Processo automático 23 - Remessa Cobrança Escritural
A finalidade desta rotina é automatizar:
- a geração da sugestão de remessa realizada através da tela F310PRA; ou
- a remessa da preparação de títulos, opção 1 - Preparar Títulos (filtro Mostrar) da tela F310OPC acessada através do botão Seleção da telaF310PRB; ou
- a remessa de títulos sugeridos, opção 5 - Sugeridos (filtro Mostrar) da tela F310OPC acessada através do botão Seleção da telaF310PRB.
O processamento da remessa é feito por empresa, filial e portador e, para cada um deles, será executado o processo de remessa de forma distinta (gerando um novo número de remessa/arquivo).
Processos
Tipo de Processo no Gestão Empresarial | ERP: 23 - Remessa completa da cobrança
Escritural - (Sugestão + Remessa)
Tipo Processo Automático: 4 (Processos).
O funcionamento é o mesmo como realizado pelas telas citadas acima, inclusive as regras (conforme ocorre com a opção 5 - Sugeridos (filtro Mostrar) da tela F310OPC acessada através do botão Seleção da tela F310PRB (seleção da remessa), porém sem interação do usuário e para múltiplos portadores).
Existem alguns campos de preenchimento obrigatório e outros de preenchimento opcional. Dependendo do processo que se deseja executar, ambos devem ser informados como parâmetro no campo Parâmetros do Processo.
Na rotina, antes de efetivamente executar a remessa, são feitos alguns pré-carregamentos. Nestes pré-carregamentos (portador, histórico, dentre outros) são informados como filtro a empresa e filial logada e não o que consta como parâmetro no processo agendado.
Os campos que devem informados no campo Parâmetros da Rotina, na guia Rotina da tela de Cadastro de Processo Automático (F000AGE) são:
Importante
Os campos e seus respectivos valores não deverão conter espaços. Exemplo: CodEmp=2.
- CODCRT (Código da carteira) - Obrigatório
- CODCLI (Código do cliente) - Opcional
- CODEMP - Opcional - serve para informar as empresas que serão processadas. Se nada for informado neste parâmetro, todas as empresas serão processadas.
- CODFIL (Código da filial) - Opcional - Obs.: o campo aceita abrangência de filiais. Se este parâmetro não for informado, todas as filiais serão processadas.
- CODEMP_PARAMETRIZAÇÃO - Opcional - permite que o usuário utilize os parâmetros de uma empresa e filial específicos (da mesma forma que é feito na tela F310PRB, onde é possível logar na empresa e filial desejada antes de abrir a tela).
- CODFIL_PARAMETRIZAÇÃO - Opcional - permite que o usuário utilize os parâmetros de uma empresa e filial específicos (da mesma forma que é feito na tela F310PRB, onde é possível logar na empresa e filial desejada antes de abrir a tela).
Importante
Usando os parâmetros CODEMP_PARAMETRIZAÇÃO e CODFIL_PARAMETRIZAÇÃO, o usuário define a empresa e filial de onde serão obtidos os parâmetros de processamento da remessa (independente da empresa e filial dos registros sendo processados). Esses novos parâmetros permitem a rotina funcionar semelhante à tela F310PRB, onde o processamento de todos os registros é feito utilizando os parâmetros da filial logada, mesmo que os registros sejam de outra filial. Esse comportamento é compreensível, levando em conta que nem todas as empresas e filiais podem estar parametrizadas para o processamento da remessa, visto que é uma parametrização opcional nas filiais.
Os parâmetros CODEMP_PARAMETRIZACAO e CODFIL_PARAMETRIZACAO são dependentes um do outro. Assim, quando um deles for informado e o outro não, será gerada uma mensagem no arquivo de log informando o parâmetro que não foi informado e o processamento do processo será finalizado com erro.
- CODGRE (Grupo de empresas) - Opcional - serve para filtrar títulos a receber de clientes que estão ligados a determinado grupo de empresas. Essa ligação é efetuada na tela de Cadastro de clientes (F085CAD - guia Cadastro, no campo Grupo Empresas).
- CODCRP (Grupo de Contas a Receber ou Pagar) – Opcional – serve para filtrar títulos ou clientes ligados ao grupo de contas a receber. Essas ligações são efetuadas para títulos na tela de Títulos/Manutenção do Contas a Receber ( F301TCR - o campo Grupo Contas Receber) e na tela de Cadastro de clientes (F085CAD - guia Definições, no campo Grupo Contas Receber). O cadastro de grupos do contas a receber é cadastrado através da tela Grupo de Contas a Receber ou Pagar (F023CRP).
- CODMOD (Código da Modalidade) - Opcional - Caso esta variável não esteja informada, a rotina funcionará normalmente. As modalidades que serão processadas são:
- 1 - Remessa S/ cálculo nosso nº;
- 4 - Remessa nosso nº já calculado.
- CONBAN - Opcional - indica se o banco do cliente deve ser considerado ao carregar os agrupamentos (opção 4 - Agrupamentos). Esse parâmetro terá o mesmo comportamento da opção "Considerar Banco do Cliente" do botão Seleção da tela F310PRB. O valor do parâmetro deve ser "S - Sim" ou "N - Não". Caso o parâmetro não seja informado ou seja informado um valor inválido, o valor padrão será "S - Sim".
