Roteirização
Roteirizador analisa todas as entregas e coletas que precisam ser realizadas, bem como os veículos disponíveis para executá-las. Com base em informações detalhadas de cada atividade e nos critérios de custo e capacidade dos veículos, nossa solução é capaz de definir de forma dinâmica e automática as entregas e coletas por veículo, além de estabelecer o sequenciamento ideal. O resultado? Menos veículos utilizados, menor tempo de realização e menor distância percorrida.
Imagine o que isso significa para o seu negócio: economia de recursos, maior eficiência operacional e satisfação do cliente. Nossa tecnologia está revolucionando a logística e transformando a distribuição em um processo mais inteligente e ágil.
E claro, para sua jornada ficar completa, utilize a Torre de Controle Senior.
Como faço uma roteirização?
As atividades são posteriormente vinculadas a um roteiro para o motorista localizar as entregas, coletas e serviços que devem ser realizados diariamente na sua rota de trabalho. Há duas formas de adicioná-las:
- Cadastrando cada uma no sistema ou
- Importando através de uma planilha.
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
- Clique no botão Adicionar.
- Preencha as informações conforme necessário.
Importante
Ao utilizar a roteirização automática, além das informações sinalizadas como obrigatórias (com asterisco vermelho - *), é necessário preencher os campos Código do Destino, Tipo de Carga e Operação para que as definições possam ser consideradas na roteirização. A única definição que não precisa ser informada é a de região, porque o sistema vincula atividades a regiões automaticamente, com base no Endereço do Destino informado (desde que corresponda exatamente ao da região). Caso o Endereço cadastrado não corresponda a uma região, ela é automaticamente criada.
- Clique em Salvar.
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
- Clique no botão Importar
- Na tela seguinte, clique no botão Baixar modelo de planilha.
Dica
Esteja atento a sempre usar a última versão disponível da planilha.
- Salve a planilha em sua máquina e preencha com as informações das atividades.
Importante
A importação de atividades pode ser utilizada das seguintes formas:
- Importar atividades para o sistema, permitindo roteirizá-las posteriormente.
- Importar atividades já roteirizadas, ou seja, quando importadas será gerada uma roteirização do tipo “Manual” com as rotas e atividades definidas.
A planilha já vem com campos preenchidos, como exemplo. Entenda como cada um deve ser preenchido:Importante- Ao utilizar a roteirização automática, é necessário preencher os campos Cód. Destino, Cód. Tipo Carga e Cód. Operação para que as definições possam ser consideradas na roteirização. A única definição que não precisa ser informada é a de região, porque o sistema vincula atividades a regiões automaticamente, com base no Endereço do Destino informado (desde que corresponda exatamente ao da região). Caso o Endereço cadastrado não corresponda a uma região, ela é automaticamente criada.
- Ao utilizar a roteirização manual, é necessário que a coluna Placa esteja preenchida, pois é com base nela que o sistema define as rotas.
- Na área destinada na tela do sistema, arraste e solte a planilha ou então clique para selecioná-la em seu computador.
- As atividades do documento são carregadas e exibidas em tela, podendo ser editadas ou excluídas.
- Para finalizar:
- Selecione a Filial para qual as atividades são válidas.
- Se esta filial tiver um ponto de apoio cadastrado, será habilitado um o campo Pontos de apoio da filial, para que seja possível selecionar o campo de apoio desejado.
- Clique no botão Importar.
- Selecione a Filial para qual as atividades são válidas.
Isso pode ser feito para empresas que usam roteirização manual e automática.
Para isso, as atividades importadas precisam ter os seguintes campo campos preenchidos (as células correspondentes são sinalizados na planilha com fundo em cinza):
- Placa
- Motorista (quando não informado no Veículo relacionado à Placa informada).
- Referência da rota
- Data de início da rota
- Data da previsão de atendimento
- Sequência: se o campo está preenchido, ele é respeitado. Caso não seja preenchido, é seguida a sequência das atividades conforme cadastradas na planilha.
De qualquer forma:
- Não há validação das informações de capacidade e horários;
- Não ocorre cálculo de trajeto e distância para atividades importadas;
- A Data de início da rota e a Data da previsão de atendimento ficam em branco quando não são preenchidos na planilha de importação.
- Quando uma roteirização ou rota é excluída, todas as atividades associadas continuam ativas.
- É uma operação atômica, ou seja, ou todas são importadas com sucesso ou nenhuma é inserida.
