Terminais de autoatendimento
Os terminais de autoatendimento permitem que visitantes e colaboradores (que esqueceram seus crachás titulares) solicitem crachás provisórios.
Seu uso somente é possível através do navegador Google Chrome.
Isso é o que você pode fazer referente aos terminais de autoatendimento:
Instalar o Terminal de Autoatendimento
Siga estes passos:
- Instale o Java JDK versão 8.
- Configure a variável JAVA_HOME, apontando para o local onde o Java JDK está instalado, exemplo: JAVA_HOME = "c:/Arquivos De Programas/Java/jdk8".
- Adquira o arquivo Aplicação de Autoatendimento junto à Senior;
- Descompacte o arquivo:
- No próprio terminal de autoatendimento, para os fabricantes Videosoft ou Perto.
Importante
Caso seja utilizado dispenser nos terminais desses fabricantes, é necessário que o ambiente seja 32 bits. E caso o ambiente seja 32 bits, o arquivo SelfServiceTerminal.exe da pasta principal (que é 64 bits) deve ser substituído pelo arquivo da pasta 32 bits.
- No servidor desejado, caso vá utilizar acesso remoto. Essa opção somente está disponível para uso em dispositivo móvel (tablet).
- No próprio terminal de autoatendimento, para os fabricantes Videosoft ou Perto.
- Defina a resolução específica de cada fabricante para os terminais de autoatendimento, caso utilize um deles:
- Videosoft: 1280 x 1024.
- Perto: 1024 x 768.
- Configure o arquivo application.properties, incluindo as informações do local de acesso do aplicativo, de acordo com o exemplo disponível no próprio arquivo, para o produto desejado.
Importante
- Se for utilizar o autoatendimento em dispositivo móvel (tablet), defina o endereço como HTTPS para que seja possível utilizar a câmera do dispositivo.
- Caso deseje habilitar a exibição da SARA, altere o valor da chave application.sara.enable para true.
- Execute o arquivo create-service.bat.
- Inicie o serviço através do arquivo start-service.bat.
- Para os fabricante Videosoft e Perto, caso queira definir um terminal para ser aberto automaticamente desde a primeira vez que logar no terminal, informe o ID do terminal desejado na chave terminal.id= do arquivo terminal.properties.
Notas
- Mesmo que a chave terminal.id= não seja preenchida, ao escolher um terminal após logar pela primeira vez no aplicativo, seu ID é inserido na chave e este terminal será automaticamente aberto ao logar nas próximas vezes.
- Esse recurso não funciona para acesso remoto.
Definir as propriedades do terminal de autoatendimento
As propriedades são cadastradas para serem depois associadas a um ou mais terminais de autoatendimento.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Propriedades;
- Clique em Adicionar;
- No painel Propriedade, informe o Nome desta configuração e a Cor dos terminais, em código hexadecimal;
- No painel Controle de Formas de Entrada, defina as funções do terminal, marcando se Permite visita agendada e/ou Permite entrega de credencial provisória;
- No painel Formas de Entrada da entrega de credencial provisória, marque se deseja Permitir buscar pelo documento e/ou Permitir buscar por usuário e senha (que permite usar o usuário e senha do usuário da Senior X de uma pessoa com papel válido). Marcando esta última opção, também é preciso definir a Quantidade de tentativas de login sem sucesso, antes de orientar a pessoa a dirigir-se à recepção para solicitar seu crachá;
- No painel Reconhecimento facial, defina se Utiliza reconhecimento facial. Caso a opção seja marcada, são habilitadas outras opções:
- É necessário definir o Percentual de confiabilidade de conferência da foto, para que seja válida.
- Pode ser marcado se o reconhecimento deve ser Utilizado na retirada da credencial provisória (de colaboradores) e/ou Utilizado para localização de agendamentos (para visitantes).
- No painel Pesquisa de satisfação, defina se Utiliza pesquisa de satisfação. Cada pesquisa é cadastrada individualmente. Se a pesquisa é marcada para ser utilizada, as demais parametrizações relacionadas são mostradas:
- Defina qual a Validade da pesquisa (em dias). Para exibir a pesquisa indefinidamente, deixe em branco.
- Nos campos Pesquisa para entrega de credencial provisória e Pesquisa para visita agendada, defina quais pesquisas devem ser usadas para cada caso.
- No painel Controle de Fotos:
- Defina se no terminal de autoatendimento deve ser mostrada a opção Alterar foto abaixo da foto da pessoa. Conforme marca os campos Permite alterar a foto da pessoa na visita agendada e/ou Permite alterar a foto da pessoa na entrega de credencial provisória, note que ficam habilitados abaixo deles campos para informar a validade (em dias) da foto, ou seja, depois de quanto tempo o terminal vai solicitar uma nova foto à pessoa.
