Assinalamentos
Nesta opção são definidos os assinalamentos para a rotina de usuários.
Criar Usuário Por Colaborador:
| S | Sim | Para cada colaborador admitido será criado um usuário na base. O nome do usuário será o código da empresa / o tipo do colaborador / o código do colaborador. Exemplo: 1/1/200. A senha será conforme a definição da política de senhas. |
| N | Não | Não será criado usuário na base automaticamente quando um colaborador é admitido. |
Usuário Substituto Pode
Designar Suas Permissões:
Informar se um usuário que está substituindo um outro usuário poderá
cadastrar nomeações. Se for informado "S", quando um substituto
cadastrar uma nomeação, o seu substituto assumirá apenas as permissões
do usuário que incluiu a nomeação.
O usuário "João" é o substituto do usuário "Pedro", e no período dessa nomeação ele inclui uma nova nomeação, indicando o usuário "Maria" como seu substituto. Nesta situação o usuário "Maria" assumirá apenas as permissões do usuário "João".
Centraliza Nomeação de Usuários Substitutos:
Informar se a rotina de Usuários Substitutos deve ser centralizada:
| S | Sim | Sim. O usuário que tiver acesso à tela poderá efetuar as substituições para todos os usuários, assim como fazer exclusões e consultas de todas as substituições. |
| N | Não | Não. A rotina de Usuários Substitutos deve ser descentralizada, ou seja, cada usuário somente poderá fazer a sua própria nomeação. |
Permissões na Nomeação de Substituto:
Informar como serão consideradas as nomeações de substitutos:
| I | Sim | Individuais. Com esta opção o usuário substituto pode optar entre receber somente as permissões dele ou somente as permissões do substituído. Para isto será exibido o assinalamento "Logar com privilégios do usuário substituído". Caso o usuário selecione esta opção, o sistema irá verificar no momento do login se o usuário possui mais de uma designação naquela data, e neste caso será mostrada uma tela com as designações disponíveis para que seja selecionada apenas uma delas. Se houver apenas uma designação cadastrada, será efetuado o login com as permissões do usuário substituído indicado por ela. |
| S | Não | Somadas. O usuário substituto recebe as permissões dele mesmo somadas às permissões do usuário substituído. Nesse caso só são somadas as permissões definidas dentro de um mesmo módulo de abrangência. Caso os usuários possuam permissões definidas em módulos de abrangência diferentes, essas não serão somadas e o usuário substituto receberá apenas as permissões do usuário substituído, perdendo as suas permissões. Caso deseje-se utilizar as duas permissões, deve-se utilizar a nomeação individual e selecionar a permissão durante o logon no sistema. |
Abrangência Especial de Local:
Informar se será utilizada a abrangência Especial de Local. Se for informado
"S", deve-se cadastrar em Diversos/Usuários/Abrangências/Especial
para Local os locais que poderão ser utilizados pelo usuário na tela de
Programações de Troca de Local. Se não for cadastrado, o usuário poderá
utilizar qualquer código de local.
Caso seja informado "N", a opção "Especial para Local" não será exibida em Diversos/Usuários/Abrangências, e o usuário somente poderá utilizar os locais informados no item "Colaboradores".
Utiliza Abrangência Especial de Escalas:
Informar se será utilizada a abrangência Especial para Escalas. Se for
informado "S", deve-se cadastrar em Diversos/Usuários/Abrangências/Especial
para Escalas as escalas que poderão ser utilizados pelo usuário na tela
de Programações de Troca de Escala. Se não for cadastrado, o usuário poderá
utilizar qualquer código de escala.
Caso seja informado "N", a opção "Especial para Escalas" não será exibida em Diversos/Usuários/Abrangências, e o usuário somente poderá utilizar as escalas informadas no item "Colaboradores".
Aplicar Abrangência Usuário nas Definições Abrangências
Informar se deverá aplicar as abrangências do usuário logado (exceto
MASTER) na tela Diversos/Usuários/Abrangências item Colaboradores.
