Integração BOT e WhatsApp
Como funciona a integração
Cliente adquire um número de whatsapp através de um dos integradores parceiros, quando este número receber uma mensagem, o parceiro irá efetuar uma requisição HTTP em uma URL de callback que nós disponibilizamos. Essa configuração da URL é feito pelo cliente na sua conta. Nós apenas disponibilizamos as urls para cada provedor.
Essa URL pode ser o endpoint do serviço instant-messaging-backend, ou uma lambda, que após fazer alguns tratamentos chama o instant-messaging.
Após o instant-messaging receber essa mensagem, ele verifica se existe algum provedor cadastrado na plataforma com as mesmas informações(número/account sid).
Tendo identificado o provider, o instant-messaging verifica se algum serviço está conectado a este provider, no momento apenas o BOT pode se conectar a um provider.
Identificando o serviço conectado ao provider, o instant-messaging envia a mensagem para este serviço(BOT no caso) e o mesmo trata a mensagem e retorna uma resposta.
Tendo retornado a resposta ao instant-messaging, o mesmo faz uma requisição HTTP para o integrador parceiro, para que o envie ao whatsapp.
Dessa forma o ciclo é fechado, no momento, não é possível assumir conversas que ocorrerem via whatsapp, pode ser implementado no futuro, para isto o instant-messaging deveria enviar a mensagem ao botstudio-websocket-server, ao invés de diretamente ao botstudio-backend.(mesma forma que o frontend de conversação faz hoje).
Utilizando a integração
Para utilizar a integração será necessário configurar fora da plataforma primeiro.
- É necessário que o cliente crie uma conta na ferramenta de integração com Whatsapp escolhida(disponibilizamos inicialmente as seguintes opções: infobip, twilio e zenvia), sendo que todos estes possuem um modo sandbox(modo gratuito para testes);
- Caso seja modo sandbox, na maioria das ferramentas é necessário um passo de configuração inicial, criando a sandbox e vinculando um numero de whatsapp com esta conta sandbox;
- No Cadastro do provedor, adicionar a url de webhook para mensagens, preencher a url de acordo com o provedor escolhido.
Urls do webhook
Twilio
https://api-dev.messaging.tecnologia.senior.com.br/webhook/twilio/prod
Zenvia
https://api-dev.messaging.tecnologia.senior.com.br/webhook/zenvia/prod
Infobip
https://platform.senior.com.br/t/senior.com.br/bridge/1.0/anonymous/rest/platform/instant_messaging/signals/infobipCallbackMessage
Observação
As ferramentas de integração disponíveis são Infobip, Twilio e Zenvia.
Essa integração funciona somente para envio de texto, não existindo possibilidade do envio de imagens ou demais tipos de arquivos.
Dentro da plataforma
Existem duas formas para definir um provedor padrão, são elas:
Acessando o menu Tecnologia > Configuração > Gateway WhatsApp, clique no botão Provedor padrão e escolha um dos provedores cadastrados.
Ou através do menu Tecnologia > Configuração > Por tenant:
- Na tela Domínios e Serviços procure pelo domínio platform, expanda as opções e procure pelo serviço instant_messaging e clique em Editar;
- Na guia Sistema, informe o campo Tipo do provedor e Número de Origem.

English
Español