Observações
- A foto tirada substitui a do cadastro da pessoa no sistema, portanto só ative as opções se isso pode ser feito.
- Uma nova foto só é tirada se a câmera reconhece uma pessoa diante dela, por questões de segurança.
- Marque a opção Captura automática de foto caso queira que a foto seja tirada sem que a pessoa precise usar o botão em tela: a partir do momento que o terminal reconhece uma pessoa diante dele, tira a foto dentro de 3 segundos (isso é avisado em tela).
- Defina se no terminal de autoatendimento deve ser mostrada a opção Alterar foto abaixo da foto da pessoa. Conforme marca os campos Permite alterar a foto da pessoa na visita agendada e/ou Permite alterar a foto da pessoa na entrega de credencial provisória, note que ficam habilitados abaixo deles campos para informar a validade (em dias) da foto, ou seja, depois de quanto tempo o terminal vai solicitar uma nova foto à pessoa.
- No painel Validades, defina os valores para validades das credenciais, foto e tolerância de agendamentos. No caso dos campos Credencial não agendada (em dias) e Validade da foto (em dias), funciona da seguinte forma:
- Se a validade é de 1 dia, o item vale até as 23h59min do mesmo dia.
- Se a validade é de 2 dias, o item vale até as 23h59min do dia seguinte.
- No painel Termos de Aceite, marque se Utiliza termos de aceite para visita agendada e/ou Utiliza termos de aceite para entrega de credencial provisória. Nos paineis Termos de Aceite - Credenciais Agendadas e/ou Termos de Aceite - Credenciais Provisórias, são exibidas mensagens de confirmação de responsabilidade em relação ao recebimento do crachá, nos 3 idiomas do terminal. As mensagens sugeridas por padrão pelo sistema podem ser mantidas ou substituídas;
- No painel Impressão de Comprovante, defina se o terminal Imprime comprovante para visita agendada e/ou Imprime comprovante para entrega de credencial provisória;
Importante
Essa opção só vale para os fabricantes Videosoft e Perto e se o terminal possui uma impressora ativa.
- Clique em Salvar;
- Depois que as propriedades são salvas, é possível consultá-las e então usar o botão Editar do painel Logotipo, para alterá-lo.
- Também é possível customizar a tradução do terminal de autoatendimento. Para isso:
- Localize os arquivos que contêm todas as strings do produto, disponíveis na pasta onde os arquivos do terminal de autoatendimento foram descompactados, de acordo com o idioma desejado:
- pt-br.json para Português
- en.json para Inglês
- es.json para Espanhol
- Altere os textos conforme deseja, em cada idioma. Mantenha no arquivo somente os textos alterados. Dessa forma, caso haja uma alteração mais atual do sistema para algo que não está usando a tradução customizada, o terminal usará sempre o texto mais atual.
- No painel Tradução Customizada, utilize o botão Fazer upload de arquivo, ao lado do idioma cujo texto deseja substituir, utilizando o respectivo arquivo do idioma.
- Localize os arquivos que contêm todas as strings do produto, disponíveis na pasta onde os arquivos do terminal de autoatendimento foram descompactados, de acordo com o idioma desejado:
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Propriedades.
- Localize as propriedades do Terminal desejado e clique sobre sua Descrição;
- Na parte superior direita da tela, clique em Editar propriedades;
- Altere as propriedades que desejar.
- Clique em Salvar;
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Propriedades.
- Localize as propriedades do Terminal desejado e clique sobre sua Descrição;
- Na parte inferior da tela, clique no botão Excluir;
- Na mensagem de confirmação que é exibida, clique em Sim.
Cadastrar os terminais de autoatendimento
Este cadastro serve para definir cada terminal de autoatendimento individualmente.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Terminais.
- Informe a Descrição do Terminal.
- Informe em qual Local físico o Terminal está presente (para pesquisar, basta informar 3 letras de um local ou clicar em Pesquisar locais físicos para ver a lista completa).
- Selecione quais as Propriedades do terminal.
- Defina se o Tipo do fabricante é:
- Acesso remoto: essa opção é marcada quando o terminal de autoatendimento é usado em dispositivo móvel - tablet.
- Videosoft: para o terminal desse fabricante, também é preciso configurar:
- Se Utiliza dois dispensers.
- Qual a Porta de comunicação smart ou a Porta de comunicação smart (Credenciais agendadas) e a Porta de comunicação smart (Credenciais não agendadas) caso sejam utilizados dois dispensers.
- Perto. Nesse caso, também é preciso configurar a Porta de comunicação smart.
Importante
No caso desse fabricante, a leitura do QR Code é feita através do leitor.
