Devido à descontinuação da versão 6.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir dessa data. Para mais informações sobre a evolução do Ronda Senior, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Ronda Senior - Manual do Usuário > Controle de Acesso > Validações > Validação de Acesso Customizada - REST e SOAP

Validação de Acesso Customizada - chamadas de serviço REST e SOAP

Além das validações de acesso nativas do sistema, o Ronda Senior permite customizar uma validação de acesso por leitor, através de uma chamada webservice externa.

Validação customizada é um tipo de validação feita pela Concentradora, que utiliza um endereço webservice para uma comunicação externa. Esse serviço externo deve realizar a validação desejada dos dados recebidos, seja consultando a base de dados, fontes externas, outros serviços, ou pelo modo que melhor atender às necessidades do cliente, e responder a chamada do serviço feita pela Concentradora com um OK ou um NOK. Com base nessa resposta, a Concentradora libera ou não o acesso.

A Validação de Acesso Customizada está disponível para os dispositivos que realizam a validação de acesso na Concentradora:

Importante

Os dispositivos de ponto modelo REP/CEP que atendam a Portaria 671 não possuem esse recurso.

Para que seja possível realizar validação de acesso customizada, é preciso realizar a seguinte configuração:

  1. Em Projeto físico > Dispositivos > Cadastros (FRCADDSP), selecione a leitora instalada e acesse a guia Validações;
  2. Marque a opção REST (caso deseje chamar um web service REST), SOAP (caso deseje chamar um web service SOAP) ou SOAP CDATA Local (caso deseje chamar um web service SOAP com a tag CDATA localizada somente nos campos texto);
  3. Acesse a guia Cadastro e, no campo Endereço da Validação Customizada, informe o endereço URL do web service que deseja chamar para realizar a validação de acesso customizada.
  4. O timeout padrão para essas chamadas é de dois segundos. Caso deseje alterar esse tempo, cadastre uma chave no SeniorConfigCenter com o nome: com.senior.seguranca.concentradora.customvalidation.timeout, e informe em milissegundos o valor desejado para timeout da chamada do serviço. Por exemplo: para aumentar timeout para 3 segundos, cadastre a chave com valor 3000.

Observação

O timeout é somado às demais validações ativas, o que impacta diretamente no tempo de espera da pessoa para a liberação do acesso. Portanto, não recomendamos que ele seja maior que cinco segundos.

Informações que serão enviadas na chamada de serviço:

Respostas esperadas

Este artigo ajudou você?