- Cada chamada de importação gera uma única roteirização, independente do número de rotas informadas.
As roteirizações e rotas decorrentes de atividades importadas são sempre classificadas como Confirmadas.
Somente uma Atividade na situação "Aceita", de acordo com as Regras de Atendimento definidas para cada filial, pode ser roteirizada. Atividades classificadas como "Em análise" e "Recusada" não ficam disponíveis para roteirização.
Através da consulta de atividades. Para isso:
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
- Se desejar, informe algum dos Filtros disponíveis.
- Clique em Filtrar.
- Abra a atividade desejada através do botão .
- Verifique qual situação é mostrada para a atividade:
- "Aceita": a atividade pode ser roteirizada.
- "Em análise": a atividade não pode ser roteirizada, está pendente para ser recusada ou aceita.
- "Recusada": a atividade não pode ser roteirizada.
Isso só é possível para atividades que ainda não tenham sido roteirizadas:
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços
- Se desejar, informe algum dos Filtros disponíveis.
- Clique em Filtrar.
- Abra a atividade desejada através do botão .
- Altere a situação da atividades de acordo com as seguintes possibilidades:
- Uma atividade "Aceita" pode ser recusada.
- Uma atividade "Em Análise" pode ser recusada ou aceita.
- Uma atividade "Recusada" pode ser aceita.
Nota
O motivo pelo qual a atividade foi originalmente recusada é mostrado logo abaixo da etiqueta de classificação da atividade.
- Clique em Salvar.
Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades, em Endereço temos o campo Grau de Precisão, que terá a informação conforme variação espacial, da seguinte forma:
- Alto: sinalizado em verde
- Médio: sinalizado em amarelo
- Baixo: sinalizado em vermelho
- Manual: sinalizado em cinza
No botão Mapa, ao clicar é aberto mapa que contem a localização da atividade. Assim, o usuário pode arrastar o pin para um a nova localização e clicar em OK para salvar a alteração da geolocalização.
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Planejar.
- No passo 1 - Configurar:
- No painel Dados Gerais, selecione a Filial e defina a Hora de Início das Rotas e os Dias em Viagem (que por padrão é 1, então altere se houver necessidade) - note que a definição da Filial precisa acontecer primeiro, para habilitar os outros dois campos.
- Se esta filial tiver um ponto de apoio cadastrado, será habilitado um o campo Pontos de apoio da filial, para que seja possível selecionar o campo de apoio desejado
- No Calendário da Viagem, além de visualizar o total de dias, é possível marcar ou desmarcar algum dia, conforme necessidade.
- No painel Tráfego, altere a intensidade do trânsito, se preciso.
- Informe a Duração Atendimento Padrão no painel Definições.
- No painel Restrições, dependendo se a roteirização é automática ou manual, é possível marcar certas opções:
- Tanto para roteirização automática, manual ou estática:
- Considerar quantidade mínima de atividades: quando marcada, a roteirização só começa se há um mínimo de atividades, conforme o campo Mínimo de Atividades do cadastro de Veículos.
- Considerar ocupação mínima de veículos: se marcada, a roteirização só ocorre se o veículo está com ocupação mínima em termos de peso e metragem cúbica, conforme os campos Ocupação mínima - Peso e Ocupação mínima - Volume, do cadastro de Veículos.
- Somente para roteirização automática:
- Considerar restrições dos destinos: caso essa opção seja marcada, as restrições do destino da atividade são consideradas na roteirização. A janela de atendimento da atividade é prioritária em relação à do destino, ou seja, se ela está informada, a do destino é desconsiderada.
- Considerar restrições das regiões:
com essa opção marcada, as restrições das regiões são consideradas na roteirização.Considerando que no cadastro de atividades não são informadas regiões, como o sistema sabe qual região considerar?
O sistema vincula automaticamente atividades a regiões, com base no Endereço informado (seja via Logradouro ou Latitude e Longitude). Caso o Endereço cadastrado não corresponda a uma região, ela é automaticamente criada.
- Considerar restrições das operações: se marcada, faz com que as restrições das operações da atividade sejam consideradas na roteirização.
- Considerar restrições dos tipos de cargas: caso marcada, as restrições dos tipos de cargas da atividade são consideradas na roteirização.
- Tanto para roteirização manual ou estática:
- Considerar somente vias pavimentadas: caso marcada, será considerado parâmetro configurado no Cadastros de Empresas.
- Tanto para roteirização automática, manual ou estática:
- Clique no botão Selecionar.
