Alarmes - Cadastro de Sinais de Alarme
Nesta tela é realizado o cadastro dos sinais de alarmes a serem associados às entradas de alarmes dos dispositivos controladores de acesso. Quando utilizada a rotina de alarmes, o dispositivo realizará um controle das entradas de alarme através de "pooling", verificando por novos sinais de alarme em cada entrada.
Nota
Para que seja possível visualizar todos os tipos de alarmes, é necessário possuir o módulo Monitoramento de Alarmes. Caso não tenha esse módulo, apenas serão exibidos os tipos de alarmes liberados gratuitamente.
Sinal de Alarme
Informar o código do sinal de alarme. Utilize o botão de pesquisa [F2] para pesquisar os registros já cadastrados.
Observação
O código de sinal 000 deve ser utilizado apenas para o sinal de conexão.
Descrição
Informar uma descrição sucinta para o sinal de alarme a ser cadastrado. No momento que alguma rotina de monitoramento de alarmes detecte tal sinal, esta descrição será a identificação apresentada para o usuário.
Prioridade
Informar o grau de prioridade do sinal de alarme. O alarme de maior prioridade será exibido no topo da tela de Monitoramento de Alarmes, facilitando sua visualização. Quanto menor o valor, maior sua prioridade, isto é, o alarme com prioridade "0" será o mais grave.
Mostrar no Monitoramento
Informar se o sinal de alarme deve ser exibido na tela de Monitoramento de Alarmes.
Cor do Sinal Não Tratado
Selecionar a cor, que será exibida na tela de Monitoramento de Alarmes, quando o sinal de alarme for detectado, permanecendo esta até o momento do seu tratamento ou reconhecimento.
Cor do Sinal Reconhecido
Selecionar a cor que será exibida na tela de Monitoramento de Alarmes quando o sinal for reconhecido. O usuário reconhece o alarme, informando data/hora do reconhecimento, e lê na tela de reconhecimento do alarme os procedimentos que deverão ser tomados para o tratamento do mesmo. O sistema armazena o reconhecimento do alarme com informações do usuário que realizou a operação e altera a cor do alarme na tela de monitoramento de acordo com o cadastramento do sinal de alarme
Tipo do Alarme
Neste campo é possível escolher o tipo do alarme que está sendo cadastrado.
Beep no Monitoramento
Informar se o alarme emitirá som quando exibido na tela de Monitoramento de Alarmes. Caso a opção selecionada for "S - Sim", um "beep" será acionado.
Permite Reconhecimento Coletivo
Informar se as ações de Reconhecimento e Tratamento de alarmes podem ser realizadas de forma coletiva ou não. Caso o valor selecionado for "S - Sim", blocos de sinais de alarmes poderão ser reconhecidos e tratados em uma única ação. Caso o valor selecionado for "N - Não", cada sinal de alarme deverá ser tratado de forma individual.
Permite Reconhecimento Automático
Informar se o sinal de alarme pode ou não ser reconhecido automaticamente. Se esse campo estiver setado para "S - Sim", os alarmes poderão ser tratados ou reconhecidos coletivamente. Caso contrário, o sistema irá informar a seguinte mensagem: "O Alarme Selecionado deverá ser Reconhecido ou Tratado Individualmente".
Permite Tratamento Automático
Informar se o sinal de alarme poderá ser tratado automaticamente ou não. Caso for selecionado o valor "S - Sim", o alarme acionado poderá ser tratado pelo sinal de normalização enviado pelo controlador e, caso o valor selecionado for "N - Não", o usuário deverá tratar o alarme manualmente.
Intervalo Normalização (Seg.)
Informar o tempo em que o alarme deverá ser desarmado, a fim de que seja reconhecido automaticamente caso no campo Permite Reconhecimento Automático tenha sido escolhida a opção "S - Sim".
Caso no campo Permite Reconhecimento Automático tenha sido escolhida a opção "N - Não", o campo Intervalo Normalização será atualizado com o valor "0", ficando desabilitado.
Alarmes de Testes e Intervalo do Alarme de Teste
Informar se o sinal de alarme cadastrado é do tipo "Alarme de Teste" ou não. Alarmes de testes são sinais gerados por aparelhos ligados a entradas de controladores de acesso. Esses aparelhos fazem com que determinada entrada entre em curto de tempos em tempos, gerando assim um sinal de alarme. Caso o sistema não receba um sinal de teste gerado por este curto durante um tempo maior que o definido em Intervalo do Alarme de Teste, um sinal chamado "Falha no Sinal de Alarme de Teste" é gerado pelo coletor de alarmes, buscando notificar que determinado dispositivo não enviou o sinal dentro do tempo esperado.
Os alarmes de testes são particularmente úteis para verificação de estabilidade de equipamentos, visto que quando o sistema não recebe um retorno do dispositivo com um alarme de teste, é identificado um problema de conexão com o equipamento controlador, alertando este fato diretamente no monitoramento de alarmes.
Observação
Uma boa prática é, quando utilizado o controle de alarmes de teste, manter sempre estes mascarados. Desta forma, apenas os alarmes de falha serão apresentados no monitoramento.
Restaura Tela de Alarmes
Enquanto ocorre o monitoramento é possível efetuar diversas outras tarefas no sistema e deixar essa tela de monitoramento minimizada. Nesta opção deve-se informar se a tela de monitoramento de alarmes será restaurada caso ocorra algum novo evento.
Intervalo de Notificação
A utilização deste recurso se aplica quando utilizados equipamentos REP do fabricante Telemática. O evento de falta de papel é enviado diversas vezes quando o equipamento identifica que a bobina está no fim.
Este campo permite cadastrar um intervalo, medido em minutos, para a notificação desse alarme, ou seja, é possível definir um tempo para que o alarme não seja notificado quando este for um evento repetido. Assim, o primeiro alarme de falta de papel sinalizado durante um período será considerado e os demais serão descartados.
Passado o intervalo determinado, o alarme quando gerado novamente será tratado normalmente.
Intervalo Alarme Conexão (seg.)
Neste campo é definido o tempo de espera do sistema antes de enviar um sinal de conexão off-line ao dispositivo. Ele somente estará disponível se o campo Sinal de alarme estiver com o valor "zero".
Descartar alarme
Se estiver definido como "S - Sim", os alarmes recebidos com este sinal serão desconsiderados, e com isso não irão aparecer no sistema nem no Monitor Web.
English
Español
English
Español


