Definições
Embora seguindo os Primeiros passos seja possível começar a usar a solução de Roteirização e Torre de Controle rapidamente, essas configurações iniciais são mais básicas. São as demais Definições que permitem maiores ganhos em produtividade e economia na roteirização automática, prevendo atender a situações como:
- Determinados clientes podem ter restrição de espaço e exigir tipos específicos de veículos para atendê-los.
- Diferentes operações, como a entrega para abastecer uma loja ou porta a porta para o consumidor final, demandam grupos de veículos distintos para serem realizadas.
- Certos veículos, grupos de veículos ou placas não podem circular em determinados dias da semana e faixas horárias.
Quais definições estão disponíveis?
Além daquelas que já são definidas para implantação (Empresas, Veículos, Destinos, Motoristas e alguns aspectos de Ocorrências e Grupos de Veículos), conforme descrito no tópico Primeiros passos, também existem as seguintes:
Além das primeiras configurações relacionadas às ocorrências, que são feitas preferencialmente durante a implantação do produto, também é possível:
Para isso:
- Acesse Logístca > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento> Definições > Ocorrências e clique em Filtrar para mostrá-las.
- Clique sobre a Ocorrência desejada.
- No painel Dados Gerais, mude o valor do campo Situação, para "Inativa" (por padrão, uma Ocorrência é sempre criada como "Ativa"). Com a mudança para "Inativa", a ocorrência não fica mais disponível para uso no Aplicativo do Motorista, mas continua disponível no sistema para ser ativada novamente, se necessário, e também para que eventuais os dados históricos sejam mantidos.
Nota
Não é possível editar ou excluir uma Ocorrência que já tenha sido utilizada (foi apontada em alguma atividade). A única opção, no caso, é deixá-la inativa.
Essa opção só fica disponível para roteirização automática ou manual. Para isso:
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento> Definições > Ocorrências e clique em Filtrar para mostrá-las.
- Clique sobre a Ocorrência desejada - desde que sua Conclusão seja "0 - Não Realizada".
- No item Replanejar, marque a caixa de seleção Liberar atividade, que ao ser marcada, permite definir se a Atividade fica disponível para nova roteirização no Apontamento da ocorrência ou na Finalização da rota.
Nota
A data de início das rotas da nova roteirização funciona de acordo com a forma como a atividade deve ser liberada:
- Se no Apontamento da ocorrência, deve:
- Ser posterior à data de previsão de término da rota se a rota não estiver finalizada;
- Ser posterior à data de término da rota se a rota já estiver finalizada.
- Se na Finalização da rota, deve ser posterior à data de término da rota se a rota já estiver finalizada.
As ocorrências, podem ser para atividades do tipo :
Para as ocorrências do tipo entrega, temos as seguintes opções de conclusão:
- Não realizada: permite ou não que a atividade seja replanejada para uma nova rota/roteirização.
- Realizada e Realizadas com ressalvas: concluí a entrega como efetuada.
- Devolvida: indica que a entrega foi devolvida no ato da entrega.
Para as ocorrências do tipo coleta, temos as seguintes opções de conclusão:
- Não realizada: permite ou não que a atividade seja replanejada para uma nova rota/roteirização.
- Realizada: concluí como efetuada a coleta.
- Cancelada: indica que a coleta foi cancelada na execução da mesma.
Para as ocorrências do tipo serviço, temos as seguintes opções de conclusão:
Não realizada: permite ou não que a atividade seja replanejada para uma nova rota/roteirização.
Realizada e Realizadas com ressalvas: concluí o serviço como efetuado.
Cancelada: permite cancelar o serviço.
Marcado o parâmetro Liberar atividade, será possível realizar o replanejamento da atividade apontada com a ocorrência configurada com a conclusão não realizada, para novas rotas.
Existem duas opções de replanejamento:
- Apontamento da ocorrência: libera a atividade para ser replanejada após realização e sincronização do apontamento da ocorrência.
- Finalização da rota: libera a atividade para ser replanejada após a finalização da rota.
As ocorrências, possuem regras, estas, que no cadastro de ocorrências, possui alguns passos, e para cada passo há uma regra.
Vejamos abaixo como cada passo/regra funciona:
Nas regras do contato, temos as opções:
- Não exigir: selecionada essa regra, o passo Contato será apresentado para o usuário no aplicativo, mas sem obrigatoriedade de preenchimento dos campos.
- Exigir nome e telefone: selecionada essa regra, será obrigatório o preenchimento dos campos Nome e Telefone do passo Contato.
