Colaboradores
Tipo de Armazenamento da Foto
Neste campo identificamos qual o tipo de armazenamento utilizado para
as fotos de colaboradores.
Para o tipo "1 - Arquivo em Disco (JPG)", a foto será gravada no diretório configurado no campo Local Padrão para arquivos de imagens na Central de Configurações Senior. O nome do arquivo será gravado no formato "empresa" + "tipo" + "cadastro" + ".jpg".
Ao escolher este tipo de armazenamento, é importante saber que não será possível efetuar a impressão de crachás com foto.
Observação
- Para ambientes onde possuem integração com o Gestão de Pessoas | HCM, é recomendado que a configuração no Ronda Senior XT seja a opção "2 - Banco de Dados", pois a forma que o Gestão de Pessoas | HCM mantém a foto do colaborador é pelo banco de dados;
- No Ronda Senior XT, há outras possibilidades de armazenamento da foto, mas conflitam com a forma como o Gestão de Pessoas | HCM armazena as fotos, que, por padrão, é o banco de dados. Isso implica que, quando o Gestão de Pessoas | HCM altera a foto do colaborador, irá alterar a foto no banco de dados, mas o Ronda Senior XT irá buscar a foto com base neste assinalamento e, sendo diferente de "2 - Banco de Dados", pode causar erros;
- Se a opção for "1 - Arquivo em Disco", o Ronda Senior XT vai buscar a foto no disco rígido, e o Gestão de Pessoas | HCM grava a foto no banco de dados. O Ronda Senior XT não vai considerar a foto do colaborador que foi atualizada no Gestão de Pessoas | HCM;
- Os tipos "3 - Interface DLL" e "4 - Interface DLL - OLE Control" são aplicados com base em DLLs de terceiros, sendo estas de responsabilidade do cliente, tanto a aquisição em separado quanto sua manutenção e correto funcionamento;
- Se o armazenamento for do tipo "1 - Arquivo em Disco (JPG)" ou "5 - Arquivo em Disco Configurável", o campo Percentual de Compressão será habilitado na guia Gerais das definições gerais de acesso. Este campo permite informar um percentual que define a qualidade e tamanho das fotos armazenadas.
Gera Créditos de Acesso para Colaborador
Esta definição indica se deverão ser gerados créditos de acesso conforme
as definições
de créditos de acesso. Caso seja selecionada a opção "S
- Sim", ao efetuar o cadastro de um novo colaborador será gerado
também um registro na tabela de créditos de acesso de forma automática,
conforme as definições selecionadas anteriormente. Se a opção selecionada
for "N - Não", nenhum registro será gerado, e o colaborador
somente possuirá créditos de acesso se estes forem cadastrados de forma
individual.
Sugere Validade do Crachá Provisório
Como o próprio nome indica, caso a opção selecionada for "S - Sim",
ao efetuar o cadastro de um provisório para um Colaborador será sugerida
a validade do mesmo, sendo esta para o mesmo dia da emissão do provisório
às 23:59. No caso de ser selecionada a opção "N - Não", nenhum
valor será sugerido para os campos de validade do crachá.
Permissão Padrão Autorização Entrada
Indica qual a permissão padrão para crachás de autorização de entrada.
Qualquer permissão selecionada neste assinalamento será sugerida no momento
do cadastro de um novo histórico de crachá do tipo Autorização de Entrada.
Caso nenhuma permissão for informada neste assinalamento, nenhuma permissão
será sugerida.
Exibir Agendamento Aut. Entrada Já Utilizados
Este campo tem como funcionalidade definir se deve ou não exibir agendamentos que já foram utilizados em alguma autorização de entrada de colaboradores.
Por padrão traz a opção “N - Não”, indicando que somente aparecerão registros de agendamentos que ainda não foram autorizados. Quando alterado para “S - Sim”, são apresentados todos os registros.
Baixa Automática Crachás Autorização de Entrada
Indica se o crachá do colaborador, quando for autorizador de entrada, recebe baixa de maneira automática ao efetuar uma saída. O dispositivo leitor deve ser configurado para efetuar esse controle, através da tela
de cadastro
de Dispositivos, guia Cadastro.
Créditos de Acesso Outras Unidades
Por definição adotada pelo sistema, todos os Colaboradores de Outras
Unidades utilizam o mesmo controle de Créditos de Acesso. Qualquer opção
selecionada neste campo, será utilizada para todos os Colaboradores de
Outras Unidades cadastrados no sistema.
Obrigatório Autorizador de Desbloqueio
Ao selecionar este assinalamento com o valor "S - Sim", para
qualquer desbloqueio de colaborador ou crachá efetuado no sistema será
necessário informar um autorizador para tal ação. Selecionando o valor
"N - Não", os campos referentes ao autorizador podem ser deixados
em branco, não efetuando qualquer consistência.
Permissão de Acesso Saída 3º Turno
Este controle é utilizado especificamente para empresas que possuem
3º Turno. Para melhor exemplificar sua utilidade, vamos utilizar um exemplo a seguir:
Problema:
Colaborador 1:
- Permissão de Segunda à Sexta-Feira: "001";
- Permissão para Sábado, Domingo e Feriados: "000";
- Horário: 22h00 às 05h00 horas (3º Turno).
Utilizando o processo normal, o colaborador iria trabalhar normalmente da segunda até a sexta-feira, porém ao tentar sair da empresa no sábado (05h00 da manhã, quando termina o turno), o mesmo não conseguiria passar pelo controlador, já que não possui permissão de acesso para sábado.
Solução:
- Habilitar o assinalamento Permissão de Acesso Saída 3º Turno para "2 - Dia da Saída". Desta forma, a saída do colaborador seria feita normalmente, pois o assinalamento faz com que a permissão de acesso avance para o dia seguinte, possibilitando a saída do colaborador.
Observação
Para tanto, é necessário ainda possuir um processo automático (17 - Atualiza Tabela FXHORARIA) que seja executado após a saída dos colaboradores, atualizando assim suas permissões para "000" e bloqueando o acesso até a segunda feira. Este mesmo processo deve ser executado ainda, também antes da saída dos colaboradores (Ex.: Sábado às 00h00), o que irá atualizar a permissão liberando-os para a saída no final do expediente.
Consentimento
Esse campo deve ser preenchido caso deseje associar um consentimento a um terceiro ou parceiro. Nesse caso, localize código do consentimento cadastrado previamente na tela Consentimentos.
Desse modo, no cadastro de terceiros e parceiros, o botão Consentimento ficará habilitado e o usuário poderá coletar o consentimento.
English
Español
English
Español