Se for informado "S", ao editar os valores dos campos desta tela, exceto campos Local e Vínculo, serão consistidos os valores de acordo com a abrangência cadastrada para o usuário logado.
Quando definir abrangências para um novo usuário/grupo, ao abrir a tela de definições serão sugeridas automaticamente as abrangências do usuário logado.
Atualizar tabelas de consulta Abrangências
Informar como são atualizadas as tabelas de consulta de abrangência:
- "A - Automática": no momento da gravação das abrangências. Esse é o assinalamento padrão, que atualiza automaticamente as tabelas de consulta de abrangências no momento em que as abrangências são salvas;
- "M - Manual": em um momento posterior. Nesse assinalamento, quando uma abrangência for salva, as tabelas de consulta não serão atualizadas automaticamente. A sincronização das abrangências para as tabelas de consulta poderá ser feita das seguintes maneiras:
- Utilizando a função de programador AtualizarConsultaAbr(). Essa função tem a responsabilidade de sincronizar as abrangências definidas no sistema com as tabelas de consulta de abrangência;
- Através de modelos do sistema dependentes das tabelas de consulta. Quando esse assinalamento estiver definido como "M - Manual", os modelos apresentarão o parâmetro de entrada EAtuAbr, permitindo ao usuário escolher se deseja sincronizar as abrangências do sistema com as tabelas de consulta antes da geração dos relatórios.
Políticas para Geração do Login/Senha
Geração do Login:
Indicar como será criado o nome do usuário/colaborador.
Quando o sistema cria um usuário para o colaborador 15 da empresa 1, o nome definido para o usuário deste será '1/1/15'.
- Login a ser informado
O sistema também criará o usuário no formato - Empresa/Tipo/Cadastro (NumEmp/TipCol/NumCad). Após a inclusão do colaborador será exibida a mesma tela de usuários que é utilizada pelo aplicativo SGU. Através desta tela poderão ser alteradas as propriedades deste novo usuário.
Geração da Senha:
A política de geração de senhas pode ser:
- Número do CPF- A senha será o número do CPF do colaborador.
- Data de Nascimento- A senha será a data de nascimento do colaborador.
- Primeiro Nome- A senha será o primeiro nome do colaborador.
- Senha a ser informada- Após a inclusão do colaborador será exibida a mesma tela de usuários que é utilizada pelo aplicativo SGU. Através desta tela poderão ser alteradas as propriedades deste novo usuário.
Políticas de Controle
Bloqueio de Conta:
Neste local poderá ser definida a política de 'Bloqueio de Conta' que
será adotada para os usuários/colaboradores. No momento de sua criação,
o usuário receberá esta política, ficando subordinado à ela.
Duração da Senha:
Neste local poderá ser definida a política de 'Duração da Senha' que
será adotada para os usuários/colaboradores. No momento de sua criação,
o usuário receberá esta política, ficando subordinado à ela.
Senhas Antigas:
Neste local poderá ser definida a política de 'Senhas Antigas' que será
adotada para os usuários/colaboradores. No momento de sua criação, o usuário
receberá esta política, ficando subordinado à ela.
Formato da Senha:
Neste local poderá ser definida a política de 'Formato da Senha' que
será adotada para os usuários/colaboradores. No momento de sua criação,
o usuário receberá esta política, ficando subordinado à ela.
Esquecimento de Senhas:
Neste local poderá ser definida a política de 'Esquecimento
de Senha' que será adotada para os usuários/colaboradores. No momento
de sua criação, o usuário receberá esta política, ficando subordinado
à ela.
Quando utilizado o login via LDAP em conjunto com a política de recuperação de senha o botão Esqueci a senha! estará desabilitado.
Botão Políticas:
Apresenta as políticas de controle de senhas cadastradas via aplicativo
SGU.
Grupo de Usuários:
Esta opção serve para definir um grupo de usuários padrão ao qual o
usuário/colaborador será associado. Esta opção é útil, pois poderão ser
definidas, neste grupo, permissões e/ou abrangências que são gerais aos
usuários/colaboradores.
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