On-line

Os processos aqui cadastrados são chamados de on-line devido ao fato de serem necessários para que o controle on-line seja caracterizado.

Como exemplo, será usado o processo de atualizar históricos de crachás. O histórico de crachás possui um período de validade e, quando se deseja invalidar um crachá, é necessário atualizar essa informação nas tabelas da Telemática e também invalidar o crachá no sistema.

Ao programar o agendador para monitorar essa validade, não é preciso que o sistema fique atualizando toda a tabela Controle, mas somente as informações relativas a esse crachá e, principalmente, não é necessário ter alguém monitorando os crachás, pois o agendador faz essa atualização na periodicidade estabelecida no processo automático.

Processos tão importantes como o de garantir um controle on-line como este requerem uma execução de mais de uma vez ao dia, inclusive há quem os execute a cada 2 minutos.

Somente em Dias Úteis
Indique se o processo deve ser executado também aos sábados, domingos e feriados (são considerados feriados todos os dias cadastrados na tabela de feriados).

Processo Predecessor

Este campo permite indicar que este processo somente será executado após o término da execução de outro processo. Para isso, é necessário informar o tipo do processo predecessor (se é um processo de relatório, on-line etc.) e o seu código.

Processo pode Desativar
Caso ocorra um erro na execução do processo automático, informe se o processo deve ser desativado, ou se deve continuar sendo executado nos próximos períodos.

Gera Mensagem de Log
Informe se deve gerar uma mensagem de log caso ocorra algum erro na execução do processo automático.  

E-mail do Responsável
Informe o e-mail do responsável pelo processo, se desejar enviar uma mensagem de log ao responsável, quando ocorrer algum erro na execução do processo automático.

Para mais informações sobre esta funcionalidade acesse Cadastramento de um Processo.

Tipo de Processo
Informe o tipo de processo on-line a ser executado. Os processos poderão ser os seguintes:

Código
Nome
Descrição
Utilização
1
Históricos de Crachá

São tratados os crachás dos Colaboradores, Outras Unidades, Alunos, Responsáveis de Alunos, crachás de autorização de entrada, de internação e de acompanhante de internação.

  1. Quando a liberação de um novo crachá for programada;
  2. Quando a ativação do crachá titular deve ocorrer sem a necessidade da baixa manual do crachá provisório. Este funcionamento pode variar de acordo com o controle de provisórios;
  3. Quando retira crachás titulares ou provisórios vencidos dos REPs.
2
Histórico de Afastamentos Registro de Afastamentos dos Colaboradores Quando ocorrerem afastamentos programados que necessitem do bloqueio e desbloqueio do acesso.
3
Históricos de Escalas Registro de Escalas dos Colaborador Quando ocorrerem escalas programadas que alterem a faixa horária de acesso do colaborador.
4
Históricos de Filiais Registro de Filiais do Colaborador Quando ocorrer uma programação de troca de filial cuja escala altere a faixa horária de acesso.
5
Troca de Escala Troca de Escala Quando podem ocorrer programações.
6
Troca de Horário Troca de Horário Quando podem ocorrer programações.
7
Pontes Troca de Horário Quando podem ocorrer programações.
8
Troca de Permissão Programação de Troca de Permissão de Acesso do Colaborador. Quando podem ocorrer programações, sendo para permissões de sábado, domingos, dias úteis ou feriados.
9
Comando de Bloqueio Comando para Bloquear os Coletores Quando é necessário programar o bloqueio de determinado dispositivo.
10
Comando para Listas Comando para exibir listas nos dispositivos

Quando é necessária a programação destas cargas.

A abrangência por site é necessária para esse processo automático. Caso o cliente possua mais de um site, deve ser cadastrado um processo automático para cada site.

11
Comando de Data e Hora Comando para atualizar a data e hora dos dispositivos Quando é necessária a programação dessas atualizações.
12
Comando de Coleta Comando para realizar a coleta de marcações do dispositivo Quando é necessário programar esta coleta.
13
Limpeza tabelas temporárias de eventos (acesso/ponto) Comando para limpar a tabela DAM00 e a tabela REPAFD003 Quando é necessário programar esta limpeza.
Dica: O próprio aplicativo coletor poderá realizar esta limpeza a cada 30 minutos. O processo limpará as marcações que são geradas na hora anterior à execução do processo.
 
