Devido à descontinuação da versão 6.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir dessa data. Para mais informações sobre a evolução do Ronda Senior, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Cadastro de Roteirização de Solicitações de Táxis

A rotina de roteirização de solicitações de táxis tem como objetivo definir um agendamento de táxis, visando otimizar os custos destes. No cadastro de roteirização não é possível inserir dados. Após selecionar a empresa e filial, esta tela apresenta três blocos de informação que devem ser usados de abaixo para cima:

Solicitações Pendentes:
Visualizando a tela de baixo para cima, essa seção traz as informações que foram previamente cadastradas na Portaria > Veículos > Prestador de Serviço > Solicitação Táxis > Individual. Os campos a serem apresentados e a ordem destes é definida pelo campo C, de configuração dos campos da grade.

Com as solicitações cadastradas e possível criar roteiros para o melhor aproveitamento de itinerários de táxis. Um roteiro pode ser organizado com várias solicitações, para isto deve-se clicar no botão Novo Roteiro e as solicitações pendentes selecionadas passarão à seção Roteiros.

Roteiros:
Uma vez criado o roteiro, a solicitação usada desaparece do quadro de solicitações pendentes, passando a aparecer no quadro de roteiros. Aqui a solicitação recebe um número sequencial para identificação, que é o Código do Roteiro.  

Para vincular varias solicitações a um roteiro é preciso selecionar a solicitação pendente e clicar no botão "Adicionar Roteiro", é apresentada uma janela para informar o código do roteiro existente (que está na guia de Roteiros) que será adicionado.

Um roteiro pode ficar em aberto sem solicitações atendidas, neste caso convém excluir o roteiro.

Um roteiro somente poderá ser gerado se houver Solicitação Atendida.

Solicitações Atendidas:
Nesta guia são apresentados os roteiros que estão prontos para serem atendidos.

Para realizar efetivamente a movimentação é necessário clicar no botão Gerar Movimento. Fazendo isto a solicitação atendida gerará uma movimentação de taxi, desaparecendo do quadro Solicitações Atendidas e por sua vez, ficará registrada na Portaria > Veículos > Prestador de Serviços > Movimentação Taxis.

 

Pode-se emitir um bilhete da viagem com o nome do(s) solicitante(s), itinerários, valores e outras informações expostas no relatório.

Este artigo ajudou você?