- Exigir somente o nome: selecionada essa regra, será obrigatório o preenchimento do campo Nome do passo Contato.
- Exigir nome e RG: selecionada essa regra, será obrigatório o preenchimento dos campos Nome e RG para o passo Contato.
- Não utiliza: selecionada essa regra, o passo Contato não será apresentado para o usuário no aplicativo.
A regra Observação, somente estará disponível se a regra contato estiver habilitada, caso contrário, o campo ficará bloqueado.
A regra detalhes da entrega ou serviço, ficará habilitada somente para as ocorrências do tipo entrega ou serviço.
A regra de captura de imagem para as ocorrências, se aplicam da seguinte forma:
Quando a ocorrência for para o tipo entrega, são apresentadas as seguintes opções:
- Não utiliza: selecionada essa regra, o passo não será exibido para o preenchimento no aplicativo.
- Opcional: selecionada essa regra, o passo será apresentado no aplicativo não será obrigatório o seu preenchimento.
- Obrigatório: selecionada essa regra, será obrigatório o preenchimento dos campos do passo.
- Valida comprovante digital: será realizada a validação da imagem capturada, caso não seja informando um comprovante válido, será apresentada tela para informar o motivo pelo qual não foi possível capturar um comprovante válido e poderá ser concluído o apontamento.
- Valida comprovante e bloqueia apontamento: será realizada a validação da imagem capturada, caso não seja informando um comprovante válido, não será possível concluir o apontamento.
Para as ocorrências que forem do tipo coleta ou serviço, são apresentadas somente as opções de:
- Não utiliza: selecionada essa regra, o passo não será exibido para o preenchimento no aplicativo.
- Opcional: selecionada essa regra, o passo será apresentado no aplicativo não será obrigatório o seu preenchimento.
- Obrigatório: selecionada essa regra, será obrigatório o preenchimento dos campos do passo.
Assim, ao realizar o apontamento de uma ocorrência e esta ocorrência seleciona possuir como regra na captura de imagem, o sistema realizara uma das validações acima.
- Não utiliza: selecionada essa regra, o passo não será exibido para o preenchimento no aplicativo.
- Opcional: selecionada essa regra, o passo será apresentado no aplicativo não será obrigatório o seu preenchimento.
- Obrigatório: selecionada essa regra, será obrigatório o preenchimento dos campos do passo.
- Enquanto o grupo não possui nenhuma rota associada a ele, todos os itens podem ser editados.
- Quando há rotas associadas ao grupo de veículos, a edição fica limitada a:
- Quantidade de veículos
- Horários
- Critérios de custo
- Capacidades
- Ocupações e quantidades mínimas
- Tipos de atividade
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Operações e clique no botão Adicionar.
- Informe os dados do painel Dados Gerais, definindo para o campo Filiais aquelas às quais as definições se aplicam. O campo permite:
- Filtrar filiais através do campo Pesquisar;
- Marcar todos ou Desmarcar todos;
- Selecionar uma mais filiais clicando sobre o nome da(s) desejada(s):
- Clique em Salvar.
- No painel Restrição de Veículo, selecione os veículos que não podem realizar esta operação:
- Clique em Adicionar Restrição.
- Selecione a Restrição.
- Clique em Incluir. Repita os passos quantas restrições for necessário.
- Clique em Salvar.
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Regiões e clique no botão Adicionar.
- Informe os dados do painel Dados Gerais, definindo para o campo Filiais aquelas às quais as definições se aplicam. O campo permite:
- Filtrar filiais através do campo Pesquisar;
- Marcar todos ou Desmarcar todos;
- Selecionar uma mais filiais clicando sobre o nome da(s) desejada(s):
- O próximo passo depende do que foi informado no campo Tipo do painel Dados Gerais. Se foi:
Endereço
Siga estes passos:
- Clique em Adicionar Endereço.
- Define se quer cadastrar como CEP ou Logradouro.
- Informe os campos habilitados.
- Clique no botão Incluir.
- Repita para todos os endereços que façam parte da região.
MapaNeste caso, há duas opções:
Importar um arquivo com extensão KMLPara isso:
- Primeiro, você precisa ter o arquivo KML da região em questão.
Veja neste exemplo como ter o KML do rodízio de placas por dia da semana de São Paulo:
- Acesse a página do rodízio municipal.
- Na imagem do mapa, clique no ícone de compartilhar - e em seguida em Incorporar a meu site:
- Na página que é aberta, clique sobre o menu de opções e depois em Fazer o download do arquivo KML:
- No menu, selecione Área do Rodízio:
- Clique em OK.
