FAQ e Resolução de problemas
Sobre o Gestor Senior
Não, o Gestor Senior não tem possui regras de negócio em sua concepção, ele apenas recebe e executa a definição enviada pelo ERP ou BPM. Ou seja, qualquer lógica específica relacionada ao fluxo, validações ou condições de aprovação é gerenciada externamente.
Integração das aprovações do Gestão Empresarial
Qualquer alteração nas parametrizações de aprovação multinível do Gestão Empresarial | ERP que adicione, retire ou altere permissões de usuários para realizar a aprovação destes, poderá acarretar problemas no processo de integração entre o sistema e o Aplicativo Gestor Senior.
Exemplo onde esse cenário pode ocorrer:
- Um usuário estava vinculado ao nível de aprovação 1 da rotina de ordem de compras.
- Um documento de ordem de compra foi integrado para o Gestor Senior.
- Após o envio do registro para o aplicativo, o usuário foi transferido para o nível 2.
- Quando esse usuário realiza a aprovação no aplicativo, essa ação não será integrada no ERP, pois as informações do processo de aprovação não correspondem mais aos níveis de aprovação atuais do sistema.
Neste caso, a sugestão é que documentos que passaram por esse cenário sejam aprovados diretamente no ERP.
Existe a possibilidade de realizar o reenvio dos registros pela tela Monitoramento de Integração com Gestor Senior App (F999IGS). No entanto, esse processo só terá efeito para registros onde ainda não tenha havido nenhuma aprovação.
Você pode monitorar os processos integrados entre o Gestão Empresarial e o aplicativo e quais usuários receberam os pedidos de aprovações por meio da tela F999IGS, disponível em Cadastros > Integrações > Workflow 2.0.
Caso seja necessário, também é possível consultar os logs dos processos agendados, que estão disponíveis no diretório de logs do sistema, configurado na Central de Configurações Senior.
- Verifique se o documento está fechado no Gestão Empresarial;
- Confirme a configuração de controle de aprovação multinível ou regra personalizada;
- Confirme se o documento está habilitado para integrar com o aplicativo na tela F191CPT;
- Confirme se o usuário desejado realmente é o aprovador daquele tipo de documento;
- Verifique a configuração de abrangência do usuário aprovador;
- Verifique se o usuário responsável da aprovação possui um usuário de mesmo nome na senior X Platform;
- Verifique o processo automático através da tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE) e valide se a sua execução está correta;
- Confira as etapas da integração na tela de monitoramento de Integração com aplicativo Gestor Senior (F999IGS);
- Verifique os logs dos processos agendados na pasta de logs do sistema;
- Faça o rastreamento dos documentos na tabela Financeiro - Controle de Aprovação Financeira (E614APR) para obter o ID de integração com o aplicativo (IdeUni);
- Em último caso, confira o rastreamento dos documentos nas tabelas de integração E999FER, E999EOT e E999TES para verificar se foi gerado corretamente a pendência para o aplicativo, da seguinte forma:
- Em caso positivo, faça o select na tabela Fila de eventos ocorridos em rotinas para processamento e envio ao Workflow 2.0 (E999FER), passando os dados desse documento, para verificar se ele consta ainda na tabela de pendências.
Exemplo de requisição:Nos campos CodEmp {Empresa},CodFil {Filial}, NumEme {Número da requisição} e SeqEme {Sequência da requisição}, passar os dados do registro que apresentou o problema:
select * from E999FER where CHVROT = 'CodEmp=5;CodFil=1;NumEme=370;SeqEme=1';
No sistema com este select:
- Número Documento: 370
- Sequência: 1
Exemplo de solicitação de compra:Nos campos CodEmp {Empresa},CodFil {Filial}, NumSol {Número da solicitação} e SeqSol {Sequência da solicitação}, passar os dados do registro que apresentou o problema:
select * from E999FER where CHVROT = 'CodEmp=5;NumSol=16;SeqSol=1';
No sistema com este select:
- Número Solicitação: 16
- Sequência: 1
Exemplo de ordem de compra:Nos campos CodEmp {Empresa},CodFil {Filial}, NumOcp {Número da ordem de compra}, passar os dados do registro que apresentou o problema:
select * from E999FER where CHVROT = 'CodEmp=5;CodFil=1;NumOcp=172';
No sistema com este select: N° Ordem Compra: 172.