14
Mensagens nos Coletores Mensagem de Acesso do Colaborador e Visitantes Quando for necessário programar a exibição de uma mensagem.
15
Créditos de Acesso Créditos de Acesso Quando for necessário programar os créditos de acesso.
16
Atualização da Tabela Data Mart Atualização da Tabela Controle/Data Mart

Quando for necessário atualizar a tabela Controle/Data Mart periodicamente. Um caso típico é referente aos créditos de acesso, que, dependendo do controle, precisa ser reinicializado diariamente.

Este processo também inicializa a tabela FxHoraria.

17
Atualiza Tabela FxHoraria Atualização da Tabela FxHorária Quando for necessária a atualização periódica das faixas horárias.
18
Limite de Dias de Falta (Bloqueio de Acesso) Bloqueio de Acesso quando exceder o limite de faltas do colaborador Quando o cliente desejar bloquear o acesso do colaborador se este exceder o limite de faltas consecutivas. Este tópico pode ser aprofundado considerando o tema Bloqueio por Falta.
19
Atualiza Tabela LBNEFXX Atualização da Tabela de Benefícios Quando for necessário atualizar periodicamente a tabela de controle de retirada de benefícios.
20
Autorização de Horas Extras Autorizações de Horas Extras Quando for necessário atualizar uma programação de hora extra.
21
Acesso Áreas Restritas Controle de Permissões em Áreas Restritas Quando for necessário atualizar uma programação de acesso às áreas restritas.
22
Ativação do crachá do colaborador Ativação do inicio de uso do crachá do colaborador para históricos programados Quando o cliente quiser atualizar apenas as programações futuras de históricos.
 
Possibilita o envio de crachás titulares ou provisórios com data inicial futura para os REPs. Ao executar este processo automático, serão geradas pendências de atualização nos REPs para que sejam incluídos os crachás com data futura.
23
Baixa do crachá do colaborador Baixa de crachás de colaboradores para históricos com data e hora final vencidas. Quando o cliente quiser efetuar apenas as baixas de crachás de colaboradores vencidos.

Este processo automático efetua somente a atualização do status de crachás com data final passada.

Para crachás provisórios, este processo não alterará o crachá titular associado ao mesmo colaborador, sendo necessário efetuar a atualização manual do titular ou utilizar o processo automático on-line 1 - Histórico de crachás ou 22 - Ativar crachás.

Isso é separado dessa forma para que seja possível manter os dois crachás bloqueados após o vencimento do provisório, o que torna indispensável ao colaborador que estava com o provisório devolvê-lo à recepção.

Possibilita a retirada de crachás titulares ou provisórios com data final estabelecida dos REPs. Ao executar este processo automático, serão geradas pendências de atualização nos REPs, para que sejam removidos os crachás com data futura.

25
Baixa do crachá do visitante Baixa de crachás de visitantes cuja validade da visita já expiraram Quando o usuário do sistema não realizar a saída do visitante, o monitor verificará se a data e a hora atual é igual à data e hora da validade da visita. Se não houver registro de baixa no crachá, o sistema atualiza a tabela com a data e hora de validade; desta forma, quando o visitante retornar em outro dia, já terá sua entrada normalizada.
26
Geração de Listas Geração das Listas para os Coletores

Quando for necessário atualizar periodicamente as listas nos dispositivos.

A abrangência por site é necessária para esse processo automático. Caso o cliente possua mais de um site, deve ser cadastrado um processo automático para cada site.

27
Atualiza as Tabelas R088CON e Contvei Atualiza as tabelas de veículos Quando for necessário atualizar periodicamente a tabela para controle de acesso de veículos.
28
Atualiza as tabelas R088CON e Contvei Histórico de Agendamentos de Veículos Quando for necessário atualizar históricos de agendamentos futuros e/ou históricos de crachás de veículos.
29
Limpeza das Tabelas de Envio de Comandos do Acesso Limpeza das Tabelas de Envio de Comandos do Acesso (Smart Card);

Registros com data inferior ao limite determinado pelo campo Qtde Dias serão apagados.
As informações que fazem parte desta limpeza são: comandos do acesso (R070ONL), lista de comandos pendentes (R600LCP), lista de comandos enviados (R600LCE), lista de crachás não atualizados (R600LCA), pendências de atualização do crachá (R600ATU). Este recurso pode ser usado para melhorar a performance de envio de comandos.