- OPCSEL (Opção seleção) -
Opcional. Quando nada for informado neste campo o preenchimento padrão será 5 - Sugeridos. A opção 5 também serve para gerar a remessa da Cobrança Escritural de títulos que tiveram portadores sugeridos pela F310PRA. Este parâmetro é obrigatório quando o usuário quiser processar a opção 1 - Preparar Títulos. As opções neste parâmetro são:
- 1 - Preparar Títulos: filtra os títulos que serão enviados à remessa de cobrança escritural. Ao processar os títulos preparados na tela de remessa, serão alterados o portador e a carteira e o número da remessa será gravado nestes. A situação dos títulos não é alterada e o status permanece como "AB"(Aberto).
- 2 - Instrução preparada: filtra as instruções cadastradas para o portador selecionado na tela Instruções de Títulos Manual da Cobrança Escritural (F310ITB) e também as instruções geradas automaticamente para o portador informado na tela de remessa;
- 3 - Preparar + Instrução: filtra os títulos que devem ser enviados à remessa de cobrança escritural mais as instruções cadastradas para o portador na tela F301ITB e as instruções geradas automaticamente para o portador informado na tela de remessa. Ao processar os títulos preparados na tela de remessa, serão alterados o portador e a carteira e o número da remessa será gravado nestes. A situação dos títulos não é alterada e o status permanece como "AB"(Aberto).
- 4 - Agrupamentos: filtra os títulos que foram agrupados na tela de Preparação de Remessa da Cobrança Escritural (F310RPR). Para identificar os agrupamentos, pode-se observar na coluna "Tipo", a sigla "AGR"(Agrupamento). A situação dos títulos é alterada para "CE" (Cobrança Escritural).
- 5 - Sugeridos: filtra os títulos que possuírem o portador e a carteira sugeridos e cujo número de remessa seja igual a "0 - Zero". A sugestão da remessa automática é feita na tela Sugestão de Remessa Automática da Cobrança Escritural (F310PRA). Ao processar os títulos, será gravado o número da remessa, a ocorrência, além da primeira e da segunda instrução. Depois de processada a remessa, o sistema não tratará mais os títulos como sugestão (Regeração, cancelamento de sugestão), ou seja, passa a ser título normal.
- 6 - Sugeridos + Instrução: filtra os títulos que possuírem o portador e a carteira sugeridos e cujo número de remessa seja igual a "0 - Zero" mais as instruções cadastradas para o portador na tela F301ITB e as instruções geradas automaticamente para o portador informado na tela de remessa.
- 7 - Agrupamentos + Preparar + Instrução + Sugeridos: Ao selecionar esta opção, serão mostrados na grade os agrupamentos, as preparações, as instruções e os títulos que possuírem o portador e a carteira sugeridos e cujo número de remessa seja igual a "0 - Zero".
Observação
Títulos com observações (que viriam desmarcados na tela Remessa da Cobrança Escritural - F310PRB) não serão considerados no processamento das opções 2, 3, 4, 6 e 7. Esses títulos ignorados serão registrados no arquivo de log da execução do processo automático.
- CODPOR (Código do portador) - é opcional quando o parâmetro OPCSEL não for informado ou se o valor deste for igual a 5 (cinco). É obrigatório quando utilizado o parâmetro OPCSEL igual a 1, ou seja, escolhendo para processar a opção 1 - Preparar Títulos. Caso nada seja informado neste parâmetro, todos os portadores serão processados (serão considerados apenas portadores relacionados a um banco).
- EMIFIM (Data de emissão final) - Opcional.
- EMIINI (Data de emissão inicial) - Opcional.
- ESCOLHE_DATA_EMISSAO (Data de emissão dos títulos)
- Opcional, podendo ser:
- PERIODO_FILIAL - Considera os períodos inicial e final para filtrar a data de emissão dos títulos.
- DATA_HOJE - Considera a data atual para filtrar a data de emissão dos títulos.
- DATA_REGRA - Considera o período de emissão dos títulos, executados via
regra, através das variáveis:
CREDEmiIni - (Data de Emissão Inicial);
CREDEmiFim - (Data de Emissão Final);
- QTDDIA (Quantidade de dias) - Opcional - permite informar a quantidade de dias-padrão que será usada nas instruções (opção 2 - Instrução preparada). Esse parâmetro terá o mesmo comportamento do campo Qtde Dias padrão do botão Seleção da tela F310PRB. Caso o parâmetro não seja informado, o valor padrão desse parâmetro será "0 - zero'.
- VCTFIM (Data vencimento final) - Opcional.
- VCTINI (Data vencimento inicial) - Opcional.
- ESCOLHE_DATA_VENCIMENTO (Data de vencimento dos títulos) - Opcional, podendo ser: PERIODO_FILIAL - Considera os períodos inicial e final para filtrar a data de vencimento dos títulos.
- DATA_HOJE - Considera a data atual para filtrar a data de vencimento dos títulos.
