Torre de Controle
A Torre de Controle proporciona uma visão geral das rotas/viagens que estão sendo executadas, exibindo todas as rotas que se encontram em execução no momento, mostrando o status de cada atividade vinculada a uma rota. A atualização será realizada conforme configurado no temporizador ou atualizado via botão.
A gestão logística nunca foi tão fácil e eficiente. Com a Torre de Controle, você estará no comando, tome decisões acertivas, ajuste o curso das rotas quando necessário e mantenha tudo sob controle. O complemento perfeito para o Roteirizador da Senior.
Para utilizar a Torre de Controle não será necessária nenhuma configuração prévia, apenas é preciso ter as licenças de Roteirização e Torre de Controle acesse Menu Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Torre de Controle.
Como monitoro minhas atividades?
Coloque os roteiros em execução, podendo ser:
Isso pode ser feito de duas formas:
Para isso:
- Acesse a Roteirização por Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Planejamentos.
- Acione o botão Executar rotas que faz com que todas as rotas confirmadas sejam enviadas para monitoramento.
Observação
Somente roteirizações sem nenhuma rota em elaboração podem ser enviadas para monitoramento.
Para isso:
- Acesse a rota através de Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Consultas > Planejamentos.
- Após filtrar os dados, clique no botão para enviar a rota para monitoramento.
Nota
Só serão enviadas as rotas para monitoramento se estiverem com o Status igual a "Em Execução".
Quais informações posso monitorar?
Através de Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Torre de Controle, é possível verificar:
O painel Rastrear, exibe o local dos veículos no mapa, conforme situação do veículo, os Pins ( ) são separados por cor, podendo ser:
Na guia Torre de Controle no:
- Quadro Visão Geral apresenta o total das atividades concluídas, pendentes e a concluídas.
- Quadro Pendentes: apresenta o total das atividades pendentes, No Prazo, Em Alerta e Em Atraso.
- No quadro Concluídas: apresenta o total das atividades concluídas, No Prazo, Em Atraso e Não Realizadas.
- Quadro Central de alertas são exibidos os alertas emitidos quando uma atividade não foi realizada, quando apontada ocorrência em uma atividade fora da sequência, atividades em atraso e na devolução de uma entrega. Sua ordenação é feita do mais recente para o alerta mais antigo.
- Botão Filtrar, é possível informar os filtros necessários para visualizar as viagens em andamento. Todos os campos dessa tela, filtram somente as informações do quadro Lista de Viagens em Andamento. Os campos Motorista e Placa filtram as informações da placa do veículo e o motorista do quadro Central e Alertas e consequentemente as viagens do quadro Lista de Viagens em Andamento.
Os alertas não lidos são sinalizados em negrito. Sua ordenação, é realizada a partir das viagens que possuem mais alertas ou possuem mais atividades atrasadas. Onde, as viagens com mais atrasos ficam em primeiro lugar, em seguida vem as viagens com mais alertas. Sendo assim, uma viagem com 2 atrasos tem mais prioridade que uma viagem com 1 atraso e 1 alerta, por exemplo.
Os alertas são verificados caso as viagens tenham o mesmo número de atrasos. Ao clicar sobre ele, será possível tomar algumas ações, como marcar como lido e retirar da lista, ou manter como não lido permanecendo na lista.
No botão é aberta tela com as configurações dos alertas para que sejam selecionados quais serão exibidos.
No botão é possível, marcar todos como lido, todos como não lido ou dispensar todos.
No botão do alerta é possível, marcar como lido ou dispensar e visualizar o Detalhamento da Atividade ou da Viagem (rota).
Descrição dos alertas emitidos:
- Atividade não realizada: quando o motorista lança uma ocorrência de atividade não realizada.
- Atividade baixada fora de sequência: quando o motorista lança uma ocorrência de baixa em uma atividade que não seja a próxima da viagem.
- Atividade atrasada: quando a situação da atividade muda de Pendente no prazo para Pendente em atraso.
