Regras
Altere o comportamento do produto em seu ambiente de homologação ou produção, sem a necessidade de implantar o sistema novamente. O serviço customizado pode ser implementado em qualquer linguagem de programação, desde que ela obedeça aos contratos dos endpoints disponibilizados por um serviço e utilize um dos protocolos disponíveis: SOAP 1.1 ou REST/JSON, ambos HTTP.
Os contratos dos endpoints são disponibilizados na própria interface gráfica, onde é possível configurar as extensões que apontam para os serviços customizados. As customizações são feitas por meio de extensões, sendo permitidos três tipos de extensão na plataforma: funcionalidade, ponto de regra e webhook.
Há três métodos de funcionamento possíveis para as customizações:
- Antes: o serviço customizado receberá a requisição antes de chegar ao serviço de destino e deverá alterar os dados de entrada da requisição, conforme o desejado, e retornar os dados alterados;
- Depois: o serviço customizado receberá a resposta do serviço destino original e deverá alterar o resultado, conforme o desejado, e retornar os dados alterados;
- Interceptar: a requisição será desviada para o serviço customizado que é responsável por tratar os dados de entrada e fornecer os dados de saída adequados. É importante que este método seja utilizado com cuidado, pois o seu uso poderá infringir regras de negócio existente ou até fazer com que o fluxo de outros serviços pare de funcionar adequadamente.
Tipos de cabeçalhos
- Tenant: informações do tenant na chamada;
- User: usuário que está utilizando o serviço. Esta informação pode ser útil para restrições e auditoria, por exemplo;
- Timeout: responsável por informar o tempo de resposta hábil do serviço. Pode ser usado para configurar mensagens de erro caso a resposta demore para ocorrer;
- Token: token de autorização do usuário atual. Permite que outras chamadas de API sejam feitas com esse usuário no código customizado;
- Customizado: permite o customizador passar cabeçalhos com valores fixos para a regra.
Estatísticas
Acompanhe os detalhes da execução das customizações realizadas nas APIs ou nos pontos de regras. Será aberto um painel que contém os dados trafegados, o período, o total de requisições customizadas, a duração da execução, bem como o número de requisições com sucesso, com erro interno, por exemplo o 500, e com erro de chamada, como o 400. Acesse Tecnologia > Customização > Regras > Pontos de regra ou Funcionalidades (API), selecione a primitiva desejada e clique em Ações > Detalhes.
O que você precisa fazer:
Importante
Controle adequadamente o volume de customizações realizadas nas APIs e nos Pontos de regras através das informações exibidas na tela: quantidade de dados trafegados, requisições customizadas que foram utilizadas, tempo gasto com as customizações e cota limite. Caso algum destes limites esteja no fim, uma mensagem de aviso será exibida. Para expansão dos limites, entre em contato com a Senior.
As primitivas descontinuadas (deprecated) não poderão ser customizadas. Caso a primitiva descontinuada tenha o prazo de remoção expirado, essa primitiva não aparecerá na listagem.