- Salve o arquivo no diretório desejado.
- Clique no botão Selecionar Arquivo.
- Localize o arquivo no diretório desejado e clique em Abrir.
- Clique no botão Importar.
Delimitar a região no mapaFaça assim:
- Clique sobre o ícone de Desenhar polígono - .
- Desenhe a área da região. Veja que também estão disponíveis os botões Alterar polígonos e Excluir polígonos.
- No painel Restrição de Veículo, selecione os veículos que não podem realizar coletas e entregas nesta região:
- Clique em Adicionar Restrição.
- Selecione a Restrição.
- Clique em Incluir.
- Depois, clique no ícone da coluna Vigência, para determinar os dias aos quais a restrição se aplica. Clique em Incluir para cada um deles.
- Clique em Fechar.
- Repita os passos quantas restrições for necessário.
Nota:
A vigência só é configurada por região porque só nesse caso estão relacionados os os rodízios de placa e zona máxima de restrição de circulação, que de fato impactam nos dias.
- Clique em Salvar.
Nota:
Quando o usuário não tem permissão com as filiais vinculadas ao papel, a opção de alterar ou deletar é bloqueada. Por exemplo: se uma região tem três filiais vinculadas, mas o papel do usuário só permite alterar/deletar duas dessas filiais, então o usuário não poderá alterar ou excluir a região, pois seu papel não está vinculado a uma das filiais.
Nota:
A associação de uma atividade a um endereço na região, será realizada considerando a correspondência entre os campos do endereço da atividade e os campos da região a ser vinculada.
Para definições de tipos de carga:
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Tipos de Carga e clique no botão Adicionar.
- Informe os dados do painel Dados Gerais, definindo para o campo Filiais aquelas às quais as definições se aplicam. O campo permite:
- Filtrar filiais através do campo Pesquisar;
- Marcar todos ou Desmarcar todos;
- Selecionar uma mais filiais clicando sobre o nome da(s) desejada(s):
- Ainda no painel Dados Gerais, está disponível o parâmetro Prioridade máxima, este irá determinar que, as atividades vinculadas há esse tipo de carga, sejam priorizadas na roteirização automática.
- Clique em Salvar.
- No painel Tipos Incompatíveis, selecione quais são os tipos de cargas que não podem ser transportados no mesmo veículo que tenha este tipo de carga:
- Clique em Adicionar Tipo de carga.
- Selecione o Tipo de carga incompatível.
- Clique em Incluir. Repita os passos a, b e c para quantos tipos for necessário.
- No painel Restrição do Veículo, selecione os veículos que não podem coletar e entregar este tipo de carga:
- Clique em Adicionar Restrição.
- Selecione a Restrição.
- Clique em Incluir. Repita os passos a, b e c para quantos tipos for necessário.
- Clique em Salvar.
O que mais posso fazer referente às definições?
Você pode:
- Pelo menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições, acesse o tipo de definição que deseja consultar - Destinos, Regiões, Operações ou Tipos de Carga.
- No painel Filtros, você tem a opção de utilizar algum dos campos disponíveis, mas isso não é obrigatório.
- Clique em Filtrar.
- No painel Listagem, utilize o botão para acessar no caso de Destino ou clique sobre a linha desejada no caso de Regiões, Operações ou Tipos de Carga.
- Pelo menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições, acesse o tipo de definição que deseja excluir - Destinos, Regiões, Operações ou Tipos de Carga.
- No painel Filtros, você tem a opção de utilizar algum dos campos disponíveis, mas isso não é obrigatório.
- Clique em Filtrar.
- No painel Listagem, utilize o botão para acessar no caso de Destino ou clique sobre a linha desejada no caso de Regiões, Operações ou Tipos de Carga.
- Faça as alterações necessárias.
- Na parte inferior da tela, clique em Salvar.
- Pelo menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições, acesse o tipo de definição que deseja excluir - Destinos, Regiões, Operações ou Tipos de Carga.
- No painel Filtros, você tem a opção de utilizar algum dos campos disponíveis, mas isso não é obrigatório.
- Clique em Filtrar.
- No painel Listagem, utilize o botão para acessar no caso de Destino ou clique sobre a linha desejada no caso de Regiões, Operações ou Tipos de Carga.
- Na parte inferior da tela, clique em Excluir e depois novamente em Excluir na mensagem de confirmação que é exibida.