Aplicativo Gestor Senior | Parametrizações do Gestão Empresarial

Além de atender os pré-requisitos já indicados para utilização do aplicativo, é necessário possuir usuários do Gestão Empresarial, presentes no Senior Gerenciador de Usuários, cadastrados no tenant da plataforma. É necessário que ao menos os usuários envolvidos na aprovação estejam cadastrados, para o caso em que não possuir qualquer outro recurso da plataforma já integrado com o sistema que já integra os usuários.

Além disso, na própria Senior X é possível utilizar a integração via LDAP. Caso os usuários sejam cadastrados manualmente, é de extrema importância que eles tenham o mesmo nome de usuário no sistema e no tenant.

Cadastro de aplicação

Para que o sistema possa se comunicar com a Senior X, é necessário: cadastrar a aplicação ERP XT e vincular o papel para a aplicação. Este papel deve ser o mesmo dos usuários aprovadores. Ou seja, com permissão ao recurso res://senior.com.br/mobile/decision-center/task na plataforma.

Este cadastro tem o intuito de eliminar a necessidade de associação de usuários compartilhados na Senior X e no sistema Gestão Empresarial, a fim de viabilizar um tratamento único para formas de autenticação, como ADFS, NTLM e outras. Por isso, é recomendável a utilização deste cadastro.

Central de Configurações Senior

  1. Na Central de Configurações Senior, acesse Plataforma XT > Configuração de integração;
  2. Caso o Gestão Empresarial | ERP já possua uma chave de aplicação configurada nessa tela, apenas adicione o recurso res://senior.com.br/mobile/decision-center/task na plataforma para a mesma chave;
  3. Defina se o ambiente a ser integrado, é de "Homologação" ou "Produção", no campo Ambiente;
  4. Informe em Nome do tenant, o nome do tenant na plataforma;
  5. Em Chave de acesso à plataforma, insira a chave de acesso gerada para a aplicação na Senior X, obtida em Tecnologia > Administração > Gerenciamento das aplicações;
  6. Em Chave secreta de acesso, a senha gerada para a aplicação na plataforma;
  7. Após a finalização destas configurações, reinicialize o Middleware.

 

Observações

Gestão Empresarial | ERP

  1. No sistema, acesse Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT);
  2. Confirme que todas as configurações estejam definidas apenas por empresa, ou seja, a filial deve estar definida como "0";
  3. Ainda nessa tela, faça as configurações do grupo Workflow, com os subgrupos "Gerais" e "Definições das tarefas";
  4. No subgrupo "Definições das tarefas, é possível determinar o tempo de expiração das tarefas no aplicativo, informando um valor numérico inteiro no campo Valor desse parâmetro exibido. Caso não informe, o padrão do tempo de expiração da tarefa caso não seja respondida é de 10 dias. O valor máximo aceito é 999, caso seja informado um valor superior, o sistema ajustará para 999 automaticamente;
  5. Para os seguintes grupos, informe o valor "S":
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de contrato de compras
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de nota fiscal de entrada
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de títulos do contas a pagar
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de cotação
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de ordem de compra
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de solicitação
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de requisição
    • Utiliza Workflow 2.0 para aprovação de pedido

    Importante

    O parâmetro deve ser ativado apenas para os documentos que, de fato, utilizam aprovação controlada no ERP XT e que precisam ser integrados ao aplicativo Gestor Senior. Por exemplo, se o ERP XT não utiliza aprovação multinível para ordens de compra de forma geral, a integração com o Gestor Senior não deve ser ativada na tela F191CPT para esse tipo de documento.

Processo automático

  1. Acesse Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE), guia Rotina;
  2. Cadastre o processo 114 - Integração de tarefas do Gestor Senior;
  3. Informe, obrigatoriamente, os campos Empresa e Filial, mesmo eles sendo ignorados. É recomendável mantê-los com valor zero;
  4. Habilite o agendamento do processo "114 - Integração de tarefas do Gestor Senior" e configure para executar a cada 5 no mínimo. Não é recomendado períodos menores que 5 minutos, pois pode causar execuções simultâneas.
  5. Caso haja a necessidade de configurar para que certos processos enviem e-mails, após a aprovação/cancelamento do documento, é extremamente necessário que o tempo de intervalo entre as execuções seja repensado. O envio de e-mails requer tempo a mais de processamento que pode variar de acordo com a infraestrutura de e-mail utilizada, com isso, a utilização do intervalo adequado evitará execuções simultâneas.

O usuário dos processos agendados deve ser um usuário que possa efetuar ações no sistema associadas a aprovação multinível e com a rotina específica de aprovação, de preferência sem abrangência de empresa e filial.

Permissão de usuários

É necessário que o usuário do aplicativo tenha permissão liberada para poder visualizar e interagir com as aprovações. Para realizar essa configuração, crie um papel de usuários seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
  2. Clique no botão Novo papel;
  3. Informe um nome e uma descrição para o papel;
  4. Na guia Usuários, indique todos os usuários aprovadores que utilizarão o Gestor Senior;
  5. Acesse a guia Permissões;
  6. Na seção Agrupar por selecione Recurso;
  7. No campo Pesquisar recursos informe a URL res://senior.com.br/mobile/decision-center/task e clique em Filtrar;
  8. Será apresentado o domínio/serviço que possui este recurso, clique no ícone para expandir e marque a caixa de seleção de todas as Ações apresentadas;
  9. Clique em Salvar.

Este artigo ajudou você?