Gerais

Função Sobremesa
Indica se o sistema utiliza a função "SOBREMESA" ou não, e caso a utilize, qual a função que deve ser associada.

Esta função é usada para dispositivos localizados em refeitórios, com o intuito de controlar o "peso da refeição e a quantidade de sobremesas consumidas". Para tanto, é utilizado um aplicativo especialmente confeccionado para tal finalidade, efetuando a integração entre balança e dispositivo, que juntos coletam as devidas marcações. Ao utilizar a função sobremesa, digitando para isso o seu código no dispositivo, e logo em seguida, a quantidade de sobremesas consumidas, são geradas duas marcações nas tabelas SENIOR, sendo a primeira delas com o peso da refeição consumida e a segunda com a quantidade de sobremesas.

Percentual de Compressão
Este campo ficará habilitado quando o tipo de armazenamento da foto de uma das guias de Alunos, Colaboradores, Pacientes ou Visitantes for em disco. O percentual informado será utilizado na gravação do arquivo de foto na entrada de visitantes ou no respectivo cadastro do tipo selecionado. Quanto mais alto for o percentual informado, melhor será a qualidade da foto e conseqüentemente o tamanho do seu arquivo também será maior. Se o percentual informado for baixo, a qualidade será reduzida e o arquivo ficará com um tamanho pequeno.

Utiliza Campus
Este assinalamento é utilizado para informar o uso ou não das funções de controle de Campus. Para saber mais sobre as rotinas de controles de Campus verifique a documentação destas rotinas em Ajuda por Telas > Campus. Caso a opção selecionada for "N - Não", serão ocultados todos os itens de menu e guias de telas referentes à rotina de campus (exemplo: o item Campus do menu principal).

Utiliza Hospitais
Este assinalamento é utilizado para informar o uso ou não das funções de controle de Hospitais. Para saber mais sobre as rotinas de controle de Hospitais veja a página desta rotina. Caso a opção selecionada for "N - Não", serão ocultados todos os itens de menu e guias de telas referentes à rotina de hospitais (exemplo: o item Portaria > Hospitais do menu principal).

Alarme de Testes
Este assinalamento é utilizado para informar o uso ou não das funções de controle de Alarmes de Testes. Os alarmes de testes são utilizados para verificar se determinados dispositivos estão operando de forma on-line ou não, utilizando para isto uma das entradas de alarmes dos dispositivos. Para efetuar o controle destes alarmes é necessário ainda efetuar o cadastro de um sinal de alarme de teste e associá-lo ao dispositivo.

Utiliza Autorização de Materiais
Se esta opção estiver selecionada, para podermos efetuar uma movimentação de materiais deveremos possuir uma autorização. Desta forma poderemos limitar as pessoas que podem liberar a saída de determinados materiais, havendo um melhor controle sobre a movimentação destes.

Rejeita Marcações Duplicadas
Se esta opção estiver selecionada como "S - Sim", o coletor de marcações verificará se existem marcações duplicadas, isto é, efetuadas no mesmo dispositivo, na mesma hora/minuto/segundo, e rejeita essa marcação. Para ver informações de exceções a este procedimento, acesse o item exceções da documentação de Coleta de Marcações.

Nota

Quando o dispositivo é REP, o processo considera também o NSR da marcação.

Dias de Falta para Bloquear o Acesso
É utilizado quando for realizado o controle de Bloqueio por Falta. Este campo tem por objetivo informar a quantidade de dias que será feita a consistência do bloqueio por falta.

Código do Motivo para Bloqueio por Falta
Para entender melhor o funcionamento deste campo, recomenda-se ter conhecimento do campo acima (Dias de Falta para Bloquear o Acesso) bem como da rotina de Bloqueio por Falta. Este campo será utilizado para que quando o colaborador for bloqueado por falta, seja informado este código como motivo do bloqueio. Vale lembrar que esse código é cadastrado pela tela de Cadastro de Motivos de Bloqueio em Acesso > Bloqueio/Desbloqueio > Motivos de Bloqueio.

Rejeitar Passadas
Informar a quantidade de dias anteriores a data da coleta, em que a marcação será considerada inválida, sendo rejeitada.

Rejeitar Futuras
Informar aqui a quantidade de dias a partir da data da coleta, em que a marcação será considerada inválida, sendo rejeitada.

Gera Log de Pendências
Este campo monitora as pendências enviadas à tabela Atualização DataMart (R070ADM).
Para ativar o monitoramento de geração das pendências, o campo deverá ser definido como "S – Sim".

Observação

Só será apresentado o log de monitoramento nas pendências realizadas após a ativação do recurso. Ao desativar a geração do log de monitoramento as novas pendências não gerarão logs, porém as pendências que já possuíam log continuarão com os mesmos.

Para consultar as pendências acesse a tela Supervisão > On line > Atualizações de crachás > Consulta atualizações.

Controla Fuso por Planta
Aqui é possível determinar se será calculado o GMT do local (Fuso horário da Planta) ou o GMT do servidor nas rotinas de entrada e saída de visitantes.

Observação

Quando o GMT do banco de dados estiver zerado, será usada a hora atual do servidor.

Sequenciamento Alfandegado
Define como o sequenciamento das marcações de acesso a um recinto alfandegado será feita.

Utiliza Controle de Provisórios não Devolvidos

Se definido como "S - Sim", crachás provisórios somente podem ser emitidos para uma pessoa que já possui outro provisório, após este crachá ter sua baixa efetuada. Desta maneira o sistema não permitirá lançar provisórios se o crachá não foi oficialmente devolvido (ou reportado como extraviado) durante a baixa, mesmo se o prazo do provisório passar.

Este recurso afeta os seguintes tipos de provisórios: empregado, terceiro, parceiro e aluno. Ele afeta também o processo automático 1 - Históricos de crachá, e se o campo estiver definido como "S - Sim", somente irá liberar o crachá titular se o provisório teve sua baixa efetuada.

Dica

Os crachás provisórios vencidos e não devolvidos de uma pessoa podem ser visualizados na tela Acesso > Consultas > Crachás Provisórios Vencidos.

Modelo da Leitora Biométrica
Este campo tem como objetivo realizar a entrega de crachás provisórios, além de identificar visitantes na tela Entrada de Visitantes.

Neste campo, deve ser informado qual o tipo da leitora que será utilizada. Para obter informações referentes, consulte o link instalação. E para verificar as configurações para a captura de digital para visitantes, consulte as configurações da entrada de visitantes.

Este artigo ajudou você?