Configurações de Fuso Horário e Horário de Verão
Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designada apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A mudança de horário impacta no uso de sistemas informáticos, como é o caso do Ronda Senior, razão pela qual é necessário efetuar configurações para manter atualizadas as informações de servidores, bancos de dados, sistema web, processos automáticos, procedimentos on-line, assim como diversas integrações com hardware:
As definições de fuso horário e horário de verão repercutem nos dados do banco assim como também nas informações que a aplicação utilizará para efetuar suas rotinas. São várias as funcionalidades do sistema que são influenciadas pela configuração de data e hora do servidor de banco de dados, entre elas estão:
- botões de data/hora;
- nova entrada de visitantes;
- diversos monitoramentos;
- emissão de relatórios;
- execução de processos automáticos.
Sincronização de informações
Acesse a Central de Configurações Senior e configure a sincronização das informações do banco de dados com a aplicação. A funcionalidade está disponível para os bancos de dados Oracle e SQL Server, neste, antes de realizar a configuração do banco é necessário dar a permissão CREATE FUNCTION para o usuário do CFG.
Configurações de GMT no servidor de banco de dados Oracle
Em ambientes que contêm sites com diferenças de horário (GMT ou horário de verão) entre o banco de dados da máquina servidora e a do cliente, é necessário configurar o GMT do servidor de banco de dados Oracle. Na maioria dos servidores essa configuração está zerada.
O comando para configurar o banco de dados é: ALTER DATABASE SET TIME_ZONE = '-00:00'.
Na região sul do Brasil, onde o GMT é -3:00, o retorno do comando 'SELECT DBTIMEZONE FROM DUAL' deverá ser -03:00 fora do período de horário de verão ou -02:00 durante o período de horário de verão.
Após realizar as parametrizações adequadas na Central de Configurações Senior, é necessário efetuar o procedimento e exclusão e recriação dos objetos da base de dados no CBDS (Central de banco de dados Senior).
Para que o horário de verão funcione corretamente na CSM Center e na Concentradora, o fuso horário configurado no Windows deve ser um dos disponibilizados por padrão. Não é permitido configurar um fuso horário customizado, isto é, com um nome próprio, que não seja um dos disponibilizados por padrão no Windows.
Forma incorreta: "(UTC-03:00) Nome do Cliente"
Forma correta: "(UTC-03:00) Brasília" ou "(UTC-04:00) Cuiabá"
Isso ocorre, pois Java utiliza o nome do fuso horário configurado no Windows para consultar, em sua base de dados interna de fuso horário, o GMT que deve ser aplicado. Para cada nome de fuso horário, existe um GMT sem horário de verão e um GMT com horário de verão. Por exemplo, para Brasília, se o Windows estiver fora do horário de verão, o Java utilizará o GMT -3; se o Windows estiver dentro do horário de verão, o Java utilizará o GMT -2.
Se o Java não encontrar o nome do fuso horário em sua base de dados, ele utilizará o GMT explícito no nome, independente de estar dentro ou fora do horário de verão, como por exemplo: "(UTC-03:00)".
Na tela de Propriedades do Usuário, na guia Fuso horário e horário de verão, é possível definir se um usuário utilizará o horário de verão.
Caso esteja atribuído na Central de Configurações Senior > Banco de Dados > Ronda Senior > Fuso Horário > Assinalamentos Globais, que o mesmo fuso horário e horário de verão são aplicáveis a todos os usuários, estas opções no SGU são automaticamente desabilitadas.
Configuração de Processos Automáticos
Na Central de Configurações Senior, em Middleware > Web 5.0 > Processos Automáticos, informe o fuso horário do servidor onde o monitor de aplicações será executado, e se o servidor utiliza horário de verão ou não.
Selecione essa opção de utilizar o fuso horário caso o servidor, onde o monitor de aplicações é executado, use o recurso de fuso horário. Sempre que escolhida essa opção é necessário definir qual será o GMT do local onde está o servidor de aplicações.
