Processos Automáticos

O Agendador, que atualmente está incorporado no middleware, tem a finalidade de executar processos pré-programados ou agendados antecipadamente, de uma forma automática, sem nenhum tipo de interação com usuário, através de um servidor de aplicações. O Agendador nada mais é que uma versão atualizada e mais robusta do Monitor Acesso, apenas utilizando-se da estrutura WEB para execução dos processos.

O ambiente do Agendador de Processos, é o mesmo utilizado para o ambiente dos aplicativos Web.

Como um pré requisito fundamental para o funcionamento do Agendador de Processos é necessário que a instalação do sistema WEB esteja configurada e funcionando corretamente. Os procedimentos aqui descritos, partem do pressuposto que toda esta estrutura do ambiente WEB esteja configurada e operando em perfeito funcionamento.

Toda a parte de agendamento e cadastramento das tarefas é feita nos sistema Client/Server (Ronda Senior Windows). O cadastro dos processos automáticos está disponível em vários itens de menu. No menu Processos Automáticos existem vários submenus, um para cada tipo de processo que pode ser cadastrado.

O cadastramento do processo automático é feito no Ronda Senior no Windows. O Segurancaserver executa o processo de acordo com as instruções do Agendador, ou seja, o Agendador administra os horários, prioridades e periodicidade de execução dos processos.

Quando o processo é executado, são gravadas informações sobre a execução do mesmo. Estas informações são guardadas na tabela de Logs dos Processos (R300LOG). Qualquer erro, exceção ou finalização que ocorra durante a execução de um processo gerará um log para ser gravado nesta tabela.

Existem duas formas de consultar estes logs gerados durante a execução. O primeiro é via SQL acessando a tabela R300PRO e a segunda é através da tela de consulta que está localizada no Ronda Senior XT em "Diversos > Processos Automáticos > Consultas > Log". Nesta tela é possível verificar se determinado processo foi executado com sucesso ou se ocorreram problemas durante a sua execução. Esta tela também oferece a possibilidade de organizar e limpar a tabela de logs, excluindo todos ou apenas alguns log’s de todos ou determinado processo mediante a aplicação de filtros.

Exclusão de Processos
Existe uma lista de processos presente no aplicativo Agendador. Desta forma, quando o processo é excluído, o Agendador deverá saber disso para que o processo, que também está presente na sua lista, seja excluído. Somente depois deste procedimento o processo poderá ser realmente excluído da base de dados.

Isto acontece da seguinte forma:

Resumo
Cadastrar os processos a serem executados automaticamente no sistema cliente-servidor por meio do menu Gerador > Processos Automáticos > Cadastro.

Certifique-se que o Monitor de Aplicações e a Aplicação do Sistema Web estejam sendo executados no servidor de aplicações. A aplicação do Sistema, se conectará ao monitor e ficará aguardando as ações que serão enviadas pelo Agendador.

Após isso basta executar o Agendador de Tarefas, que enviará as ações a Aplicação do Sistema Web que as interpretará e as executará.

Este artigo ajudou você?