Aprovações

As Aprovações (ou Tarefas) são elementos que contém dados sobre um documento de aprovação, enviados de sistemas externos para o aplicativo com o objetivo de facilitar a tomada de decisões.

Cada aprovação traz informações essenciais sobre o documento e suas opções de resposta, permitindo que o usuário tome decisões diretamente no aplicativo. Esse processo centraliza e simplifica a gestão de aprovações do ERP e BPM.

Observação

O aplicativo se comunica com um serviço em nuvem da senior X Platform, responsável por gerenciar e guardar todos os dados tramitados de forma segura, além de intermediar a comunicação com os sistemas externos. Portanto, o aplicativo nunca se comunica diretamente com o ERP ou BPM. Para mais detalhes do fluxo de integração, acesse a documentação de Arquitetura.

Como o aplicativo gerencia as aprovações?

O aplicativo recebe as tarefas de sistemas externos e exibe-as ao usuário responsável em uma lista organizada por ordem de criação. Essa lista permite a aplicação de filtros e a busca rápida por aprovações específicas. O usuário pode responder às aprovações individualmente ou em lote, de acordo com a necessidade. Cada documento enviado por um sistema externo gera uma ou mais aprovações no aplicativo Gestor Senior.

Ao clicar sobre as aprovações, o aplicativo direciona para a tela de detalhes onde é possível consultar os detalhes e informações do histórico e situação da aprovação, data de criação, recebimento, expiração, possibilidades de resposta etc.

Para executar várias aprovações ao mesmo tempo, pressione e segure sobre uma aprovação, para habilitar as caixas de seleção, que permitem selecionar múltiplas aprovações para em seguida, processá-las juntas. Será aberta uma tela de confirmação, exibindo todas as aprovações selecionadas, separadas em grupos de acordo com o assunto da aprovação. O usuário poderá remover alguma aprovação, caso seja necessário antes de confirmar o processo. Nesta tela, também é possível ver os detalhes de cada aprovação novamente.

Principais informações presentes em uma aprovação

Envio de informações entre o aplicativo e outros sistemas

Existe um atraso na troca de informações entre o aplicativo e o sistema que originou a aprovação. Esse intervalo depende do tempo de processos agendados, no caso do ERP, e do volume de eventos ou tarefas a serem processadas. No entanto, as operações no aplicativo ocorrem em tempo real e são registradas imediatamente, para que o sistema de origem consulte o resultado dessas ações conforme disponibilidade.

Portanto, para receber uma nova tarefa ou enviar uma resposta ao sistema externo, pode haver um leve atraso até que os dados sejam completamente sincronizados.

Regras de negócio no aplicativo

O aplicativo não implementa regras de negócio durante a tramitação das aprovações. Ele atua como uma plataforma de interação, exibindo as informações e permitindo a tomada de decisão de forma centralizada, mas a definição e execução das regras de negócio continuam a ser responsabilidade dos sistemas de origem. Ou seja, qualquer lógica específica relacionada ao fluxo, validações ou condições de aprovação é gerenciada externamente.

Permissão de usuários

É necessário que o usuário do aplicativo tenha permissão liberada para poder visualizar e interagir com as aprovações. Para realizar essa configuração, crie um papel de usuários seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
  2. Clique no botão Novo papel;
  3. Informe um nome e uma descrição para o papel;
  4. Na guia Usuários, indique todos os usuários aprovadores que utilizarão o Gestor Senior;
  5. Acesse a guia Permissões;
  6. Na seção Agrupar por selecione Recurso;
  7. No campo Pesquisar recursos informe a URL res://senior.com.br/mobile/decision-center/task e clique em Filtrar;
  8. Será apresentado o domínio/serviço que possui este recurso, clique no ícone para expandir e marque a caixa de seleção de todas as Ações apresentadas;
  9. Clique em Salvar.

Este artigo ajudou você?