- No painel Dados Gerais, selecione a Filial e defina a Hora de Início das Rotas e os Dias em Viagem (que por padrão é 1, então altere se houver necessidade) - note que a definição da Filial precisa acontecer primeiro, para habilitar os outros dois campos.
- No passo 2 - Selecionar:
- Se desejar, utilize o painel Filtro para refinar algumas informações, como por exemplo o Tipo Atividade, o Código do Destino, a Operação, e o Pontos de apoio da filial, entre outros.Você também pode mudar o campo Agendadas para o dia ou sem agendamento
Por padrão, ele já vem marcado, fazendo com que não fiquem disponíveis para roteirização as atividades agendadas para outros dias. Se por algum motivo precisar considerar alguma delas, desmarque a opção, mas esteja atento aos possíveis impactos, somente mudando os agendamentos que tiver certeza.
- O painel Lista de Atividades traz todas as que estão disponíveis para serem selecionadas (conforme o que foi filtrado, caso tenha sido usado filtro). Nele, também é possível filtrar as atividades, definindo uma Coluna e informando o Valor para ela.
- O painel Lista de Veículos traz todos os que estão disponíveis para serem selecionados. Também é possível usar filtros, definindo uma Coluna para pesquisar e informando o Valor para ela.
Nota
São inclusive listados veículos já usados em outra roteirização no mesmo dia - desde que o horário de término da rota anterior seja inferior ao de início da nova.
A seleção de veículos depende do tipo de roteirização:- Automática: possui duas formas diferentes para seleção de veículos, dependendo do que está definido no campo Seleção de Veículos para Roteirização das Definições da Filial:
- Se é "Por veículo", podem ser selecionados quantos veículos precisar.
- Se é "Por grupo de veículo", são mostrados os grupos de veículos para serem selecionados. Funciona da seguinte forma:
- Os grupos de veículos são mostrados com várias informações, inclusive a coluna Veículos disponíveis, com a quantidade de veículos do grupo que podem ser usados, considerando o Calendário de Viagem informado no passo 1 - Configurar.
- Na coluna Veículos a roteirizar, é possível informar a quantidade de veículos que se deseja usar, que pode ser menor igual ou maior que a de veículos disponíveis. Caso seja informada a quantidade maior, a roteirização realiza os cálculos de otimização considerando como verdade a quantidade de veículos informada.
- O resultado são rotas sem placa, podendo o usuário informar a placa que desejar (as que já foram usadas não são mostradas), porém o ideal é que seja uma placa (veículo) do grupo de veículo sugerido pela roteirização (quando se trata de uma placa de fora, ela é sinalizada com esse ícone , que também fica sinalizado na rota, quando usa um veículo de fora do grupo). Isso pode ser útil, por exemplo, em um grupo de carros alugados, situação na qual um novo carro somente será contrato se houver necessidade.
- Manual: somente um veículo pode ser selecionado.
- Estática: a seleção de veículos não necessário
- Automática: possui duas formas diferentes para seleção de veículos, dependendo do que está definido no campo Seleção de Veículos para Roteirização das Definições da Filial:
- O painel Totais exibe os totais de atividades, peso, metragem cúbica e valor da mercadoria da roteirização. Para garantir a roteirização mais otimizada possível, ele sempre faz a relação de capacidade / ocupação e mostra os totais em cores que determinam o que está dentro do limite (verde), com o máximo ultrapassado (vermelho) ou mínimo não atingido (amarelo). Dependendo das configurações, se os limites foram ultrapassados, por exemplo, não é possível proceder.
- Clique em Roteirizar e confirme a roteirização.
- Após Roteirizadas, o sistema cria automaticamente os Pontos das Atividades no Mapa, bem como as direções (ligações) entre esses campos.
- Se desejar, utilize o painel Filtro para refinar algumas informações, como por exemplo o Tipo Atividade, o Código do Destino, a Operação, e o Pontos de apoio da filial, entre outros.
- No passo 3 - Roteirizar , verifique a roteirização criada. No painel Resumo, os seguintes itens ficam disponíveis para edição:
- Data Início
- Referência
- Placa
- Operador
- Com isso, os totais e as rotas geradas são exibidos, assim como um mapa com os trajetos referentes às rotas.
- Neste momento, as rotas geradas ficam "Em elaboração".
- Se desejar, é possível utilizar o botão Inverter, que inverte a rota por completo, desconsiderando todas as restrições e destacando a rota com um ponto de exclamação vermelho ().
