Roteirização e Monitoramento | RMS
Aqui encontram-se as matérias relacionadas às liberações do Roteirização e Monitoramento | RMS, publicadas em 2024.
Importante
As labels (etiquetas) estão disponíveis somente nas matérias publicadas a partir de 30/07/2024, na versão 7.24.07.30 do Roteirização e Monitoramento | RMS. Logo, as matérias anteriores a essa data encontram-se no padrão antigo.
E-mail Recuperação Senha
NOVIDADE
Email Recuperação de Senha
Implementamos na rotina Cadastro do Motorista uma melhoria assegurando que o e-mail informado na tela para a recuperação de senha seja o mesmo enviado ao serviço de alteração de usuários. Para que a senha do aplicativo do motorista possa ser recuperada, é necessário ter um e-mail válido no seu cadastro. Para isso, acesse a rotina Cadastro do Motorista e, no grid Dados de Acesso ao APP, informe um e-mail válido no campo Email.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Pessoas > Motoristas
Senior Gestão de Entregas
NOVIDADE
App Senior Gestão de Entregas - iOS
O aplicativo Senior Gestão de Entregas agora está disponível também para iOS, proporcionando maior flexibilidade no uso da aplicação.
Para saber mais, verifique o manual de Primeiro acesso ao App.
Local: App Senior Gestão de Entregas
Integração Tracking de Pedidos x Torre de Controle
NOVIDADE
Integração Tracking de Pedidos x Torre de Controle
Realizamos a integração do Tracking de Pedidos com a Torre de Controle. Quando um documento ou atividade é movimentado na Torre de Controle, isso resulta na atualização de uma fase no Tracking de Pedidos.
Verifique todo o processo dessa integração com a documentação Integração Torre de Controle.
Locais:
- Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Integração Tracking > Composições de Documentos
- Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Integração Tracking > Ocorrência x Fase
- Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Integração Tracking > Composição por Filial
Regiões apenas filiais usuário
Realizamos uma implementação na rotina Regiões para que, quando o papel do usuário não estiver vinculado a uma determinada filial, não será possível alterar ou deletar a região. Por exemplo: se uma região tem três filiais vinculadas, mas o papel do usuário só permite alterar/deletar duas dessas filiais, então o usuário não poderá alterar ou excluir a região, pois seu papel não está vinculado a uma das filiais.
Saiba mais sobre a rotina, clicando em Regiões.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Região
Notificações na plataforma
Implementamos uma atualização na rotina de roteirização para exibir uma notificação na plataforma, explicando o motivo pelo qual todas as atividades foram classificadas como órfãs.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Planejar
Permissões Cadastro de Região
Implementamos na API de consulta, criação, alteração e deleção de regiões, permitindo alterar apenas regiões das filiais que o usuário tem permissão no Cadastro de Empresas.
Local: API alteraRegiao / deletaRegiao / insereRegiao
Atualização Mapa
Realizamos a atualização da versão mais recente do mapa utilizado na roteirização.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Planejar
Comprovantes de Entrega
Realizamos uma implementação no resources do tmsentregas-driver-backend referente a primitiva obterUrlUploadFotoOcorrencia, caso o usuário não tenha permissão de incluir, o botão Selecionar comprovante ficará desabilitado para inserir novas imagens na ocorrência da atividade.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Rotas e Viagens
Importação de Atividades por Planilha
Agora na rotina Atividades, ao importar uma planilha contendo atividades, se houver alguma inconsistência, será apresentado na tela o motivo.
Neste exemplo, ao expandir a mensagem é possível visualizar quais as atividades que estão duplicadas:
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
Cadastro Filial
Implementamos na rotina Cadastro de Empresa a possibilidade de alterar os campos Razão Social, Apelido, Endereço, Telefone e CEP.
Veja mais sobre o Cadastro de Empresas e Filiais clicando aqui.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Empresas
Permissões - Grupo de Veículos
Implementamos no Grupo de Veículo a possibilidade de configurar as permissões de acesso. Na rotina Gestão de Papéis, ao criar um Novo Papel ou editar um papel já existente, clicar na guia Permissões e a seguir clicar na opção Recurso, filtrando por res://senior.com.br/tmsentregas/veiculos/grupoVeiculo. Na sequencia clique na seta que antecede o nome do recurso e inclua as permissões necessários para o papel.