Exemplo de nota fiscal de entrada:Nos campos CodEmp {Empresa},CodFil {Filial}, CodFor {Código do fornecedor}, NumNfc {Número da NF de entrada}, CodSnf {Código da série da NF}, passar os dados do registro que apresentou o problema:
select * from E999FER where ChvRot='CodEmp=5;CodFil=1;CodFor=306790;NumNfc=306790;CodSnf=''1A''';
No sistema com este select:
- Tipo: 1 - NF Entrada
- Fornecedor: 306.790
- Nota Fiscal: 306.790
- Série: 1A
Exemplo de pedido:Nos campos CodEmp {Empresa},CodFil {Filial}, NumPed {Número do Pedido}, passar os dados do registro que apresentou o problema:
select * from E999FER where ChvRot='CodEmp=5;CodFil=1;NumPed=34';
No sistema com este select:
- Pedido: 34
- Emissão: 20/08/2019
- Em caso positivo, faça o select na tabela Fila de eventos ocorridos em rotinas para processamento e envio ao Workflow 2.0 (E999FER), passando os dados desse documento, para verificar se ele consta ainda na tabela de pendências.
- Se o select retornar algum registro, indica que essa pendência ainda não foi consumida pelo processo automático, ou seja, não gerou uma tarefa para ser enviado ao Gestor Senior. Isso pode indicar um problema neste registro e será necessário analisar o log de envio e execução do processo agendado.
- Se for um documento que permite uma reabilitação (ordem de compra, nota fiscal de entrada e/ou pedido), pode ser feito um teste reabilitando o documento e fechando novamente, consultando se a pendência será gerada na tabela Fila de eventos ocorridos em rotinas para processamento e envio ao Workflow 2.0 (E999FER), aguardar a execução do processo automático de envio e então verificar se a pendência continua ou não nesta tabela.
- Se o select não retornar registros na tabela E999FER, indica que ele foi consumido pelo processo automático e gerou uma tarefa. Neste caso, deve ser feito um select na tabela Evento de origem das tarefas de usuários para envio ao Workflow 2.0 (E999EOT), passando os dados do documento (conforme select acima) e verificando o valor do campo IdeUni. Por exemplo, select * from E999EOT where ChvRot = 'CodEmp=5;NumEme=372;SeqEme=1';. Em seguida, fazer o select na tabela Tarefas de usuários para envio ao Workflow 2.0 (E999TES), passando na coluna IdeEvt o valor da coluna IdeUni obtido da tabela E999EOT para verificar como está o campo OpeTar (enviada ou retornada).
Analytics ERP XT e ERP X
Não é necessária qualquer configuração específica para que os dados do Analytics sejam exibidos. Porém, o usuário precisa ter permissão de visualização dos Analytics, concedida através da senior X Platform:
Migração Decision Center para Gestor Senior
O Decision Center foi descontinuado e não está mais disponível. Agora, todas as funcionalidades do aplicativo estão disponíveis no Gestor Senior, que oferece uma experiência mais moderna e integrada.
Para continuar utilizando os recursos que você acessava anteriormente:
- Baixe o aplicativo na Play Store ou na Apple Store;
- Acesse o aplicativo utilizando as mesmas credenciais do Decision Center;
- Todas as suas tarefas que estavam no Decision, agora estarão disponíveis no aplicativo Gestor Senior.
Atualmente, o Gestor Senior não conta com uma interface web. Ele está disponível apenas como aplicativo.
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