Com.senior.g5.co.mfi.tes.extrato
Este web service tem por objetivo a inclusão de extratos, visando atender a integração com sistemas terceiros.
Tipo de execução
Para cada tipo de execução, existem diferentes parâmetros que podem ser comuns a todas as portas.
Autenticação
Caso seja utilizada alguma forma de autenticação para integração de informações através de web services, é necessário identificar o tipo no parâmetro <encryption>, conforme seus valores possíveis.
Campos numéricos
Orientação válida para qualquer campo de web service que possui objetivo de receber valores, independentemente do seu tipo ser Integer, Double e String. Estas orientações devem ser seguidas nas requisições efetuadas via SOAP e em execuções efetuadas através do SGI, relatórios e regras LSP.
Campos que representam valores monetários, quantidade e percentual e estão declarados como String
- Envio no formato ZZZZ,ZZ
- É fundamental não enviar os campos numéricos com separador de milhar, pois ocorrerá erro ao executar a requisição
- Obrigatória a utilização do separador decimal com vírgula, e não com ponto
- Obrigatória a utilização do zero a direita. Por exemplo, se o valor for 350,20, a requisição deve ser enviada com este exato valor. Se o valor enviado for enviado como 350,2, o sistema não irá interpretar a requisição adequadamente
Exemplo:
number(005,2) = 350,20 - o sistema espera que o número digitado contenha até 3 casas antes da vírgula e obrigatoriamente duas após;
number(015,2): 35000,20 - o sistema espera que o número digitado contenha até 13 casas antes da vírgula e obrigatoriamente duas após;
number(008,4) = 3200,2074 - o sistema espera que o número digitado contenha até 4 casas antes da vírgula e obrigatoriamente duas após.
Campos que representam valores monetários, quantidade e percentual e não estão declarados como String
- Envio no formato ZZZZ.ZZ
- É fundamental não enviar os campos numéricos com separador de milhar, pois ocorrerá erro ao executar a requisição
- Obrigatória a utilização do separador decimal com ponto, e não com vírgula
Exemplo:
- number(005,2) = 350.20 - o sistema espera que o número digitado contenha até 3 casas antes da vírgula e obrigatoriamente duas após;
- number(015,2): 35000.20 - o sistema espera que o número digitado contenha até 13 casas antes da vírgula e obrigatoriamente duas após;
- number(008,4) = 3200.2074 - o sistema espera que o número digitado contenha até 4 casas antes da vírgula e obrigatoriamente duas após.
WSDL
- Síncrono: http://example.com/g5-senior-services/sapiens_Synccom_senior_g5_co_mfi_tes_extrato?wsdl
- Assíncrono: http://example.com/g5-senior-services/sapiens_Asynccom_senior_g5_co_mfi_tes_extrato?wsdl
- Agendado: http://example.com/g5-senior-services/sapiens_Schedulecom_senior_g5_co_mfi_tes_extrato?wsdl
Porta(s)
GravarMovimentosBancarios
Observação
Os campos CodEmp e NumCco podem ser preenchidos de duas maneiras:
- manualmente, na grade;
- informando o campo NumCgc para realizar a busca da empresa na tabela E070FIL (E070FIL.NumCgc) ou informando os campos CtaExt, DigCta e DigAgc para buscar a conta interna (NumCco) na tabela E60CCO (E600CCO.NumCta/E600CCO.CtaMny).
Busca feita na tabela E600CCO pelo campo NumCta:
- se for encontrado somente um registro, o mesmo será utilizado;
- se for encontrado mais de um registro com o mesmo tipo de aplicação de conta (E034TCC.AplTcc), a execução do web service será abortada e o sistema irá exibir uma mensagem na aba Retorno informando o problema.
Se não for encontrado nenhum registro, a busca será feita na tabela E600CCO pelo campo CtaMny:
- se for encontrado somente um registro, o mesmo será utilizado;
- se for encontrado mais de um registro com o mesmo tipo de aplicação de conta (E034TCC.AplTcc), a execução do web service será abortada e o sistema irá exibir uma mensagem na aba Retorno informando o problema.
Obs.: se nenhum registro for encontrado nos dois casos, será exibida uma mensagem na aba Retorno informando o problema.