Observações
  • Serão excluídos da tabela R070ONL somente comandos para dispositivos, onde o campo CODADM for nulo ou 0.
  • Para manter um funcionamento regular, é sugerido que a recorrência ocorra semanalmente. O processo pode ser desabilitado pelo usuário, mas, se for excluído, será recriado na próxima inicialização do sistema.
30
 
Limpeza das Tabelas de Logs
 

 

Limpeza das Tabelas de Logs

Quando for necessário efetuar a limpeza das tabelas:

R300LOG: Logs dos Processos Automáticos;

R067LPR: Log Processamentos: os registros são removidos levando em consideração a data/hora do log do processamento (DtHLog). Os tipos de Log (TipLpr) são:

20 - Transferências Coletivas;

21 - Programações Coletivas;

23 - Inicialização da Tabela Controle (Acesso On-Line);

41 - Inicialização da Tabela de Benefícios;

42 - Distribuição dos Benefícios - Gestão de Acesso;

43 - Inicialização da Tabela FxHoraria (Acesso On-Line);

44 - Créditos de Acesso;

45 - Mensagens no Acesso;

46 - Habilitação Coletiva de Veículos;

52 - Alteração do Grau de Conferência na Biometria;

57 - Inicialização da Tabela ContVei;

68 - Controle de Estacionamento On-Line;

69 - Consumo de Benefício Coletivo;

78 - Gerar Pré-Cadastro/Número Físico;

79 - Geração de Custo Frota Km/Rodado;

85 - Envio de Atualizações Smart Card;

92 - Inicialização Dat07/Dat08;

181 - Geração de lista de acesso;

182 - Veículos;

183 - Processamentos coletivos de visitantes;

R062HSC: Histórico de Status dos Coletores.

31
Comando de Desconexão Lógica Comando de Desconexão Lógica Quando for necessário executar comandos automáticos de conexão lógica.
32
Comando Start Comando Start Comando para os dispositivos e aos casos em que é necessário o processamento contínuo.
33
Histórico de Contratos Registra Contratos para colaboradores Quando for necessário atualizar os contratos com validade Futura.
34
Limpeza de pendências de atualizações de crachá. Envia comandos de exclusão de pendências smart card e não smart card ,de acordo com a quantidade de dias em que ela estiver carregada na memória do dispositivo.
 

Este processo automático executa a rotina para a limpeza da tabela Alteração de crachás REP (R070ACR). Nessa limpeza há o controle para excluir registros com os status (STAATU) 1- Executado e 2 - Desatualizado, somente excluindo os registros conforme a quantidade de dias informada na tela. Além disso, são excluídos os registros dos coletores desativados no cadastro de dispositivos, mesmo que ainda não estejam executados ou desatualizados.

Também é realizada a limpeza de pendências de comandos das tabelas Atualizações Data Mart (R070ADM) e Comandos de Acesso (R070ONL) associadas pelo campo CODADM. Somente serão excluídas pendências com os seguintes status (R070ADM.STACMD):

  • 3 - Pendência atualizada no cartão;
  • 4 - Atualizado pelo getDataMart;
  • 6 - Pendência incompatível;
  • 7 - Pendência desatualizada;
  • 8 - Erro na execução;
  • 9 - Time-Out de execução.

Caso o campo Quantidade Expiração Pendência da tela Definições da Centra de Gerenciamento Senior (FRCSMDEF) esteja com valor de dias maior que zero, serão excluídas também as pendências com status 2 - Pendência carregada no equipamento, que contenham a data de envio (DATENV) menor que essa quantidade de dias. Em todas estas condições somente serão deletados registros que obedeçam a quantidade de dias informados na tela.

É realizada também a limpeza da tabela Pendências geradas TSI (R600PEN), deletando registro com tipo de pendência (STAPEN) = 1 - Gerada e só excluindo registros que obedeçam a quantidade de dias informados na tela.

Caso a base de dados seja integrada com a Telemática, também será limpa a tabela LOGPEND, excluindo registros que contenham o campo Evento com os seguintes valores: '06', '6', '09', '9' e respeitando a quantidade de dias informados na tela.

