Devido à descontinuação da versão 6.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir dessa data. Para mais informações sobre a evolução do Ronda Senior, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Ronda Senior - Manual do Usuário > Controle Alfandegado > Módulo Alfandegado para Integração com o BDCC > Autenticação Crachás BDCC

Autenticação Crachás BDCC

Configurações para Validação de crachás do BDCC

Para validação dos crachás BDCC deve ser utilizado o mapa Smart Card específico do BDCC. Este mapa possui a localização dos dados gravados pelo BDCC (para obter o arquivo com extensão .map, deve-se entrar em contato com a equipe de atendimento do produto).

Importante

O mapa Smart Card utilizado para o BDCC não suporta gravação de template biométrica.

Habilitando a validação de autenticidade do crachá

A verificação de autenticidade dos crachás gravados pelo BDCC é feita por tipo de pessoa, ou seja, é possível configurar determinadas pessoas controladas em uma leitora para verificação de autenticidade do crachá, conforme imagem abaixo:

Como a autenticação ocorre?

Quando o dispositivo está on-line, a autenticação de acesso é feita na Concentradora. A ABTRA deve fornecer os crachás, e esses serão autenticados no firmware, com uma comparação do identificador real que acontece através do arquivo .map contendo criptografia relacionada ao BDCC. Caso os identificadores não sejam idênticos é gerado o evento 116 - Negado BDCC - e o acesso é negado.  Caso o dispositivo esteja off-line, a validação de acesso é feita no próprio dispositivo, utilizando os dados gravados na área livre do crachá Smart Card, conforme definição da ABTRA.

Utilização de crachás BDCCs em recintos diferentes

O Acesso e Segurança permite a reutilização de crachás de recintos diferentes (controlados ou não pela Aplicação), isto é: sempre que um recinto receba empregados, terceiros, parceiros e/ou visitantes cadastrados em bases de outros recintos, para que esses crachás possam ser reutilizados deve-se informar no seu cadastro que a tecnologia é de proximidade, e a pessoa deve estar habilitada para verificação de autenticidade do crachá. A validação do acesso será feita somente on-line. Caso o dispositivo esteja off-line irá ocorrer erro na leitura do crachá, pois sua funcionalidade é do tipo proximidade.

Gravação de Smart Card

A gravação dos crachás Smart Card é realizada através das telas Espelho do Acesso ou Entrada de Visitantes. O sistema faz a consistência dos crachás Smart Card na hora de associar ou gravar o crachá, para identificar se o documento informado na entrada de visitantes é o mesmo documento contido no crachá. Caso não seja o mesmo, não será possível continuar o processo e será apresentada uma mensagem informando disto ao usuário.

 

Para o Módulo de Integração com BDCC é associado com a tecnologia 2 (Proximidade). A consistência entre o documento gravado no crachá e o documento da pessoa que está sendo gravado é realizado pelos botões "Associar Smart" e "Gravar Smart” na Entrada de Visitante. Na tela do Espelho de Acesso é realizado somente pelo botão “Gravar Smart”.

Este artigo ajudou você?