Quando informados os campos CtaExt e DigCta/DigAgc, é feita a concatenação/ligação dos dígitos ao código. Exemplo:
- se informado somente o DigCta: CtaExt + '-' + DigCta;
- se informado somente o DigAgc: CtaExt + '-' + DigAgc;
- se informado o DigCta e o DigAgc: (CtaExt + '-' + DigCta) + DigAgc
Conciliação automática do extrato no movimento de baixa de um título:
Com o parâmetro Conciliação automática no recebimento de extrato ativado na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) (Grupo Finanças, Subgrupo Tesouraria), é possível conciliar automaticamente o extrato ao movimento de baixa de um título do Contas a Pagar ou Contas a Receber (apenas um título por extrato).
Esse título deve ter sido baixado integralmente em um único movimento. Além disso, o movimento na Tesouraria deve ter o mesmo valor do extrato e não pode estar conciliado com outro movimento.
A tag conciliação, que contém as tags CodEmp (código da empresa do título), CodFil (código da filial do título), NumTit (número do título), CodTpt (tipo do título) e CodFor (código do fornecedor do título a pagar), permite informar o título do movimento de tesouraria que será conciliado automaticamente com o movimento do extrato.
Se a tag CodFor estiver preenchida, a rotina buscará o movimento de baixa do título do Contas a Pagar. Quando estiver vazia, a rotina buscará o movimento de baixa do Contas a Receber.
Conciliação automática do extrato no movimento de transferência entre contas:
Com o parâmetro Conciliação automática no recebimento de extrato ativo, quando houver integração com a Wiipo (Sistema Integrado = WIIPO), não houver títulos informados na tag conciliacao, o extrato for de débito e possuir a tag DocMov informada, o sistema tentará localizar um movimento de Tesouraria de débito na conta interna da Wiipo com o mesmo DocMov, o mesmo valor do extrato e na mesma data para, então, realizar a conciliação automática.
Necessita autenticação: sim.
Situação da versão: atual.
Versão: 1.
Requisição:
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:ser="http://services.senior.com.br">
<soapenv:Body>
<ser:GravarMovimentosBancarios>
<user>String</user>
<password>String</password>
<encryption>Integer</encryption>
<parameters>
<gridMovimentosBancarios>
<ideExt>String</ideExt>
<codEmp>Integer</codEmp>
<numCco>String</numCco>
<numCgc>Double</numCgc>
<ctaExt>String</ctaExt>
<digCta>String</digCta>
<digAgc>String</digAgc>
<datExt>String</datExt>
<hisExt>String</hisExt>
<cheExt>Integer</cheExt>
<vlrExt>Double</vlrExt>
<decExt>String</decExt>
<docMov>String</docMov>
<ideTxi>String</ideTxi>
<conciliacao>
<codEmp>Integer</codEmp>
<codFil>Integer</codFil>
<numTit>String</numTit>
<codTpt>String</codTpt>
<codFor>String</codFor>
</conciliacao>
</gridMovimentosBancarios>
<sigInt>String</sigInt>
</parameters>
</ser:GravarMovimentosBancarios>
</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>
Parâmetros da requisição:
| Nome | Preenchimento | Tipo | Descrição |
|---|---|---|---|
| gridMovimentosBancarios | Obrigatório | Set | Lista de movimentos bancários |
| gridMovimentosBancarios.ideExt | Opcional | Integer | String(250) - Identificador externo |
| gridMovimentosBancarios.codEmp | Opcional | Integer | Number(004) - Código da empresa. Ver observação |
| gridMovimentosBancarios.numCco | Opcional | String | String(014) - Número da conta interna. Ver observação |
| gridMovimentosBancarios.numCgc | Opcional | Double | String(015) - CNPJ |
| gridMovimentosBancarios.ctaExt | Opcional | String | String(012) - Número da conta no banco |
| gridMovimentosBancarios.digCta | Opcional | String | String(1) - Dígito da conta |
| gridMovimentosBancarios.digAgc | Opcional | String | String(1) - Dígito da agência |
| gridMovimentosBancarios.datExt | Obrigatório | String | Date(DD/MM/YYYY) - Data do movimento da conta no extrato |
| gridMovimentosBancarios.hisExt | Opcional | String | String(100) - Histórico do extrato |
| gridMovimentosBancarios.cheExt | Opcional | Integer | Number(006) - Número do cheque no extrato |
| gridMovimentosBancarios.vlrExt | Obrigatório | Double | Number(15,2) - Valor do movimento no extrato |
| gridMovimentosBancarios.decExt | Obrigatório | String | String(001) - Indicativo se movimento é débito ou crédito no extrato |
| gridMovimentosBancarios.docMov | Opcional | String | String(020) - Número do documento do extrato |
| gridMovimentosBancarios.ideTxi | Opcional | String | String(035) - Identificador da transação - TXID PIX |
| conciliacao | Opcional | Set | Título cujo movimento na Tesouraria será automaticamente conciliado com o movimento de extrato |
| conciliacao.codEmp | Obrigatório | Integer | Number(004) - Código da empresa do título |
| conciliacao.codFil | Obrigatório | Integer | Number(005) - Código da filial do título |
| conciliacao.numTit | Obrigatório | String | String(015) - Número do título |
| conciliacao.codTpt | Obrigatório | String | String(003) - Tipo do título |
| conciliacao.codFor | Opcional | Integer | Number(009) - Código do fornecedor do título a pagar. Se estiver preenchida, a rotina buscará o movimento de baixa do título do Contas a Pagar. Quando estiver vazia, a rotina buscará o movimento de baixa do Contas a Receber. |
| sigInt | Opcional | String | String(15) - Sigla do sistema de integração |
Resposta:
Observação
Envelope SOAP de resposta de requisições síncronas. Para requisições assíncronas ou agendamentos, a resposta é apenas uma String chamada "result" com o valor "OK", se foi executado com sucesso ou, caso contrário, a mensagem do erro ocorrido.