-
DATA_REGRA -
Considera
o período de vencimento dos títulos, executados via regra, através das
variáveis:
CREDVctIni - (Data de Vencimento Inicial);
CREDVctFim - (Data de Vencimento Final). - GERAR_ARQUIVO_POR_FILIAL - permite que o usuário informe se deseja ou não gerar o arquivo de remessa por filial. O valor padrão será "N - Não", mantendo o comportamento original da rotina (antes das melhorias realizadas no desenvolvimento). Caso o usuário deseje gerar um arquivo por filial, basta informar o valor "S - Sim" para o novo parâmetro.
Quando o parâmetro GERAR_ARQUIVO_POR_FILIAL for igual a "S - Sim", o arquivo de remessa será gerado incluindo o código da filial no nome. Se estiver diferente, o nome será gerado sem incluir o código da filial. Lembrando que se houver o identificador de regra que personaliza o nome do arquivo ativo, será usado o nome de arquivo definido no identificador de regra. - VALOR_REGRA (Indica o número da regra) - Para utilizar esta variável, deve-se informar a DATA_REGRA em uma das variáveis ESCOLHE_DATA_EMISSAO e ESCOLHE_DATA_VENCIMENTO. Ao realizar este procedimento, esta regra tratará tanto a emissão quanto o vencimento.
- VLRMAX (Faixa valor máximo) - Opcional
- VLRMIN (Faixa valor mínimo) - Opcional
- CODFPG (Forma pagamento) - Opcional
- CODTNS (Transação) - Opcional
- PERDIS (Percentual distribuição) - Opcional
- JRSDIA (Valor Juros Mora Dia) - Opcional (Valores aceitos S ou N - Por padrão será S) - Considera o valor de juros de mora diário informado no título.
- EMAIL (Endereço eletrônico do destinatário que será enviado o e-mail com o arquivo de remessa em anexo) - Opcional
- REMETENTE (Endereço eletrônico do remetente que enviará o e-mail com o arquivo de remessa em anexo) - Obrigatório quando informado o campo EMAIL e opcional quando o campo EMAIL não for informado.
Observação
Para que funcione o envio de e-mail com o arquivo de remessa anexo, é necessário realizar a parametrização na Central de Configurações Senior, no item Conexões de rede, subitem Envio de e-mail, configurando e habilitando o envio de e-mail; caso contrário, o parâmetro não funcionará.
- NOMARQ (Caminho onde o arquivo de remessa será gravado) - Opcional
Observação
Quando este parâmetro não for informado, o sistema busca o caminho informado no cadastro de portador, campo Diretório Arquivos Remessa da telaF039POR.
Importante
Este parâmetro NOMARQ sofreu alteração! Anteriormente, era possível manipular através dele, também o nome e a extensão do arquivo, agora não é mais possível. E se for informado um nome de arquivo no parâmetro NOMARQ, será apresentada a mensagem de erro: Informe no parâmetro NOMARQ o caminho válido onde o arquivo será gravado, sem informar nome de arquivo.
O nome do arquivo da remessa será gerado automaticamente pelo agendador e será formado pelo portador, empresa, filial e número da remessa, possuindo a extensão padrão REM. Porém, tanto o nome como a extensão do arquivo podem ser manipuladas através do identificador de regras CRE-310PRBAR01 ativo e com regra cadastrada (utilizando a variável VSArqRem).
Independente de onde o sistema busque o caminho, se pelo parâmetro NOMARQ ou pelo campo Diretório Arquivos Remessa da telaF039POR, o tratamento para o nome e extensão do arquivo é o mesmo.
CODCRT=01
NOMARQ=C:\Senior\Sapiens531\RemessaCE
CODFIL=1
CODCLI=1
VCTINI=15/08/2005
VCTFIM=15/08/2005
EMIINI=01/01/2005
PERDIS=1
VLRMIN=10
VLRMAX=50000
CODCRT=01
NOMARQ=C:\Senior\Sapiens531\RemessaCE
CODFIL=1
CODCLI=1
EMIINI=01/01/2005
PERDIS=1
VLRMIN=10
VLRMAX=50000
- ESCOLHE_DATA_EMISSAO=DATA_REGRA
- ESCOLHE_DATA_VENCIMENTO=DATA_REGRA
definir Data
CREDVctIni;
definir Data
CREDVctFim;
definir Data
CREDEmiIni;
definir Data
CREDEmiFim;
MontaData (22,01,2014, v01MesAno);
MontaData (27,02,2014,
v02MesAno);
MontaData (02,03,2014, v03MesAno);
MontaData (25,03,2014,
v04MesAno);
CREDVctIni = v01MesAno;
CREDVctFim = v02MesAno;
CREDEmiIni = v03MesAno;
CREDEmiFim = v04MesAno;
Observação
Ao utilizar os camposESCOLHE_DATA_EMISSAO e ESCOLHE_DATA_VENCIMENTO, com a opção DATA_REGRA, as quatro variáveis devem estar mencionadas conforme exemplo acima.
MÓDULO | IDENTIFICADOR |
CRE | 301EMAIL01 |
CRE | 310PRBAR01 |
CRE | 310PRBAI01 |