- Clique no botão Confirmar na parte inferior da tela para concluir. É necessário clicar em Sim no aviso que é mostrado para que a situação das rotas mude para "Confirmado" e as atividades órfãs sejam liberadas.
Ao acessar Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento
> Consultas > Roteirizações e Filtrar as roteirizações existentes, uma das informações exibidas é o Tipo de Roteirização, que pode ser: "Manual" , "Automática" ou "Estática", sinalizando que filial usa o respectivo tipo de roteirização.
- Percentual de ocupação do veículo: exibido tanto na roteirização como na rota, com uma barra de progresso e também o número percentual. Para a roteirização, é mostrada um barra com percentual para o peso e outra para o volume (m3). No caso da rota, a barra de progresso que é apresentada tem o valor do maior percentual de ocupação, entre peso ou metros cúbicos:
- Previsão de atendimento destacada quando não está respeitando a data de agendamento: as informações do campo são mostradas com fundo em vermelho quando não estão respeitando a data de agendamento
- Restrições das Atividades: podem ser vistas tanto nas Atividades das Rotas como também nas Atividades Órfãs, através do ícone deinterrogação. Clicando sobre ele, são mostradas as restrições de Destino, Tipo de Carga, Região e Operação.
Nota
Somente são exibidas as restrições que influenciam o resultado da roteirização. Exemplificando:
- Se a Atividade possui restrição para as Segundas e Terças e a roteirização é para uma Quarta, então essa restrição de dias não é exibida;
- Se a atividade possui restrição para os veículos AAA-1111 e AAA-2222 e a roteirização tem rotas para os veículos BBB-1111 e BBB-2222, então essa restrição também não é exibida.
- Grau de precisão: Quando houver uma atividade com um grau de precisão menor sendo ele médio (amarelo) ou baixo (vermelho), no card da rota, será apresentado um PIN com o nível do grau de precisão. Esta informação também será apresentada em cada atividade.
Como adequo a roteirização às minhas necessidades?
Algumas necessidades mais complexas são atendidas exclusivamente pela roteirização automática:
Faça isso através da definição de destinos.
Utilize as definições de regiões, com restrição de veículos.
Através das definições de tipo de carga, com a configuração de tipos incompatíveis para delimitar quais cargas não podem ser transportadas juntas.
Faça isso por meio das definições de operações, com restrição de veículos.
Será criado uma sequência de origens/destinos, onde na roteirização, todas as atividades vinculadas as origens/destinos serão roteirizadas, respeitando a sequência estabelecida no cadastro de rota fixa ( tipo de roteirização estática).
Outras adequações podem tanto ser feitas pela roteirização automática como manual:
Quando uma rota é criada, considera o início no dia seguinte, mas isso pode ser modificado: ao fazer a roteirização (Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Planejar), marque no Calendário da Viagem a data em que ela deve começar, deixando desmarcada a data original (dia seguinte).
Sempre que uma roteirização é iniciada no Painel de Planejamento (Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Planejar), o fator de tráfego é informado no passo 1 - Configurar.
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento> Definições > Empresas e informe o Código da Empresa ou clique em Filtrar para mostrar todas e selecionar a desejada.
- No painel Filiais, clique sobre a filial desejada.
- Clique no botão Definições.
- No painel Tráfego, defina a intensidade do trânsito na região da filial:
- Clique em Salvar.
Conforme essa informação é alterada, muda o fator de multiplicação que o sistema aplica sobre a distância a ser percorrida na rota, fazendo assim o cálculo da velocidade prevista.
Imprimir a rota para que os carregadores saibam a melhor forma de organizar a carga:
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento> Consultas > Planejamentos e localize a roteirização desejada:
- Informe a Filial.
- Opcionalmente, informe a Data da Roteirização (ou o Número da Roteirização).
- Clique em Filtrar para mostrar as rotas disponíveis.
- No painel Listagem, acesse a rota desejada através do botão .
- Clique sobre a rota desejada e em seguida no botão Imprimir.
Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Planejamentos ou Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Rotas e Viagens
Primeiro deve ser configurado os campos conforme Grupo de veículos. Com os campos configurados, o cálculo é realizado da seguinte forma:
- Para configuração de Custo por quilômetro: Custo por quilômetro X distancia da rota
- Para configuração de Custo por hora: Quantidade hora X tempo
- Para configuração de Custo por rota: Custo fixo + soma dos cálculos acima
O Valor então é apresentado no campo Custo Rota.