Para cadastrar novos grupos de veículos, o papel deve ter permissão de Incluir e para vincular veículos a esse grupo, o papel precisa ter permissão de Editar.
Confira mais sobre as Permissões de Papéis clicando aqui.
Local: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis
Permissões - Cadastro Ocorrências
Implementamos no Cadastro de Ocorrência a possibilidade de configurar as permissões de acesso. Na rotina Gestão de Papéis, ao criar um Novo Papel ou editar um papel já existente, clicar na guia Permissões, clique na opção Recurso e filtre por Ocorrência. Clique na seta que antecede o nome do recurso e incluia as permissões necessárias para o papel.
Confira mais sobre as Permissões de Papéis clicando aqui.
Local: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis
Permissões - Cadastro Regiões
No Cadastro de Região, também adicionamos a funcionalidade de configurar permissões de acesso. Acesse a rotina Gestão de Papéis para criar um novo papel ou modificar um existente. Selecione a guia Permissões e use a opção Recurso para buscar por Região. Ao encontrar, clique na seta ao lado do nome do recurso para adicionar as permissões adequadas ao papel.
Para cadastrar novas regiões o papel deve ter permissão de Incluir e para cadastrar novos endereços e restrições de veículos o papel precisa ter permissão de Editar.
Confira mais sobre as Permissões de Papéis clicando aqui.
Local: Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de Papéis
Integração Carga Fechada
Implementamos a nova integração denominada Carga Fechada com o TMS através da API integraRoteirizacaoCargaFechada. Este tipo de carga refere-se ao transporte de mercadorias destinadas exclusivamente a um único cliente, iniciando geralmente com uma atividade de coleta seguida de uma ou mais atividades de entrega.
Acesse a documentação clicando aqui .
Local: API integraRoteirizacaoCargaFechada
Edição Origem/Destino via tela de Atividades
Implementamos na tela de Cadastro de Atividadesao lado do campo Código Origem/Destino o botão Abrir o cadastro de origem/destino. Ao clicar no botão será aberta a tela Cadastro de Origens e Destinos em uma nova guia do navegador, permitindo realizar as alterações desejadas e Salvar na sequência.
Ao voltar na rotina Atividades será necessário vincular novamente o código de origem e destino para as informações serem atualizadas.
Para saber mais sobre a rotina, acesse o manual de Roteirização.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coleta e serviços
Cadastro de Região
Implementamos no grid de Endereço um tooltip, informando como é realizada a associação da região com a atividade.
Para saber mais sobre esse tema clique aqui.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Regiões
Painel de Atividades - Analytics
Implementamos os campos Situação da Rota, Data da Ocorrência e descrição da última Ocorrência na rotina de Painel de Atividades. Agora além do número da rota, irá retornar a situação da rota como: Em elaboração, Confirmado, Em execução e Finalizado. Veja o exemplo abaixo:
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Analytics > Painel atividade
Permitir alteração de atividades
Na tela Atividades realizamos uma implementação para poder alterar os campos Telefone de contato, Observações, Complemento, Prazo de Atendimento e Data de Agendamento de uma atividade vinculada a uma rota. As informações da Atividade só poderão ser alteradas, caso não exista um apontamento de ocorrência vinculado a ela.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
Prazo de entrega não obrigatório
Implementamos uma mensagem de alerta para atividades que não possuem Data de Prazo de Entrega. Agora será exibida a mensagem: As seguintes atividades estão sem data de previsão de entrega: conforme mostra a imagem abaixo.
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
Relatório de Movimentações
Implementamos o Relatório de Movimentação onde será possível visualizar as informações das atividades que estão na base de dados. Nesse relatório será possível filtrar por uma ou mais filiais e também pelo período de inclusão de atividades, limitado a no máximo 30 dias. Para saber mais clique aqui.
Local: Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Analytics > Relatório de Movimentação
Cadastro Região
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Regiões
Regra de Atendimento
Local: Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Empresas > Filiais > Regras de Atendimento
Apontamento de ocorrências: número do documento
Ao realizar o apontamento de ocorrência com a configuração do contato setada como Exigir somente o nome, será apresentado somente o campo Nome na tela do aplicativo.
Local: Senior Gestão de Entregas
English
Español
English
Español