Observações

  • Este processo é considerado essencial para o funcionamento adequado do sistema, e por isso é criado automaticamente.
  • Para manter um funcionamento regular, é sugerido que a recorrência ocorra a cada três horas. O processo pode ser desabilitado pelo usuário, mas, se for excluído, será recriado na próxima inicialização do sistema.
35
Programações de Compensação (SPV) Atualiza Compensações Futuras Quando inserida uma compensação pelo sistema Controle de Ponto e Refeitório, o Ronda Senior XT libera a faixa horária de acordo com a compensação definida, sendo possível programar compensações futuras.
36
Bloqueio/Desbloqueio Colaboradores e Crachás Atualiza a tabela Controle e as tabelas R070BLC, R070BLO e R070CON da Senior, quando Bloqueio/Desbloqueio são futuros Quando feito um bloqueio ou desbloqueio futuro, o processo atualizará o histórico de bloqueio/desbloqueio por meio da atualização da tabela do histórico e da R070CON. Por consequência, ocorrerá atualização das informações para o controle de acesso, seja na tabela Telemática ou na Concentradora. Isso permite programar uma hora para o bloqueio e a liberação.
37
Pendência de Manutenção de Veículos Atualiza as Pendências de Manutenção de Veículos da Frota O Veículo da Frota, tendo seu modelo cadastrado no Cadastro de Manuais, passará a gerar pendências de manutenção para o veículo toda vez que alguma coisa estiver pendente.
38
Ativar Comando de Emergência Programa automaticamente a liberação incondicional das catracas. Visa atender as situações em que, na saída dos colaboradores, não é necessário o registro da marcação, não precisando passar o crachá. Nestes casos, a catraca é liberada utilizado o comando de liberação incondicional (emergência) para liberar a passagem.
39
Desativar Comando de Emergência Programa automaticamente a ativação dos controladores de acesso. Desativação do comando de emergência restaurando, então, o controle de acesso novamente.
41

 

Limpeza das tabelas de biometria Limpeza das tabelas de biometria de visitantes (TBSBIOMETRICA, TBLBIOMETRICAUPDATE e BIONITGEN.ISDB) Realiza a limpeza de biometrias utilizando como base o registro de movimentação de visitantes.
42

 

Sincronização Rotinas Híbridas Atualiza nível de acesso na tabela R070CON Utilizado quando o usuário possui o ambiente com dispositivos da Telemática e dispositivos da Digicon. A funcionalidade parte de uma trigger na tabela controle da Telemática que gera registros numa tabela "híbrida", para que sejam atualizadas as tabelas de acesso.
43

 

Limpeza de Eventos Inválidos Limpeza da tabela de atualizações do DataMart

Realiza a limpeza da tabela de atualizações do DataMart, R070DAM, com base na data de log.

Observações

  • Este processo é considerado essencial para o funcionamento adequado do sistema, e por isso é criado automaticamente.
  • Para manter um funcionamento regular, é sugerido que a recorrência ocorra semanalmente. O processo pode ser desabilitado pelo usuário, mas, se for excluído, será recriado na próxima inicialização do sistema.
44

 

Limpeza da tabela R070CON O sistema irá excluir os registros com data de validade menor que a data atual, respeitando a quantidade de dias definida no campo Qtde Dias (informada pelo usuário quando cadastra o processo automático).

O sistema irá excluir os registros com data de validade menor que a data atual, respeitando a quantidade de dias definida no campo Qtde Dias (informada pelo usuário quando cadastro o processo automático). Esse processo é importante para controle on-line de atualizações de crachás e envio de pendências. Se identificado que o processo não está cadastrado, o próprio sistema cria um processo para sua execução.

Observações

  • Este processo é considerado essencial para o funcionamento adequado do sistema, e por isso é criado automaticamente.
  • Para manter um funcionamento regular, é sugerido que a recorrência ocorra mensalmente. O processo pode ser desabilitado pelo usuário, mas, se for excluído, será recriado na próxima inicialização do sistema.
45
Reset controle de Anti-Dupla Envia um comando de reset de anti-dupla para todos os dispositivos Placa Controladora ou Terminal, de fabricante Apollo ou SDK, com comunicação on-line. Após a execução desse comando, todos os níveis de todos os crachás são reiniciados. Exemplo: Esse comando pode ser agendado para executar à noite, dessa forma caso algum colaborador tenha saído da empresa sem efetuar um acesso de saída (carona), no dia seguinte ele não será bloqueado na entrada.
46

Geração de Arquivo AFD

Faz o processamento de dados e a geração de arquivos no formato AFD (Arquivo Fonte de Dados), para atender necessidades do usuário, segundo as definições da Portaria 1510.
  1. É gerado 1 (um) arquivo para cada histórico de numeração fiscal do dispositivo REP cadastrado no sistema, ou apenas para os selecionados através do botão Seleção.
  2. Os arquivos gerados são salvos no diretório configurado no campo Local dos arquivos AFD, na Central de Configurações Senior.