Como altero as rotas planejadas?
A consulta pode ser realizada pelas telas de Planejamentos ou Rotas e viagens.
Para consulta de uma roteirização, acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Planejamentos e localize a roteirização desejada:
- Informe a Filial.
- Opcionalmente, informe a Data da Roteirização (ou o Número da Roteirização).
- Clique em Filtrar para mostrar as rotas disponíveis.
- No painel Listagem, acesse a rota desejada através do botão
Para consulta de uma rota ou viagem específica, acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Rotas e viagens e localize a rota desejada:
- Informe a Filial
- Informe a Número da Rota
- Opcionalmente, informe: Status, Data de Início das Rotas, Número da roteirização, Número da atividade, Veículo e Motorista.
- Clique em Filtrar para mostrar as rotas disponíveis.
- No painel Listagem, você pode conferir informações como Número Rota, Status, Referência, Data Início, Data Execução e Veículo. No grid também é possível:
- Através do botão : acessar a rota
- Através do botão : abre painel com resumo da rota
- Através do botão : conforme permissão do usuário, é possível colocar a rota em execução
- Através do botão : conforme permissão do usuário, é possível finalizar a rota
Depois, depende do que você deseja fazer:
Atividade órfã é toda aquela que foi selecionada na roteirização, mas não possui vínculo com nenhuma rota. Isso pode ter acontecido:
- por uma atividade adicionada posteriormente à roteirização,
- por uma atividade retirada manualmente de uma rota ou
- por alguma restrição não atendida (vide coluna Motivo da atividade), impedindo sua roteirização. Neste caso, pode ser necessário fazer alguma alteração na atividade. Para isso:
- Selecione a atividade desejada e clique no ícone de edição - .
- Ao editar a atividade, é possível visualizar o grau de precisão e alterar o ponto de entrega ou geolocalização pelo mapa.
- Altere as informações conforme desejado e então clique em Salvar.
Há duas formas para roteirizar atividades órfãs:
- Automaticamente, roteirizando novamente todas as rotas.
- Manualmente:
- Selecione a rota desejada (ela fica com o contorno em azul).
- Localize e selecione a atividade órfã.
- Aqui, é possível utilizar o botão Excluir as atividades órfãs. Esse botão permite eliminar da Plataforma as atividades que ficam órfãs na rota.
- Clique no botão Mover para a rota.
Importante
- A solução não calcula automaticamente a melhor sequência de atividades inseridas manualmente.
- Não há garantias que as restrições de atendimento da atividade sejam respeitadas em inclusões manuais.
Atenção
- As atividades órfãs só são exibidas nas rotas em elaboração.
- Ao confirmar uma rota/roteirização, todas as atividades órfãs são desvinculadas da roteirização e passam a estar disponíveis para novas roteirizações.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- No painel Atividades Órfas, clique em Adicionar Atividade.
- Selecione a(s) atividade(s) desejada(s).
Nota
Caso haja muitas atividades, é possível utilizar os filtros para localizar a atividade desejada com mais facilidade.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Na atividade desejada, clique no ícone de exclusão (x).
- Na mensagem de confirmação que é exibida, marque Retirar.
- Observe que a atividade retirada será tratada de forma diferente, dependendo da situação em que a rota se encontra:
- Caso a rota esteja confirmada, a atividade retirada será liberada automaticamente.
- Caso a rota esteja em elaboração, a atividade retirada será listada no painel Atividades Órfãs.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Selecione a atividade órfã desejada.
- Clique no botão Retirar atividades órfas.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Na rota de origem, localize a atividade e então clique no ícone de mover para outra rota: .
- Na janela que é mostrada, confirme os dados e então escolha a nova rota, no campo Para.
- Clique em Confirmar.
- A solução não calcula automaticamente a melhor sequência de atividades inseridas manualmente.
- Não há garantias que as restrições de atendimento da atividade sejam respeitadas em inclusões manuais.
Importante
Caso seja necessário roteirizar novamente determinada rota e veículo:
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Clique sobre a rota desejada (ela fica com o contorno em azul).
- Clique no botão Reotimizar, à direita do painel de Rotas.
- É mostrado um aviso informando que a reotimização pode gerar várias mudanças na rota, leia a mensagem completa para entender os impactos e clique em Sim para confirmar.
- O sistema atualiza a rota.
Nota
Caso a roteirização seja por grupo de veículos e uma placa tenha sido informada para a rota depois que a roteirização ocorreu, ao reotimizar, a placa informada é mantida.
