Provisórios de Colaboradores

Importante

Para clientes que possuem Auditoria de Registros na proprietária, o acesso a colaboradores durante períodos de contingência (sistema inoperante) pode ser cadastrado na tela Credenciamento de Colaboradores em Contingência, que registra o CPF do operador responsável e outras informações coletadas em formulários de papel durante a ocorrência. Nestas situações, deve-se utilizar esta tela ao invés de simplesmente emitir um crachá provisório.

Código da Empresa e Cadastro do Titular
Informe o código da Empresa e o número de cadastro do colaborador. Para pesquisa dos números de cadastro, pode ser utilizado o botão [F3] que apresentará todos os empregados cadastrados no sistema. Para a pesquisa dos históricos de crachás que estão cadastrados para colaboradores pode-se usar a tecla F2.

Crachá
Informe o número de crachá do colaborador. Para tanto deve-se observar as seguintes situações:

Data e Hora Final
Informe a data e hora final do crachá provisório. Para tanto deve-se observar os seguintes detalhes:

Basta clicar no botão Alterar/Incluir para o crachá provisório receber todas as permissões de acesso que o crachá titular do empregado possui.

Vale lembrar que para os clientes que usam a tecnologia Smart, na gravação do crachá será gravado o campo Data/Hora levando em consideração também a menor data e hora informada nestes 2 campos. Para mais informações sobre campos verificados, acesse a documentação do campo Data/Hora Atual da tela Ler Smart Card.

Observação

A sugestão automática da validade de um crachá provisório pode ser ativada ou desativada nas definições gerais de acesso, guia Colaboradores no campo Sugere Validade do Crachá Provisório.

Motivo do Provisório
Informe por qual motivo o crachá provisório está sendo entregue. Os motivos informados no terminal de autoatendimento também são consultados nesse campo.

Botão Reconhecer digital

Este botão possui duas funcionalidades. Ao clicar nele após informar uma pessoa nesta tela, ele utilizará a validação 1:1 para identificar se a digital que está na leitora corresponde mesmo àquela pessoa. E se o botão for clicado sem digitar informações de uma pessoa, a validação 1:N será utilizada para identificar no sistema quem é a pessoa que possui aquela digital. Além disso, o sistema valida se a biometria condiz com a guia que está aberta quando o botão for usado (se a biometria lida for de terceiro e a tela está na guia Empregado, por exemplo).

Controle de crachás provisórios não devolvidos

Esta tela utiliza o controle de crachás provisórios que ainda não foram devolvidos. Se este controle estiver ativado nas definições gerais de acesso, somente será possível emitir um crachá provisório para pessoas que não possuam um provisório em andamento.

Em outras palavras, se a pessoa já possuir um crachá provisório emitido para ela, não será possível emitir outro sem antes efetuar a baixa do crachá já existente. Ao tentar emitir um provisório nesta tela, será perguntado se o crachá anterior deve ser baixado como extraviado ou como devolvido. Somente então o outro provisório poderá ser emitido para esta pessoa.

Se o controle não estiver ativado, o funcionamento da tela será o padrão e esta verificação não será feita.

Este artigo ajudou você?