    Observação

    Caso o campo Local dos Arquivos AFD não seja preenchido, os arquivos gerados serão salvos, por padrão, no endereço informado no campo Local das listas dos dispositivos do SeniorConfigCenter.

  3. A nomenclatura do arquivo seguirá o padrão quando o dispositivo tiver somente um histórico de numeração fiscal: 'AFD' + CODDSP (9 digitos) + DATA (ddmmyy). Ex.: AFD000000001131010. Caso haja mais de um histórico de numeração fiscal, o padrão, então, será: 'AFD' + CODDSP (9 digitos) + DATA (ddmmyy) + '_' + NUMFIS (17 dígitos). Ex.: AFD000000001131010_00000000123456789.
  4. Os dados de acesso são baseados na tabela Registro de Acesso (R070ACC), sendo que marcações com PIS inexistente serão ignoradas e informadas no log.
  5. A falta de informações do dispositivo não impede a geração do arquivo, como as citadas a seguir. Apenas será informado no log:
    • sem Filial associada ao site;
    • sem número fiscal no cadastro deste;
    • sem marcações para o período indicado.
  6. Através do botão Seleção, é possível indicar para quais dispositivos serão gerados os arquivos. Aqueles que não forem REP serão ignorados, portanto, não será gerado um arquivo para eles.
  7. Pelo processo automático, não é possível definir período inicial e final dos dados; então, é gerado um arquivo com todas as marcações que possuem o campo R070ACC.GERAFD = 'N' e que estejam dentro do período de um histórico de numeração fiscal do dispositivo REP.
  8. Não será gerado o arquivo, caso o dispositivo REP não possua nenhum histórico de numeração fiscal. Isso será informado no log.
48
Liberação Interjornada Permite efetuar liberações de interjornada no futuro. Deve-se informar a periodicidade de execução. Quando for executado, efetuará as liberações de interjornadas agendadas.
49
Pendência (remover pessoa REP) Permite remover do REP dados da pessoa que tenham alteração na validade do crachá.

Disponível somente para dispositivos REP dos fabricantes Dimep e Madis Rodbel, homologados a partir do Protocolo VI.

  1. A alteração da validade irá gerar uma nova tabela, Tabela RemovePerson Rep (R070RPR), informando que o crachá foi finalizado.
  2. São verificados os seguintes campos:
  • Idtpes (ou numemp, tipcol, numcad);
  • Data final do histórico;
  • Hora final do histórico;
  • Dispositivo;
  • Status (para saber o que já foi processado);

O processo automático verificará os registros e fará uma pesquisa pela pessoa (IDTPES) na tabela R070CON, analisando sua situação e validade.

Se para esta pessoa os crachás estiverem todos fechados, então será gerada uma pendência para remoção da pessoa.

50
Sincronização de Biometria

Sincroniza as tabelas de biometria nos dois sentidos:

  • Senior > Telemática
  • Telemática > Senior

A ordem de sincronização dos dados é sempre: primeiro da tabela da Senior para a da Telemática e depois da tabela da Telemática para a da Senior.

Apesar de ser um sincronismo, sempre são priorizados os templates biométricos na tabela Template Biometria (R070BIO), ou seja, se houver um template para a mesma pessoa na tabela Template Biometria R070BIO e na tabela Telemática, independente de qual seja o mais atual, o da tabela Telemática é substituído pelo template da R070BIO.

Isso é feito porque nas tabelas de template Telemática não existe uma data de coleta da biometria.

Sincroniza os registros de biometria da tabela Template Biometria (R070BIO) com as tabelas de biometria da Telemática e também o contrário: as tabelas de biometria da Telemática com a tabela Template Biometria (R070BIO).

Observação

Este processo apenas tem efeito caso exista na base uma das tabelas de biometria da Telemática (CONTDIG_SAGEM, CONTDIG_TSI1).