- Clique em Salvar;
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Terminais;
- Localize o Terminal desejado e clique sobre sua Descrição;
- Altere conforme desejar;
- Clique em Salvar.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Terminais;
- Localize o Terminal desejado e clique sobre sua Descrição;
- Na parte inferior da tela, clique no botão Excluir;
- Na mensagem de confirmação que é exibida, clique em Sim.
Cadastrar motivos de solicitação do crachá provisório
Tais motivos são exibidos no terminal de autoatendimento quando ocorre a solicitação de um crachá provisório, para justificá-la.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Motivo de solicitação do crachá provisório.
- Clique em Incluir novo motivo;
- Informe o primeiro motivo, nas colunas Português, Inglês e Espanhol;
- Informe sua Validade, definindo em seguida se ela deve ser controlada em Dias ou Horas. Note que:
- Se a validade é de 1 dia, o crachá vale até as 23h59min do mesmo dia.
- Se a validade é de 2 dias, o crachá vale até as 23h59min do dia seguinte.
- Se a validade é em horas, é considerada a quantidade de horas corridas a partir da emissão.
- Para que o motivo possa ser exibido, marque a caixa de seleção Ativo correspondente a ele. Dessa forma, o motivo é exibido em todos os terminais cadastrados. Do contrário, ele só fica cadastrado, não sendo mostrado em nenhum terminal de autoatendimento.
- Clique em Salvar;
- Repita os passos de 2 a 6 até ter cadastrado todos os motivos que deseja.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Motivo de solicitação do crachá provisório;
- Localize o motivo desejado;
- Altere conforme desejado.
Importante
Motivos que já tenham sido informados através dos terminais de autoatendimento não podem ser editados, pois já geraram um histórico.
- Clique no botão Salvarde sua respectiva linha.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Motivo de solicitação do crachá provisório;
- Localize o motivo desejado;
- Clique no botão Excluirde sua linha.
Importante
Motivos que já tenham sido informados através dos terminais de autoatendimento não podem ser excluídos, pois já geraram um histórico.
Cadastrar pesquisas de satisfação no uso do terminal
É possível cadastrar quantas perguntas quiser, e cada uma pode ter até 10 respostas.
Somente duas pesquisas diferentes podem ser exibidas em cada terminal: uma para colaboradores e outra para visitantes. Isso é configurado nas Propriedades do Terminal de autoatendimento. Os resultados da pesquisa podem ser consultados através de um relatório customizado.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Pesquisa de satisfação.
- Clique no botão Adicionar;
- No painel Pergunta, informe a descrição da pergunta para cada idioma.
- Clique em Salvar;
- No painel Respostas, clique em Incluir nova resposta;
- Informe a descrição da resposta para cada idioma;
- Clique em Salvar;
- Repita os passos 5 a 7 para quantas respostas quiser cadastrar (respeitando o limite de 10).
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Pesquisa de satisfação;
- Localize a pergunta desejada e clique sobre ela;
- Altere conforme desejado;
Importante
Perguntas que já tenham sido utilizadas nos terminais de autoatendimento não podem ser editadas, pois já geraram um histórico.
- Clique em Salvar.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Pesquisa de satisfação;
- Localize a pergunta desejada e clique sobre ela;
- Na parte inferior da tela, clique no botão Excluir;
Importante
Perguntas que já tenham sido utilizadas nos terminais de autoatendimento não podem ser excluídas, pois já geraram um histórico.
- Na mensagem de confirmação que é exibida, clique em Sim.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Pesquisa de satisfação;
- Localize a pergunta desejada e clique sobre ela;
- No painel Respostas, localize a resposta desejada e altere conforme necessário;
- Clique no botão Salvar ao lado da resposta alterada.
- Acesse Ronda Senior > Ronda senior X > Terminais de autoatendimento > Pesquisa de satisfação;
- Localize a pergunta desejada e clique sobre ela;
- No painel Respostas, localize a resposta desejada e clique no botão Excluir ao seu lado.
Começar a usar o terminal
- Através do navegador Google Chrome, acesse:
- para os fabricantes Videosoft ou Perto: o servidor onde foi instalada a aplicação do terminal.
- para acesso remoto: o servidor onde foi instalada a aplicação do terminal com a porta configurada no arquivo application.properties.
- O Terminal de Autoatendimento está pronto para uso.
Em termos de funcionalidade, todas as disponíveis no tablet se equiparam ao terminal. Entretanto:
- A leitura do QR Code de identificação de agendamento é feita pelo leitor do dispositivo.
- O software não fica embarcado dentro do próprio hardware, pode estar em qualquer servidor, ao qual o tablet é conectado.
- O tablet não tem o dispenser para entregar o crachá, mas imprime uma etiqueta que serve como crachá de identificação (utiliza a impressora padrão configurada no próprio tablet, não é uma configuração do sistema Ronda senior X).
English
Español
English
Español