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:ser="http://services.senior.com.br">
<soapenv:Body>
<ser:GravarMovimentosBancariosResponse>
<result>
<gridRetorno>
<ideExt>String</ideExt>
<codEmp>Integer</codEmp>
<numCco>String</numCco>
<numCgc>Double</numCgc>
<ctaExt>String</ctaExt>
<digCta>String</digCta>
<digAgc>String</digAgc>
<datExt>String</datExt>
<cheExt>Integer</cheExt>
<vlrExt>Double</vlrExt>
<decExt>String</decExt>
<docMov>String</docMov>
<ideTxi>String</ideTxi>
<seqExt>Integer</seqExt>
<msgRet>String</msgRet>
</gridRetorno>
<tipoRetorno>Integer</tipoRetorno>
<mensagemRetorno>String</mensagemRetorno>
<erroExecucao>String</erroExecucao>
</result>
</ser:GravarMovimentosBancariosResponse>
</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>
Atributos da resposta:
| Nome | Preenchimento | Tipo | Descrição |
| gridRetorno | Obrigatório | Set | Retorno do processamento |
| gridRetorno.ideExt | Opcional | String | String(250) - Identificador externo |
| gridRetorno.codEmp | Opcional | Integer | Number(004) - Código da empresa. Ver observação |
| gridRetorno.numCco | Opcional | String | String(014) - Número da conta interna. Ver observação |
| gridRetorno.numCgc | Opcional | Double | String(015) - CNPJ |
| gridRetorno.ctaExt | Opcional | String | String(012) - Número da conta no banco |
| gridRetorno.digCta | Opcional | String | String(1) - Dígito da conta |
| gridRetorno.digAgc | Opcional | String | String(1) - Dígito da agência |
| gridRetorno.datExt | Obrigatório | String | Date(DD/MM/YYYY) - Data do movimento da conta no extrato |
| gridRetorno.hisExt | Opcional | String | String(100) - Histórico do extrato |
| gridRetorno.cheExt | Opcional | Integer | Number(006) - Número do cheque no extrato |
| gridRetorno.vlrExt | Obrigatório | Double | Number(15,2) - Valor do movimento no extrato |
| gridRetorno.decExt | Obrigatório | String | String(001) - Indicativo se movimento é débito ou crédito no extrato |
| gridRetorno.docMov | Opcional | String | String(020) - Número do documento do extrato |
| gridRetorno.ideTxi | Opcional | String | String(035) - Identificador da transação - TXID PIX |
| gridRetorno.seqExt | Opcional | Integer | Number(006) - Sequência na data do movimento da conta no extrato |
| gridRetorno.msgRet | Obrigatório | String | Mensagem de retorno do processamento |
| tipoRetorno | Opcional | Integer | O campo resultado retorna os seguintes valores: 1 - (Execução do serviço sem erros) e 2 - (Execução dos serviços com erros) |
| mensagemRetorno | Opcional | String | O campo resultado retorna as seguintes mensagens: Processado com sucesso - (Execução do serviço sem erros) e ERRO - (Analisar os erros na grade Retorno) |
| erroExecucao | Opcional | String | - |
English
Español
English
Español