- Entrega devolvida: quando o motorista lança uma ocorrência de devolução.
- Atividades Pendentes: traz em gráficos o percentual de atividades pendentes, exibindo o status e total das atividades que estão no prazo, em alerta e em atraso.
- Atividades Concluídas: traz em gráficos o percentual de atividades concluídas, exibindo o status e total das atividades que foram concluídas no prazo, com atraso, e as não realizadas.
- Lista de Viagens em andamento: Lista de viagens em andamento, traz todas as viagens em execução, exibindo a comunicação entre o veículo e a plataforma (online/offline), placa do veículo, nome do motorista e status de cada atividade da rota identificado por cor:
- Para as atividades pendentes: cinza claro para atividades pendentes, amarelo em alerta, laranja em atraso.
- Para as atividades concluídas: cinza mais escuro para atividades concluídas com atraso, verde para concluídas no prazo e vermelha para as atividades não realizadas.
No Torre de Controle é possível ver os Detalhes de cada rota e inclusive das atividades das rotas. Também são exibidas Ocorrências, caso existam, na parte inferior da tela, para que seja possível verificar o progresso das viagens, é necessário informar o tempo de atualização no canto superior da tela.
Pela Torre de Controle, é possível realizar o contato com o motorista, para isso é necessário que na rotina de Cadastro do Motorista, o campo Número esteja preenchido (Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Pessoas > Motoristas).
Assim ao clicar em Falar com motorista o sistema irá direcionar para a página do WhatsApp Web para o roteirista entrar em contato com o motorista daquela rota.
Para que o status do aplicativo fique online, deverá ocorrer a sincronização dos pontos capturados pelo APP com a plataforma, como também na sincronização dos apontamentos:
Existe uma verificação também para que o status mude para online. É feita comparação com os dados sincronizados e/ou integrados, (data e hora) com a data e hora atual. Caso essa data e hora estejam dentro de range de 15 minutos, o status é alterado para online, caso contrário, o status permanece offline.
Outra situação para que o aplicativo se mostre online na Torre de Controle, é quando existe a integração com a operadora de rastreamento. Quando integrado o pacote contendo os pontos(localização do veículo e seu trajeto percorrido) e data/hora, será alterado o status de offline (ícone em vermelho) para online (ícone em verde):
É possível concluir uma rota manualmente, ainda no painel Monitorar, depois que todas as atividades da rota estiverem concluídas. Para isso:
- Na rota que está 100%, clique no ícone .
- E depois clique em Finalizar viagem, desta forma a rota deixa de ser exibida.
Nota
É possível finalizar a rota sem apontamento se a opção Permite finalizar rotas sem apontamento, estiver marcada. Consulte os Primeiros passos e saiba como funciona.
Após cadastrar a empresa rastreadora, é possível monitorar os veículos através do painel de rastrear, onde é destinado a exibição da localização atual dos veículos.
No mapa, para identificar e evidenciar a localização dos veículos, são exibidos os PINs, ao clicar no , o usuário será direcionado para a tela de detalhes da viagem. Sendo exibido com detalhes a viagem em que o veículo está executando atualmente.
No lado direito o quadro com quantidade de veículos por situação e quadro com o atalho para a central de alertas. Clicando no quadro Central de Alertas, são exibidos todos os alertas emitidos. Onde é possível realizar filtro por Filial e Placa, essa atualização, pode ser feita por temporizador ou manualmente pelo botão de atualizar .
Nesta tela é possível verificar os detalhes por onde o veículo já passou conforme dados da rastreadora, no quadro Detalhes do veículo:
É possível solicitar e até exigir que o motorista faça os seguintes processos ao registrar uma ocorrência:
- Registrar os dados do contato (nome, telefone e documento)
- Solicitar assinatura digital
- Capturar imagem do comprovante digital
- Registrar observações de entrega
- Preencher os dados complementares
Essa configuração é feita por ocorrência cadastrada. Para realizá-la, basta acessar a ocorrência (Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Definições > Ocorrências) e informar a opção desejada.
