Cadastro de Terceiros - Guia Cadastro
Os terceiros são os funcionários indiretos da empresa. No cadastramento dos colaboradores (empregados, terceiros e parceiros), existem as configurações individuais de acesso.
Colaborador
O valor aqui informado será apresentado nas demais telas do sistema onde são feitas associações de um determinado colaborador a históricos ou programações. O número do cadastro pode ter até nove dígitos, que podem ser usados na numeração do crachá de colaborador.
Apelido
Diversas telas do sistema procuram apresentar o apelido informado para o colaborador, em vez de seu nome completo. Caso nenhum valor seja informado neste campo, essas telas buscam pelo nome do colaborador.
Data de Admissão
Informe a data de admissão do colaborador, pois ela servirá de base para diversas rotinas do sistema, como por exemplo: Histórico de Afastamento, Histórico de Local, Histórico de Crachás entre outros. Nenhum desses registros pode ter data inicial menor que a data de admissão do colaborador.
Situação
A situação informada aqui é a mesma que podemos cadastrar na tela de histórico de afastamentos. Ao informar uma situação diferente da 1 - Trabalhando, é chamada a tela de Histórico de Afastamentos, onde é possível informar os dados relativos a essa situação.
No caso de o colaborador estar afastado, podemos também fechar seu histórico de afastamento mudando apenas o assinalamento para 1 - Trabalhando, ou outra situação similar. Neste momento é aberta a tela de Histórico de Afastamentos, onde deve ser efetuado o fechamento do afastamento.
Observação
O valor informado no campo CPF é consistido com o cadastro de pessoas não gratas e apresenta uma mensagem informando sobre o bloqueio do cadastro do colaborador.
Caso seja utilizada a rotina de marcações desconsideradas e naquela tela for associado um PIS inválido, perante o Órgão Emissor, será modificada a informação do campo na tela de Cadastro de Colaborador, porém, ao passar pelo campo, a informação será consistida.
Tipo Terceiro
Para o preenchimento deste campo, deve-se realizar o cadastro prévio na tela Tipos de Terceiros. O preenchimento deste campo não impacta as validações do sistema.
Empresa Responsável, Tipo Responsável e Cadastro Responsável
Define a empresa e o empregado responsável pelo terceiro. Somente este empregado pode autorizar/solicitar, em nome do terceiro, ações como horas extras, solicitação de veículos, entrada de veículos entre outras.
Tela de Históricos
Este histórico de local é de preenchimento obrigatório nesta tela. Todos os demais dados que são solicitados neste instante podem ser cadastrados em outra ocasião.
Via e Número do Crachá
Através das informações do crachá são efetuadas todas as consistências de acessos dos colaboradores à empresa.
Os históricos de Filial, Local e Escala são obrigatórios quando o Ronda Senior for integrado com o Gestão de Pessoas | HCM.
Foto e Documento
Insere um arquivo de imagem ou abre o dispositivo para a Captura de Imagens, que pode ser respectivamente uma foto ou documento do empregado. Vale lembrar que, quando o sistema for integrado com o Gestão de Pessoas | HCM, o botão para captura da foto será desabilitado e, para o botão documento, ele permanecerá habilitado para a visualização do documento.
Toda alteração de foto modifica também o seu assinalamento de exportação, ou seja, a foto pode ser exportada novamente. Para isso, deve estar configurado que a forma de gravação de fotos para colaboradores é via banco de dados. Para mais informações veja Acesso > Definições - guia Colaboradores.
Observação
- A verificação da permissão desta tela de Cadastro de Colaboradores altera o status de Foto, ou seja, caso o usuário tenha permissão somente de consulta de fotos, a opção Foto não ficará habilitada.
- Ao clicar em Novo Cadastro, a opção Foto será habilitada.
Personalizado
Este botão somente será exibido na tela de cadastro do colaborador se o usuário o habilitar na tela Diversos > Utilitários > Personalizar Telas. Através desse botão poderá ser associada uma regra de negócio personalizada pelo usuário.
Controle Alfand.
Este botão acessa a tela de Cadastro de Vínculo de Pessoa Física e preenche as informações de empresa, tipo de colaborador e cadastro.
Excluir
Ao excluir um cadastro de colaborador, verifica-se se ele tem vínculo legal com o BDCC. Em caso positivo, o sistema envia o serviço de PEF no modo cancelamento. Para Terceiros e Parceiros, não é enviado nenhum serviço ao BDCC na sua exclusão.
Consentimento
Esse botão serve para coletar evidência do aceite do termo de consentimento por parte do terceiro. Ele fica habilitado caso um termo de consentimento tenha sido vinculado na tela Definições de Acesso - Gerais, guia Colaboradores.
Caso o usuário clique no botão Aceitar, será enviado um e-mail com o conteúdo do termo de consentimento para o endereço de e-mail comercial do terceiro. Se não houver e-mail comercial cadastrado, será enviado ao particular e, na ausência de ambos, será mostrada uma mensagem alertando que a pessoa não possui um e-mail configurado.
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