Esta opção é útil após incluir atividades não planejadas ou tratar atividades órfãs. Se desejar roteirizar novamente todas as rotas:
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Clique no botão Reotimizar, à direita do painel da Roteirização.
- É mostrado um aviso informando que a reotimização pode gerar várias mudanças na roteirização, leia a mensagem completa para entender os impactos e clique em Sim para confirmar.
- O sistema atualiza a roteirização.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Clique sobre a rota desejada (ela fica com o contorno em azul).
- Clique no botão Excluir.
- No aviso de confirmação que é exibido, clique novamente em Excluir para confirmar.
- As atividades que estavam na rota não são excluídas, ficam órfãs.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Clique sobre a rota desejada (ela fica com o contorno em azul).
- No painel Resumo, clique sobre o ícone ao lado da Data Início, Referência, Placa ou Operador e altere conforme necessário.
- Clique em Confirmar.
- Se necessário, localize a roteirização desejada.
- Clique sobre a rota desejada (ela fica com o contorno em azul).
- Clique no botão Inverter.
- A rota fica um ponto de exclamação vermelho (), sinalizando que foi alterada.
- Clique no botão Confirmar, à direita do painel da Planejamento.
- É mostrado um aviso informando que a situação de todas as rotas da roteirização será alterada para "Confirmado" e que as atividades órfãs serão liberadas, leia a mensagem completa para entender os impactos e clique em Sim para confirmar.
- O sistema atualiza a roteirização.
- Depois disso, utilize o botão Executar para iniciar a roteirização manualmente e confirme a mensagem sobre mudança da situação para "Em execução".
Importante
Só é possível colocar uma rota em execução quando ela possui veículo e motorista informados, tanto na edição da roteirização como pela consulta de rotas.
Isso é possível para todos os tipos de roteirização e depende de uma permissão por papel, Permite editar rotas em execução, concedida pelo usuário administrador do sistema nas Definições da Empresa.
Quando o papel possui permissão para adicionar as atividades de coleta e serviço em rotas em execução, fica habilitado o botão Adicionar Atividade quando uma roteirização está sendo consultada ou editada. Com isso, é possível acessar Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento> Consultas > Planejamentos:
- Incluir manualmente a atividade de coleta ou serviço em uma rota;
- Alterar manualmente a sequência das outras atividades na rota, desde que ainda não tenham sido concluídas;
- Excluir a atividade de coleta ou serviço que foi adicionada, tanto da rota quanto da roteirização.
Qualquer alteração recalcula o trajeto, tempos e distâncias de todas as atividades da rota, assim como os totais da rota e da roteirização.
O Carga Fechada é um tipo de transporte de mercadorias que são exclusivamente destinadas a um único destinatário/cliente. Este processo geralmente começa com a coleta do carregamento e inclui uma ou mais entregas. É habitual que a viagem tenha início no ponto de coleta, em vez de partir de uma filial.
A disponibilidade dessa modalidade de transporte é exclusiva por meio da utilização da integração com o Sistema de Gestão de Transporte (TMS) ou através do uso da API IntegraRoteirizacaoCargaFechada.
O TMS irá enviar o tipo da viagem igual a Carga Fechada e também o ponto de início da viagem (endereço) e caso não seja enviado será considerado o início da viagem como a Filial. Também deverá informar a data e hora do início da viagem, para que o agendador possa identificar quando deve iniciar a rota.
Após receber a rota do TMS, será possível consultá-la via rotina Consulta da Rota.
Para verificar o tipo da roteirização, acesse:
Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Rotas e Viagens.
Quando a rota for do tipo Fechada, será possível inserir novas atividades à mesma, ou seja, será permitido incluir atividades de entrega, mesmo que a rota esteja em execução. Visto que no caso de uma viagem fechada, normalmente a viagem inicia apenas com a Coleta, somente após a realização da coleta é que o transportador tem a informação para determinar que o material coletado será entregue em um ou mais pontos.
O TMS informará também se o caminhão retorna para filial ou não. Caso a informação não for enviada, será considerado que a viagem encerra na última atividade.
Para que a rota seja finalizada automaticamente, é essencial que conste na rota pelo menos um registro de coleta, podendo ser este de uma coleta realizada ou não realizada, além de um registro de entrega com apontamento de que foi realizada.
Abaixo o fluxo do processo:
Qual o próximo passo?
Se possuir a solução, utilize o Torre de Controle.