Utilizo outro roteirizador. Como devo fazer?
As atividades são posteriormente vinculadas a um roteiro para o motorista localizar as entregas, coletas e serviços que devem ser realizados diariamente na sua rota de trabalho. Há duas formas de adicioná-las:
- Cadastrando cada uma no sistema ou
- Importando através de uma planilha.
- Acesse Logística > Otimização Logística > Roteirização e Monitoramento > Atividades > Entregas, coletas e serviços.
- Clique no botão Adicionar.
- Preencha as informações conforme necessário
Importante
Ao utilizar a roteirização automática, além das informações sinalizadas como obrigatórias (com asterisco vermelho - *), é necessário preencher os campos Código do Destino, Tipo de Carga e Operação (para que as definições possam ser consideradas na roteirização).
- Clique em Salvar.
- Clique no botão Importar.
- Na tela seguinte, clique no botão Baixar modelo de planilha.
Dica
Esteja atento a sempre usar a última versão disponível da planilha.
- Salve a planilha em sua máquina e preencha com as informações das atividades.
- Na área destinada na tela do sistema, arraste e solte a planilha ou então clique para localizá-la em sua máquina. Importante
Ao utilizar a roteirização automática, é necessário preencher os campos Cód. Destino, Cód. Tipo Carga e Cód. Operação (para que as definições possam ser consideradas na roteirização).
- As atividades do documento são carregadas e exibidas em tela, podendo ser editadas ou excluídas.
- Para finalizar:
- Selecione a Filial para qual as atividades são válidas.
- Clique no botão Importar.
Isso pode ser feito para empresas que usam roteirização manual e automática.
Para isso, as atividades importadas precisam ter os seguintes campo campos preenchidos (as células correspondentes são sinalizados na planilha com fundo em cinza):
- Placa
- Motorista (quando não informado no Veículo relacionado à Placa informada).
- Referência da rota
- Data de início da rota
- Data da previsão de atendimento
- Sequência: se o campo está preenchido, ele é respeitado. Caso não seja preenchido, é seguida a sequência das atividades conforme cadastradas na planilha.
De qualquer forma:
- Não há validação das informações de capacidade e horários;
- Não ocorre cálculo de trajeto e distância para atividades importadas;
- A Data de início da rota e a Data da previsão de atendimento ficam em branco quando não são preenchidos na planilha de importação.
- Quando uma roteirização ou rota é excluída, todas as atividades associadas continuam ativas.
- É uma operação atômica, ou seja, ou todas são importadas com sucesso ou nenhuma é inserida.
- Cada chamada de importação gera uma única roteirização, independente do número de rotas informadas.
As roteirizações e rotas decorrentes de atividades importadas são sempre classificadas como Confirmadas.
Nota
Além do cadastro manual ou por importação, também é possível incluir atividades pela API insereLoteAtividades.
Veja a explicação no
Para entender o que muda entre a roteirização manual e a automática, veja a documentação das diferenças entre elas.
Integração Carga Fechada
Com o objetivo de permitir enviar novas entregas após o início da viagem, realizamos uma adequação para possibilitar que a Torre de Controle suporte o processo de Carga Fechada utilizando apenas uma rota. Abaixo mais detalhes desta integração:
Atualizar para a versão 3.26.00 os módulos abaixo:
- Executar o CAS com data de criação de 04/12/2023, 06/12/2023 e 11/12/2023;
- CFG.exe
- EXP.exe
- CCE.exe
- EXPOrdDoctos.dll
- RMSIntegracoes.dll
Na tela de Cadastros de Integrações Plataforma Senior X, guia Monitoramento, opção Ficha de viagem, marcar a opção Permitir o envio de entregas, após o início da viagem. Quando a opção estiver marcada, o sistema permite realizar entregas pela Ficha de Viagem, após a integração com a Torre de Controle de uma ou mais coletas.