- Local A: onde está alojado o servidor do Middleware = GMT -03:00 (Brasil - SC)
- Local B: onde está alojado o servidor do banco de dados = GMT –06:00 (México)
- Local C: onde está o usuário 1 = GMT +08:00 (China)
- Local D: onde está o usuário 2 = GMT +05:30 (Índia)
Passo a passo da configuração:
Local A:
- Configure o servidor na Central de Configurações Senior, em Middleware > Web 5.0 > Processos Automáticos;
- Selecione a opção de utilizar o fuso horário;
- Escolher o (GMT -03:00) Brasília;
- Selecione o servidor do horário de verão, pois o servidor está localizado em Santa Catarina.
Local B:
- Configure o servidor de banco de dados em Central de Configurações Senior > Banco de dados;
- Clique em Fuso horário...;
- Na guia Configurações, selecione Habilitar utilização de fuso horário e horário de verão.
- Selecione o Fuso horário do banco de dados como GMT -06:00;
- Não selecione o uso de horário de verão, pois no GMT -06:00 não é aplicado o horário de verão;
- Na guia Assinalamentos Globais não selecione qualquer opção.
Locais C e D:
Configure os usuários dos locais C e D, individualmente através do Senior Gerenciador de Usuários, nas Propriedades de Usuário, guia Fuso horário e horário de Verão. Essa configuração não pode ser efetuada pelo Assinalamentos Globais da Central de Configurações Senior, em Banco de dados, pois os usuários estão em diferentes locais.
Se no local C ou D a quantidade de usuários for superior a um, necessariamente a configuração deverá ser efetuada pelo Senior Gerenciador de Usuários.
O sistema utiliza o local físico como a entidade que representa, na aplicação, um local existente na organização. A configuração do fuso horário dos locais físicos é realizada no Plano de Localização Física, onde são cadastrados de acordo com os tipos de categorias.
Apenas a categoria Site permite a configuração de fuso horário e de horário de verão, fazendo com que todos os locais físicos cadastrados como filhos adotem automaticamente tanto o GMT como as datas de início e fim do horário de verão do local pai.
Essas informações de GMT, início e fim do horário de verão serão utilizadas na configuração de equipamentos.
Controla Fuso por Planta
Ao assinalar este campo, na tela de definições gerais, guia Gerais, é possível determinar se será calculado o GMT do local (Fuso horário da Planta) ou GMT do servidor nas rotinas de entrada e saída de visitantes. Por padrão o valor do assinalamento Controla Fuso por Planta será "N - não controla fuso".
Site
Esta categoria contém o conjunto de áreas controladas de uma organização, que possui algum monitoramento ou gerenciamento de controle de acesso e segurança. Somente a categoria Site pode ser cadastrada logo após a estrutura, as outras categorias deverão ser associadas a essa. O site é considerado uma localidade, uma empresa ou filial, que pode abranger vários dispositivos, permitindo assim que a base possua dispositivos com o mesmo código, mas com o uso da marcação diferente, pois ao efetuar o cadastramento de um dispositivo deve-se vinculá-lo a um site.
Para configurar o fuso horário, no menu Projeto Físico > Plano de Localização Física, no local do tipo Site, no campo Fuso Horário GMT informe o valor numérico que representa o fuso horário do local cadastrado em relação à Hora Média de Greenwich (GMT). No Brasil, o horário de referência é o de Brasília, equivalente a GMT -03:00.
Caso o Site que está sendo cadastrado for influenciado pelo horário de verão, devem-se definir as datas de início e fim nos campos respectivos.
O cadastramento do site é obrigatório, pois somente após o cadastramento deste poderão ser efetuados os cadastros de dispositivos, grupos de dispositivos, permissões, separação de marcações, etc. Todas as telas e tabelas do sistema que contenham o código do dispositivo também devem possuir o código do Site, pois este faz parte do registro, junto ao dispositivo e a função.
Verifique as configurações disponíveis para cada dispositivo:
Em decorrência de algumas integrações com dispositivos requerem do envio de comandos, para efetuar a sincronização dos dados de GMT e as datas de início e finalização do horário de verão, verifique as particularidades de cada um em Comandos necessários para Atualização.
As configurações do banco de dados, Senior Gerenciador de Usuários, processos automáticos aplicam em ambientes onde o banco de dados está num fuso horário diferente de alguma planta da empresa.
Nota
Caso utilize também o módulo Controle de Ponto e Refeitóriodo Gestão de Pessoas | HCM, consulte a documentação específica sobre Horário de Verão sobre as suas configurações.
English
Español
English
Español