51 Inicialização Documento Usuário (Aud. Reg.) Atualiza o documento do usuário na tabela de Usuário Associado (R034USU)

Rotina de auditoria de registros. Esse processo inicializa os campos TIPDOC e NUMDOC da tabela Usuários dos Colaboradores (R034USU), para que os colaboradores possam efetuar alterações no sistema.

52 Inicialização Sequência Registro (Aud. Reg.) Inicializa a sequência de registros nas tabelas selecionadas.

Esse processo inicializa o campo SEQREG dos registros nas tabelas que forem selecionadas para o controle de Auditoria de Registro no sistema e os novos registros feitos nelas.

As tabelas disponíveis para controle são as seguintes: Ficha Básica Colaborador (R034FUN), Ficha Complementar (R034CPL), Definições de Acesso do Colaborador (R034DAC), Permissão de Acesso por Colaborador (R034PRM), Histórico de Crachás de Colaboradores (R038HCH), Afastamentos (R038AFA), Troca de Permissão (R064TPE), Permissão Alternativa Colaborador (R070PEC), Visitantes (R090VIS), Entrada/Saída de Visitantes (R090MVI), Acompanhantes de Visitante (R090ACO), Permissão Alternativa Visitante (R070PEV), Histórico de Crachás de Visitante (R090HCH).

Essas tabelas são selecionadas pela tela de Registros Auditados.

Observação

Este processo somente é necessário para bancos de dados SQL Server.

54 Histórico de Local Atualizar o campo StaHis da tabela Histórico Local (R038HLO) para os registros com data de alteração menor ou igual a data atual.

 

55 Limpeza das tabelas R088CON e CONTVEI Exclui os registros vencidos das tabelas Controle de Veículos (R088CON) e Controle de Veículos Telemática (CONTVEI) Esse processo evita que a quantidade de condutores ultrapasse 60 registros com validade vencida.
56 Permissões por Posto de Trabalho Inclui/exclui permissões por local físico para o colaborador (Permissão de Acesso por Colaborador -R034PRM/ Faixa de Acesso da Permissão do Colaborador - R034FAP) e atualiza a tabela Definições de Acesso para o Colaborador (R034DAC), de acordo com os históricos de posto de trabalho principal e postos adicionais. Quando ocorrer o início ou o término de um histórico de posto de trabalho, esse processo atribui ou retira as definições de acesso e permissões por local físico/dispositivo provenientes do posto de trabalho.
57 Limpeza do coletor de CFTV Limpa os registros da tabela Imagens do evento da câmera CFTV (R070IEV), de acordo com a quantidade de dias definida no processo. Efetua a limpeza da tabela de imagens do CFTV periodicamente. Ao informar um valor no campo Qtde de Dias, sempre que ocorrer esta quantidade, os registros da tabela serão removidos.
58 Limpeza e Backup de Registros de Acesso Move registros da tabela Registro de Acesso (R070ACC) para a tabela Registro de Acesso - Backup (R070ACB). Efetua backup de informações da tabela Registro de Acesso (R070ACC), o que diminui a quantidade de informações nela e, com isso, melhora a performance e evita possíveis travamentos. O backup é feito considerando a data atual e diminuindo a partir dela o número de meses informado (para este processo, o campo Qtde de Dias é alterado para Qtde de Meses).
Observações

Os registros movidos para esta tabela não serão considerados para consistências do sistema. Eles somente serão mostrados na Consulta de acessos e no Relatório Geral de Acessos de Backup (SPAC013).

Se o sistema estiver integrado com os módulos Controle de Ponto e Refeitório ou Controle de Ponto e Refeitório - Portaria 1510 do Gestão de Pessoas | HCM, somente as marcações de acesso serão consideradas para o backup. Outros registros (marcações de ponto, por exemplo) não serão movidos.

Se a rotina de Archiving do Gestão de Pessoas | HCM estiver sendo utilizada, recomendamos não usar este processo simultaneamente com ela.

59 Envio de Lote de Atualização de Pessoas Gera uma lista de liberação por lote.

Deve ser executado periodicamente para gerar uma lista de liberação com todos os crachás a serem adicionados no dispositivo. Desta forma, todos eles podem ser enviados uma única vez, em vez de um por um.

Os dispositivos a serem afetados por esta rotina devem possuir o campo Atualização Automática de Pessoas definido como "L - Sim-Lote" na guia Configurações do cadastro de dispositivos.