Confira o fluxo a seguir:
Em Movimentações > Ficha de Viagem, ao clicar no botão Ordenar Pontos de Entrega\Transferência, é exibida a tela Ordenar Documentos. Nessa tela, a opção Carga de Lotação se torna disponível quando a empresa associada à ficha é configurada na tela de Cadastro de Integrações Plataforma Senior X, e a nova configuração (apresentada no tópico anterior) estiver marcada, o sistema apresentará a opção habilitada na tela para o usuário.
Quando a nova configuração estiver desmarcada, ou a empresa não estiver adicionada na listagem de integrações, o sistema permanecerá com a opção de Carga Lotação desabilitada na tela Ordenar Documentos.
Essa configuração tem o objetivo de permitir ordenar os documentos antes de monitorar.
Para configurar, na tela de Cadastros de Integrações Plataforma Senior X, guia Monitoramento, opção Ficha de Viagem, marcar a configuração Apresentar a tela de Ordenação de Atividades ao Monitorar.
Em Movimentações > Ficha de Viagem, quando a configuração acima estiver marcada, ao clicar no botão Monitoramento RMS, o sistema irá abrir a tela de Ordenar Documentos. Nesta tela, é necessário realizar o processo de ordenação dos documentos antes de prosseguir com o envio para o monitoramento do RMS.
Quando a configuração estiver desmarcada, ao clicar no botão Monitoramento RMS, será aberta a tela de Envio de Ficha Viagem para Monitoramento RMS, para fazer o envio direto.
Com essa configuração, será possível enviar novas entregas após o início da viagem/Carga Fechada.Dentro de Cadastros Plataforma Senior X, opção Monitoramento e depois em Ficha de Viagem, localiza-se a configuração padrão para Carga Fechada. Essa opção permite escolher se o início da viagem será na filial que consta na ficha de viagem ou se será na primeira coleta realizada. Há também a possibilidade de configurar para que a viagem possa retornar à filial registrada na ficha de viagem. Todas as opções marcadas nessa configuração ficarão visíveis na tela de Ordenação dos Documentos da Ficha de Viagem.
Acessar o módulo CFG, em Cadastros > Cadastros de Integrações Plataforma Senior X, guia Monitoramento, na opção Ficha de Viagem é apresentado o quadro Configuração Padrão (Carga Fechada), que inclui as opções:
- Início da Viagem: possibilidade de selecionar a Filial da Ficha de Viagem ou Primeira Coleta;
- Viagem retorna para a Filial da Ficha de Viagem: configuração que poderá ser marcada na integração de Carga Fechada, onde será identificado se a Viagem terminará na Filial da Ficha de Viagem, após a execução das Coletas/Entregas.
Ao clicar nos botões será exibida uma breve descrição de cada uma das configurações.
Aqui será abordado sobre o envio do Roteiro para a Carga Fechada.
Em Movimentações > Ficha de Viagem, adicionar um ramaneio com documento de entrega. A seguir clicar no botão Monitoramento RMS para gerar o Monitoramento:
Ao abrir a tela Ordenar Documentos é possível verificar que as configurações estão alinhadas com as definições estabelecidas no módulo CFG. É essencial garantir que a opção de Carga Lotação esteja ativada. Se for preciso, proceda com a ordenação dos documentos e faça a gravação da tela. Após completar esses passos, clicar no botão Monitoramento.
Processo realizado:
Abaixo o código da rota gerado na Ficha de Viagem:
Ao realizar a consulta da atividade no RMS, na busca pelo código da rota, o sistema exibe uma listagem com os documentos que foram enviados:
Retorne à Ficha de Viagem e inclua um novo romaneio, que deve conter um documento referente à entrega e coleta. Após essa inclusão, proceda com o processo de envio do monitoramento mais uma vez.
A partir do segundo envio, para a rota que já foi processada como carga lotação, a opção de configuração na tela de ordenação de documentos permanecerá desabilitada:
Quando consultar a rota novamente no RMS, serão exibidos todos os documentos vinculados, no mesmo documento que foi enviado anteriormente: