verificar/apresentar as transferências/produtos em que não existe conversão do movimento de saída para o movimento de entrada. Acessar a tela Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medidas > Individual e inserir a conversão da unidade de medida do produto de origem para a unidade de medida do produto de destino.  
057 Verificar/apresentar as ordens de produção que possuem mais de uma filial de produção diferente no roteiro. Reavaliar o processo de ordens de produção para que todos os documentos possuam a filial de produção informada e que ela seja utilizada em todos os passos do roteiro.  
058 Verificar/apresentar as ordens de produção sem filial de produção informada no roteiro. Reavaliar o processo de ordens de produção para que todos os documentos possuam a filial de produção informada no roteiro.  
059 Verificar/apresentar os produtos (ativos)  e do tipo Produzido que sofreram alteração no código do modelo associado ao mesmo. Essa verificação ocorrerá somente para os produtos em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 5 - Produtos manufaturados e 6 - Em fabricação. Reavaliar o processo de ficha técnica do produto para que se tenha um modelo padrão para o produto, sem existir muitas trocas de modelo do produto.  
060 Verificar/apresentar os produtos (ativos) e do tipo Produzido que sofreram alteração no código do roteiro associado ao mesmo. Essa verificação ocorrerá somente para os produtos em que o campo "Tipo Produto para Impostos" está definido como 5 - Produtos manufaturados e 6 - Em fabricação. Reavaliar o processo de roteiro de fabricação do produto para que se tenha um roteiro padrão para o produto, sem existir muitas trocas de roteiro do produto.  
061 Verificar/apresentar as ordens de produção cuja a filial indicada neste documento seja diferente da filial que está associada ao depósito vinculado a ordem de produção. Reavaliar o processo de geração de ordem de produção para que os depósitos de movimentação desta OP estejam de acordo com a filial de produção.  
062 Verificar/apresentar as notas fiscais de remessa de industrialização (tipo 3) que não movimentaram estoque dos itens/componentes da nota como consignado a cliente. Não serão consideradas as notas fiscais canceladas. Acessar Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas para que a transação de remessa para industrialização possua uma integração com a transação de estoque consignado a cliente.  

 

Este artigo ajudou você?