Listas On-Line
Este campo fica habilitado para o tipo de processo "26 - Geração de Listas".

Bloqueio
Campo habilitado quando utilizado o tipo de processo "09 - Comando de Bloqueio".

Coletas
Campo habilitado para o tipo de processo 12 - Comando de Coleta.

Listas
Informe o tipo de lista a ser executado. Esse campo fica habilitado especificamente quando utilizado o tipo de processo "10 - Comando" para listas.

Observação para o envio de todas as listas:  

Quando é efetuado o carregamento de uma lista via Processo Automático, para dispositivos diferentes de Telemática, o GerCMD primeiro procura a existência da lista no mesmo diretório onde se encontra o executável do sistema. Se não o encontrar, ele carrega a lista do campo Local padrão para gravar as listas dos dispositivos da Central de Configurações Senior.

Qtde de Dias
Informe a quantidade de dias em que serão mantidas as informações dos Comandos de Acesso.

O valor aqui registrado significa a quantidade de dias em que os registros serão mantidos, contados a partir da data de execução do processo automático.

Aguardar Retorno Comando
Campo habilitado quando o processo selecionado for um dos listados abaixo:

Se for selecionado para aguardar o retorno do comando, o usuário deve informar a quantidade de tempo para que este comando seja cancelado por time-out no campo a seguir.

Quando o sistema entra na rotina de espera pelo retorno do comando, a hora de time-out é calculada da seguinte maneira: hora de chegada do comando na tabela Comandos de Acesso (R070ONL) + minutos para o time-out configurado no processo automático. Caso no processo automático não seja configurado o campo Time-out, será considerado 1 minuto como padrão.

Importante

Se o campo Aguardar Retorno Comando estiver habilitado, o log do processo automático na tela Recursos > Processos Automáticos > Log mostrará cada etapa do processamento até finalizar o seu tempo configurado no time-out do processo automático.

Time-out (minutos)
Campo habilitado quando o processo selecionado for um dos listados abaixo:

Informe a quantidade de tempo em minutos. Esse campo trabalha em conjunto com o campo Aguardar Comando e determina a quantidade de tempo para que o comando seja cancelado por time-out.

Nota

Para o tipo de processo "10 - Comando para listas", nas listas 25- Inclusão de pessoa REP, 26 - Exclusão de pessoa REP e 27 - Inclusão/exclusão de biometria REP, o campo Time-out funcionará como um tempo adicional para o time-out.

O time-out para essas listas será calculado com base nos registros a processar. Ao fim deste cálculo, será adicionada a quantia de minutos configurada no campo Time-out.

Notificar Erro
Campo habilitado quando o processo selecionado for um dos listados abaixo:

Este campo indica a ação a seguir caso o comando apresente um erro, se deve ou não ser enviado um e-mail para o responsável. Para tanto informe os valores "S" Sim ou "N" Não.

É importante observar que durante o período em que o processo está aguardando o retorno dos comandos, todos os demais processos ficarão esperando a liberação para poder começar a executar.

*Observação

É válido somente para os clientes que utilizam o módulo Entidades de Ensino.

Novas Instalações
Abaixo estão os principais processos automáticos que deverão ser criados após uma nova instalação.

Código
Nome do Processo Automático
Periodicidade
1
Históricos de Crachá Minuto a Minuto
2
Histórico de Afastamentos Minuto a Minuto
3
Históricos de Escalas Hora a Hora
4
Históricos de Filiais Hora a Hora
5
Troca de Escala Hora a Hora
6
Troca de Horário Hora a Hora
7
Pontes Hora a Hora
8
Troca de Permissão Hora a Hora
15*
Créditos de Acesso Dia a Dia
16
Atualiza Tabela Controle Dia a Dia
17
Atualiza Tabela FxHoraria Dia a Dia
20*
Autorização de Horas Extras Hora a Hora
21*
Acesso Áreas Restritas Hora a Hora
25 Baixa do crachá do visitante Hora a Hora
29
Limpeza das Tabelas de Envio de Comandos do Acesso; Semanal
30
Limpeza das Tabelas de Logs Mês a Mês
36*
Bloqueio/Desbloqueio Colaboradores e Crachás Hora a Hora
*Estes processos automáticos devem ser criados somente se o cliente utiliza a rotina\controle
 

Este artigo ajudou você?